PMPA / SMURB / Viva o Centro / Cultura e Lazer / Eventos

Programação Viva o Centro a Pé 1

Programação 2011

26 de novembro de 2011


Orientadora: Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho
Roteiro: Cemitério da Santa Casa e Cemitério Evangélico.

12 de novembro de 2011


Orientador: Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior
Roteiro: O Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre integra o Programa Monumenta, e evoca a presença, a memória, o protagonismo social e cultural dos africanos e descendentes no Centro Histórico, cuja pesquisa histórico-antropológica indicou os lugares vivenciados pelos negros, a fim de elaborar objetos de arte representativos, como no Cais do Porto e antigos Ancoradouros; no Largo da Quitanda (Praça da Alfândega); no Pelourinho (Igreja das Dores); no Largo da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio) e Esquina do Zaire (Av. Borges de Medeiros com Rua dos Andradas). No entorno, a partir das redes de relações sociais dos negos cativos e livres, temos a Igreja da Nossa Senhora do Rosário, o Mercado Público e a Santa Casa de Misericórdia, a Colônia África e o Areal da Baronesa. 

29 de outubro de 2011


Orientador: Helton Estivalet Bello
Roteiro: Cais Mauá -  Construído sobre um aterro que ampliou a extensão do Centro Histórico, o novo equipamento urbano é uma das grandes obras de modernização da cidade no início do século XX, potencializou o crescimento econômico de Porto Alegre e do Estado e redesenhou a interface da cidade com o Guaíba. A arquitetura do Pórtico Central e Armazéns utilizou estruturas pré-fabricadas em ferro fundido importadas da Europa, tecnologia inovadora na época e um dos motivos do tombamento federal e municipal do conjunto.

8 de outubro de 2011


Orientador: Nivaldo Pereira
Roteiro: Trilha do mito fundador gaúcho - Praça da Matriz, Catedral Metropolitana, Palácio Piratini, Theatro São Pedro, Assembléia Legislativa, Memorial do RS e Marco Zero (Prefeitura). Esta caminhada a pé pelo Centro Histórico de Porto Alegre pretende investigar, em importantes edificações e monumentos, aspectos que revelem o universo de crenças partilhadas pelos gaúchos em um imaginário coletivo. Trata-se de uma leitura simbólica, e até psicológica, a partir de elementos históricos, valendo-se do conceito de mito fundador como um vínculo interno com o passado como origem, construindo uma crença mais ampla e real no presente. Aspectos históricos como a religiosidade missioneira, o militarismo e o ideário positivista estão na rota de fundação de "um jeito de ser gaúcho" e na base de uma cultura das mais peculiares do Brasil. Esta caminhada pretende refletir sobre o presente a partir de um possível mito de origem do Rio Grande do Sul.

28 de setembro de 2011 - Edição Especial


Orientadora: Dóris Saraiva de Oliveira
Roteiro: História dos 110 anos do Paço dos Açorianos, destacando os aspectos de sua arquitetura, bem como da obra de restauração concluída em 2003, com apresentação em power point.
Horário: 14:00 horas
Local: Paço Municipal, Praça Montevidéu, nº 10

24 de setembro de 2011 - Edição Especial


Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Visitação a dois importantes prédios da época do Brasil Imperial, que foram projetados pelo arquiteto Álvaro Nunes Pereira: o Asilo Padre Cacique e Hospital São Pedro.

10 de setembro de 2011


Orientador: Luiz Merino de F. Xavier
Roteiro: Caminho dos Antiquários até a Rua Duque de Caxias, seguindo pela Rua Riachuelo, destacando os prédios tombados, Igreja das Dores, Usina do Gasômetro, e encerrando com um breve passeio de Aeromóvel.

27 de agosto de 2011


Orientador: Helton Estivalet Bello
Roteiro: Vila do IAPI - Loteamento concebido originalmente para moradia dos trabalhadores da indústria. Construído entre 1946 e 1952 na periferia da cidade à época, o conjunto possui uma grande variação de edificações, de casas unifamiliares isoladas, geminadas e de pequenos ou extensos blocos de habitação coletiva, apresentando também serviços básicos para a comunidade, como comércio, posto de saúde, escola, igreja, sede esportiva, etc. A principal característica da Vila é sua paisagem, onde os espaços vegetados e a densa arborização de suas ruas sinuosas e inúmeras praças realçam a ambiência das edificações, caracterizando a adoção do modelo da cidade-jardim inglesa na capital gaúcha. Pela qualidade e harmonia do seu espaço aberto e construído, a Vila do IAPI é hoje reconhecida como patrimônio cultural de Porto Alegre.

13 de agosto de 2011


Orientador: Nei Vargas
Roteiro: Caminho dos Antiquários, Viaduto Otávio Rocha, Museu Júlio de Castilhos (visitação interna), entorno da Praça da Matriz, Museu Militar e Museu da Brigada. A proposta busca entender a importância das instituições museológicas e a possibilidade de relação de seus significados atribuídos à cidade. Trata-se de instigar o olhar e a percepção dos espaços públicos como instrumentos de contemplação e de preservação da memória.

30 de julho de 2011


Orientador: Glenio Vianna Bohrer
Roteiro: Caminho dos Antiquários, Viaduto Otávio Rocha, Av. Duque de Caxias, Rua da Praia, passando por importantes praças e prédios históricos, com informações sobre suas origens e valores, apresentando as intervenções realizadas e previstas através do Projeto Viva o Centro, que trata da recuperação deste setor da cidade. Serão destacadas as obras em andamento da Praça da Alfândega e do Cine Imperial, as melhorias executadas e previstas no Largo Glênio Peres e Praça XV de Novembro, e a proposta para o Cais Mauá.

09 de julho de 2011


Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Caminho dos Antiquários pela Marechal Floriano, Av. Borges de Medeiros, por baixo do viaduto Otávio Rocha, até o Largo Glênio Peres. Chalé da Praça XI, Paço Municipal (visitação interna), e Av. Sepúlveda, finalizando no Caís do Porto.

25 de junho de 2011


Orientadora: Giselada Weber Silveira
Roteiro: Cemitério Santa Casa e e São Miguel e Almas
Apoio: Carris

11 de junho de 2011


Orientador:
José Francisco Alves
Roteiro: Esculturas públicas do Centro Histórico de Porto Alegre - monumentos e fachadas, o roteiro passa pelo Viaduto Otávio Rocha, Praça da Matriz, Avenida Sepúlveda, encerrando na Fonte Talavera.

04 de junho de 2011


Orientador:
Nivaldo Pereira
Roterio: Trilha do mito fundador gaúcho - Praça da Matriz, Catedral Metropolitana, Palácio Piratini, Theatro São Pedro, Assembléia Legislativa, Memorial do Rio Grande do Sul e Paço Municipal (Marco Zero).

28 de maio de 2011


Orientadora:
Leila Nesralla Mattar
Roteiro: 4º Distrito - Saída do Caminho dos Antiquários, com um ônibus da Cia. Carris, passando pela Rua Paraíba, até o antigo Moinho Rio-grandense (visitação interna). Depois caminhada por algumas ruas da região e um passeio, com o ônibus, pelos armazéns da rua Voluntários da Pátria.

14 de maio de 2011


Orientador:
Luiz Augusto Ficher
Roteiro: Caminhada Literária - Viaduto Otávio Rocha, Av. Duque de Caxias até a Praça Dom Feliciano (antiga Praça Caridade. Descer a rua da Praia até Livraria do Globo, encerrando na Praça XV.

30 de abril de 2011


Orientador:
Silvio Belmonte de Abreu Filho
Roteiro: Bairro Moinhos de Vento - Saída no Caminho dos Antiquários, com um ônibus da Carris, até a Praça Júlio de Castilhos onde inicia o roteiro a pé, seguindo pelo Jardim Cristofel até a Hidráulica do Moinhos de Vento (DMAE), com visitação interna. Ruas Fernando Gomes, Barão de Santo Ângelo, Luciana de Abreu, Santo Inácio, encerrando na Praça Maurício Cardoso, onde o ônibus retornará ao Caminho dos Antiquários.

09 de abril de 2011


Orientador:
Luiz Merino de F. Xavier
Roteiro: Caminho dos Antiquários, Rua Fernando Machado, escadaria da João Manoel, Av. Duque de Caxias, Praça da Matriz, com encerramento nas obras da Praça da Alfândega.

26 de março de 2011


Orientador:
Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho
Roteiro: Cemitério da Santa Casa e Cemitério Evangélico

12 de março de 2011


Orientador:
Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Rua Fernando Machado, Viaduto Otávio Rocha, Av. Duque de Caxias, Praça da Matriz e visitação interna na Biblioteca Pública do Estado, que está sendo restaurada desde 2006. O primeiro roteiro de 2011, que ocorre no dia do Bibliotecário, vai permitir o acesso ao segundo andar do prédio, onde estão localizados o Salão Mourisco, o Salão Egípcio e o Acervo Geral.

Caminhadas Turísticas de Verão em janeiro e fevereiro

Entre os meses de janeiro e fevereiro o Programa Viva o Centro a Pé realizará o projeto Caminhadas Turísticas, oferecendo passeios por atrativos turísticos de Porto Alegre. Acompanhados por um guia de turismo, os passeios a pé terão quatro edições, todas com saídas às 10h. Cada roteiro terá duração média de duas horas e prevê a visita externa e interna a prédios, monumentos e áreas verdes considerados patrimônio cultural e ambiental da cidade. De forma alternada, serão realizados roteiros diferenciados, que contemplarão atrativos da região Bairros Centro Histórico, Farroupilha e Cidade Baixa. 

26 de fevereiro de 2011


Orientador:
Peterson Rangel Pacheco Brum e Pedro Rubens Ferreira Vargas
Roteiro: Território Negro - Lago Zumbi dos Palmares (líder da resistência negra conhecida por Quilombo dos Palmares), Museu Joaquim José Felizardo (historiador e criador da Secretaria de Cultura), Ginásio de Esportes Osmar Fortes Barcelos (conhecido como Tesourinha, foi o primeiro jogador negro a vestir o uniforme do Grêmio Football Clube em 1952), seguindo até o Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues (cantor e compositor de samba na década de 50 e que residiu no bairro Cidade Baixa).
Local de Saída: Com saída às 10h da sede da SMTUR (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa).

19 de fevereiro de 2011


Orientador:
Peterson Rangel Pacheco Brum
Roteiro: Cidade Baixa - O trajeto prosseguirá pela Praça dos Açorianos, Monumento Mãe Bebê, Instituto Pão dos Pobres, Travessa dos Venezianos, curiosa ruela de casas populares e arquitetura  açoriana remanescente,  e Museu Joaquim José Felizardo.
Local de Saída: Caminho dos Antiquários.

22 de janeiro de 2011


Orientador:
Peterson Rangel Pacheco Brum
Roteiro: Centro Alto - Viaduto Otávio Rocha, Praça da Matriz e prédios do entorno.
Local de Saída: Caminho dos Antiquários.

08 de janeiro de 2011


Orientador:
Josse Cristiane
Roteiro: Cidade Baixa - Redenção - Monumento ao Expedicionário, Espelho d’água, Recanto Alpino, Recanto Oriental, Orquidário, Mini Zôo entre outros. Visitação Interna Indicada: Museu da UFRGS – exposição sobre o bairro Bom Fim (a confirmar).
Local de Saída: Centro de Informações Turísticas (CIT) do Mercado do Bom Fim. Av. Osvaldo Aranha, s/n°, loja 11 – Parque Farroupilha.

Programação 2010

13 de novembro de 2010

Orientador: Leila Nesralla Mattar
Roteiro: 4º Distrito - Saída do Caminho dos Antiquários, com um ônibus da Cia. Carris, até os armazéns da Voluntários da Pátria. Seguir para a antiga Cia Fiação de Tecidos – Fiateci (visitação interna) e casa do arquiteto Theodor Wiederspahn.

13 de novembro de 2010

Orientador: Nei Vargas
Roteiro: Cidade Baixa - Viaduto Otávio Rocha, Museu Júlio de Castilhos (visitação interna), Praça da Matriz, Museu da Eletricidade do RS – CCCEV (visitação interna), Praça da Alfândega e Museu Hipólito José da Costa (visitação interna). A proposta relacionar o significado das instituições museológicas com os espaços públicos, como forma de ver-pensar-olhar a cidade enquanto local de contemplação, de memória e de preservação do ambiente urbano.

09 de outubro de 2010

Orientador: Paulo Cesa
Roterio: Cidade Baixa - Visitação interna ao Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo, antigo Solar Lopo Gonçalves,  prédio histórico, construído provavelmente entre 1845 e 1855, em uma chácara com fundos à Rua da Margem (atual João Alfredo), para servir como residência da família de Lopo Gonçalves Bastos.

25 de setembro de 2010

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Jockey Club do RS e Fundação Iberê Camargo.

18 de setembro de 2010

Orientador: Carlos Urbim
Roteiro: Esquina da Fernando Machado com a Marechal Floriano: Ladeira do Liceu e última casa de Mario Quintana (histórias sobre Mario). Viaduto da Otávio Rocha: dados sobre o Viaduto, Associação Rio-grandense de Imprensa e Teatro de Arena (símbolo da resistência à censura no regime militar). Museu Julio de Castilhos, cartas de amor de Castilhos. Praça da Matriz, Rua da Ladeira, Praça da Alfândega, Histórias da Rua da Praia, antigos cinemas de calçada. Esquina da Imprensa: dados sobre Correio do Povo (Rádio Guaíba, Folha da Tarde e Folha da Manhã), Museu Hipólito da Costa (antiga sede de A Federação). Término na Casa de Cultura Mario Quintana.

11 de setembro de 2010

Orientador: Carlos Urbim
Roteiro: Esquina da Fernando Machado com a Marechal Floriano: Ladeira do Liceu e última casa de Mario Quintana (histórias sobre Mario). Viaduto da Otávio Rocha: dados sobre o Viaduto, Associação Rio-grandense de Imprensa e Teatro de Arena (símbolo da resistência à censura no regime militar). Museu Julio de Castilhos, cartas de amor de Castilhos. Praça da Matriz, Rua da Ladeira, Praça da Alfândega, Histórias da Rua da Praia, antigos cinemas de calçada. Esquina da Imprensa: dados sobre Correio do Povo (Rádio Guaíba, Folha da Tarde e Folha da Manhã), Museu Hipólito da Costa (antiga sede de A Federação). Término na Casa de Cultura Mario Quintana.

14 de agosto de 2010

Orientador: Glênio Vianna Bohrer
Roteiro: Caminho dos Antiquários, Rua Coronel Fernando Machado, Viaduto Otávio Rocha, Praça da Matriz, Praça da Alfândega e Largo Glênio Peres.

31 de julho de 2010

Orientador: Sílvio Belmont de Abreu Filho
Roteiro: Bairro Moinhos de Vento - Caminho dos Antiquários, com ônibus da Carris, até a Praça Júlio de Castilhos, Jardim Cristofel, e hidráulica do Moinhos de Vento (DMAE), com visitação interna. Seguindo roteiro a pé pelas ruas Fernando Gomes, Barão de Santo Ângelo, Hilário Ribeiro, Luciana de Abreu e Santo Inácio. Encerramento na Praça Maurício Cardoso, onde o ônibus estará esperando para retornar ao Caminho dos Antiquários.

10 de julho de 2010

Orientador: Luis Augusto Fischer
Roteiro: Caminhada Literária - Viaduto Otávio Rocha, Av. Duque de Caxias até a Praça Dom Feliciano, Rua da Praia (Rua dos Andradas) até a Livraria do Globo, encerrando na Praça XV de Novembro.

26 de junho de 2010

Orientador: Sílvio Belmont de Abreu Filho
Roteiro: Bairro Moinhos de Vento - Com ônibus da Carris, até a Praça Júlio de Castilhos, Jardim Cristofel e hidráulica do Moinhos de Vento (com visitação interna). Seguindo roteiro a pé pelas ruas Fernando Gomes, Barão de Santo Ângelo, Hilário Ribeiro, Luciana de Abreu e Santo Inácio. Encerramento na Praça Maurício Cardoso, onde o ônibus estará esperando para retornar ao Caminho dos Antiquários.

12 de junho de 2010

Orientador: Luiz Merino de F. Xavier
Roterio: Caminho dos Antiquários, Rua Fernando Machado, Av. Borges de Medeiros, Largo Glenio Peres, Paço Municipal (Visitação interna), Praça da Alfândega e Cais do Porto.

29 de maio de 2010

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Caminho dos Antiquários, Igreja Nossa Senhora das Dores, Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, Igreja São José, Igreja Luterana da Reconciliação e Catedral  Metropolitana.

08 de maio de 2010

Orientador: Nei Vargas
Roterio: Caminho dos Antiquários, Viaduto Otávio Rocha, Museu Júlio de Castilhos (visitação interna), Museu da Eletricidade do RS – CCCEV (visitação interna), Museu Hipólito José da Costa (visitação interna) e Praça da Alfândega, relacionando as instituições aos pontos turísticos existentes entre elas e a forma de pensar-ver-olhar a cidade como espaços de memória, tanto quanto são os museus.

21 de abril de 2010

Orientador: Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho
Roteiro: Cemitério da Santa Casa e cemitério Evangélico.

10 de abril de 2010

Orientador: Luiz Merino de F. Xavier
Roterio: Caminho dos Antiquários, Rua Fernando Machado, subir pelas escadarias da João Manoel até Av. Duque de Caxias, Pinacoteca Ruben Berta (com interiores) e Catedral Metropolitana.

27 de março de 2010

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roterio: Cine Capitólio (visitação interna), Viaduto Otávio Rocha, Catedral Metropolitana e Praça da Matriz. A caminhada acabará no Multipalco, com uma apresentação de Isabela Fogaça cantando músicas de Porto Alegre, em homenagem ao aniversário de 238 anos da cidade. 

13 de março de 2010

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Rua Coronel Fernando Machado, Cúria Metropolitana (visitação interna), Praça da Matriz e Arquivo Público do Estado (visitação interna).

Saída: No totem do Caminho dos Antiquários, na Rua Demétrio Ribeiro em frente à Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano.


Viva o Centro a Pé faz Caminhadas Turísticas de Verão

Durante as férias de verão, porto-alegrenses e visitantes da Capital contarão com uma opção de lazer que permitirá conhecer melhor  locais e atrativos históricos e tradicionais da cidade.

Entre os meses de janeiro e fevereiro, o Programa Viva o Centro a Pé realizará o projeto Caminhadas Turísticas, oferecendo passeios por atrativos turísticos de Porto Alegre. Acompanhados por um guia de turismo, as caminhadas a pé terão quatro edições, sempre aos sábados, com saídas às 10h. Da mesma forma que o programa tradicional, a edição de verão terá duração média de duas horas e prevê a visita externa e interna a prédios e monumentos com roteiros diferenciados.

A mudança fica por conta dos locais de saída de cada roteiro, sempre em um endereço do Serviço de Atenção ao Turista (SAT). A realização continua sendo das secretarias municipais do Turismo (SMTur), do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira Dama.  

27 de fevereiro de 2010

Orientador: Gabriela Boesel
Roteiro: Confeitaria Rocco, Praça do Portão (Conde de Porto Alegre), Santa Casa de Misericórdia, Praça Dom Feliciano, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Museu da História da Medicina, Hospital Beneficência Portuguesa, Colégio e Praça do Rosário. Visitação interna no Museu da História da Medicina.

Saída: Praça Conde de Porto Alegre (antiga Praça do Portão), localizada entre as ruas Duque de Caxias e Riachuelo.

06 de fevereiro de 2010

Orientador: Gabriela Boesel
Roteiro: Mercado Público, Praça XV de Novembro, Chalé da Praça XV, Fonte Talavera de La Reina, Paço Municipal, Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, Praça da Alfândega, Santander Cultural, Margs e Memorial do Rio Grande do Sul. Visitação interna no Memorial do Mercado Público. 

Saída: SAT Centro Histórico (Mercado Público Central, sala 99)

23 de janeiro de 2010


Orientador: Peterson Rangel Brum
Roteiro: Rua da Praia - Centro Cultural Usina do Gasômetro, Praça Brigadeiro Sampaio, Área Militar (Marinha, Brigada e Quartel), Museu Militar, Casa de Cultura Mario Quintana e Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. Visitação interna na Igreja Nossa Senhora das Dores.

Saída: SAT Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, n°551, bairro Centro Histórico).

9 de janeiro de 2010

Roteiro: Praça Daltro Filho, Cine Capitólio, Viaduto Otávio Rocha, Museu Júlio de Castilhos, Catedral Metropolitana (Visitação Interna), Palácio Piratini, Palácio Farroupilha, Theatro São Pedro, Monumento a Júlio de Castilhos, Palácio da Justiça, Memorial do Ministério Público e Biblioteca Pública do Estado. 

Saída: Serviço de Atenção ao Turista (SAT) da Linha Turismo (Travessa do Carmo, n°84, bairro Cidade Baixa).

Programação 2009

28 de novembro de 2009 - transferido para dia 05 de dezembro de 2009


Orientador: Cláudio Calovi
Roteiro: Centro Alto - Viaduto Otávio Rocha, Rua Duque de Caxias, com destaque para a Praça da Matriz. Visitação interna do Arquivo Público do Estado.
 

14 de novembro de 2009 - transferido para dia 21 de novembro de 2009

(devido ao mau tempo não have este passeio)

Orientador: Nei Vargas
Roteiro: Viaduto Otávio Rocha, Museu Julio de Castilhos, Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo.

31 de outubro de 2009 


Orientador: Paulo Cesa
Roteiro: Cidade Baixa - Visitação interna ao Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo, antigo Solar Lopo Gonçalves,  prédio histórico, construído entre 1845 e 1855, numa chácara com fundos à Rua da Margem (atual João Alfredo), para servir como residência da família de Lopo Gonçalves Bastos.

12 de outubro de 2009 (transferida para o dia 17 outubro, devido ao feriado)

Orientador: Luis Augusto Fischer
Roteiro: Caminhada Literária - Caminho dos Antiquários, Viaduto Otávio Rocha, Livraria do Globo (Rua da Praia), Chalé da Praça XV, Mercado Público e Praça da Alfândega.

29 de agosto de 2009

Orientador: Sílvio Belmont de Abreu Filho
Roteiro: Saída Caminho dos Antiquários, com um ônibus da Carris, até a Praça Dom Sebastião, Igreja Nossa Senhora da Conceição (visita interna), Museu de História da Medicina (visita interna), Casa Torelly (visita interna). Após seguir pela Avenida Independência até a Praça Júlio de Castilhos, onde o ônibus estará esperando o grupo para retorno.
Apoio: Carris

15 de agosto de 2009

Orientador: Luiz Merino de F. Xavier
Roteiro: Caminho dos Antiquários, ruas Fernando Machado e Duque de Caxias, Pinacoteca Ruben Berta (com interiores) e Arquivo Público do Estado do RS (com interiores).

25 de julho de 2009

Orientador: Sílvio Belmont
Roteiro: Bairro Moinhos de Vento
Apoio: Carris

11 de julho de 2009

Orientador: Cláudio Calovi
Roterio: Palácios

27 de junho de 2009

Orientador: Luiza N. de Carvalho
Roteiro: Cemitério Santa Casa e Evangélico  
Apoio: Carris

13 de junho de 2009

Orientador: Renato Holmer Fiore
Roteiro: Caminho dos Antiquários, Av. Borges de Medeiros, Mercado Público, Paço Municipal, Praça da Alfândega e Caís do Porto.

30 de maio de 2009

Orientador: Cláudio Calovi
Roteiro: Jockey Club e Fundação Ibere 
Apoio: Carris

09 de maio de 2009

Orientador: Luiz Augusto Ficher
Roteiro: Caminhada Literária

25 de abril de 2009

Orientador: Cláudio Calovi
Roteiro: Igrejas 
Apoio: Carris

11 de abril de 2009

Orientador: Cláudio Calovi
Roteiro: Palácios

28 de março de 2009 - Dentro da Semana de Porto Alegre

No sábado, 28, dentro da Semana de Porto Alegre, a prefeitura dará início à programação 2009 do roteiro Viva o Centro A Pé, série de caminhadas orientadas por pontos históricos e tradicionais da região central da cidade.

Durante cerca de duas horas, os participantes receberão orientações do arquiteto da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Ephac) e mestre em Planejamento Urbano Regional, Luiz Merino de F. Xavier. Realizado dois sábados por mês, o programa conta com a colaboração de professores especialistas em história ou arquitetura. Devido ao feriado de Páscoa, no mês de abril, excepcionalmente, não haverá caminhada no dia 11. Em caso de chuva, o evento é transferido para o sábado seguinte.

O projeto é realizado pelas secretarias municipais do Planejamento (SPM) e da Cultura (SMC), com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama.

Orientador: Luiz Merino de F. Xavier
Roteiro: Totem do Caminho dos Antiquários (1), Rua Marechal Floriano (2), Rua Coronel Fernando Machado (3), Avenida Borges de Medeiros (4), Viaduto Otávio Rocha (5), Rua dos Andradas (6), Galeria Chaves Barcelos (7), Largo Glênio Peres (8), Paço Municipal (visitação interna) (9), com lançamento da Exposição Virtual: "Centro Histórico: um bairro, muitos olhares", elaborada a partir de dicas dos frequentadores da Feira do Livro sobre locais interessantes do Centro Histórico de Porto alegre.


 

29 de novembro 2008

Orientador: Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho
Roteiro: Cemitério da Santa Casa e Cemitério Evangélico. A caminhada se propõe a contemplar a arte funerária do Cemitério da Santa Casa de Misericórdia e do Cemitério Evangélico de Porto Alegre. Serão abordados os aspectos históricos e devocionais das obras de arte que compõem o acervo destas duas necrópoles. Cemitério da Santa Casa de Misericórdia – primeiro cemitério público “extra-muros” da cidade, instalado em 1850, e ainda hoje o maior da cidade. Visita aos antigos muros com catacumbas e aos grandes mausoléus da chamada Ala Histórica.

08 de novembro 2008

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Viaduto Otávio Rocha, Catedral Metropolitana, Praça da Matriz, Cúria Metropolitana (com interiores).

25 de outubro 2008

Orientador: Silvio Belmonte de Abreu Filho
Roteiro: Moinhos de Vento

11 de outubro 2008

Orientador: Luiz Augusto Fischer

Roteiro: Caminhada Literária

27 de setembro 2008

Orientador: Leila Mattar 
Roteiro: 4° Distrito

13 de setembro 2008 - Duas Sessões

Centro Alto e "Circuito de Arte Urbana"

Orientador: Prof. Arq. Renato Holmer Fiore
Roteiro: Centro Alto - Totem Caminho dos Antiquários (1),  Rua Marechal Floriano (2), Rua Coronel Fernando Machado (3), Avenida Borges de Medeiros (4), Viaduto Otávio Rocha (5), Rua Duque de Caxias (6), Praça da Matriz (7), Solar dos Câmara (com interiores) (8), Theatro São Pedro (com interiores) (9) e Biblioteca Pública (com interiores) (10).  Encerramento no Caminho do Livro (11).

Devido ao mau tempo do último sábado, 06, a edição especial do Viva o Centro a Pé, chamada de “Circuito de Arte Urbana”, em parceria com o Santander Cultural, foi transferida para este sábado, 13, saindo do Caminho dos Antiquários, às 15h.

A exemplo do projeto realizado pelo Santander Cultural em 2004 e 2005 - Circuito Galerias de Arte de Porto Alegre e Mirabolante Circuito – a edição especial do Programa Viva o Centro “Circuito de Arte Urbana” consiste em visita guiada às áreas da região central com intervenções significativas utilizando técnicas de street art, elaborada a partir de mapeamento da localização em diferentes pontos da cidade e culminará na mostra “TRANSFER_ cultura urbana. arte contemporânea. transferências. transformações.”, no Santander Cultural.

Orientador: Lúcio Flávio, conhecido como Trampo, um dos pioneiros da técnica em grafite no Rio Grande do Sul sendo que seus pássaros já fazem parte do cenário urbano de Porto Alegre. O artista participou do projeto Kunstpunkt (2004), iniciativa que reuniu artistas de diferentes nacionalidades para pintar a fachada inteira de um prédio na cidade de Düsseldorf, na Alemanha. Realizou a pintura dos vagões do Trensurb de Porto Alegre e sua obra integra a mostra "TRANSFER_ cultura urbana. arte contemporânea. transferências. transformações.", que ocorre no Santander Cultural de junho a setembro de 2008. 

Horário: 15h (duração prevista de 2h)

Roteiro: Tótem do Caminho dos Antiquários (1), entorno do Pão dos Pobres (2), Rua Décio Martins Costa (3) até a Rua da República (4) (Intervenções de Mateus Grimm, Hisake, Sirilo, Lucas NCL, entre outros), Rua Baroneza do Gravataí (5), esquina com a Rua Luiz Afonso (6), Rua João Alfredo (7) esquina com Rua Miguel Teixeira (8)- Ponto de saída do ônibus: Rua João Alfredo e perimetral (9) em direção ao Viaduto João Pessoa (10), parada na Galeria Pública de Arte Urbana, na Estação Rodoviária de Porto Alegre (11), Muro da Mauá (12), Término na mostra TRANSFER_ no Santander Cultural (12).

Conteúdo a ser abordado no percurso

Programa de atividades simultâneas

30 de agosto 2008

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Obras de Theo Wiederspahn (principal arquiteto em atuação na primeira metade do século passado em Porto Alegre).Totem do Caminho dos Antiquários (1) seguindo de ônibus até a Praça da Alfândega (2) para apreciação do conjunto MARGS e Memorial do RS, e a  Rua da Conceição - Edifício Ely (Tumeleiro) (3),  com desembarque no estacionamento do Shopping Total (4). O passeio segue em caminhada pelo túnel verde da rua Gonçalo de Carvalho (5) e arredores do bairro, finalizando com a visitação dos prédios e túneis dos subsolos da antiga Cervejaria Brahma (6).

09 de agosto 2008

Orientador: Cláudio Calovi
Roteiro: Centro Alto - Totem do Caminho dos Antiquários (1), Rua Marechal Floriano (2), Rua Coronel Fernando Machado (3), Avenida Borges de Medeiros (4), Viaduto Otávio Rocha (5), Rua Duque de Caxias (6), Visitação interna do Museu Júlio de Castilhos (7), Praça da Matriz (8), Visitação interna da Biblioteca Pública Estadual (9) com encerrando no Caminho do Livro (10).

26 de julho 2008

Orientador: Silvio Belmonte de Abreu Filho
Roteiro: Porto Alegre de Loureiro da Silva -  

12 de julho 2008

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Totem do Caminho dos Antiquários (1), Rua Marechal Floriano (2), Rua Coronel Fernando Machado (3), Rua Espírito Santo (4), Cúria Metropolitana (visitação interna) (5), Rua Duque de Caxias(6), Palácio Piratini (visitação interna) (7), Casa Rosada - Primeira sede do Legislativo (8), Palácio Farroupilha (Assembléia Legislativa) (9), Palácio da Justiça (10), Rua General Câmara (11), Rua Sete de Setembro (12), Paço Municipal (visitação interna) (13).

28 de junho 2008

Orientador: Gicelda Weber Silveira
Roteiro: Cemitérios - São Miguel e Almas, e Sta. Casa.
Apoio: Companhia Carris Porto-Alegrense

14 de junho 2008

Orientador: Luiz Merino de F. Xavier
Roteiro: Totem do Caminho dos Antiquários (1), Rua Marechal Floriano (2), Avenida Borges de Medeiros (3), Largo Glênio Peres (4), Paço Municipal (visitação interna) (5), visita orientada às obras de restauração da Fonte Talaveira (6) e Praça da Alfândega e entorno (7).

31 de maio 2008

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Igrejas da Área Central - Totem do Caminho dos Antiquários (1), Igreja Nossa Senhora das Dores (2),  Igreja Nossa Senhora da Conceição (3), Igreja São José (4), Igreja Luterana da Reconciliação (5), Capela Nosso Senhor dos Passos (Santa Casa) (6), Igreja Metodista Central (só exterior) (7), Catedral Metropolitana (incluir cripta) (8).
Apoio: Companhia Carris Porto-Alegrense

10 de maio 2008

Orientador: Luiz Merino de F. Xavier
Roteiro: Centro Alto e Centro Baixo - Caminho dos Antiquários (1), Rua Fernando Machado (2), escadaria João Manoel (3), Duque de Caxias (4), Pinacoteca Ruben Berta (visitação interna) (5), Palácio Piratini (visitação interna) (6), Catedral Metropolitana (7), Praça da Matriz (8).

26 de abril 2008

Orientador: Silvio Belmonte de Abreu Filho
Roteiro: Aranha-Céus - Totem do Caminho dos Antiquários (1), Avenida Borges de Medeiros (A), Rua Gerônimo Coelho (B) e Praça da Matriz (C): Edifício Faial (Emil Bered, 1962) (2), Assembléia Legislativa do RS (Palácio Farroupilha, Gregório Zolko e Wolfgang Schoendon, 1958) (3) e Palácio da Justiça (Luis Fernando Corona e Carlos M. Fayet, 1953) (4). Retorno, pela Rua Riachuelo (D), à Avenida Borges de Medeiros: Edifício Brasiliano de Moraes  (Edifício Sede do IAPI, Arnaldo Gladosch, 1943) (5). Na Avenida Salgado Filho (E): os edifícios da CRT (R Veronese, LF Corona e Emil Bered, 1964) (6) e Jaguaribe (Fernando e Luis Fernando Corona, 1951) (7). Regressando à Avenida Borges de Medeiros (F): Edifício Vera Cruz (João Monteiro Netto, 1938) (8), Edifício Sul América (Arnaldo Gladosch, 1938) (9) Edifício Sulacap (Arnaldo Gladosch ,1938) (10) e os Edifícios Planalto, Província e Missões (11). Praça XV de Novembro (G) e Avenida Otávio Rocha (H). No Largo Visconde de Cairu: Edifício Consórcio (Carlos Alberto de Holanda Mendonça, 1956) (12) e Palácio do Comércio (José Lutzenberger, 1937) (13). Avenida Júlio de Castilhos (I) até a Rua Siqueira Campos: Prédio da Prefeitura Nova (Christiano de La Paix Gelbert, 1943) (14). Na Rua Francisco Leonardo Truda: Edifício Formac (Carlos Alberto de Holanda Mendonça, 1952) (15). Na Praça Montevidéu (J): Edifício Comendador Azevedo (Guido Trein e Fernando de Azevedo Moura, 1951) (16), Edifício Sede do Banco do Brasil (17), Edifícios União (Arnaldo Gladosch, 1943), Piratini e City Hotel (18), Edifício Sede do Banco da Província (19). Na Rua Sete de Setembro (K): Edifício Sulbanco (Guido Trein, 1954) (20). Na Praça da Alfândega (L): Edifícios da Cia. Previdência do Sul/Imperial (Egon Weindorfer e Agnello Nilo de Lucca, 1929) (21), Clube do Comércio (José Lutzenberger, 1938) (22), Edifício Sede do Banco Lar Chase (Gregório Zolko e Wolgang Schoendon, 1977) (23). Concluindo, visitação ao maior e único arranha-céu em estrutura metálica da cidade, o Edifício Santa Cruz (Holanda Me) (24), na Rua dos Andradas (M).

12 de abril 2008

Orientador: Charles Monteiro
Roteiro: Centro Alto - Rua Fernando Machado (1), escadaria do Viaduto Otávio Rocha (2), Duque de Caxias (3), Catedral (4), Palácio Piratini (visitação interna) (5), Solar dos Câmara (6), Praça da Matriz (7), Theatro São Pedro (8), Biblioteca Pública (9) e Arquivo Público (visitação interna) (10).

29 de março 2008

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Prédios da UFRGS - Rua Fernando Machado (1), Faculdade de Direito (visitação interna) (2), Faculdade de Medicina (visitação interna) (3), antigo Colégio Parobé, hoje Museu do Motor (visitação interna) (4), Observatório Astronômico (visitação interna) (5).



» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA