PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Ruas

Rua General Andrade Neves

Começa na Rua General Câmara e termina na Avenida Borges de Medeiros, junto à Avenida Salgado Filho.

É uma das ruas mais antigas da cidade, conhecida pelo nome de Rua Nova. Parece ter sido aberta por convenção entre os moradores da Rua da Praia e Rua da Ponte, pois a maioria das casas de ambas as ruas possuiam portão de saída por ela. Até a abertura da Avenida Salgado Filho, na década de quarenta, se desenvolvia até a Rua Marechal Floriano. No século XIX um projeto previa seu prolongamento até a Santa Casa, que não ocorreu por questões judiciais que envolviam desapropriações.

A estreita travessa teve seu primeiro calçamento executado em 1843. Seu nome foi alterado, em 1869, para Rua Barão do Triunfo, em homenagem ao herói riograndense na Guerra do Paraguai, José Joaquim de Andrade Neves. Como já existia a Rua Barão do Triunfo no bairro Menino Deus, batizada pelos moradores, a Câmara municipal reparou o equívoco alterando o nome para Rua Andrade Neves, concedendo dupla homenagem ao Barão do Triunfo.

Antes de se transformar em rua comercial, com edifícios de escritórios e hotéis, no início do século XX, a ruela era o centro da boemia, com seus cabarés e casas de jogos. O clube dos caçadores, um elegante cassino, foi por muitos anos o grande ponto de jogatina do centro.

Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1988


Página 1 | 2 | 3 || Próxima

» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA