O espírito natalino começa a surgir em Porto Alegre. Casas, lojas e praças já estão sendo decoradas com Papais Noeis, bolinhas coloridas, festões e luzes. É nesse embalo natalino que Dona Tecla Ody, moradora do bairro São João, decorou sua casa de um jeito bem especial.
Foram mais de 40 mil lâmpadas usadas em sua decoração, penduradas nas paredes e nas plantas que caem do telhado, o jardim cuidadosamente aparado para dar o clima de aconchego convida, quem passa por ali, a parar e curtir a beleza das luzes de natal. No bairro Dona Tecla já é conhecida como Mamãe Noel.
Ela mesma, com seus 74 anos, é que instala as lâmpadas na casa e mesmo sendo advertida pelos vizinhos do risco de subir as escadas e ficar “pendurada”, Dona Tecla faz questão de ela mesma realizar o trabalho, pois, segundo a aposentada, não há risco, “afinal já tenho grande experiência nisso, e ninguém precisa se preocupar”.
Choques, tombos e ninhos passarinhos fazem parte dessa experiência, a chuva também já atrapalhou seu trabalho por muitas vezes, foram tantas as luzes perdidas em grandes ventanias que Dona Tecla nem se importa mais, apenas começa novamente.
O exemplo de Dona Tecla Ody é apenas um em Porto Alegre, várias histórias como essa aparecem anualmente. Pessoas que se dedicam integralmente ao espírito do natal agora também têm o incentivo do concurso Brilha Porto Alegre, que premia as casas e lojas com as decorações mais belas.
Fonte: Diário Gaúcho