PW Páscoa
A Páscoa Cristã

A Páscoa segundo a Bíblia

A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, no livro chamado “Êxodo”. Êxodo significa saída, e esse livro relata exatamente a saída dos judeus do Egito.

Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação deu início a uma série de ordens e obras que levaram os judeus a um período de grande sofrimento.

Conta a Bíblia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-lo dessa situação, dando-lhe os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que comessem só pão sem fermento (hoje comida obrigatória na festa do Pessach) e no último dia, quando finalmente estariam fora do Egito, seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.

Essa celebração recebeu o nome de Pessach (origem da palavra Páscoa), que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. O Pessach é festejado no sétimo mês do calendário judaico e é celebrado por 8 dias, antecedendo a Festa dos Pães Ázimos.
Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?