Por Iolanda Moraes Pires
Presidente da ONG Novos Rumos*
Todo trabalho começa alguns dias antes do Natal, temos que ter o cuidado em fazer com que nosso residente aceite a idéia de passar esta data longe de seus familiares. Após, começamos a decorar "nossa casa”, solicitando ajuda dos familiares com a doação de enfeites para a decoração de toda a Fazenda, e pedimos ajuda também para a ceia. A família sempre responde ao apoio com muita satisfação, porque é motivada a isso.
Toda a decoração é feita por eles, que agem como se estivessem mesmo dentro de seu lar. Impressionante como se percebe a índole de cada um, e como abrem seu coração muitas vezes se emocionando ao verem que nunca deram importância à data, devido a dependência. A palavra Natal tinha apenas um significado: ganhar os presentes, avaliar o valor dele, e logo levá-lo ao ponto para trocar por droga.
Agora cada um se lembra de algo bom que foi feito pela família e é motivado a fazer o mesmo, se isto o agradava. Tudo fica muito lindo. Como temos duas unidades de tratamento, nessa época reunimos todos na unidade de Viamão. As atividades são diversas, todo o tempo é ocupado para fazê-lo esquecer do mundo exterior, permanecendo assim dentro do tratamento. Eles têm muita espiritualidade, reuniões de A.A. (Alcoólicos Anônimos) e A.E. (Amor Exigente), reuniões onde o sentimento é trabalhado sob orientação de um monitor e um psicanalista. Como lazer, eles têm o futebol e sessões de vídeo, sempre com filmes bem selecionados.
Na noite de Natal, a ceia é especial como em todas as casas, servimos tudo o que temos direito, a mesa é farta e alegre. Antes de ser servida a ceia, é feita uma ação de espiritualidade, uma forte ligação com Deus, para que se mantenham firmes em seu propósito reconheçam o verdadeiro significado da data... São cantados louvores e feito um adecimento. Só pra lembrar, a ação é ecumênica, não temos religião definida.
Depois fazemos o amigo secreto, onde todos recebem o mesmo presente - uma doação de boné ou camiseta, recebida anteriormente, e junto uma mensagem pessoal ao seu companheiro. A família é orientada a não dar e nem enviar presente a eles nessa data. Como a maioria são jovens, logo a alegria toma conta da festividade, e é chamada a atenção de todos para o fato de que podemos fazer uma festa sem utilizar drogas. Toda essa atividade não pode ultrapassar o horário das 22:30hs, momento em que ocorre o toque de recolher.
A Presidência e a Diretoria participam tanto das atividades quanto da Ceia.
No dia de Natal, eles recebem a visita dos familiares no período da tarde, no horário das 13hs às 17hs. Com a observação: SEM PRESENTE! O presente real é a própria família que ainda permanece ao lado deles.
* A Comunidade Terapêutica Novos Rumos, ONG Parceira do PortoWeb, é dedicada ao tratamento e recuperação de usuários de drogas. Saiba mais, acessando http://ong.portoweb.com.br/novosrumos.