PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Ruas

Avenida Desembargador André da Rocha

Começa na Avenida João Pessoa e termina na Rua General Lima e Silva.

Resultou do alargamento e reforma do primitivo Beco do Oitavo criado por volta de 1828, quando foi construído o quartel do 8º Batalhão da Infantaria, no local da atual Praça Raul Pilla.

As referências à travessa ou beco do 8º Batalhão, registradas a partir de 1833, descrevem reclamações dos moradores, contra as imundices despejadas pelo quartel na via pública. Em 1894, o Barão de Caxias, como presidente da Província, determinou providências ao Marechal comandante da guarnição.

Em 1879, recebeu o nome de Rua Três de Novembro, data da segunda Batalha de Tuiuti.

A proximidade com o quartel e as péssimas condições sanitárias ocasionaram uma desvalorização da rua que, nos primeiros decênios do século XX, foi tomada por cortiços, focos de meretrício e cabarés de terceira categoria. Em 1938, o Prefeito José Loureiro da Silva, desapropriou as casinhas, implantando uma avenida de duas pistas, oficialmente denominada Avenida Três de Novembro.

Finalmente, em 1952, a avenida teve seu nome alterado Rua Desembargador André da Rocha, em homenagem ao ilustre magistrado e professor de Direito, Manoel André da Rocha, nascido no Rio Grande do Norte, com vasta folha de serviços à magistratura, à administração e ao ensino.

Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1988


Página 1 | 2 | 3 || Próxima

» contatos
SPM
Av. Borges de Medeiros 2244
6º andar
CEP 90110-150
(51)3289.8600
 E-mail

Desenvolvimento PROCEMPA