PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Ruas

Rua General Auto

Começa na Duque de Caxias e termina na Rua Washington Luís.

Foi descrita pelo cronista Coruja como “um caminho ladeiro por onde se descia para a praia do Riacho”. Chamada de Rua de Belas, era, possivelmente, a continuação do velho Beco do Fanha (atual Rua Caldas Júnior), que foi absorvida por proprietários privados, no segmento entre a Rua Riachuelo e a Rua Duque de Caxias, com o passar do tempo. Um memorial de 1831 menciona a “rua que faz alinhamento com o beco do Fanha, para baixo da Junta da Fazenda”. O prédio da Junta da Fazenda correspondia ao da antiga Assembléia Legislativa, à Duque de Caxias, quase esquina de General Auto.

Apesar de ser caracterizada pela forte ladeira, a Rua de Belas foi ocupada regularmente, tanto que, já em 1847, os moradores entregaram à Câmara um abaixo-assinado requerendo a instalação de lampiões para a iluminação pública.

Em 1873, por resolução dos vereadores, passou a denominar-se Rua General Auto, em homenagem ao militar porto-alegrense José Auto da Silva Guimarães, Barão de Jaguarão.

Em 1874 possuía 132 casas ligadas à rede de água da Cia. Hidráulica Porto-Alegrense. E a Estatística Predial de 1892 registrou 98 prédios, sendo 95 térreos, 2 assobradados e 1 sobrado.

Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1992


Página 1 | 2 | 3 || Próxima

» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA