PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Ruas

Avenida Alberto Bins

Começa na Rua Senhor dos Passos, junto à Praça Otávio Rocha, e termina na Avenida Cristóvão Colombo.

Foi aberta dentro dos terrenos da grande chácara da família Pinto Bandeira, denominada “Chácara São Rafael” e popularmente chamada de “Chácara da Brigadeira”. Em 1870, Rafaela Pinto Bandeira Freire, filha do Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, ofereceu ao municipio terrenos para abrir uma nova via pública, desde a Senhor dos Passos até à Rua da Conceição, que então se chamava Rua União. Em 1872 a Câmara construiu uma comissão especial para a execução da via que desde passou a ser chamada de Rua São Rafael.

Em 1874, um mapa da Cia. Hidráulica Porto-Alegrense já registra dez ligações domiciliares de água, sendo oito delas no ano anterior. A Rua São Rafael, concluída em 1877, foi prolongada até a Rua da Aurora, atual Barros Cassal em 1893. O nivelamento do leito da artéria foi dificultado por uma pedreira, no cruzamento da Rua Pinto Bandeira.

Em 1889, Guilherme Kluwe obteve licença municipal para extrair pedra e cascalho das ruas São Rafael e Pinto Bandeira, comprometendo-se a nivelá-las já que o anterior contratante, Malfati Virgilio, teria abandonado o trabalho, deixando-as esburacadas. Recebeu o seu primeiro calçamento em 1906.

Embora fosse considerada “rua nobre”, com vários colégios, o Turner Bund (atual SOGIPA) e residências de pessoas importantes da colônia germânica, ainda não assumira, no princípio deste século, a função de radial urbana, decisiva para o fluxo do tráfego entre o Centro e o Bairro Floresta. Só assumiu esse caráter no plano de reformas do Intendente Otávio Rocha, que abriu na antiga Rua 24 de Maio (Beco Rosário) a avenida que hoje tem seu nome, conectada à embocadura da Rua São Rafael e projetou a conexão com a Avenida Cristóvão Colombo, que só foi concluídaem 1929, pelo prefeito Alberto Bins: “A Avenida São Rafael acha-se com seu traçado completo, sendo já intenso o seu tráfego, a começar da Praça 15 de Novembro até a Rua Cristóvão Colombo”.

O segmento final desse traçado, desde a Praça Otávio Rocha até a Cristóvão Colombo recebeu, por lei municipal de 6/7/1936, o nome de Avenida Alberto Bins.

Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1988


Página 1 | 2 | 3 || Próxima

» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA