PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Ruas

Rua José do Patrocínio

Começa no entroncamento das ruas Marechal Floriano, Coronel Genuíno e Demétrio Ribeiro e termina na Rua Dr. Sebastião Leão.

A idéia de uma rua que “partindo da Figueira vá paralela à da Olaria, a sair na da Imperatriz” surgiu em1857 na Câmara Municipal, que nomeou uma comissão para negociar a doação da área afetada com os proprietários dos terrenos. Entretanto, parece ter havido dificuldades nas negociações e a abertura só foi iniciada por volta de 1870.

Na planta organizada por Henrique Breton em 1881, chamada de Rua da Concórdia, não ultrapassava o alinhamento da Rua Avaí. Em 1883, a Câmara Municipal solicitou recursos à Assembléia Legislativa “para desapropriar os terrenos necessários ao prolongamento da Rua da Concórdia”. E várias outras resoluções, do mesmo ano e do seguinte, deixam entrever que, entre 1883 e 1884, a Rua Concórdia se estendia gradativamente para o sul.

O Jornal do Comércio anunciava, em 1883, a venda de terrenos “nas futuras ruas Lima e Silva, Concórdia e Venezianos”, sinal de que os três logradouros tinham um desenvolvimento simultâneo.

A ligação final com a Rua da Imperatriz (atual Rua Venâncio Aires) foi brevemente retardada em 1888, devido à recusa do Comendador Batista em doar parte do seu terreno que interrompia a continuidade da via.

A Estatística Predial de 1892 registrou 108 prédios térreos e um sobrado.

Finalmente, em 1911, a rua atingiu sua atual configuração, para além da Venâncio Aires, nos terrenos do Coronel Emílio Guilayan, loteador das ruas Dr. Sebastião Leão, Lobo da Costa e Olavo Bilac.

Em 1914, o Intendente Montaury alterou o nome original desse logradouro para Rua José do Patrocínio, em homenagem ao ilustra jornalista, negro e abolicionista, nascido em Campos – RJ.

Em 1944, o Decreto n° 313, do Prefeito Antônio Brochado da Rocha, determinou o alargamento de quatro metros em cada um dos lados, mediante recuo progressivo das construções.

Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1992


Página 1 | 2 | 3 || Próxima

» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA