Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Programa Mexatchê- Movimenta Porto Alegre

 



  





          

Prefeitura abre oficialmente a Semana das Rodas

Na tarde deste domingo, 3, centenas de pessoas participaram do passeio de bicicleta, skate, patins, entre outros, com largada na Usina do Gasômetro até o triângulo da Edvaldo Pereira Paiva. O evento marcou a abertura oficial da Semana das Rodas, a terceira Semana Esportiva do programa Mexatchê - Movimenta Porto Alegre. Após o passeio, a programação seguiu durante o dia. Rollerblade, patinação, campeonato de skate, kart, ciclismo, aulas abertas de hóquei e exposição de automobilismo fazem parte da programação, que será encerrada na sexta-feira, 8 de junho.

O diretor de Eventos da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte, Cláudio Franzen, agradeceu a parceria das Federações Esportivas, da EPTC e da Guarda Municipal. "Nosso objetivo é dar visibilidade a esportes pouco conhecidos. Também incentivar especialmente as crianças para o uso dos espaços disponíveis na cidade para práticas esportivas e adultos a terem mais saúde e qualidade de vida. Um passeio como esse possibilita ainda que se conheça melhor nossa cidade”, destacou.

O automobilismo também faz parte do esporte de rodas. O piloto de kart Edson Gravina montou uma exposição com três modelos de carros deste esporte, nas modalidades de turismo, protótipo e de arrancada, com participação do campeão gaúcho Tiago Messias. Para Gravina, o automobilismo também pode ser praticado por amadores, por meio das pistas de kart. “Com o kart, mostramos que é um esporte também para amadores. Porto Alegre tem excelentes pistas. Temos 11 grupos organizados, só um deles tem 180 pilotos. É um esporte que crianças podem praticar e aprender disciplina, prudência no trânsito e até onde se pode ir”. Edson passou a tarde ensinando o esporte aos interessados na pista montada na avenida Edvaldo Pereira Paiva.

A campeã gaúcha, brasileira, pan-americana e medalha de bronze do campeonato mundial de patinação artística, Julia Andres, deu aula de patinação e aplaudiu a oportunidade. "Esportes de rodas, de certa forma, são pouco conhecidos da população em geral e eventos como este possibilitam a divulgação desses esportes. A patinação é um esporte completo, dá condicionamento tanto muscular como resistência aeróbica e agrega pessoas, porque junta a família toda”, ressaltou.

Os ciclistas foram incentivados a integrar o grupo Bikealegre, que organiza passeio noturno todas as terças e quintas-feiras, com saída da Usina do Gasômetro.

Semanas Esportivas - Ao longo do ano, haverá semanas dedicadas às diversas atividades esportivas. Em março, foi a Semana das Águas, em comemoração ao aniversário de Porto Alegre; em abril, ocorreu a Semana das Lutas; em junho, é a vez da Semana das Rodas; em setembro, a das Raquetes, e, em outubro, a do Fitness (ginástica e dança).

O programa Mexatchê – Movimenta Porto Alegre é executado pela prefeitura, por meio da Diretoria de Esporte Recreação e Lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, em parceria com as secretarias municipais da Saúde e Educação, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Sistema Fecomércio- Sesc/RS e com as federações, os clubes e entidades esportivas. A ideia é promover a saúde, educação e inserção social, com uma significativa melhora na qualidade de vida dos cidadãos.

Confira a programação
 
Junho

Dia 5 - terça-feira
20h - Pedalight, com saída da Usina do Gasômetro
  
Dia 6 - quarta-feira
9h - Exposição de Automobilismo no Mercado Público

Dia 7 - quinta-feira
20h - Pedalight, com saída da Usina do Gasômetro

Dia 8 - sexta-feira
9h - Exposição de Automobilismo - Monumento ao Expedicionário - Parque da Redenção
Das 14h às 16h - Aulas abertas de hóquei - Pista de Patinação do Parque Marinha
22h - Bandão POA Inline, saída do Largo Zumbi dos Palmares






                     


Mexatchê: Semana das Lutas começa neste sábado

A abertura oficial e a programação desta sexta-feira, 13, da Semana das Lutas, estão transferidas para o próximo dia 20 de abril devido à previsão de chuva. As demais programações seguem conforme previstas.

A segunda das Semanas Esportivas do programa Mexatchê- Movimenta Porto Alegre, começa nesta sexta-feira,13. Para o início da Semana das Lutas será montada uma arena no Largo Glênio Peres e a partir das 10h uma série de atrações marcam o primeiro dia. A abertura oficial terá solenidade às 14h30min no mesmo local.

 

Judô para diversas idades, participação de atletas premiados internacionalmente pelo Jiu Jitsu, como Nato Werlang e Matheus Aspira, MuayThai, Kick Boxing, Shorinji Kempo, Capoeira com a presença do Grupo Muzenza, o Mestre Cabeça e o mestre paulista Busca Longe, entre outros. Oficinas, aulas abertas e gratuitas fazem parte das 42 atrações da Semana das Lutas. A Copa Prime de Jiu Jitsu, que será realizada na Sogipa dia 22, integra a programação da Semana.

 Semanas Esportivas- Ao longo do ano haverá uma semana dedicada às diversas atividades esportivas. Em março foi a Semana das Águas em comemoração ao aniversário de Porto Alegre, em abril é a Semana das Lutas, em junho a Semana das Rodas, em setembro a das Raquetes e em outubro a do Fitness. A Semana das lutas será lançada dia 12 de abril.

Com a certeza de que por meio do esporte e do lazer se promove a saúde, educação e inserção social, com uma significativa melhora na qualidade de vida dos cidadãos, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer (DIRESP), realiza o programa – Mexatchê – Movimenta Porto Alegre– em parceria com as secretarias Municipais da Saúde e da Educação, Sistema Fecomércio - SESC RS e com as Federações, os Clubes e entidades esportivas.

Lutas ou Artes marciais - As lutas e as artes marciais apresentam, em suas origens, características atribuídas à sobrevivência, ao exercício físico, ao treinamento militar, à defesa e ao ataque pessoal, além das implicações das tradições culturais, religiosas e filosóficas. Com o surgimento de outras necessidades e o desenvolvimento de novas técnicas, o ser humano atribuiu outro significado às lutas, e hoje assistimos a um processo de esportivização das mesmas. 

Artes Marciais-  são práticas corporais de ataque e defesa, podendo ser também caracterizadas como lutas. Arte marcial é um termo mais abrangente, utilizado para definir um conjunto de conhecimentos com finalidade de combate entre guerreiros ou militares. É uma forma de lutar que foi aprimorada visando melhor desempenho contra um adversário. Mas ao contrário do que muitos possam imaginar, o objetivo primário das artes marciais é a defesa, e jamais o ataque.

As lutas- foram adaptadas para serem desenvolvidas na forma de competições sendo viabilizadas para serem praticadas por pessoas alheias aos preceitos filosóficos e aos significados culturais relacionados. A maioria das modalidades dos esportes de luta que conhecemos hoje estão elevadas a um estado esportivo que descaracteriza o próprio conceito de arte marcial.

A principal diferença entre as duas é que os praticantes de artes marciais, principalmente as de origem oriental, consideram que os conteúdos da cultura de origem da atividade teriam uma orientação filosófica que determinaria a sua diferença com as lutas.  Esses conhecimentos variam, mas existem conceitos que são iguais em todas elas, como os conceitos de esquiva, ataque, defesa, rounds, entre outros.

Judô - usa-se a força do oponente contra ele mesmo. "JU" = gentil, suave; "DO" = caminho, princípio; "JUDÔ" -quer dizer, portanto, princípio ou caminho da suavidade.

MUAYTHAI- é uma luta originária da Tailândia, também conhecido como boxe tailandês. Com mais de 2000 anos de existência arte usada como forma de defesa nas guerras. MU = marcial; AY = arte; THAI = referente ao povo tailandês. Na Tailândia também é chamada de "LUTA DA LIBERDADE", pois era com ela que o povo tailandês se defendia dos inimigos que tentavam ocupar o seu território. É conhecida mundialmente como a Arte das Oito Armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + duas 'canelas e pés‘.  

Capoeira- utiliza-se movimentos de tem um número relativamente pequeno de golpes que podem, no entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de suas variações. O contexto da capoeira ainda é uma discussão entre autores tentando contextualizá-la como Luta, Dança e Jogo, por vários conceitos inseridos como religião, cultura e arte do movimento.

Jiu-jitsu - é uma arte marcial japonesa  que utiliza tanto técnicas de golpes  de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente.

Jiu-jitsu brasileiro -é uma modalidade marcial estilo de judô, desenvolvido pela família Gracie no início do século XX, que se tornou a forma mais difundida e praticada do "jiu-jitsu Brasileiro" no mundo, principalmente depois das primeiras edições dos torneios de artes marciais mistas (MMA), o UFC, nos idos da década de 1990. A modalidade foi desenvolvida como especialização e ênfase das técnicas de controle e luta no chão, e com menos ênfase às técnicas de luta executadas de pé, das técnicas de judô. 

Shorinji kempo -é uma arte marcial japonesa, desenvolvida ao mesmo tempo que a meditação Zazen,, visando à autodefesa e melhoria da saúde, num contexto similar ao dos monges do templo Shaolin. Regime marcial profundamente meditativo.

Confira a programação da Semana das Lutas:

 

Sábado – 14 de abril –

Ginásio de Esportes Lupi Martins- Av. Arnaldo Bohrer, 320 - Teresópolis

9h30min às 10h30min – “Aulão” aberto de Judô (7 a 13 anos)
10h30min às 12h – “Aulão” Aberto Judô (Acima de 14 anos)
Professores Ricardo Reuter Pereira e Tiago Freire
12h às 15h – “Super Aulão” de Jiu Jitsu, MMA, MuayThai e Grappling
Professor Pércio  

Centro de Treinamento Son Kao Camp – Cidade Baixa- Rua General Lima E Silva, 73 / 75 - centro
14h – XI Interacademias de Muay Thai

Largo Aldair Figueiredo-  Vicente da Fontoura, frente ao Zaffari Ipiranga-
 10h – Roda de Capoeira - Grupo Muzenza - Contra o Mestre Cabeça
________________________________________________________________

Domingo – 15 de Abril

Parque da Redenção- junto ao Monumento ao Expedicionário
14h – Demonstração técnica da Confederação Brasileira de MuayThai Tradicional  - CBMTT
                                                                                                                                            

Segunda-Feira – 16 de abril

DIRESP- Marinha do Brasil – Av. Borges de Medeiros 2713
14h às 16h - Oficina de Lutas Aberta ao Público e para Alunos da APAE Nazareth com Atletas da Copa Prime.

Academia Alternativa – Santana- R. São Luís, 444 - Santana,
20h – “Aulão” Especial de Shorinji Kempo para iniciantes – Sensei Evandro Schuster
                                                                                 

Terça-Feira – 17 de abril

Escola Saint Hilaire- Rua Gervazio Braga Pinheiro, 427 - Lomba do Pinheiro,
10h às 11h30min – Oficina de Jiu Jitsu com Atleta Nato Werlang
                                                                                                                                            

Quarta-Feira – 18 de Abril

CECOPAM- Rua Arroio Grande, 50 – Cavalhada
14h30min às 17 – Aula aberta de Capoeira com Mestre Farol (Mínimo 8 anos)

Clube do Professor Gaúcho - Av. Guaíba, 12060 - Ipanema
10h às 11h - Aula aberta de Judô (5 a 13 anos)
18h30min às 19h30min – Aula aberta de Judô (5 a 13 anos)
19h30min ás 20h30min – Aula aberta de Judô (acima de 13 anos)
Professor Sérgio

Academia Alternativa – Santana - R. São Luís, 444 - Santana,
20h – “Aulão” Especial de Shorinji Kempo para iniciantes – Sensei Evandro Schuster
                                                                                                                                            

Quinta-Feira – 19 de abril

APAE Nazareth – Gloria - R. Gen. Jonatas Borges Fortes, 339 - Glória,
13h30min às 16h - Oficina de Jiu Jitsu na APAE com Atletas da Copa Prime

SAVA Clube- Av. Guaíba, 4127 - Vila Assunção
20h- Jantar de lançamento do programa Mexatchê- Semanas Esportivas-
                                                                                 

Sexta-Feira – 20 de abril

ARENA de lutas – Mercado Público- Largo Glênio Peres

10h – Instituto Superação Professor Marcelo Xavier - Apresentação de Judô com alunos portadores de deficiência 
11h – Oficina de Jiu Jitsu com os atletas Nato Werlang e Matheus Aspira

12h – Apresentação de Jiu Jitsu, atletas da Copa Prime 
13h – Apresentação da Confederação Brasileira de MuayThai Tradicional - CBMTT 
13h30min – Apresentação da Federação Rio Grandense de MuayThai e Kick Boxing 
14h – Roda de Capoeira – Grupo Muzenza -Contra o Mestre Cabeça -CT Rasteira
14h30min – Abertura Oficial da Semana das Lutas 
15h – Apresentação da escolinha de Judô do SESC Protásio Alves
16h- Oficina de Lutas com alunos do SESC Protásio Alves
17h- Apresentação de Shorinji Kempo – Academia Alternativa, Sensei Evandro Schuster
 

CECOPAM- R. Arroio Grande, 50 – Cavalhada
14h30min às 17h – Aula aberta de Capoeira com Mestre Farol (Mínimo 8 anos)
18h às 19h15min –Aula aberta de Capoeira com Mestre Farol (De 4 a 8 anos)
19h15min às 21h – Aula aberta de Capoeira com Mestre Farol (Mínimo 10 anos)

Clube do Professor Gaúcho - Av. Guaíba, 12060 - Ipanema
10h às 11h - Aula aberta de Judô (5 a 13 anos)

18h30min às 19h30min – Aula aberta de Judô (5 a 13 anos)
19h30min às 20h30min – Aula aberta de Judô (acima de 13 anos)
Professor Sérgio

SESI Humaitá- Av. Jaime Vignoli, 693 – Anchieta

16h30min às 17h30min – Oficina de Jiu Jitsu com atletas da Copa Prime paraAlunos da Escolinha do Jean e moradores da região
                                                                                                                                            

Sábado – 21 de abril

CT Rasteira – Centro de Treinamento Rasteira Arte e Luta -  R. Livramento, 540 - Santana
9h- Treinamento especial de Capoeira com o Mestre Busca Longe ( SP ) – Muzenza
                                                                                                                                            

Domingo – 22 de abril

Ginásio Tesourinha- Av. Erico Veríssimo, s/n - Menino Deus
9h às 18h- Demonstrações Técnicas e Vivências com o Muay Thai Olímpico – CBMTT

CT Rasteira – Centro de Treinamento Rasteira Arte e Luta -  R. Livramento, 540 – Santana
10h – Roda de Capoeira – Muzenza  Contra  Mestre Cabeça

Parque da Redenção – junto ao Monumento ao Expedicionário
10h – Roda de Capoeira – Mestre Farol

Sogipa-R. Barão do Cotegipe, 415 - São João

10h às 19h – Copa Prime de Jiu Jitsu
Realização PROSPORTS

Ginásio Lupi Martins- Av. Arnaldo Bohrer, 320 - Teresópolis
15h às 20h – Samurai Challenge 






      



Mexatchê: Semana das Águas encerra com a premiação do SulCat 16

Neste domingo,01, no Veleiros do Sul encerrou o Campeonato Sul-brasileiroa da classe Hobie Cat 16 sem a disputa das regatas finais devido à falta de vento em Porto Alegre. A premiação marcou também o encerramento da Semana das Águas do programa Mexatchê- Movimenta Porto Alegre, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, executada pela diretoria de Esporte, Recreação e Lazer.

O título do SulCat ficou com Felipe Frey e Geisa Frey e em segundo lugar José Jesus e Marina Silva, as duas tripulações de São Paulo. Na terceira colocação ficaram os gaúchos João Kraemer e Lawson Beltrame.

No penúltimo dia houve a polarização entre as duplas paulistas pela liderança do campeonato. Felipe e Geisa terminaram com apenas um ponto de vantagem sobre os vice-campeões. Felipe Frey é o atual campeão brasileiro de HC 16, título conquistado também Porto Alegre em novembro do ano passado. Entre as tripulações do Veleiros do Sul, Marcelo Hoffmeister e Matheus Lamb obtiveram a melhor classificação ao ficarem em 6º lugar.

Semanas Esportivas-  Ao longo do ano haverá uma semana dedicada às atividades esportivas. Em março foi a Semana das Águas em comemoração ao aniversário de Porto Alegre, em abril será a Semana das Lutas, em junho a Semana das Rodas, em setembro a das Raquetes e em outubro a do Fitness. A Semana das lutas será lançada dia 12 de abril.

Com a certeza de que por meio do esporte e do lazer se promove a saúde, educação e inserção social, com uma significativa melhora na qualidade de vida dos cidadãos, a SMDSE, por meio da DIRESP, realiza o programa – Mexatchê – Movimenta Porto Alegre– em parceria com as secretarias Municipais da Saúde e da Educação, Sistema Fecomércio - SESC RS e com as Federações, os Clubes e entidades esportivas






Semana das águas: começa o campeonato de Hobie Cat



O Campeonato Sul-brasileiro de Hobie Cat da classe HC 16 e 14 começou na tarde  desta quinta-feira,29,  no clube Veleiros do Sul com a disputa da Regata de Abertura (de Percurso) em comemoração à Semana das Águas, dentro do programa Mexatchê- Movimenta Porto Alegre, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, executada pela diretoria de Esporte, Recreação e Lazer.

A partir de sexta-feira, 30,  começa a série de nove regatas do campeonato até domingo, 1º de abril. O Sul-brasileiro contará com de 21 barcos das classes Hobie 16 e 14. 

A categoria-  Hobie Cat é uma classe da vela criada por surfistas e, por isso, é considerada uma das mais radicais também. A velocidade e a adrenalina são duas de suas características marcantes.

O barco- O Hobie Cat é um pequeno catamarã fabricado pela Hobie Cat Company. 



MEXATCHÊ- MOVIMENTA PORTO ALEGRE-


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) lança o programa –Mexatchê - Movimenta Porto Alegre - que será desenvolvido ao longo do ano pela diretoria de Esporte, Recreação e Lazer (Diresp). Durante o ano  haverá uma semana dedicada às mais variadas atividades esportivas. Em março será a Semana das Águas, em abril a Semana das Lutas, em junho a Semana das Rodas, em setembro a das Raquetes e em outubro a do Fitness.

A primeira das semanas será lançada em comemoração aos 246 anos de Porto Alegre, neste sábado, 24, a partir das  09h, na Orla de Ipanema (em frente ao nº 10766). A Semana das Águas terá demonstração de modalidades aquáticas como canoismo, vela, natação, mergulho, remo, kitesurf, stand up, entre outras. O Campeonato Sul Brasileiro de Hobbie Cat 14’ e 16’ do Veleiros do Sul integra a programação da semana.

Com a certeza de que por meio do esporte e do lazer se promove a saúde, educação e inserção social, com uma significativa melhora na qualidade de vida dos cidadãos, a SMDSE, por meio da DIRESP, realiza o programa– Mexatchê – Movimenta Porto Alegre em parceria com as secretarias Municipais da Saúde e da Educação e com as Federações, os Clubes e entidades esportivas.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DAS ÁGUAS- 24.03 a 01.04

24.03

09h- Lançamento programa MEXATCHÊ- Movimenta Porto Alegre-  Orla de Ipanema-em frente ao nº 10766 da Av. Guaíba

        Abertura Semana das águas

9h30min-Remo Olímpico indoor – Regata Aniversário de Porto Alegre- Orla de Ipanema- em frente ao nº 10766 da Av. Guaíba

09h-Festival de Natação Paraolímpica- Lindóia Tenis Clube

10h- SUP Festival- Semana das águas – Orla de Ipanema- em frente ao nº 10766 da Av. Guaíba

10h- 6º Porto Alegre Match Cup – Match Race  Super Leage- 1ª etapa- Veleiros do Sul

10h- aula experimental de Kite Surf- Orla de Ipanema- em frente ao nº 10766 da Av. Guaíba

10h, 13h, 14h clínica SUP PET- Orla de Ipanema- em frente ao nº 10766 da Av. Guaíba

14h- aula experimental de vela-  Orla de Ipanema- em frente ao nº 10766 da Av. Guaíba

10h às 17h – Exposição Permanente de Embarcações – Prainha Sava – acesso pela portaria do Sava Clube mediante identificação

25.03    

9h - Remo Olímpico/Indoor Regata Remo Aniversário Porto Alegre-Gasometro                                            

14h-Aula Experimental de Vela-              Praia de Ipanema -Acima de 8 anos       

10h e 14h Batismo de Mergulho – Piscina do Sava Clube

10h às 17h – Exposição Permanente de Embarcações – Prainha Sava – acesso pela portaria do Sava Clube mediante identificação

10h-Passeio Canoa Havaiana- Expedição de SUP- Aulão Morro do Sabiá- Orla de Ipanema próximo ao nº 500

11h às 16h- Passeio de lancha à Ilha do Presídio – 7 vagas por passeio- duração 30 min

13h- aula experimental Windsurf/Sup – Orla de Ipanema- em frente ao nº 10766 da Av. Guaíba

15h às 18h- Passeio de veleiro oceânico – Sava Cube-  obrigatório uso de coletes salva-vidas- 3 passageiros por saída

15h às 18h- Passeio de Hobbie Cat 16’ – Prainha Sava Clube- levar muda de roupa e toalha

 26.03

10h às 17h – Exposição Permanente de Embarcações – Prainha Sava – acesso pela portaria do Sava Clube mediante identificação

14h- Batismo de Mergulho- piscina Sava Clube

14h- Mostra de arte ecologicamente correta – Sava Clube

 27.03

09h e 11h- Passeio de Canoa Havaiana- Sava Clube

10h às 17h – Exposição Permanente de Embarcações – Prainha Sava – acesso pela portaria do Sava Clube mediante identificação

 28.03

10h às 17h – Exposição Permanente de Embarcações – Prainha Sava – acesso pela portaria do Sava Clube mediante identificação

14h- Batismo de Mergulho- piscina Sava Clube

18h às 21h- Regata Velejaço Noturno- Veleiros do Sul

 29.03

10h às 17h – Exposição Permanente de Embarcações – Prainha Sava – acesso pela portaria do Sava Clube mediante identificação

09h e 11h- Passeio de Canoa Havaiana- Sava Clube

13h- Clinica de SUP PET, aulão de SUP PET- orla de Ipanema- em frente ao nº 10766 da Av. Guaíba

14h- Campeonato Sul Brasileiro de Hobbie Cat 14’ e  16’ – Veleiros do Sul

20h- jantar de lançamento da Semana das Águas- Sava Clube- por adesão

30.03

10h às 17h – Exposição Permanente de Embarcações – Prainha Sava – acesso pela portaria do Sava Clube mediante identificação

14h- Campeonato Sul Brasileiro de Hobbie Cat 14’ e  16’ – Veleiros do Sul

 31.03

08h- Passeio de Canoa Havaiana- Sava Clube

10h às 17h – Exposição Permanente de Embarcações – Prainha Sava – acesso pela portaria do Sava Clube mediante identificação

10h- “aulão” de hidroginástica- Sava Clube- levar traje de banho e toalha

14h- Campeonato Sul Brasileiro de Hobbie Cat 14’ e  16’ – Veleiros do Sul

 01.04

11h- Passeio de lancha à Ilha do Presídio- Prainha do Sava Clube

14h- Campeonato Sul Brasileiro de Hobbie Cat 14’ e  16’ – Veleiros do Sul

               

               




              


Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170