PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Praças

Praça Otávio Rocha

Na administração de Otávio Rocha (1924-1928) são iniciadas intervenções urbanísticas com o objetivo de viabilizar a conexão da Avenida Cristóvão Colombo com a Praça XV de Novembro através da abertura da atual Avenida Alberto Bins (antiga São Rafael) e da Avenida Otávio Rocha (antigo Beco 24 de Maio). As obras, concluídas por Alberto Bins (1928-1937), resultaram em um largo de forma triangular no encontro entre as duas Avenidas.

Em 1939, teve seu ângulo inferior modificado para receber o monumento de seu patrono, o Intendente Otávio Rocha.

O projeto possui estilo eclético, com passeios pavimentados em pedra portuguesa trabalhada, tendo seu alinhamento definido por balaustrada de alvenaria, típica da urbanização do final do século XIX e início do XX. Na década de 1970 muitas praças sofrem reformulação como, por exemplo, a Conde de Porto Alegre, a Argentina, a General Osório (antiga Alto da Bronze) e a Padre Gregório de Nadal (antigo Jardim da Fernando Machado), entretanto, a Praça Otávio Rocha e a Praça Dom Feliciano, mantiveram suas características formais originais.

Com sua implantação em forma de cunha, complementada pelo entorno composto por algumas edificações que datam da época de sua urbanização (o restante da volumetria se consolidou na década de 50), confere à paisagem urbana uma imagem incomum.

Localizada em Área de Especial Interesse Cultural, conforme o PDDUA (Plano diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental - L.C.N.º 434/ 99), integra os bens inventariados da cidade.

Referências:
Franco, Sérgio da Costa Franco – Porto Alegre: Guia Histórico, Editora Universidade/ UFRGS, Porto Alegre, 1992
Lei Complementar N. º 434/ 99 – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre
Cadastro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAM



» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA