PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Ruas

Rua General Câmara

Começa na Avenida Mauá e termina na Rua Riachuelo.

No início do século XIX, quando o governo central transformou a freguesia em Vila de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre, existiam apenas sete ruas com edificações na península. Três paralelas à margem do Guaíba e quatro transversais.

A Rua General Câmara era uma dessas transversais e fazia a conexão direta entre a Rua da Praia e o alto da Matriz desde 1799. Já nesta época possuia dois nomes: no trecho entre a Rua dos Andradas e a Rua Riachuelo era conhecida como Rua do Ouvidor, certamente por causa do Ouvidor da Comarca, Dr. Lourenço José Vieira Souto que determinou a execução do seu calçamento à Câmara e, no trecho entre a Rua dos Andradas e a Avenida Mauá, como Beco do João Inácio ou Beco da Garapa, porque este comerciante ali vendia uma garapa de qualidade, procedente de sua chácara localizada no Caminho Novo, que atraía um bom número de apreciadores.

Por volta de 1829 a Rua do Ouvidor passou a ser conhecida, também, por Rua da Ladeira. As três designações coexistiram até 1870, quando a Câmara Municipal oficializou o nome de Rua General Câmara em toda a sua extensão, em homenagem ao General José Antônio Corrêa da Câmara, Visconde de Pelotas.

Apesar da denominação centenária, a Rua General Câmara continua a ser chamada, pela população de Porto Alegre, de “Rua da Ladeira”.

Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1992


Página 1 | 2 | 3 || Próxima

» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA