PMPA / SMURB / Viva o Centro / Cultura e Lazer / Eventos

Viva o Centro a Pé

Programação

2014

2013

2012

anos anteriores

Caminhadas orientadas por professores universitários, estudiosos em história, arquitetura e artes que narram a história de edificações e espaços públicos do Centro da cidade. Já contabiliza mais de mil participantes.

Inscrições

Inscrições pelo fone (51) 3289-3738 ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Cada participante deve levar 1Kg de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas a instituições do município.

Realização

Gabinete da Primeira Dama, Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), do Turismo (SMTUR) e Projeto Viva o Centro.

Vídeos sobre o passeio

Fotos do Evento

dia 28 de março de 2009


Orientadores do Viva o Centro a Pé


Alberto Tavares Duarte de Oliveira: arqueólogo e professor do curso de História da FAPA. Graduação em História pela UFRGS e Mestrado em História com ênfase em Arqueologia. Desenvolveu diversos projetos de arqueologia em Porto Alegre, entre eles a pesquisa realizada na Praça da Alfândega. Atualmente é responsável pela pesquisa nas Praças Júlio Mesquita e Brigadeiro Sampaio.

Carlos Urbim: jornalista e escritor de livros infanto-juvenis. Nasceu em Santana do Livramento, Mudou-se para Porto Alegre aos 19 anos e formou-se em Jornalismo na UFRGS. Trabalha na área do jornalismo há 33 anos, tendo passado por diversas empresas jornalísticas. Sua primeira publicação destinada ao público infantil, Um Guri Daltônico, de 1984, obteve grande repercussão junto ao público. Outros livros do autor são Patropi, a Pandorguinha, Dinossauro Birutices, Uma Graça de Traça, Caderno de Temas, Diário de um Guri, Dona Juana, Bolacha Maria, Saco de Brinquedos, Rio Grande do Sul – Um Século de História, Os Farrapos, Álbum de Figurinhase Morro Reuter de A a Z, entre outras. Em 2009, foi escolhido como patrono da 55ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre após sete indicações sucessivas desde 2003.

Cláudio Calovi Pereira: Professor de “História da Arquitetura” e “Projeto Arquitetônico” da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, doutor em Arquitetura pelo M.I.T. (Cambridge, EUA), irá orientar a sétima edição da caminhada. Cláudio também atua como orientador nos programas de mestrado e doutorado do PROPAR-UFRGS.

Dóris Saraiva de Oliveira: arquiteta da Prefeitura de Porto Alegre, integrante da equipe do Projeto Monumenta. Especialista em Restauração e Conservação de Sítios e Monumentos Históricos – UFBA. Responsável pelo Projeto de Restauração do Paço dos Açorianos.

Charles Monteiro: Doutor em História Social (PUCSP), Professor Adjunto de História do Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS, autor dos livros "Porto Alegre: Urbanização e modernidade" (1995) e "Porto Alegre e suas escritas: histórias e memórias da cidade" (2006) da EDIPUCRS.

Glenio Vianna Bohrer: Mestre em Arquitetura e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem atuação na área do Design contando com trabalhos selecionados para o Salão Design Movelsul, e Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Autor do livro Arquiteturas Cisplatinas, é funcionário da Prefeitura Municipal de Porto Alegre desde 1982, Gerente do Programa Cidade Integrada e coordenador o Projeto Viva o Centro 2005.

Gicelda Weber Silveira: Arquiteta formada pela Escola de Arquitetura da  UFRGS/ 1976. Pós-graduação: Mestrado/ Programa de Pós-Graduação em Arquitetura- PROPAR - UFRGS – Teoria, história e crítica em Arquitetura / 2000
Atuação profissional: Secretaria de Obras Públicas/ Estado RS a partir de 1978; no Setor de Patrimônio Histórico de 1987 a 1998 : projetos e fiscalização em obras de restauração – Palácio Piratini, Museu Júlio de Castilho (P. Alegre), Museu Caldas Júnior (Sto .Antonio da Patrulha), Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (P. Alegre), e outros.

Helton Estivalet Bello: Arquiteto (UFRGS), mestre em planejamento urbano e regional (PROPUR/UFRGS), especialista em restauração de edificações e conjuntos históricos (CECRE/UFBA), professor (arquitetura e urbanismo/UCS), técnico da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC/SMC) desde 1987.

José Francisco Alves: Professor de Escultura e Diretor do Atelier Livre da Prefeitura; autor do livro "A Escultura Pública de Porto Alegre – história, contexto e significado"; Doutorando em Artes Visuais/UFRGS; Mestre em História e Crítica de Arte/UFRGS; Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural/ULBRA; Graduado em Escultura/UFRGS.

Juarez Fonseca: Jornalista e pesquisador da música brasileira, produtor de shows e discos e escritor.  Foi colunista de música no jornal ABC Domingo, de Novo Hamburgo, e na revista de cultura Aplauso, de Porto Alegre. Desde 1997 é colaborador da revista Sucesso, de São Paulo. É consultor do Projeto Unimúsica, da UFRGS, e do Instituto Itaú Cultural, de São Paulo.

Leila Nesralla Mattar: Arquiteta (UFRGS), Especialista em Projeto de Arquitetura Habitacional (PROPAR/UFRGS), Mestre em História do Brasil (PUCRS), Doutoranda no Curso de Pós-Graduação em História da PUCRS, Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS e da Faculdade de Engenharia da PUCRS, profissional atuante no mercado de arquitetura.

Lucas Volpatto: Graduado pela UniRitter em 2008, cursando especialização em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural Edificado pelo CECI/UFPE. Participante de diversos projetos de restauro e conservação na Cidade de Porto Alegre, além de inciativas de conscientização e preservação do Patrimônio Cultural.

Luís Augusto Fischer: Mestre e Doutor em Literatura Brasileira (UFRGS); Professor Adjunto de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UFRGS; Orientador de trabalhos de conclusão de graduação (Letras e Jornalismo), de pós-graduação, de mestrado e doutorado. Publicou diversos livros de contos, crônicas, ensaios e teoria literária, entre eles o Dicionário de Porto-Alegrês (1999) e o Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras (2004). Em 2005, publicou seu primeiro texto de ficção mais longo, a novela Quatro Negros. Desde 1999, organiza, com o professor Cláudio Moreno e a radialista Kátia Suman, o Sarau Elétrico, evento que acontece todas as noites de terça-feira no Bar Ocidente, com leituras de textos em torno de um tema ou de um autor. Em 2007 recebeu da Secretaria Municipal de Cultura o Prêmio Joaquim Felizardo, como Intelectual do Ano de Porto Alegre.

Luiz Merino de F. Xavier: Arquiteto da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC), mestre em Planejamento Urbano e Regional, consultor de patrimônio cultural do Projeto Monumenta da SMC.

Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho: Pesquisadora de Arte Funerária, Professora, Mestranda em Artes Visuais no IA/UFRGS, Especialista em Patrimônio Cultural pelo IAD/UFPel,  Participa da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC) e é Membro da Association of Gravestone Studies (Massachusetts - USA).

Nei Vargas: Mestre em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Tem experiência em museus como o Musée du Louvre - Paris/França, Museu da UFRGS e do interior do Estado. Foi responsável pela criação e implantação do Setor Educativo do Santander Cultural. Atualmente trabalha na Secretaria do Patrimônio Histórico da UFRGS.

Nivaldo Pereira: jornalista baiano, radicado no Rio Grande do Sul há 18 anos, graduado (1997) e Mestre em Letras e Cultura Regional (2006) pela Universidade de Caxias do Sul. Atuou como repórter e editor em jornalismo impresso, com ênfase na área cultural, e como produtor de programas televisivos. É colunista de crônicas semanais em jornal, roteirista de espetáculos musicais e teatrais, diretor e roteirista de documentários em vídeo, professor da UNIPAZ-SUL e autor do livro "Deus Morto no Pampa – Um olhar sobre a cultura gaúcha a partir da religiosidade no mito fundador".

Paulo Cesa: Arquiteto formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS (1982). Especialista em restauração arquitetônica pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1983). Mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura, convênio Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Ritter dos Reis. Professor nas faculdades de arquitetura da Pontifícia Universidade Católica – PUC/RS. Profissional atuante na produção de projetos e execução de obras.

Silvio Belmonte de Abreu Filho: Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS (1975), Mestre pelo IEDES da Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (1979), Doutor em Arquitetura pelo PROPAR-UFRGS (2006) com a Tese "Porto Alegre como Cidade Ideal: Planos e Projetos Urbanos para Porto Alegre", professor e pesquisador no PROPAR e no Departamento de Arquitetura da UFRGS desde 1981, atualmente como Professor Associado e Coordenador do Trabalho Final de Graduação. Diretor Técnico da COHAB-RS (1988-90), associado da Abreu e Portugal Arquitetos Consultores desde 1990, representante da UFRGS no CMDUA desde 2007, com autoria e participação em diversos planos e projetos de arquitetura, urbanismo, planejamento urbano e regional, com artigos e trabalhos publicados e/ou apresentados em congressos sobre estes temas.

Renata Galbinski Horowitz: Arquiteta pela UFRGS e especialista  em Gestão e Prática de Obras de Restauração do Patrimônio Cultural. Atua na área de Preservação do Patrimônio Cultural desde 1994 e coordena o Serviço de Restauração Patrimonial do Hospital Psiquiátrico São Pedro. É Autora e co-autora de Projetos de Restauração como: Arquivo Público do Estado, Museu da Brigada Militar e Antiga Estação do Trem de Canoas, dentre outros

Renato Holmer Fiore: formado pela UFRGS (1987), Mestre em História pela PUCRS (1992), Ph.D. em Arquitetura pela Universidade de Londres, através da Bartlett School of Graduate Studies, do University College London (2001), Professor do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da UFRGS desde 1993, com atuação em disciplinas de História da Arquitetura e Teoria e Estética da Arquitetura e, desde 2005, do PROPAR - Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura da UFRGS.

Rodrigo Poltosi: arquiteto, graduado pela Uniritter, especializado em Museologia e Patrimônio Cultural pelo Instituto de Artes da UFRGS. Coordenou a equipe que venceu a seleção pública para a revitalização do Cais Mauá de Porto Alegre, onde desempenha, hoje, a coordenação local do projeto, em parceria com os escritórios b720 Arquitectura (Espanha) e Jaime Lerner Arquitetos Associados.



» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA