Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Evento debate criação do Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro

25/11/2016 08:46:36

A Prefeitura de Porto Alegre, a Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente e o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) realizam nesta sexta-feira, 25, o 1º Seminário da Juventude da Lomba do Pinheiro. O encontro ocorre a partir das 8h na sede do CPCA (Estrada João de Oliveira Remião, 4444, parada 10).
 
O seminário marca o encerramento da etapa de participação da comunidade na construção das propostas a serem trabalhadas no Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro. Ao longo de seis meses, a comunidade da região debateu temas de interesse para o Centro. As discussões, realizadas em escolas, entidades e fóruns de participação, envolveram lideranças e jovens.
 
Nesta sexta, os estudantes das escolas da Lomba do Pinheiro farão a apresentação dos temas. O público será formado por adolescentes das escolas da região, incluindo a Uergs, o Colégio Aplicação da Ufrgs e o Projovem, num total de 18 instituições envolvidas e uma estimativa de 400 participantes.
 
Centros da Juventude – Os centros têm por objetivo a integração das ações realizadas junto aos jovens de 15 a 24 anos em áreas com altos índices de violência da Capital. O projeto, que está sob liderança do Governo do Estado, com a parceria da Prefeitura de Porto Alegre, conta com financiamento de US$ 56 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e prevê a construção de prédios com 1,1 mil metros quadrados. Os centros terão como foco atividades para a inserção dos jovens no sistema de ensino, ao mercado de trabalho, além da geração de renda. Além da Lomba do Pinheiro, os espaços serão erguidos nas regiões Restinga, Cruzeiro e Rubem Berta.
 
A criação das estruturas foi uma das propostas apontadas pelo Grupo de Trabalho Bem Viver, parte do projeto Desafio Porto Alegre Resiliente, ao longo do processo de elaboração da Estratégia de Resiliência da Cidade. O grupo é liderado pela coordenadora do Sistema de Capacitação para Lideranças Comunitárias da Prefeitura de Porto Alegre, Clarisse Abrahão. Desde o início de 2016, o Núcleo Estratégico do Projeto participa da construção dos processos de implantação e dos debates para a administração dos centros junto às comunidades. 
 


/juventude

Texto de: Vagner Benites
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170