Porto Alegre, quinta-feira, 03 de setembro de 2015

Fasc debate Política de Cotas

O segundo encontro do projeto ComVersando, promovido pela Proteção Social Especial de Média Complexidade, realizado nesta quarta-feira, 2, na Escola da Ajuris, debateu a política de cotas. É um tema que tem sensibilizado a equipe da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) principalmente na discussão sobre os adolescentes acompanhados pelos serviços socioassistenciais que apresentam pouca expectativa de ingresso nas universidades públicas.

“A Proteção Social Especial de Média Complexidade (PSEMC), trabalha com toda a gama de violação de direitos. A nossa ideia é colocar assuntos sociais e atuais em pauta para quem trabalha com a assistência se apropriar mais da discussão", explica a coordenadora da PSEMC, Júlia Obst. "Tentamos aliar temas que envolvam direitos humanos dentro das equipes de assistência”, ressalta.

Atualmente é desenvolvido um trabalho de discussão e conscientização com o grupo de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas para apresentá-los às políticas de cotas sociais e raciais, trabalhando meios alternativos de preparação para o vestibular, e, principalmente, estimulando neles a perspectiva de um possível ingresso no ensino público superior.

Para a estudante de Serviço Social da Ufrgs, Desiree de Oliveira, as cotas surgem como reparo histórico para os negros. “A universidade pública normalmente é elitizada porque a densidade é muito alta e as escolas públicas não dão suporte para o ingresso na universidade, estes alunos negros não chegam à disputa da vaga com condições. Agora a Ufrgs oferece a condição, pelas cotas, da integração destes alunos na educação superior pública”, destaca.

Para este debate estiveram presentes os alunos Andressa Amaral de Moraes, Leonardo Régis, Liliana Dantas, Camila Santos, Hayane Telles e Bruno Papini do Centro de Referência em Direitos Humanos da Ufrgs; os coordenadores e doutores em Psicologia Social do curso de psicologia da Ufrgs, Luís Arthur Costa e Raquel Silveira; o advogado e militante na área do Direito Étnico e Defesa das Políticas Afirmativas contra a discriminação racial, Onir de Araújo; a chefe de gabinete da Fasc, Fernanda Moraes, a diretora técnica da Fasc, Marta Borba, e coordenadores dos Centros de Referência Especial de Assistência Social.


OP: Fasc recebe homenagem da Região Eixo-Baltazar

Na maior plenária dos últimos 26 anos de Orçamento Participativo, com 1.974 inscritos na Região Eixo Baltazar, realizada quinta, 27, no Centro Humanístico Vida, a comunidade elegeu como prioridades: habitação, educação, esporte, lazer e cultura.

Na ocasião, o prefeito José Fortunati e o Presidente da Fasc Marcelo Soares receberam troféus das crianças atendidas pela Assistência Social do Município. Acompanhadas do educador André Campos, os pequenos João Vitor, Analice e Igor, que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na AMORB – Associação de Moradores do Bairro Rubem Berta, entregaram ao presidente um troféu com a simbologia Lixo é Luxo. O Prefeito José Fortunati recebeu o troféu com o tema Água-Fonte da Vida.

As homenagens, segundo a educadora do SCFV da AMORB, Letícia Beheregaray, foi um agradecimento pelo serviço prestado pela Prefeitura, através da Fasc para o público infanto-juvenil da região.Os troféus foram confeccionados com material reciclável, a partir do trabalho sobre meio ambiente que está sendo desenvolvido pelo grupo. A entidade atende mais de 100 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, através do SCFV.

Marcelo Soares agradeceu a homenagem: “ É uma honra receber este troféu, que simboliza o resultado do nosso trabalho, apoiado pelo Prefeito Fortunati, em prol das crianças e adolescentes da comunidade. Com certeza, vou guardar essa homenagem com todo o carinho”, disse Soares.

Encerrando a rodada de plenárias regionais do Orçamento Participativo , a região Humaitá- Navegantes elegeu no sábado,29, as prioridades do território. 1.683 moradores escolheram habitação, saneamento básico, educação e assistência social.

Os 23 encontros da rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do Ciclo 2015/2016 do Orçamento Participativo, iniciados no dia 27 de julho, contabilizaram 20.657 credenciamentos, um crescimento de 17,52% de participação em relação ao ano passado, com 17.582 credenciados. É o maior número de inscritos desde a implantação do OP há 26 anos.

A Fasc esteve representada em todos os encontros. O presidente da Fundação Marcelo Soares destaca a importância  em estar junto com as comunidades para dialogar com os moradores as demandas de cada território, afim de ofertar os serviços com maior agilidade, transparência e qualidade.



FASC participa do 7º Encontro Municipal do PIM-PIA

O 7º Encontro Municipal do Programa Primeira Infância Melhor / Porto Infância Alegre PIM-PIA, foi realizado no Auditório do Ministério Público, sexta-feira, 28. A mesa de abertura contou com as presenças da Primeira Dama do Estado e Secretária do Gabinete de Políticas Sociais Maria Helena Sartori, a coordenadora do PIM PIA Leila Almeida, o Presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Marcelo Soares, o representante do TCE Leo Arno Richter, o secretário substituto da Secretaria Municipal da Saúde Jorge Cuty, o Secretário Adjunto da Cultura Vinícius Cáurio e a Secretária Adjunta de Educação, Maria da Graça Gomes Paiva.

O encontro foi destinado aos servidores da Prefeitura de Porto Alegre e representantes de entidades conveniadas ao Primeira Infância Melhor do Governo do Estado que atuam no atendimento de crianças com idade entre zero e seis anos, nas áreas de assistência, saúde, educação e cultura. Nesta edição “Fortalecendo a Infância, Famílias e Comunidades Enquanto Espaços de Vivências e Convivências Saudáveis” foi o tema do debate.

Na oportunidade, o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) Marcelo Soares, ressaltou a importância da Fundação, enquanto entidade parceira: Nós estamos engajados nesse processo, sabemos das dificuldades e dos desafios, vivemos numa sociedade no qual, cada vez mais complexidades se apresentam, mas eu não tenho dúvida, que é no início, na base, na família, com a criança é que nós efetivamente vamos avançar dentro de uma sociedade melhor”, disse Soares

O encontro teve promoção das Secretarias Municipais de Educação (Smed) e Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).


Entidade da Lomba do Pinheiro articula parceria com a Fasc

Presidente da Fasc, Marcelo Soares recebeu nesta sexta, 28, a nova Direção da Creche Balão Mágico que veio debater a parceria para atendimento de crianças, adolescentes e idosos na Região Lomba do Pinheiro, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.                                                                                                                                       

Também e estiveram presentes, a coordenadora da CGCONV Rochele Scott e a articuladora da Lomba do Pinheiro Patrícia Vieira.

Idosos participam de oficina de culinária

Idosos do Centro Dia do Idoso Nascer do Sol – Norte/ Noroeste, participaram da Oficina sobre a importância do milho na alimentação, onde a nutricionista Denise Calgaro Jamardo explicou o valor nutricional do milho.

 
Para encerrar, a cozinheira Alessadra Ferreira juntamente com dez idosos do CDI prepararam a massa do pão caseiro de milho, recheada com goiabada, que serviu de lanche da tarde para o grupo.
 

Adolescentes do Projovem assistem Banrisul para Juventude

 
 
Cinco participantes do Programa Jovem Aprendiz Banrisul assistiram, na terça-feira (18), à apresentação dos Concertos Banrisul para Juventude, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Para este evento, os jovens - oriundos do acordo de cooperação entre o Banrisul, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) e Território da Paz - foram selecionados pelo critério de assiduidade e desempenho na prática e aprendizagem.
 
Douglas Pereira da Silva, aprendiz da Unidade de Cartões, e Viviane Nascimento, aprendiz da Unidade de Negócios Rurais, conheceram o Theatro São Pedro e tiveram seu primeiro contato com a música clássica. Alessandra Jacobowski, aprendiz da Controladoria, destacou que foi um contato interessante com a música erudita, que ela já gostava e ouvia. Para Jonatha Godinho, aprendiz da Unidade de Gestão Patrimonial, “a música clássica e o ambiente do Theatro fazem você se esquecer dos problemas”. Jenifer Seib, aprendiz da Unidade de Contabilidade, gostou muito da oportunidade de conhecer instrumentos diferentes.
 
Para a responsável pelo Programa Jovem Aprendiz Banrisul, Kathy Helena Esposito, a importância do evento está relacionada à cultura, para ampliar os horizontes dos jovens e também incentivar a assiduidade e um bom desempenho.
 
Para os encontros, foi criada uma dinâmica de ensino, na qual o maestro Antônio Borges-Cunha demonstra o que é uma orquestra e apresenta os instrumentos que os músicos utilizam, interagindo com o público. O repertório vai da música clássica à popular, incluindo composições de Bach, Mozart, Vivaldi, Villa-Lobos, Carlos Gomes e Toquinho.

Fasc entrega projeto arquitetônico para Serviço de Convivênvcia

 
 
O engenheiro Enio Coelho, da Área de Projetos da Fasc, entregou sexta, 28, o projeto arquitetônico para a Associação Satélite Bairro Santa Maria, referente à construção de um espaço físico para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na entidade. A obra é demanda do Orçamento Participativo.
Estavam presentes a Articuladora do Eixo Baltazar Nordeste Lia Fernandes Bernau e a Presidente da Associação e Dirigente da Escola Infantil Meu Dengo Vilma Antunes Alves.

Reunião alinha planejamento orçamentário para 2016

 
Direção e coordenação de todas as áreas da FASC estiveram reunidas nesta segunda, 31, no Gabinete do Presidente da Fundação Marcelo Soares, para alinhar planejamento orçamentário para 2016.

CRAS Leste II realiza Primeira Ação Comunitária

                      
 
 
Mais de cem pessoas participaram da Primeira Ação Comunitária organizada pelo CRAS Leste II, através da coordenadora Doris Pinto, pela articuladora Tatiana Souza, juntamente com a Micro 3 do Conselho Tutelar, realizada neste domingo, 30, com os moradores do IPÊ I, Jardim Carvalho, Colina, Boa Vista, Grécia, Cefer I e II.
Na ocasião foram disponibilizadas informações e serviços para benefícios de programas sociais, registro civil, encaminhamentos de trabalho, corte de cabelo, além de muita diversão para as crianças.
 
Participaram do evento empresas como CIEE, Rotary Club Cidade Baixa, SOME, ONG Cirandar, Associação da Colina, Associação Comunitária Santa Rita de Cássia, Consultoria Integrare e Projovem Adolescente Região Leste/CEJAK (Centro Cultural James Kulisz) e representantes da União Sul Brasileira dos Maristas, com a presença de Olga Alves.
 
       
 
Aline Jobim, sócia da Empresa Integrare – consultoria em acessibilidade falou do trabalho de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho “ Prestamos serviços de forma geral, para a comunidade, oportunizando a inserção das pessoas deficientes que se sentem parte do grupo, conhecendo seus direitos, se valorizando, melhorando a auto estima e conseqüentemente sua situação financeira”.
 
A coordenadora Jussara Beatriz de Oliveira Machado e a secretária da diretoria da Associação Comunitária Santa Rita de Cássia, Isabel de Figueiredo, ressaltaram a importância do encontro das mulheres da comunidade, que resultou na confecção de almofadas, toalhas de mesa, entre outros itens, que foram vendidos no brechó, durante a ação comunitária. O objetivo foi angariar fundos para aquisição de eletrodomésticos para a Associação, bem como oportunizar às participantes, formas de geração de renda.

Deives Xavier, animava o encontro com sua voz e violão no Projeto Gera Paz Gestando sonhos, gerando mudanças do MDCA – Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente, que trabalha com apoio pedagógico, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, apoio à família, realizando, em média, 300 atendimentos mensais. Participaram da Ação Comunitária com exposição de roupas para doação.

Estudantes de enfermagem atuaram como voluntárias do Posto de Saúde Miltra Rodrigues, medindo pressão arterial e prestando informações sobre saúde preventiva, cuidados com a sexualidade, doenças como a tuberculose e alimentação saudável, bem como direitos do idoso.
Assistente social do CIEE Menor Aprendiz, Patrícia Marcelino e o coordenador Joaquim Proença, estiveram no local, para entre outras atividades, ofertar curso gratuito de informática.
 
  
 
Gabriela Medeiros, administradora do CEA – Centro de Educação Ambiental que atende crianças e adolescentes, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, estiveram presentes na ação, informando sobre os serviços socioassistenciais desenvolvidos pela entidade na região.
 
O Presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania, Marcelo Soares, parabenizou a equipe pela iniciativa, salientando a importância da Ação Comunitária como forma de ofertar serviços e levar ao conhecimento da população o atendimento soioassistencial desenvolvido na região.

Crianças participam da primeira aula de rugby

A primeira aula do Projeto Piloto Tag Rugby ocorreu nesta segunda, 31, na Instituição Pão dos Pobres. A iniciativa foi desenvolvida pelos integrantes do San Diego Rugby Clube, Fasc e Fundação Pão dos Pobres.
 
O Rugby é um esporte coletivo, originário da Inglaterra, que traz, além da prática da atividade física, desenvolvimento da autoestima, autoconfiança, além de oportunizar a integração e a inclusão social. Ganhando força em solo gaúcho o rugby, através do San Diego Rugby Clube, já conta com atletas nas Seleções Gaúcha e Brasilera.
 
Participaram, trinta crianças de 10 a 12 anos atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Pão dos Pobres em parceria com a Fasc. Acompanhada pelo Professor responsável pelas Atividades Recreativas e Futsal Marcos Paulo Naimayer, a aula foi ministrada pelos atletas do San Diego Rugby Clube Matheus Milão e Diego Sanchez:" A experiência é uma satisfação pessoal e de ensinamentos, pois trata-se de um esporte com muitos valores de respeito para as crianças”, disse Sanchez.
 
O projeto piloto visa ensinar rugby de uma forma diferente, sem o contato físico. Uma das crianças participantes de 12 anos adorou a iniciativa. “Conheci esse esporte pela televisão e pessoalmente achei diferente. É muito bom!”, disse.
 
A Fundação Pão dos Pobres mantém parceria com a Fasc no atendimento de 60 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos no SCFV, além de outros 100 acolhidos em abrigos residenciais.

Entidades realizam ação beneficente


 
O 2º Baile Beneficente – Pró Instituições Casa de Nazaré – Amparo Santa Cruz – Ação Voluntária Francisco de Assis – Casa do Jardim do Éden foi realizado no Centro de Eventos Casa do Gaúcho. A articuladora das regiões Glória/Cruzeiro/Cristal, Samanta Nunes, esteve presente representando o Presidente da Fasc, Marcelo Soares.

Em convênio com a Fasc, a instituição Casa de Nazaré, localizada na região Cristal, atende atualmente 180 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e 80 jovens no Trabalho Educativo (TE). Já na região Glória, a instituição Amparo Santa Cruz atende 120 metas no SCFV e 60 no TE.

Encerra etapa de treinamento do ponto eletrônico

Encerrou nesta segunda, 31,mais uma etapa no Cronograma da implantação do ponto eletrônico, com palestras de sensibilização, cadastro biométrico e registro fotográfico. Estão sendo contemplados 35 serviços, sendo 22 da Proteção Social Básica e 13 da Especial de Média Complexidade.

O treinamento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Administração, foi conduzido pela equipe do Ponto Eletrônico do Centro de Direitos e Registros (Cedre), setor da Supervisão de Recursos Humanos (SRH) da SMA, durante os dias 19, 24 e 31 de agosto.
Para a coordenadora da Gestão de Recursos Humanos da Fasc, Tharynn Penido Tombini, o ponto eletrônico representa um grande avanço para a administração municipal, à medida que assegura maior veracidade e integridade dos registros funcionais, resguardando gestores e servidores, além de ir ao encontro do que dispõem os princípios da Administração Publica, a eficiência e economicidade.

Em 2016, o ponto eletrônico será instalado nas unidades da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, concluindo assim 100% da implantação em todos os serviços da Fundação.

Grupo de Trabalho discute habitação

 
 
O Presidente da Fasc, Marcelo Soares, participou da reunião sistemática do Grupo de Trabalho do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), realizada nesta terça, 1, no Ministério Público do RS.
Na oportunidade, foram debatidas as unidades habitacionais do Programa na região da Restinga.
 
Compõem o Grupo de Trabalho, representantes da Caixa Econômica Federal, Promotoria da Justiça do RS, Ministério Público do Rio Grande do Sul, Ministério Público Federal, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) e do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB).

Fasc participa do Núcleo de Ação das Internações Compulsórias

 
O Núcleo de Ação das Internações Compulsórias esteve reunido nesta terça, 1, no Tribunal de Justiça para debater o projeto saúde mental e gestão da rede de internações.
 
O grupo foi formado a partir da discussão criada pela Comissão de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça sobre o tema. O objetivo é melhorar o fluxo de atendimento da saúde mental e fortalecimento das redes de acesso encaminhando os casos de internação para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e não mais para a justiça, como acontece atualmente com o grande número de ações para acesso ao atendimento.
 
A Fundação de Assistência Social e Cidadania, através do presidente Marcelo Soares, integra esse grupo a fim de cooperar no aspecto referente ao atendimento psicossocial multidisciplinar.
 
Coordenado pela Dra. Gláucia Dipp Dreher, o núcleo também é composto pelos Representantes do Ministério, Defensoria Pública, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Associação de Psiquiatria e Confederação de Municípios.

Reunião técnica acerta detalhes da Pesquisa para população em situação de rua

 Na reunião técnica da FASC ocorrida nesta terça, 1, foi apresentado o projeto da Pesquisa quanti-qualitativa, que vai traçar o perfil da população em situação de rua na capital.

O projeto será executado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Na oportunidade, foram articuladas agendas para discussão com a universidade sobre a formação da equipe de pesquisadores.
 
Estiveram presentes a Diretora Técnica Marta Borba, Coordenadora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade Lândia Cunha, Coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade Julia Obst, Coordenadora da Proteção Social Básica Gelsa Rocha da Silva, Coordenadora da Nutrição Gabriela Perez, Coordenador do Monitoramento e Avaliação Ivam Martins, Coordenadora da Assessoria Jurídica Sade Rosenberg e a Coordenadora da Vigilância Socioassistencial Simone Ritta

Metas dos Contratos de Gestão 2015 são avaliadas

O vice-prefeito Sebastião Melo, titulares e adjuntos dos órgãos municipais estiveram reunidos nesta terça, 1, no Hotel Continental, para avaliar a situação das metas dos Contratos de Gestão de 2015.
 
O Presidente da Fasc Marcelo Soares participou da avaliação dos indicadores, que acontece mensalmente. Os representantes das secretarias também realizam a avaliação trimestralmente com a presença do prefeito José Fortunati, para detectar avanços ou melhorias que devam ser perseguidos.

Fasc prepara matriz orçamentária

A Fundação de Assistência Social e Cidadania prepara a matriz orçamentária para 2016. O tema foi debatido nesta quarta, 2, na Sala da Presidência da Fasc.

 
Participaram da reunião, o Presidente da Fundação Marcelo Soares, Diretora Administrativa Eduarda Eschberger, Diretor Financeiro José Juarez Pereira, Diretora Técnica Marta Borba, Assessora de Planejamento Daniela Vendruscolo e Coordenadora da Assessoria de Vigilância Socioassistencial Simone Ritta dos Santos e Assessora da Direção Financeira Cristina Butzge.
 
 

Gestores tratam de acolhimento para crianças e adolescentes

A reunião do Comitê de Gerenciamento Infância e Juventude Protegidas, realizada quarta-feira, 2, na Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO), foi coordenada pelo presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Marcelo Soares. Em pauta,  o acolhimento institucional para crianças e adolescentes.

Atualmente, a prefeitura é responsável pelos serviços em 22 abrigos institucionais, com capacidade para até 20 crianças e adolescentes cada, com equipe de educadores sociais que trabalham em regime de plantão. Além disso, o município também gerencia 46 casas lares, para até 10 jovens cada, a cargo de um cuidador residente. A demanda por acolher crianças e adolescente vem do poder judiciário e tem se ampliado ano a ano.

Em 2012, foram realizados 255 acolhimentos, ante 331, em 2013, trezentos e cinquenta e sete em 2014, e, até julho deste ano, já foram mais 266 jovens, em alguns casos com problemas de saúde mental, transtornos de condutas, entre outros. Um dos principais objetivos do trabalho realizado pela Fasc, em conjunto com outros órgãos municipais, é trabalhar no fortalecimento dos vínculos familiares desse público, já que o acolhimento institucional é medida excepcional.

Com investimento quadruplicado nos últimos anos, a prefeitura projeta destinar a essas ações em torno de R$ 37 milhões ao longo de 2015. Integrantes da Fasc, SMPEO e Procuradoria-Geral do Município constituirão grupo para reuniões permanentes com vistas ao aprofundamento da discussão e ao planejamento de melhorias nessa ação.  

Comitês de Gerenciamento – São instâncias coletivas das quais participam membros de diversos órgãos da prefeitura para tomar decisões e acompanhar o gerenciamento dos 12 programas estratégicos de governo. Os comitês se reúnem mensalmente, com presença de secretários e/ou adjuntos e gerentes. Cada programa é composto por inúmeras ações transversais, pensadas e executadas de forma conjunta para o melhor aproveitamento dos recursos e garantia de mais resultados para a sociedade.
 






Fasc implanta Comissão de Movimentação de Pessoal

A partir do mês de setembro a FASC passará a ter uma Comissão de Movimentação de Pessoal. A primeira reunião foi realizada nesta terça, 1, pela Coordenadora da Gestão de Recursos Humanos da Fasc, Tharynn Penido Tombini, a assistente de coordenação Denise Schulz e a servidora Suely Silva Santos, que apresentaram o projeto para área técnica da FASC.

Segundo a coordenadora de RH Tharynn Penido Tombini, e a Chefe de Área de Educação Permanente Aline Dorneles, a Comissão tem como objetivo proporcionar maior agilidade e transparência na movimentação de pessoal, além de consolidar um espaço de discussão permanente para tratar essas movimentações no âmbito da Fundação.

A Área Técnica esteve representada pela Diretora Técnica Marta Borba, Coordenadora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade Lândia Cunha, Coordenadora da Proteção Social Especial Media Complexidade Julia Obst, Coordenadora da Proteção Social Básica Gelsa Rocha da Silva, Coordenadora da Nutrição Gabriela Perez, Coordenador do Monitoramento e Avaliação Ivam Martins.



Feira de Artesanato das idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV da região Glóra/Cruzeiro/Cristal realizam nesta quinta, 03, uma exposição de Artesanato, no saguão do prédio sede da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).Animadas e bem dispostas, elas exibiram almofadas, bonecas de tecido, trabalhos em crochê, tricô e bijuterias, confeccionados por elas mesmas.

O aprendizado acontece nas oficinas de artesanato, realizadas todas as quintas-feiras no Cras Cruzeiro. Nas aulas, elas também aprendem a confeccionar peças utilizando material reciclável.
“A idéia de realizar a feira é de iniciativa total delas, proporcionando não só uma renda extra, mas principalmente a integração”, salienta a Referência Técnica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Ilse Agostini.
Enar Paz Joaquim, 68 anos participa do SCFV do Cras Glória há 18 anos: “Quando eu estou estressada eu pego um ‘fuxiquinho’, vou fazendo e acalmo, já passou. É muito importante pra nós nessa idade, pra cabeça também, sem contar o dinheirinho que dá pra fazer um passeio depois”, revela.



Editado pela Assessoria de Comunicação da FASC
assecom@fasc.prefpoa.com.br Tel: (51)3289.4909

Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.