AMIGO
Aos leitores da SEDA a nossa homenagem

BALANÇO
Os números da SEDA na semana

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) realizou entre os dias 13 e 19 de julho 111 esterilizações, 28 atendimentos clínicos e 12 cirurgias. Já a equipe de Fiscalização atendeu a 145 demandas do “Fala Porto Alegre – 156”. Veja os números:

BICHO AMIGO I
Bicho Amigo orienta comunidade da Hípica

A equipe da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) esteve, em 14 de julho, na comunidade da Hípica, Zona Sul da Capital, para mais uma ação do Projeto Bicho Amigo, esclarecendo dúvidas e orientando moradores sobre os tipos de serviços oferecidos pela SEDA aos proprietários de animais cujas comunidades encontram-se em situação de vulnerabilidade social: esterilização, atendimento veterinário e resgates de animais de rua atropelados ou doentes, fiscalização a maus tratos e feiras de adoção.

Muitos questionamentos surgiram acerca da esterilização. Segundo a moradora Camila Santos, há muitos animais de rua no local. A vizinhança alimenta os cães, mas ninguém presta auxílio em prol da saúde deles. “Com o trabalho realizado pela SEDA estes animais receberão auxílio, sem falar na dimiuição de  problemas quanto à proliferação dos animais de rua”, frisou.

A ação foi realizada durante a Comemoração Julina, promovida pela Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), que contou com a participação dos ônibus Brincalhão e Inclusão Digital e da Escolinha de Trânsito da Brigada Militar.

BICHO AMIGO II
Bicho Amigo na Vila Mapa

Cerca de 150 animais de moradores da Vila Mapa, na Zona Leste de Porto Alegre, foram atendidos no último sábado (14) pelo projeto Bicho Amigo da SEDA. Durante a atividade, realizada em frente à Escola Municipal Heitor Vila Lobos, foi realizado atendimento clínico veterinário, aplicação de vermífugo e cadastro para agenda de esterilizações.
 
A escola tem sido contemplada com palestras realizadas pela SEDA sobre guarda responsável e bem-estar animal para alunos da 1ª à 4ª séries. “Esta é uma forma de mostrar aos pequenos que os animais são importantes e que devemos cuidar bem deles”, destacou a coodenadora da Área de Medicina Veterinária, Márcia Gemerasca.
BICHO AMIGO III
Bicho Amigo chega ao bairro Mário Quintana

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) deu início, em 9 de julho, ao atendimento de animais das famílias do bairro Mário Quintana. Além da palestra sobre guarda responsável, cerca de 130 cães e gatos cadastrados por seus tutores no PSF Batista Flores foram examinados por uma equipe de veterinários e receberam aplicação de vermífugo e vacinação.

Para que eles sejam encaminhados limpos e cheirosos à esterilização, agendada para o dia 24 de julho, a SEDA distribuiu saches de shampoo e condicionadores, doados pelas empresa porto-alegrense Empóriopet.

O estudante Gustavo Matuziak Reis, de 11 anos levou seu cãozinho para atendimento e manifestou satisfação em saber que a Prefeitura de Porto Alegre se preocupa com a saúde e bem-estar animal. “Tô muito feliz em saber que a SEDA vai ajudar. Assim ele ficará saudável e não terá filhotinhos”, conta. 

Desde a sua criação, a Secretaria Especial dos Direitos Animais visitou mais de 60 comunidades da Capital e esterilizou 5.780 cães e gatos. 

BIOÉTICA
PUC/RS inicia em agosto a 2ª edição do Curso de Especialização em Bioética

Profissionais graduados de todas as áreas do conhecimento têm até o dia 14 de agosto para se inscrever na 2ª edição do Curso de Especialização em Bioética. As aulas iniciam no dia 28 de agosto e serão realizadas todas as terças e quartas-feias, das 18h às 22h30min. A especialização tem duração de seis meses.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Lívia Haygert Pithan, o objetivo é proporcionar uma visão básica e integradora da Bioética, despertando o interesse do participante para a reflexão e o debate dos problemas bioéticos, sejam filosóficos, científicos, jurídicos, sanitários, ambientais ou econômicos.

Entre as disciplinas estão Bioética e Animais, Meio Ambiente, Clínica, Início e Final da Vida, Pesquisa com Seres Humanos e Temas Emergentes de Bioética. T taxa de inscrição: R$ 75,00 - Investimento: 18 vezes de R$ 640,00.

Mais informações no site www.pucrs.br/educacaocontinuada.
 

CAMPANHA DO AGASALHO I
SEDA quer incentivar doações nas redes sociais

O colega da SEDA, André Sardá, estava indo para o trabalho, na quinta-feira (19), quando percebeu na calçada úmida e gelada da Zona Sul pegadinhas de animal. Ele, com frio, imaginou um cão andando sozinho naquele terreno molhado.

Foi o suficiente para pegar o celular, fotografar as pegadas e transformar a imagem em uma nova campanha de incentivo às pessoas doarem roupinhas, cobertores e itensílios para animais.

A Campanha do Agasalho 2012 encerra no dia 31 de agosto. Faça você também a sua parte: compartilhe esse cartaz e doe. Mais informações pelos telefones (51) 3289.3610 e (51) 3289.3730, com Fernanda ou Sandro. 

Lembre-se também que, no rigor do inverno, muitos sequer têm um lar e vagam por aí à procura de alimento, amor e cuidado. Adote!
 

CAMPANHA DO AGASALHO II
SEDA doa cobertores à casal de protetores que cuida de 200 gatos

 

  “Como existem muitas ONGs que auxiliam e abrigam cães, quisemos fazer a diferença e, como casal, abrimos mão de várias coisas em prol dos gatos. Desde 2004, quando iniciamos o projeto, eles são a nossa família”, diz Vinícius Costa.


A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) doou 300 cobertores à Família Costa, que tem sob sua responsabilidade aproximadamente 200 felinos. As cobertas foram entregues à SEDA por um doador desconhecido que, gentilmente, ofertou 800 peças.  

Velhos conhecidos da causa animal em Porto Alegre, a vida de Vinícius e Joseane é toda voltada aos amigos de quatro patas. A segurança está garantida com o cercamento do pátio, bem como as despesas com comida e higiene: são 800kg de ração por mês e 300kg de areia por semana.

Mas por quê gatos? “Como existem muitas ONGs que auxiliam e abrigam cães, quisemos fazer a diferença e, como casal, abrimos mão de várias coisas em prol dos gatos. Desde 2004, quando iniciamos o projeto, eles são a nossa família”, diz Vinícius.

CONSCIÊNCIA I
Segunda Sem Carne e em dia com o meio ambiente

O Informativo SEDA do dia 13 de julho falou sobre o Programa Nacional de Abate Humanitário, idealizado pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA Brasil) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o intuito de minimizar os impactos do abate de animais no momento do manejo e buscar formas e práticas que ofereçam atitudes menos cruéis aliadas à questão da qualidade dos alimentos.

Nesta edição, o Informativo abordará uma campanha mundial que propõe a conscientização sobre os impactos que o uso da carne para a alimentação (bovina, suína, de peixe, aves ou  qualquer outro animal) tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais. Lançada nos Estados Unidos, na Austrália e no Reino Unido, a campanha “Segunda Sem Carne” está presente em mais de 20 países e ganhou vários apoiadores e adeptos como o presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, Rajendra Pachauri, o ex-Beatle Paul McCartney, a apresentadora norteamericana Oprah Winfrey e o músico e Gilberto Gil.

Chegou ao Brasil por meio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Em Porto Alegre, desde 2010 tramita na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que institui o “Segunda Sem Carne”, de autoria do vereador Beto Moesch (PP). Pela proposta, residências, restaurantes e demais estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios serão convidados a optar por refeições sem carne neste dia. “O objetivo é promover uma reflexão e conscientização sobre o consumo excessivo de carne. A dieta vegetariana é ecológica, saudável, ética e compassiva. Precisamos disseminá-la o máximo possível entre a população”, defende o autor da proposta.  

A medida também procura promover o veganismo, filosofia de vida baseada nos direitos animais, cujos adeptos procuram não consumir produtos nem participar de atividades em que há exploração ou uso de bichos, excluindo os alimentos de origem animal. 

A SEDA encaminhou à Secretaria Municipal de Educação (SMED) a proposta da "Segunda Sem Carne" para ser implementada nas escolas da rede. Conforme a secretária Cleci Maria Jurach, o documento já está nas mãos da equipe de Nutrição e aguarda uma avaliação.  

A campanha
A principal razão por trás da “Segunda Sem Carne” é que os brasileiros, freqüentemente, consomem maior quantidade de carne nos finais de semana, deixando pratos mais leves para este dia da semana. Pesquisas mostram que os restaurantes vegetarianos recebem mais clientes às segundas-feiras, e que este é também um dia de se iniciar coisas novas, como deixar de fumar ou começar um regime.

Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório apontando que a produção de carne é um dos maiores vilões da preservação ambiental, pois libera mais gases causadores do efeito estufa na atmosfera do que o setor de transporte, por exemplo. O relatório contabiliza estes gases liberados no meio ambiente em todas as etapas do ciclo de produção da carne – desde a abertura de pastos em florestas, a fabricação e o transporte de fertilizantes e a queima de combustíveis fósseis em veículos de fazendas, até as emissões físicas do próprio gado. “A Organização da ONU para a Agricultura e Alimentos (FAO) estima que as emissões diretas da produção de carne correspondem a 18% do total mundial de emissões de gases do efeito estufa”, afirma Rajendra Pachauri.

Outro dado importante: grande parte dos grãos produzidos mundialmente vai para a alimentação de animais, incluindo 60% do milho e da cevada e até 97% do farelo de soja. Em um planeta com um bilhão de pessoas passando fome, as carnes apresentam-se como uma fonte de alimentos extremamente ineficiente, demandando recursos escassos como água e terras agriculturáveis – que poderiam ser usados para alimentação humana direta. Para Wallace Tyner, especialista em economia agrícola da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, "na medida em que as pessoas têm mais renda, mais carne consomem, e isso demanda mais grãos para alimentar os animais. Portanto, isso terá um impacto nos preços globais como um todo", diz. 

Veja no quadro quanto custa 1Kg de carne:
 

Motivos para não consumir carnes, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira

  • Pelo planeta - Já há quase 7 bilhões de pessoas na Terra e, para produzir carne para esta população, é preciso criar bilhões de animais que consomem água, comida e recursos energéticos, que demandam espaço, que produzem grande quantidade de excrementos, que contaminam os mananciais, que causam erosão e geram poluição atmosférica. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 15 kg de proteína vegetal (milho, soja e outros).

  • Pelas pessoas - Uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas como cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes. Por apresentar tantos benefícios, dietas sem carne são estimuladas pela Associação Dietética Americana e Nutricionistas do Canadá, bem como por renomadas instituições como o American Institute for Cancer Research, American Heart Association, FDA (Food and Drug Administration), Universidade de Loma Linda, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e Clínica Mayo.

  • Pelos animais - Cerca de 70 bilhões de animais são mortos por ano no mundo para alimentar humanos, enquanto o reino vegetal é plenamente capaz de fazê-lo. Uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável.
Saiba mais sobre “Segunda Sem Carne” e receitas livres de proteína animal no site ww.segundasemcarne.com.br
CONSCIÊNCIA II
Flexitarianismo: repensar o consumo de carnes não precisa ser tudo ou nada

* Por Humane Society International (HSI)

Para muitos, a ideia de fazer a revisão de uma vida de hábitos alimentares pode ser intimidante. Nem todo mundo está disposto a fazer a transição entre comer carne todos os dias e, da noite para o dia, tornar-se vegetariano.

Mas esta reflexão não precisa ser do tipo "tudo ou nada”. Independentemente de qual seja a sua motivação primária - proteger o meio ambiente, promover o bem-estar dos animais ou cuidar da saúde -, você pode dar um significativo primeiro passo tornando-se um "flexitariano". O termo mistura "flexível" e "vegetariano" para descrever aqueles que escolhem uma abordagem de evitar a carne numa parte do tempo.

"Um flexitariano acorda todos os dias tentando se tornar mais vegetariano", diz Dawn Jackson Blatner, porta-voz da Associação Dietética Americana e autor de A Dieta Flexitariana. "Não vai ser perfeito; a questão aqui é o progresso".

Ao promover a alimentação consciente, a Humane Society International (HSI) abraça a abordagem dos "Três Rs"

  • reduzir o consumo de produtos de origem animal;
  • refinar a dieta, evitando alimentos criados nos piores sistemas produção (por exemplo, a mudança para ovos produzidos sem gaiolas);
  • e substituir (o R vem do inglês "replace") os produtos animais por alimentos à base de vegetais.
Programas de sucesso como a Segunda Sem Carne, adotada por faculdades, estabelecimentos e municípios em todo o mundo, têm ajudado as pessoas a verem, um dia por semana, como a culinária vegetariana pode ser fácil e deliciosa. Seja qual for a sua abordagem, há uma abundância de receitas vegetarianas saborosas e fáceis. Existem também maneiras fáceis de substituir os laticínios e ovos das suas receitas favoritas com ingredientes à base de vegetais.

Confira no site http://www.hsi.org/portuguese/issues/eating/meatfree_guide/our_favorites.html receitas sem carne vindas da China, da Índia, da América Latina e de outras regiões, bem como o Guia HSI para uma Alimentação sem Carne, para mais dicas sobre a alimentação humana.
DOAÇÃO
Empóriopet faz as primeiras doações de shampoo e condicionador para animais


 

A Empóriopet doará 300 kits por mês à SEDA. Estes sachês serão disponibilizados aos proprietários cujos animais passarão por esterlização.


A equipe da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) recebeu, na segunda-feira (16), um presente mais do que especial. Ana Quintelo e Ângela Barrichelo, da Empóriopet, doaram 300 kits de shampoos e condicionadores para peludos. “A gente tem acompanhado o trabalho da SEDA e quis, de alguma forma, contribuir com animais em condições de vulnerabilidade”, disse Ana, ao enfatizar que a quantidade doada está de acordo com o número de ações do Bicho Amigo nas comunidades carentes. "Assim, as pessoas poderão banhar seus animais antes da cirurgia de esterilização". 

Na opinião de Ângela, a seriedade e competência da SEDA devem ser difundidas por todo país, com intuito de acabar com maus tratos e lutar de fato pelos Direitos Animais. As gurias irão doar 300 kits por mês e pretendem estender a parceria através da divulgação dos serviços da Secretaria e animais que esperam por um lar.
 
A Empóriopet é uma empresa de produtos de beleza animal ecologicamente correta que aproveita a biodiversidade de plantas do Brasil, respeitando o meio ambiente. Para saber mais sobre a empresa acesse o site www.emporiopet.ind.br.

ERRATA
Informativo SEDA esclarece




Ao contrário do que foi publicado em edições anteriores do Informativo SEDA (29 de junho e 13 de julho), o cão Ariel não foi atingido por nove tiros, e sim por um só tiro, cuja arma era de calibre 12.

Como o tiro partiu de uma espingarda, os estilhaços espalharam-se por várias partes de seu corpo, atingindo inclusive a coluna do animal.






No Informativo SEDA de 13 de julho, na matéria "SEDA promove palestras com foco em crianças e jovens", não foi citado o nome da palestrante. A médica veterinária Renata Ferreira Casa Nova é agente de fiscalização da Secretaria Municipal da Saúde, e, a partir de agora, está focada no trabalho de conscientização sobre guarda responsável com alunos da rede municipal. 

Nosso agradecimento à Dra. Renata e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido junto às crianças e jovens.


 

EVENTO
SEDA participa do Primeiro Encontro de Protetores e Amigos da Causa Animal

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre sediará no próximo dia 28 de julho, das 8h às 13h30, o Primeiro Encontro de Protetores e Amigos da Causa Animal. A Secretaria Especial dos Direitos Animais já confirmou presença no evento, organizado pelo Projeto Bicho de Rua, que discutirá o papel dos protetores no bem-estar das comunidades em que atuam, bem como os impactos psicológicos e espirituais do sofrimento animal na vida de quem se dedica a protegê-los.

O objetivo, segundo os organizadores, é trazer um momento de conforto e incentivo a esses “braços fortes”, além de estreitar os vínculos da rede solidária e divulgar dados que dimensionam a importância desse trabalho social. “Este não é um encontro sobre Direitos Animais e, sim, sobre protetores que, diariamente, são expostos a cenas de extrema violência, lidam com a falta de recursos e com o estranhamento da família e sociedade quanto a sua escolha”, dizem.

Para participar, basta acessar este link. É só clicar em cima e esperar abrir a página. As vagas são limitadas e a entrada é gratuita.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Recepção
 
9h –
Boas-vindas do Projeto Bicho de Rua e apresentação dos músicos Alessandro Olivieri e Vanessa Curvello
 
9h30 – "A mudança do mundo começa em nosso jardim"
Palestrante: Sônia Grisolia (publicitária e responsável pela implantação do sistema que gerencia o site do Projeto Bicho de Rua e que, atualmente, dedica-se à Campanha Barriguinha Cheia e ao Projeto Protegendo o Protetor)

10h15 - "O papel da fé como suporte ao trabalho voluntário"
Palestrante: Ministro Provincial da Ordem dos Franciscanos do Rio Grande do Sul, frei João Inácio Muller
 
11h – Intervalo
 
11h30 – "Os Animais e o Espiritismo"
Palestrante: Pedro Gonzaga (médium do Centro Espírita Luz e Esperança de São Francisco - CELE, que se dedica ao estudo da espiritualidade dos animais e trabalha pela conscientização da humanidade quanto ao seu papel de guardiã da natureza e da vida em todas as suas formas)

12h15 – "O benefício aos seres na visão Budista"
Palestrantes: Beatriz Trapp e Fabiane Girardi

13h – "Um mundo estranhamente familiar"
Palestrante: Maria Rosane Pereira (psicanalista e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e da Association Psychanalyse et Médecine-Paris)
 
13h45 - Encerramento
 

GUARDA RESPONSÁVEL I
HP de volta à SEDA

Carinha de anjo: "HP é muito bagunceiro, corre pela casa, morde tudo o que vê pela frente e não dá sossego. “Mas é assim que gostamos de vê-lo, correndo, sempre agitado e tornando a vida da minha família muito mais feliz", diz Graziela Paniz (dir.).


HP já foi um cãozinho de rua, mas isto faz parte passado. O presente é uma benção e o futuro há de ser também. Depois de ser resgatado pela SEDA, hoje o SRD de quatro meses tem a vida dos sonhos: um lar, uma família e, principalmente, muito amor. Por isso cresce bonito e saudável.

O filhote foi adotado há cerca de dois meses pela Família Paniz e voltou à Área de Medicina Veterinária, na segunda-feira (16), para tomar a segunda dose da vacina e agendar a esterilização.

A estudante Graziela Rangel Paniz, de 23 anos, conta que HP é muito bagunceiro, “mas é assim que gostamos de vê-lo, correndo, sempre agitado e tornando a vida da minha família muito mais feliz”, diz a moradora do bairro Bom Fim.

Soraya Paniz, mãe de Graziela, aguarda ansiosa pela esterilização, marcada para o dia 27 de agosto. “Esterilizar é um ato de amor e também previne que aconteça o que ocorreu com o HP: o abandono”, conclui Soraya.

GUARDA RESPONSÁVEL II
Conheça os cães da SEDA que esperam por adoção

Quem quiser adotar um desses mini peludos, entrar em contato com Fabiana Betat pelo e-mail
fabiana.betat@seda.prefpoa.com.br ou pelo telefone (51) 3289.5504.
   

   
SOLIDARIEDADE I
Dia do Amigo com presença de animais é neste domingo

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) levará sua estrutura para participar do "Dia do Amigo" que está sendo organizado pelo Shopping Paseo Zona Sul. O evento, que contará com um bate-papo sobre os cuidados com animais e exposição de cães para adoção, ocorrerá neste domingo (22), das 12h às 20h, na avenida Wenceslau Escobar, 1823 - bairro Tristeza.

A ideia de fazer o "Dia do Amigo" com animais surgiu depois de constatado que um grande número deles acompanha seus donos no shopping. O Paseo permite a circulação de animais por todo o mall, no chão, exceto nos banheiros. “A única restrição são cães considerados ferozes, que devem usar focinheiras”, diz a coordenadora de Marketing, Bianca Medeiros.

O adestrador da SEDA, Cláudio Pinheiro, participará do evento ensinando técnicas de socialização e de boa convivência entre animais e humanos. Pinheiro já adestrou dezenas de cães bravios na Área de Medicina Veterinária da SEDA, e muitos deles já foram adotados.