Tecnologia que incentiva o aleitamento materno e o desenvolvimento infantil foi criada por demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Osório
Incentivar o aleitamento materno, agregar informação e segurança às famílias e, assim, contribuir para o desenvolvimento infantil. Esses são alguns objetivos do aplicativo (APP) gratuito Pró-Mamá. Desenvolvido por estudantes e professores do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) a partir de uma demanda da Secretaria de Saúde do município de Osório, o Pró-Mamá é um dos finalistas do prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019. Em abril de 2019, o aplicativo já havia conquistado o primeiro lugar na categoria “Atenção Básica” no 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).
Como funciona:
O usuário cadastra a data de nascimento da criança, entre 0 e 2 anos de idade, e passa a receber notificações com informações que contemplam a saúde de forma integral, entre os quais aleitamento materno, vacinas, crescimento e desenvolvimento do ponto de vista físico e emocional. Até o sétimo dia do bebê cadastrado, as mensagens são diárias; depois, até os 12 meses, passam a ser semanais. De 1 a 2 anos, são notificações quinzenais.
É possível ter uma galeria de fotos do bebê, registrar as datas dos marcos de desenvolvimento e o crescimento pondero-estatural. Existe a possibilidade de interação com a equipe do Programa Municipal de Aleitamento Materno de Osório, através da sessão fale conosco, pela qual a mãe envia dúvidas para serem respondidas pelos profissionais. Na aba de dúvidas frequentes, o usuário terá acesso a informações sobre as intercorrências mais comuns desse período, através de texto e link para vídeos do canal do Pró-Mamá no YouTube.
Desenvolvimento da tecnologia:
O APP é uma das ações do Programa Municipal de Aleitamento Materno de Osório, intitulado Pró-Mamá. Surgiu como uma solução para expandir as orientações do programa para a população que não utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) no município e para aproximar as famílias da equipe de saúde. Pode ser utilizado nas principais plataformas móveis: Android e iOS. O lançamento ocorreu em agosto de 2018.
A tecnologia foi desenvolvida pelos alunos José Paulo Oliveira Filho, Lucas Jardim da Silva e Max Carlesso dos Santos, sob orientação dos professores Bruno Fernandes e Diana Cabra, do IFRS; e o conteúdo pela equipe do Pró-Mamá, com base na literatura atual. O APP não substitui o atendimento presencial com os profissionais de saúde, mas é um complemento.
Sobre o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social - criado em 2001 e realizado a cada dois anos, o prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas e implementadas, que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. Conheça o site do prêmio
Agosto: Mês de Incentivo ao Aleitamento Materno – com informações a Agência Brasil
Mais de 170 países celebram, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno. No Brasil, o mês inteiro será de eventos para promover a amamentação natural e melhorar a saúde de bebês, dentro das ações do Agosto Dourado. A cor foi escolhida em referência ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno.
O slogan deste ano é Empoderar mães e pais, favorecer a Amamentação: hoje e para o futuro!, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno. A campanha é encampada no país pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de pediatria e organizada pelo Centro de Referência Nacional de Bancos de Leite Humano (BLH) e Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).
Você conhece o IFRS?
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito.
As unidades do Instituto são: Campus Alvorada, Campus Bento Gonçalves, Campus Canoas, Campus Caxias do Sul, Campus Erechim, Campus Farroupilha, Campus Feliz, Campus Ibirubá, Campus Osório, Campus Porto Alegre, Campus Restinga (Porto Alegre), Campus Rio Grande, Campus Rolante, Campus Sertão, Campus Vacaria, Campus Veranópolis e Campus Viamão. A Reitoria está localizada no município de Bento Gonçalves.
No total, são cerca de 22 mil alunos e 200 opções de cursos. Mais informações no sitewww.ifrs.edu.br.
Saiba também: Além do IFRS, no Rio Grande do Sul há outros dois Institutos Federais (IFs): oInstituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com Reitoria em Pelotas; e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), com Reitoria em Santa Maria. Em todo o país, são 38 IFs levando ensino público e gratuito a mais de 600 municípios (para conhecer a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, acesse o site do Conif).
Fonte: IFRS
Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima