PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Ruas

Rua General Vasco Alves

Tem início na Rua dos Andradas e termina na Avenida Loureiro da Silva.

Com seis quadras, era conhecida pelos nomes de Beco dos Guaranis, Rua Principal e Rua Principal do Arsenal, pois, por volta de 1773, soldados guaranis da Cavalaria Miliciana, se instalaram na esquina da Rua Riachuelo para proteger a “Casa da Pólvora”. Um raio teria destruído o depósito de explosivos em 1831.

Em 1829, passa a ser chamada Rua da Guarda Principal devido à presença da legião de artilharia de São Paulo. O nome foi oficializado, provavelmente, quando as ruas receberam emplacamento, em 1843. Em 1870, a Câmara alterou seu nome para Rua General Vasco Alves em homenagem ao herói de Campanhas Platinas.

Na esquina da Vasco Alves com a Rua Duque de Caxias, encontra-se a tradicional Escola Técnica Ernesto Dornelles, anteriormente ocupada pelo prédio do Colégio Fernando Gomes. Na esquina com a Rua Fernando Machado há uma estranha construção que a população apelidou de “Castelinho”, onde funcionou nos anos sessenta, a casa de dança “Ivanhoé”.

Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1988
Jornal O Sul


Página 1 | 2 | 3 || Próxima

» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA