PMPA / SMURB / Viva o Centro / Cultura e Lazer / Eventos

Programa de atividades simultâneas

Encontros realizados em parceria com a Embaixada da França.

Arte e Espaço Público
Expressões plásticas, sociais, culturais e políticas

Local: Átrio do Santander Cultural
Endereço: Rua Siqueira Campos, 1125. Centro, Porto Alegre.
Público-alvo: gestores culturais de entidades públicas e privadas, produtores, pesquisadores, comunicadores, designers, arquitetos, estudantes, professores e demais interessados.

Dia 9 de setembro

19h00: Conferência de François Barrè: A arte entra na rua
Diplomado pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, iniciou a carreira como diplomata, desenvolve projetos culturais e urbanos para cidades como Saint-Etienne, Nancy, Mulhouse, Bordeaux; é presidente do Rencontres Internationales de la Photographie de Arles e de entidades como o Instituto Francês de Arquitetura e da Fundação de Arte Contemporânea de Mauson Rouge de Antoine de Galbert. É membro do Conselho científico do Museu de Arte Moderna em Saint-Etienne, entre outras atividades.

Atuou como Diretor do Centro Georges Pompidou de 1993 a 1996, foi presidente do Fundo Nacional de Monumentos Históricos, diretor de Arquitetura e Patrimônio do Ministério da Cultura e Comunicação da França, articulador e idealizador de diversas exposições e manifestações como Bienal de Paris e Ecole des Beaux-Arts.

Participou de júri para atribuição do Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza e para a Bienal Internacional de Cartazes de Varsóvia; membro do Conselho de Administração do Museu Quai Branly de Paris e Museu des Confluences, em Lyon. Durante mais de 20 anos participou de inúmeros painéis de arquitetura e urbanismo. Foi professor de Teoria do Design na Universidade de Paris I – Sorbonne.

Desde 1969 contribui com diversos textos, livros, catálogos e revistas como Japão Interior Design, Art-Press, Casabella, New York Herald Tribune, L´Architecture d´Aujourd´hui etc. Entre diversos outros, publicou os livros A obra e o lugar (Flammarion, 2002) e Pensar a Cidade através da arte contemporânea (Editions de la Villette, 2003).

19h40min: Comentários e debates com:

  • Carlos Augusto Calil, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP, onde ministra cursos de História do Audiovisual Brasileiro e de "Legislação e Mercado Audiovisual", é secretário da Cultura da cidade de São Paulo;
  • Sérgius Gonzaga, professor, autor de vários livros didáticos e paradidáticos, entre os quais Manual de Literatura Brasileira. Participou também como organizador e colaborador de várias obras coletivas, entre eles O amor na literatura e Nós, os gaúchos. É secretário da cultura da cidade de Porto Alegre;
  • Fábio Kobol Fornazari, especialista em políticas públicas da secretaria de políticas culturais do ministério da cultura e membro da equipe de coordenação do Plano Nacional de Cultura. Sociólogo e mestre em Gestão Pública pela FGV.


Faça sua inscrição gratuita pelo telefone (51) 3287-5500 ou pelo e-mail: scultura@santander.com.br .

 



» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA