No cronograma de atividades do Plano de Reabilitação do Centro estão previstos encontros para debate, buscando a qualificação e participação da sociedade no processo de elaboração.
Dos sete encontros previstos foram realizados:
1. O “1º Encontro de Planejamento Estratégico para Centros Urbanos” que teve por objetivo compartilhar experiências com outras localidades na reabilitação de áreas centrais, trazendo a Porto alegre palestrantes de quatro países (Colômbia - Bogotá, Portugal - Lisboa, Equador - Quito e Argentina - Córdoba), bem como de outras Capitais Brasileiras (Belo Horizonte e Santos).
2. A “1ª Oficina” teve como objetivo a discussão dos principais conflitos e potencialidades da área central. Esta oficina contou com a participação de representantes do poder público, do setor empresarial, moradores, comerciantes e de outros grupos da sociedade civil.
3. O "2° Encontro de Planejamento Estratégico" teve por objetivo identificar e debater questões fundamentais para a reabilitação do Centro Histórico. Foram debatidos, de forma conjunta, temas como turismo, cultura e lazer, atividades comerciais e residenciais, segurança e projetos estruturadores, todos vitais para o crescimento da região.
4. A "2ª Oficina" teve por objetivo a Pactuação dos Temas Prioritários, visando definir diretrizes estratégicas para a reabilitação do Centro Histórico. Foram realizadas dinâmicas de grupo, embasadas no material produzido até o momento (dados, diagnósticos, coleta de opiniões, etc), para definir o melhor caminho a seguir na etapa seguinte do Plano de Diretrizes.
5. O "Workshop do Plano Conceitual" teve por objetivo o desenvolvimento de propostas, ações e projetos que poderão servir de orientadores para o Plano de Diretrizes, através da troca de experiências e da reflexão profissional entre o meio acadêmico e a PMPA sobre as variáveis que afetam a implementação de projetos no Centro Histórico.
Desenvolvimento PROCEMPA