PMPA / SMURB / Viva o Centro / Ações_inv / Ações - OCULTO / RESTAURAÇÃO

Sobrados Rua dos Andradas, 673/677/679/683

Os Sobrados da Rua dos Andradas 673/677/679/683, são imóveis privados, listados como bens de preservação pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Os dois casarões são testemunhos das mudanças ocorridas na cidade. Construídos na segunda metade do século XIX para servir de residência às famílias abastadas, foram perdendo prestígio ao longo do século XX, transformando-se primeiro em pensão, depois em fábrica de instrumentos musicais e ainda em loja de móveis. Por muito pouco não tiveram o mesmo destino de outros casarões que formavam o antigo alinhamento da mais tradicional rua da cidade, que foram demolidos para abrigar estacionamentos.

Escondidas por tapumes, por cerca de trinta anos estas construções foram imperceptíveis à vista dos porto-alegrenses. Há pouco mais de três anos os imóveis foram adquiridos pelo atual proprietário de uma empresa de construção.

Com a oportunidade oferecida pelo Projeto Monumenta, aliado ao desejo de preservação do senhor Ciro Comiran, as fachadas ecléticas que marcaram a arquitetura de Porto Alegre nas primeiras décadas do século passado estão de volta ao cenário da Rua da Praia.

A edificação foi praticamente reconstruída, uma vez que só restavam as fachadas frontais e algumas ruínas das estruturas internas. Foram recuperadas as fachadas, os telhados em toda a sua estrutura, incluindo vigas e pilares, e lajes do entrepiso. A obra foi iniciou em março e foi concluída em novembro de 2007.

Investimento: R$422.000,00, com investimento do proprietário de R$300.000,00



» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA