AÇÃO NA RESTINGA
SEDA realiza ação conjunta com DMLU e DMAE em canil particular

Desde agosto do ano passado, a Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) vem desenvolvendo uma série de ações, em parceria com outras secretarias e órgãos do poder público municipal, com o objetivo de diminuir a população animal. Muitos animais já foram retirados do canil de Paulo Amaral no bairro Restinga, tratados e colocados para adoção. Porém, Amaral continua abrigando cães e gatos que são abandonados e outros recolhidos  das ruas.

Na quarta-feira (1º), os veterinários da SEDA levaram 113 cães à Área de Medicina Veterinária (AMV), onde passam por cuidados médicos e atendimentos diversos. Um dos objetivos deste deslocamento dos animais visou a intervenção do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para remoção de entulho no local. No dia seguinte (2) foram retiradas quatro caçambas de lixo de um terreno de 75 metros quadrados. Na sexta-feira (3), o DMLU retornou para concluir a limpeza e reorganizar o espaço. Já o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) limpou as fossas e dará suporte à parte hidráulica.
 
A  equipe da SEDA também convenceu  Paulo Amaral a remover 15 gatos que ele mantêm em sistema de confinamento. A ideia é que, depois de clinicados na AMV, fiquem sob os cuidados de uma protetora da Zona Sul da Capital até serem doados. “Estamos num trabalho forte de convencimento de Seu Paulo para reduzir o número de animais sob sua responsabilidade”, diz a coordenadora da Área de Medicina Veterinária, Márcia Gemerasca, ao destacar que alguns cães passam por tratamento e muitos filhotes, recolhidos na semana passada, apresentam sintomas de cinomose e estão na área de isolamento na SEDA. Dois SRDs passaram por cirurgia de amputação de membros. 

Atendimento a Paulo Amaral
Conforme noticiado no Informativo SEDA de 27 de julho, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) está realizando uma ação global com relação às circunstâncias que envolvem o canil de Paulo Amaral. Considerando o fato de que há, por parte de Amaral, a disposição constante de abrigar animais em sua residência, de nada adianta a preocupação somente com os mesmos, mas com a saúde deste senhor, também.

Nos próximos dias, a PMPA, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retomará o acompanhamento médico que Amaral vinha realizando antes de abandonar o tratamento. Neste acompanhamento serão avaliadas a prescrição e uso de medicação, bem como a necessidade de outras medidas de atenção a sua saúde. Isto faz parte de um plano de trabalho proposto pelo município à Justiça Estadual, descrito detalhadamente nos autos do processo. 

Como forma de garantir a eficácia e continuidade do tratamento, serão realizadas visitas domiciliares semanais por um psicólogo da Unidade Básica de Saúde da Restinga, bem como por um profissional de Enfermagem, que acompanharão as questões relativas ao uso de medicação e farão as orientações necessárias. Também deverá compor o tratamento a prevenção de doenças transmissíveis e, se for necessário, a presença de outros profissionais da área da saúde.

Enfim, as manifestações eletrônicas veiculadas pela rede de proteção, devem considerar questões relativas não somente aos animais, mas ao estado de saúde física e mental deste cidadão. A SEDA mantém o compromisso de realizar todas as ações necessárias com vistas a proporcionar o melhor, tanto para Paulo Amaral como para os animais.
 

Registro da limpeza do espaço e do atendimento aos animais na Área de Medicina Veterinária da SEDA

 

 

 

AMOR SEM PRECONCEITO
Animais idosos são grandes companheiros

O tempo vai passando e, quando damos conta, nossos animais de estimação estão velhinhos, velhinhos. A idade média dos cães varia entre 10 e 15 anos e, assim como os humanos, eles precisam de cuidado, atenção e carinho para viver mais e melhor. 

Na hora de adoção a preferência é pelos filhotes, porém, os mais velhos têm lá suas vantagens. De acordo com a veterinária da SEDA, Juliana Koenen Vieira, animais com uma certa idade são mais calmos e tranqüilos e, quem adotar um, saberá o que está levando para casa. “A medida em que a idade avança, podem ocorrer alterações físicas e comportamentais nos cães. Domem mais e suas atividades diminuem. Com relação à saúde, eles ficam mais propensos a problemas de pele, mas isso não impede que tenham um lar e uma família. Inclusive eles cuidam mais de seus donos do que os donos deles. São muito protetores”, conta Juliana. 

 

O nosso amigo Urso, um SRD com cruza de Akita, de 10 anos, está na AMV esperando um lar. Ele foi resgatado de atropelamento, há cerca de quatro meses, nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho. O animal pode ter sido vítima de abandono ou se perdeu dos responsáveis. Hoje, está totalmente recuperado, esterilizado, vermifugado e microchipado. Tem temperamento dócil e tranquilo.


Na Área de Medicina Veterinária, doze velhinhos aguardam adoção. Muitos deles foram resgatados após atropelamento ou foram vítimas de abandono e maus tratos. Alguns até tiveram suas histórias divulgadas no Informativo SEDA, como foi o caso do SRD Arrepio, de 11 anos.

Arrepio sempre foi um cão de rua e por muito tempo foi cuidado, protegido e amado por uma senhora. Um dia, esta senhora adoeceu e o animal ficou desamparado. Foi aí que a SEDA entrou na sua vida. A história dele foi contada na Exposição Fotográfica “Especiais sim, diferentes não!” e ainda aguarda um lar.
 
Outro exemplo e o SRD Poofh, de 10 anos. Ele vivia na Ilha dos Marinheiros com seu tutor, um foragido da Justiça. Na última fuga do dono, Poofh ficou um tempo sozinho, sem água, comida e higiene até ser encontrado pela Brigada Militar, que entrou em contato com a SEDA. 

O cão foi acolhido na Área de Medicina Veterinária, com fortes suspeitas de ter sofrido maus tratos no antigo lar, devido às deformidades na face. Mesmo com um passado triste, Poofh é um animal extremamente dócil e carente. “Quando passamos perto da casinha, ele vocaliza e abana o rabinho na tentativa de chamar a atenção”, destacam os veterinários.
 
Enfim, quem pretende ter um animal de estimação bem calminho, a orientação é adotar um “vovô”. Quem quiser saber mais sobre nossos velhinhos, entre em contato pelo e-mail fabiana.betat@seda.prefpoa.com.br.

ATENDIMENTO
Cão baleado é adotado pelo solicitante

A Área de Medicina Veterinária atendeu esta semana um caso de extrema violência e, também, de extrema solidariedade. Negão, um SRD que vivia pelas ruas do bairro Rubem Berta, teve fratura no membro anterior depois de ser atingido por um tiro. O animal foi encaminhado para a Clínica Veterinária Dr. Abílio, conveniada com a SEDA, onde fez raio-X e passou por cirurgia de correção no osso e colocação de pinos externos.

Negão está se recuperando da cirurgia e do trauma com expectativa de um futuro melhor. A pessoa que solicitou ajuda da SEDA pelo telefone “156 – Fala Porto Alegre” irá adotá-lo. “A gente se envolve profissional e emocionalmente com os casos que passam pelas nossas mãos, principalmente com animais abandonados. E quando conseguimos um responsável por eles após o atendimento clínico, não há nada mais gratificante”, diz a coordenadora da Área de Medicina Veterinária, Márcia Gemerasca.
 
Maus tratos é crime
A SEDA recebe inúmeras denúncias de maus tratos a animais através do 156. O chefe da equipe de Fiscalização, Jerônimo Carvalho, alerta, no entanto, que em casos como do Negão, onde alguém atira contra um animal, a pessoa deve procurar a Delegacia de Polícia mais próxima e registrar um Boletim de Ocorrência ou ligar para o telefone 197. “Maus tratos é crime e, como tal, deve ser comunicado à polícia para que haja punição e justiça”, destaca Jerônimo. 

O “156 – Fala Porto Alegre” pode ser acionado em casos de maus tratos, atendimento e resgate a animais atropelados e doentes sem responsáveis, esterilizações, solicitações de palestras nas escolas e de ações do Bicho Amigo nas comunidades.

AUDIÊNCIA
Os gatos do CETE

Os oito gatos que vivem há mais de uma década no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), no bairro Menino Deus, estão em vias de mudar-se para um local próximo onde hoje moram, praticamente ao lado do CETE. A garantia foi dada nesta sexta-feira (3), pelo secretário Estadual do Esporte, Kalil Sehbe, em reunião com a primeira-dama Regina Becker e a protetora Mariluce Britto Lima Dias, que alimenta os felinos, providencia esterlização, tratamento veterinário e encaminha para adoção.

De acordo com Kalil, nos próximos dias será construída uma casinha de madeira próximo à Associação dos Funcionários da Secretaria da Agricultura (AFUSA), que também mantém quatro gatos. O abrigo atual está localizado junto a outro prédio, onde será construído um complexo esportivo, cujo financiamento é da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 7 milhões. “Os gatos não ficarão desamparados”, garantiu o coronel José Carlos de Moura, responsável pelo CETE, que também participou da reunião.

Desde o primeiro momento em que assumiu a Secretaria Estadual do Esporte, Kalil Sehbe tem sido um parceiro incansável da causa animal. Com relação à remoção dos gatos do CETE, sempre demonstrou interesse pelo assunto e sensibilidade ao trabalho de Mariluce com os felinos abrigados em espaços públicos.

Para Mariluce, esta vitória é dos gatos e dos servidores de órgãos públicos engajados na causa animal: “Na Secretaria da Agricultura tudo é harmonia, os guardas, os servidores, todos ajudam. Construímos um abrigo bem rústico que combinou com a arquitetura da Secretaria que é bem modesta. No prédio do DAER, onde trabalho, apesar das pressões, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) fincou pé e os gatos permanecem lá numa boa. Tive um apoio que nunca imaginei que teria. A procuradora Lisandra Azeredo abriu uma conta bancária só para os gatos e minha coordenadora Helena Petrick deu anti-pulgas para todos. Também ganho areia e alguma ração. O procurador-geral do Estado Carlos Henrique Kaipper também simpatiza com os gatos. Ele diz brincando que só não adotou nenhum porque os móveis são novos e ele ainda não atingiu um nível de ‘desprendimento’ para ver o sofá destruído. Enfim, acho que tudo vem mudando para melhor nesse ‘universo’ que envolve animais de rua e o poder público”.

BALANÇO
Atendimentos, cirurgias, esterilizações e fiscalizações da SEDA na semana

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) realizou, entre os dias 27 de julho e 2 de agosto, 116 esterilizações, 31 atendimentos clínicos e 13 cirurgias, entre elas para retirada de tumor de mama e cinco amputações de membros. Já a equipe de Fiscalização atendeu a 95 demandas do “Fala Porto Alegre – 156”. Veja os números:

CAMPANHA DO AGASALHO 2012
Empóriopet faz mais doações de roupas para pessoas e animais

 

As meninas do Empóriopet, Ana Paula Quintela e Ângela Barrichello, e o sócio delas, Jorge Chini, entregaram à primeira-dama Regina Becker mais doações de roupas para pessoas e animais. A empresa, voltada a produtos de beleza animal, colocou uma caixa de coleta no início da Campanha do Agasalho da Prefeitura de Porto Alegre, e os próprios funcionários se engajaram e estão arrecadando roupas entre amigos, vizinhos e familiares. A Campanha encerra no dia 31 de agosto.

Há oito anos no mercado, a Empóriopet tem sido parceira da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) nas ações do Bicho Amigo. Todos os meses são doados 300 sachês de shampoo e condicionador, que são entregues aos proprietários de animais de comunidades em condições de vulnerabilidade social para que eles sejam encaminhados em perfeitas condições de higiene aos procedimentos de esterilização na Área de Medicina Veterinária. “Somos apaixonadas por nosso trabalho porque, antes dele, já éramos apaixonadas por animais. Hoje somos fãs da SEDA e iremos apoiar todas as ações, porque consideramos a causa animal legítima e necessária”, disse Ângela.

Regina Becker foi homenageada pelos funcionários da Empóriopet, pois, assim como os chefes, todos têm seu lado protetor e prezam pela qualidade de vida dos animais. Eles mandaram fazer um Cupcake de chocolate
decorado com patinhas e ossinhos e uma caneca SEDA, que foi entregue ao prefeito José Fortunati. 


   

DO LEITOR
A SEDA agradece as manifestações de apoio

"Parabéns por este primeiro ano de trabalho árduo e necessário em prol daqueles que não têm voz. Sabemos que diante da imensidão de problemas que atingem os animais, a singela estrutura de uma única Secretaria Municipal  é pouco para fiscalizar, educar e agir na preservação da vida destes seres. Por isso mesmo, sua atividade merece ser elogiada, pois trabalham fazendo de cada pequena ação um exemplo para que outros cidadãos e administradores públicos a multipliquem".
Claudia Garcia - Porto Alegre

"Quero agradecer pelo magnífico trabalho da equipe da SEDA e por mostrar o seu comprometimento e a que veio. Fico muito feliz por existir uma Secretaria como esta em minha cidade, comprometida com os ireitos dos nossos pets, que merecem ser respeitados. Graças a publicação no facebook da SEDA, o cachorro de um conhecido foi encontrado. Parabéns a todos".
Tatielle Silveira - Porto Alegre

"Agradeço à SEDA pelas ações realizadas nas diversas comunidades de Porto Alegre, que estão trazendo inúmeros benefícios a todos os cidadãos". 
Gladis Saraiva Lima - Porto Alegre

"Anjos da defesa animal!!! Quero parabenizar pelo excelente trabalho desenvolvido por vocês! Que Deus continue dando forças à equipe".
Katia Heemann - Porto Alegre

"Como todas as pessoas que amam os animais, gostaria de parabenizar vocês, primeiro, pela coragem em assumir esta causa, e, segundo, pelo maravilhoso trabalho realizado. Quando vejo isso, tenho esperança de que um dia teremos uma cidade com mais respeito aos animais. Continuem sempre, por favor".
Karina Fogaça - Porto Alegre

"Quero agradecer a equipe da SEDA pelo ótimo atendimento, em especial ao funcionário Luis Rogério e a veterinária Adriana Lopes, que foram super atenciosos. Dos guardas aos veterinários, todos estão de parabéns".
Flávia Fernandes - através "Fala Porto Alegre"

"Obrigada pelo atendimento a um animal que encontrei na rua. Ele está em ótimas condições".
Márcia Cunha - através do "Fala Porto Alegre"

"Em  razão dos inúmeros posts trocados sobre o abrigo da Restinga, agradecemos todas as manifestações de apoio em defesa aos animais do Seu Paulo Amaral. Neste momento, não cabe encontrarmos culpados nem trocarmos acusações, pois nosso foco deve ser a solução do problema que já persiste há mais de 15 anos. Existem fatos controversos, de que somente eu, Lenita Antoniolli, e algumas pessoas envolvidas com o abrigo podem relatar, e, neste momento, a única alternativa é junto com a SEDA, tentar encontrar uma solucão definitiva para o caso. Nos desgastarmos com trocas de acusações não levará ao que de fato importa: a proteção e o bem-estar dos animais do abrigo".
Lenita Antoniolli - Porto Alegre

FALA PORTO ALEGRE
Mais uma ferramenta para aproximar a Prefeitura do cidadão

A partir de agora, os cidadãos porto-alegrenses poderão encaminhar suas demandas à Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) através do site www.falaportoalegre.com.br/solicitacao.

As solicitações entrarão direto no sistema "Fala Porto Alegre", serão validadas e imediatamente encaminhadas à SEDA.

FAZENDO A DIFERENÇA
Mais de 670 animais de protetores foram atendidos na SEDA

A palavra “protetor” significa defender, apoiar, resguardar, preservar do mal. Assim é o trabalho de protetores de animais que doam 24 horas do seu dia a eles e merecem todo o respeito e apoio da sociedade e do poder público.

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) tem sido um braço para minimizar o sofrimento de quem se dedica à causa e para proporcionar saúde e qualidade de vida a cães e gatos. 
 
Desde dezembro passado a SEDA tem dedicado as quartas-feiras aos animais resgatados por essas pessoas de alma solidária. Até agora, a equipe da Área de Medicina Veterinária (AMV) esterilizou 676 animais de 43 protetores cadastrados. O serviço inclui, ainda, atendimento veterinário, aplicação de vermífugo e de quimioterápicos.

De acordo com a coordenadora da AMV, Márcia Gemerasca, cerca de 25 animais de protetores são esterilizados por semana. Os interessados em realizar cadastro devem enviar um e-mail para aline.monteiro@seda.prefpoa.com.br e informar seu histórico como protetor, que passará por avaliação da equipe.

Após análise, a SEDA enviará um e-mail pedindo que o protetor compareça à AMV, munidos de documentos, para finalizar a inscrição. Mais informações através do 156 – Fala Porto Alegre.

GUARDA RESPONSÁVEL I
Crianças e adolescentes são incentivados à guarda responsável de animais

 

A SEDA já esterilizou 365 cães e gatos em sete ações do Bicho Amigo na Restinga

A primeira-dama Regina Becker proferiu, na segunda-feira (31), palestra para cerca de 60 crianças e adolescentes do Projeto Escola Lilás Direitos Humanos e da ONG Coletivo Feminino Plural, do bairro Restinga. O objetivo do encontro foi reforçar a necessidade da nova geração criar um novo olhar para com os animais. “Estudos mostram que a violência humana começa com este tipo de prática contra animais indefesos. Assim como nós, as espécies sentem frio, fome, medo e não sabem se defender daqueles que deveriam fazer isso por eles”, destacou Regina.

Para a educadora Jurema Alves, a Restinga tem uma população considerável de animais abandonados que precisa do apoio da comunidade para combater a reprodução e a disseminação de doenças. Desde a sua criação, a Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) já esterilizou 365 cães e gatos em sete ações do Bicho Amigo no bairro.

Os alunos foram convidados para conhecer a Área de Medicina Veterinária e conversar com a equipe sobre guarda responsável e cuidados de saúde e higiene dos animais. A ideia é que eles repliquem todo o conhecimento adquirido com os profissionais da SEDA para combater o abandono e os maus tratos.

GUARDA RESPONSÁVEL II
Conheça os peludos da SEDA que esperam por adoção

De abril a julho, a Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) deu um lar para 95 animais. Quem quiser adotar um peludão, entrar em contato pelo e-mail fabiana.betat@seda.prefpoa.com.br.

A grande maioria está clinicamente tratada, esterilizada e microchipada. Os animais que não atingiram a idade para esterlização, saírão da Área de Medicina Veterinária com a data do procedimento cirúrgico agendada, bem como as consultas.

 

 
GUARDA RESPONSÁVEL III
Feira de Adoções da SEDA realiza mais uma edição neste domingo

Acontece neste domingo (5), no Brique da Redenção, mais uma edição da Feira de Adoções da SEDA. Treze animais abrigados na Área de Medicina Veterinária estarão aguardando por uma família em frente ao Monumento do Expedicionário, das 10h às 15h.

Todos os nossos bichinhos estão vacinados e vermifugados. Após completar a idade permitida, a Secretaria também oferece esterilização e atendimento clínico veterinário.

SOLIDARIEDADE
Mais um brechó da Bichos & Amigos acontece neste domingo

A ONG Bichos & Amigos realiza no domingo (5), das 10h às 17h, seu tradicional brechó para ajudar animais em condições de vulnerabilidade. O evento acontece na rua Aliança, 289, bairro Jardim Lindóia (duas quadras do novo Bourbon Wallig).

O público terá à disposição roupas feminina, masculina e infantil, calçados, bijouteria, enfeites, livros, CDs, LPs raros, equipamentos e outros artigos em ótimo estado e a preços acessíveis. Quem quiser ajudar a Bichos & Amigos, pode doar um pacote de ração.

A entidade mantém mais de 150 cães e gatos e custeia tratamento veterinário, esterilização e despesas gerais. Outras informações podem ser obtidas pelo site ou por e-mail
 

A SEDA APOIA ESTA IDEIA!!!