Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Secretaria oferece curso de português a imigrantes venezuelanos

05/10/2018 18:28:09

Foto: Maria Emilia Portella / Divulgação PMPA
Secretária Denise visitou as famílias abrigadas na instituição Aldeias Infantis SOS

Secretária Denise visitou as famílias abrigadas na instituição Aldeias Infantis SOS

A secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) iniciou, nesta sexta-feira, 5, as aulas de português para as famílias venezuelanas que estão abrigadas na instituição Aldeias Infantis SOS. Serão dez encontros de 3 horas/aula cada um, ministrados pelos acadêmicos de letras sob a coordenação da professora Magali Menti, na sede da Aldeias em Porto Alegre. 

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, conversou com o grupo e verificou como está a adaptação das famílias na cidade. “O nosso objetivo é possibilitar, em um breve período, que vocês tenham autonomia e possam seguir caminhando sozinhos. Esses encontros vão possibilitar que vocês tenham uma proximidade com a língua portuguesa e possam se comunicar melhor, especialmente aqueles que vão iniciar em postos de trabalho”, disse.

Vendo a dificuldade de comunicação como um fator de isolamento dos imigrantes, o acadêmico Geraldo Rocha Neto idealizou o projeto. “Um dos maiores desafios é aprender a língua para ter autonomia para lidar com as situações do cotidiano. Não faremos um aprofundamento na língua, nosso objetivo é darmos condições para eles se comunicarem melhor”, esclarece. Geraldo e um grupo de colegas montaram uma “geloteca “ (biblioteca em uma geladeira descartada) com livros adultos e infantis para que o grupo possa se familiarizar ainda mais com o idioma.

Acompanhada pelo coordenador do projeto Brasil Sem Fronteiras no acolhimento aos refugiados, em Porto Alegre, Claudeson Campos, a secretária também visitou uma das casas. Uma das moradoras do local, Maria Alejandra Amundaray Seco, 26 anos, mostrou o espaço e disse que fazem caminhadas na região para conhecerem onde residem. Duas pessoas já conseguiram emprego, e ela já está cadastrada no Sine Municipal a espera de uma vaga.

Também participaram do encontro técnicos do Sine Municipal e da Coordenadoria dos Povos Indígenas e Direitos Específicos. 

Histórico - no dia 25 de setembro, 70 venezuelanos desembarcaram em Porto Alegre e estão abrigados na Aldeias Infantis SOS, dentro do programa de Interiorização do Governo Federal com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR).

Leia mais: 
Refugiados venezuelanos começam curso de português
Venezuelanos desembarcaram na Capital
 


/imigrantes

Texto de: Maria Emilia Portella
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170