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Rua da Conceição

Começa na Avenida Mauá e termina na Rua Alberto Bins.

Em 1834, o Coronel Vicente Ferrer da Silva Freire, casado com dona Rafaela Pinto Bandeira Freire, filha do Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira manifestou sua intenção de abrir uma rua por dentro de sua chácara, conhecida como “Chácara da Brigadeira”, para ligar a Estrada dos Moinhos de Vento com o caminho Novo, em requerimento à Câmara Municipal. Porém, devido à Revolução Farroupilha, a abertura só foi concretizada em 1845.

Em 1857, os vereadores deliberaram que a denominação Rua da Brigadeira fosse alterada para Rua da União, enquanto a “travessa que segue da Conceição para a Várzea” passaria a se chamar Rua da Conceição.

Em 1874, a Câmara Municipal unificou o topônimo Rua da Conceição desde a embocadura da Várzea, ou Campo do Bom Fim, até a Rua Voluntários da Pátria, já que, desde 1858, o consagrado nome da padroeira da Igreja de Nossa Senhora da Conceição originou o nome da rua adjacente e da praça na sua frente.

No mesmo ano, foi instalada, na esquina da Rua Voluntários da Pátria, a estação da estrada de ferro para Novo Hamburgo, fator que ocasionou a transformação econômica da Rua da Conceição naquele setor, tornando-a numa rua de grande importância comercial.
Em agosto de 1935, a extensa Rua da Conceição sofreu uma redução: o segmento que ia de Avenida Osvaldo Aranha até a Avenida Independência e a Travessa 1º de Março foram unificadas compondo uma nova rua, designada Rua Sarmento Leite.

Sob a administração do prefeito Telmo Thompson Flores (1969 – 1975), a Rua da Conceição sofreu profundas transformações devido à construção do conjunto de pista elevada e túnel destinados a ligar, por um sistema viário expresso, as áreas da Rua Voluntários da Pátria e do quarteirão universitário. Um grande trecho do lado ímpar da rua desapareceu e seu leito foi rebaixado, em parte, até o nível do túnel.

Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1992


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