PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Ruas

Avenida Otávio Rocha

Inicia na Rua Marechal Floriano junto à Praça XV de Novembro e termina na Senhor dos Passos, adjacente à Praça Otávio Rocha.

Até boa parte do Século XIX, o local era conhecido como “Beco do Rosário”, um estreito caminho que dava acesso aos terrenos de Antônio Pereira Couto, um dos quais doado para a construção da Igreja do Rosário. Em 1876, depois de algumas melhorias nessa via pública, o lugar passou a ser chamado oficialmente de Rua 24 de Maio, em homenagem à Batalha de Tuiuti.

A inauguração do Cais do Porto da cidade, em 1921, determinou a reorganização no sistema viário e a abertura de novas ruas para facilitar a circulação de mercadorias. A Rua 24 de Maio foi então alargada para melhorar o acesso aos arrabaldes da Floresta e de São João, como previa o arquiteto João Maciel em seu plano visionário de melhoramentos da cidade, elaborado em 1914 e resgatado pelo Intendente Otávio Rocha.

Em 1932, o Intendente Alberto Bins, responsável pelo término da obra, alterou seu nome para Avenida Otávio Rocha, uma homenagem ao Intendente que iniciou a obra e faleceu em 1928.

Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1988


Página 1 | 2 | 3 || Próxima

» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA