PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Ruas

Rua Sete de Setembro

Começa na Rua General Portinho e termina na Rua Uruguai, junto à Praça Montevidéu, onde está localizado o prédio da Prefeitura de Porto Alegre.

Até o início do século XIX a atual Sete de Setembro correspondia apenas à irregular costa do Guaíba, quintal das casas da Rua da Praia. Era conhecida, no trecho entre a Rua General Câmara e o Largo Paraíso (Praça XV de Novembro), como Porto dos Ferreiros e, nas imediações da João Manoel, como Beco da Rua Clara ou Beco dos Marinheiros, freqüentadores das bodegas que ali se estabeleceram.

Em 1844, recebe o primeiro nome oficial: Rua Nova da Praia, alterado em 1856, para Rua da Alfândega. Em 1860 recebe o primeiro nivelamento e alguns melhoramentos até a Praça da Harmonia (Brigadeiro Sampaio) e do Arsenal de Guerra, assim descrito pelo presidente Antão Fernandes Leão: “O aspecto repulsivo que apresentavam essas praias em toda a extensão em que hoje se acha a praça e o cais da Marinha e o da rua da Alfândega não incomodará mais aquém demandar o porto desta cidade e nem os seus habitantes”.

Em 1865, no mesmo dia em que a Rua da Praia foi designada Rua dos Andradas, recebeu o nome de Rua Sete de Setembro. Com a abertura da Avenida Borges de Medeiros, foi seccionada na altura da Rua Uruguai.

A Sete de Setembro é conhecida por todos como um centro financeiro, pela existência de um grande número de instituições bancárias. Dois prédios imponentes e importantes do centro da cidade estão na Sete de Setembro: o da Casa de Cultura Mário Quintana, antigo Hotel Majestic, e o Santander Cultural, antiga sede do Banco do Comércio.

Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1988


Página 1 | 2 | 3 || Próxima

» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA