AGENDA
Regina Becker: todo município brasileiro deve ter uma SEDA

Há dez dias à frente da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), Regina Becker está com agendas ininterruptas com representantes de OGNSs, protetores, vereadores e gestores públicos de várias cidades brasileiras querendo conhecer o trabalho em Porto Alegre.

O vereador de Pelotas Marcus Cunha esteve na SEDA buscando subsídios para elaborar projetos de Lei voltados aos animais de rua daquele município

Para Regina, a atitude corajosa da Prefeitura de Porto Alegre mobilizou outros municípios, mesmo que alguns setores setor da administração pública ainda vejam a questão animal com certo receio. “Não é mais possível fechar os olhos para os animais. É DEVER do poder público incluí-los em suas políticas públicas, é de sua COMPETÊNCIA a guarda, a proteção e a defesa dos animais. Até então os animais eram excluídos do processo porque não têm o dom da PALAVRA.

Regina Becker vai mais longe: “Está na hora do poder público romper com certas estruturas, sair da mesmice, inventar novas formas de resolver situações, e se adaptar às condições de vida de todos os seres. Nenhuma administração irá avançar se não acompanhar o hoje e planejar o amanhã”.

Aos gestores que visitam Porto Alegre, a secretária sugere que sejam criadas SEDAs em todos os municípios. Não necessariamente uma Secretaria, mas a fim de manter o nome e criar, nacionalmente, uma marca, por exemplo, SEDA como Serviço Especial ou Serviço Executivo dos Direitos Animais vinculado às Pastas da Saúde ou do Meio Ambiente. Na opinião de Regina, se houver este engajamento em todo o país, mais força haverá para reivindicar junto ao governo federal a criação de uma Secretaria Especial Nacional dos Direitos Animais.

Primeira semana de Regina Becker na SEDA
Na segunda-feira (25), Regina recebeu o vereador de Portão Diego Martins e os representantes da Associação Amigos dos Animais de Portão (AAAPOR), Ana Paula Scherer, Bárbara Ciceri e Márcio Lacerda. Pela primeira vez, em 2013, a prefeitura daquela cidade irá aplicar R$ 60 mil do orçamento na questão animal. “A prefeita Maria Odete Rigon é sensível à causa e queremos saber como investir bem este recurso, que pode ser pouco, mas é só o começo. Por isso, viemos conhecer o trabalho da SEDA”, disse o vereador.

Secretário do Meio Ambiente de Camaquã João Batista da Silva levou comitiva para conhecer a SEDA

Também visitou a SEDA, neste dia, o vereador de Pelotas Marcus Cunha. O objetivo foi buscar subsídios para elaborar projetos de Lei voltados aos animais de rua daquele município. “Muitas vezes sabemos o que devemos fazer, mas não sabemos por onde começar devido a grande demanda de animais em condições de vulnerabilidade que, por muitos anos, não recebeu a atenção e cuidados devidos”, ressalta Cunha.

Na terça-feira (26), foi a vez da secretária Regina Becker ir a Arambaré conversar com a prefeita Joselena Scherer e protetores da cidade e de Camaquã. De acordo com Joselena, no período de férias aumenta o número de animais abandonados por seus donos na beira da lagoa e não há estrutura para atendê-los. Arambaré tem 4,6 mil habitantes.

Durante o encontro ficou acertada uma audiência pública com os municípios da região ACOSTADOCE, a fim de discutir alternativas para evitar o abandono e investir na esterilização de cães e na guarda responsável.

Na quarta-feira (27), o secretário do Meio Ambiente de Camaquã João Bastista Caldasso da Silva liderou uma comitiva do município em visita à Área de Medicina Veterinária da SEDA, a fim de ver in loco o trabalho de equipe de veterinária e manejo com os animais.

Os municípios que quiserem conhecer a Secretaria Especial dos Direitos Animais de Porto Alegre, agendar visitas pelo e-mail fernandalins@gp.prefpoa.com.br.

BALANÇO DA SEMANA
Atendimentos, cirurgias e fiscalizações da SEDA na semana

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) realizou, entre os dias 22 e 27 de fevereiro, 113 esterilizações, 44 atendimentos clínicos e 16 cirurgias, sendo uma ortopédica, uma amputação, oito para retirada de tumor e três de hérnia. Também foi feita uma adoção. Já a equipe de Fiscalização atendeu a 122 demandas do “Fala Porto Alegre – 156”.

Além do telefone 156, as solicitações atendimentos a animais de rua, vítimas de acidentes e maus tratos e agendamento de esterilizações de cães e gatos de pessoas com renda familiar até 3 salários mínimos podem ser encaminhadas pelo site www.falaportoalegre.com.br/solicitacao.
 

BICHEIRA I
Família ajuda cão com bicheira abandonado na Restinga

A miíase, mais conhecida como bicheira, é uma doença comum no verão que infesta tanto a área urbana quanto a rural. Em se tratando de área urbana, lamentavelmente, os cães de rua são os mais afetados por estarem expostos a maus tratos e brigas e têm, como consequência, feridas e machucados. Sem o devido tratamento, as moscas depositam suas larvas nas partes abertas, que comerão o tecido do animal até a morte ou até uma alma caridosa o resgatar e levar ao veterinário.

A Área de Medicina Veterinária (AMV) da SEDA atende por dia, em média, seis cães com bicheira. De acordo com a coordenadora da AMV Márcia Gemerasca, a bicheira causa lesões graves, pois, geralmente, são muitas larvas se alimentando de um só lugar no corpo do animal, aumentando ainda mais o ferimento, lesionando orgãos vitais e provocando, muitas vezes, a amputação de membros. “É de caráter urgente a extração e limpeza do machucado, pois, em uma bicheira pode se encontrar mais de 100 larvas. Quanto mais tempo elas fiquem no hospedeiro, mas a fundo vão”, alerta Márcia.

LEIA MAIS...

 

BICHEIRA II
Animais com miíase são animais maltratados. Nem os humanos estão livres da doença

A maior incidência de casos de miíase (bicheira) que chega à Área de Medicina Veterinária (AMV) são em animais de rua. Mas também é muito comum animais domiciliados serem diagnosticados com a doença. A negligência e o não tratamento clínico é considerado maus tratos.

A SEDA já prestou atendimento clínico a cães com miíase e, ao mesmo tempo, autuou seus tutores, como prevê a Lei 9.605/98. “Prestar atendimento a um animal com risco de morte é nosso dever, porém, só iremos combater a doença com a conscientização, pois Direitos Animais não se cumprem jogando a responsabilidade no colo de ONGs, protetores e do poder público. Esta é uma maneira fácil, mas não a correta. Se cada um fizer a sua parte, aí sim estaremos respeitando os animais e, também, as pessoas”, afirma a secretária da SEDA Regina Becker, ao destacar que a miíase pode afetar humanos e até levá-los à morte.

LEIA MAIS...

DESENVOLVIMENTO
Países com mais gatos domésticos tendem a ser mais desenvolvidos

Na corrida pelo coração do homem, os cachorros largaram na frente. Os primeiros lobos, ancestrais dos cães que conhecemos, foram domesticados há 100 mil anos. Eles se aproximaram dos acampamentos em busca de restos de alimentos. Seus filhotes ganharam abrigo e foram escalados para ajudar nas caçadas.

Os gatos só entraram no nosso convívio bem depois, há 4 mil anos, no Egito. O trabalho deles era comer os ratos que se infiltravam nos depósitos de comida.

LEIA MAIS...

DO LEITOR
A SEDA agradece as manifestações de apoio

“Estou muito feliz com sua nomeação. Você demonstra transparência e muito amor pela causa. Tenho grande admiração por você e pelo seu trabalho. Parabéns e muito sucesso”.
Vivien Mello Suruagy - Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia

“Regina Becker, todos nós nos orgulhamos da SEDA. Ficamos tranquilos ao saber da sua participação como secretária. Desejamos uma feliz estada na SEDA, temos a certeza da sua competência”.
Reni Puls

"Mis saludos a Regina y los mejores deseos de una gestión exitosa. Vamos adelante!"
Roberto Saban - Córdoba, Argentina

"Regina, que tu sejas bem sucedida neste novo desafio e que a SEDA seja referência para o restante do país."
Newton Trevisol Bittencourt e Geslaine Mochelin Bittencourt - Criciúma, Santa Catarina

“Parabéns à SEDA. Parabéns à nossa primeira-dama. Sinto-me mais confiante que os animais da nossa Capital estarão, finalmente, recebendo os cuidados merecidos. Aplausos para todos os envolvidos nesse iniciativa”
Norma Medeiros

“O prefeito José Fortunati e a primeira-dama e secretária Regina Becker estão fazendo o que todos diziam que não dava. Para quem acha que bicho é lixo e não um outro ser vivo que merece respeito e cuidado, está aí a resposta”.
Andreia Teixeira

“Tive a feliz oportunidade de ver, pessoalmente, o discurso de posse de Regina Becker e me emocionar com ela. Suas palavras são sinceras e seu objetivo muito nobre. Quando a cumprimentei disse que somos muitos e ela pode contar com nosso apoio”.
Camila Cardozo de Vasconcellos

“Parabéns à Regina pela posse e ao prefeito José Fortunatti pela escolha. Contem sempre comigo para o que precisarem. Admiro muito vocês, não só pelo trabalho que desenvolvem juntos, mas também pela coragem e garra com que enfrentam as adversidades da vida política”.
Isabel Borjes

ENCANTADORES DE CAVALOS
Abertas as inscrições para aula inaugural da Escola Denise Bicca Horsemanship



Antes de ler a matéria, assista ao video em que os cavalos da treinadora Denise Bicca ensinam o verdadeiro significado das palavras ESPERANÇA e RESPEITO depois de tanto sofrimento

Acontece no dia 9 de março, às 10h, o lançamento da primeira Escola de Horsemanship do Rio Grande do Sul, ou melhor dizendo, Escola de Encantadores de Cavalos. Ao longo de todo o dia, a especialista Denise Bicca falará sobre o método e mostrará na prática como criar vínculo com um animal através de gestos sutis e do olhar.

Denise é veterinária, professora de equitação, domadora e treinadora de cavalos de esporte e especialista na correção de equinos com traumas e desvios de comportamentos. Seus cavalos, um dia, tiveram uma vida de sofrimento, dor, quase de perda. Hoje, são eles que ensinam os humanos a não desistirem nunca.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas site www.horsemanship.com.br ou pelo telefone (51)  9986.7745.

ESPIRITUALIDADE
Papa Bento XVI e sua compaixão pelos animais

Um lado que poucos conhecem de Bento XVI, que renunciou nesta quarta-feira (27) ao papado católico, é a sua compaixão pelos animais que, de acordo com o princípio da infalibilidade papal, reflete também o amor de Deus aos animais não-humanos.

Sabedora desta compaixão, em 2005, o PETA pediu à Sua Santidade que incluísse os animais nos assuntos de preocupação da Igreja Católica. Naquela época, o Papa falava sobre a exploração de todos os seres, especialmente de animais criados em fazenda para consumo humano.
 
LEIA MAIS...
 

IMAGEM DA SEMANA
Antes da partida do Corinthians e Millonarios, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo...
o fotógrafo Joel Silva, da Folhapress, flagrou um gato mirando a pomba da arquibancada. O estádio estava vazio devido à interdição.

VOLUNTARIADO
Jovens voluntários aderem à causa animal
Projeto social será realizado por alunos dos colégios Maria Imaculada e Mãe de Deus com animais abrigados na SEDA

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) ganhará em 2013 uma equipe de voluntários e tanto. Alunos dos colégios Maria Imaculada e Mãe de Deus irão dedicar um dia na semana aos animais abrigados na Área de Medicina Veterinária. A parceria foi proposta pelo coordenador do Programa de Voluntariado Juvenil Carlos Alberto Barcellos, em audiência na quarta-feira (27) com a secretária Regina Becker.


Entre os anos de 2007 e 2010, 23 jovens voluntários prestaram serviço junto à Associação Riograndense de Proteção Animal (ARPA)

Regina, no entanto, irá conversar com a equipe de veterinários da SEDA sobre o trabalho que pode ser prestado por jovens com idades entre 13 e 17 anos. “O trabalho voluntário exige comprometimento e deve ser ativo e prazeroso para que possa ser disseminado o verdadeiro significado da expressão Direitos Animais, que não é somente bem-estar e proteção. Os jovens hoje serão adultos amanhã, por isso, a SEDA trabalha com a conscientização para que os animais, amanhã, tenham uma vida digna. Eu acredito na conscietização da sociedade através das crianças e adolescentes. Eles são a minha esperança nesta causa”, diz Regina.

Para o professor Carlão, como é conhecido pelos alunos do Maria Imaculada e Mãe de Deus, o tema animais não está apenas em sala de aula, mas no coração dos jovens. Entre 2007 e 2010, 23 voluntários prestaram serviço junto à Associação Riograndense de Proteção Animal (ARPA). Eles faziam arrecadação de jornal, ração e remédio, davam banho nos cães abrigados na entidade e promoviam feiras de adoção. “Era um trabalho gratificante, que acabou quando a ARPA passou a enfrentar problemas. Com a criação da SEDA, veio com força a ideia de desenvolver ações que promovam a guarda responsável”, afirma Carlão.

Na opinião do professor...

“A educação para a solidariedade exige uma metodologia que seja ativa, efetiva e afetiva. O envolvimento com realidades diversas permite que os jovens aprofundem, na prática, conceitos centrais com cuidado, respeito às diferenças, auto-estima, cooperação, partilha e responsabilidade pessoal e social e meio ambiente. A juventude, como a pele mais sensível da sociedade, precisa ser revestida  de exercícios que contribuam para educar a sensibilidade e a solidariedade.

Há muito tempo se imagina o luxo como sinônimo de dinheiro e riqueza. O luxo não está mais no dinheiro e, sim, naquilo que ele não pode comprar, como família, amigos e cidadania, coisas raras hoje em dia.

A dedicação às causas humanitárias é também um luxo. Se vêem muitos casos de pessoas desabrigadas, animais abandonados, órfãos e miseráveis e pouco se faz para mudar isso. Existem, porém, aqueles que se incomodam com essa situação e tentam melhorá-la: são pessoas de luxo. Possuem aquilo que a maioria das pessoas busca, que é a riqueza interior: ser bom e fazer o bem.

A beleza externa pode ser considerada  um luxo e, hoje, adquirida por todos. A beleza interna que nasce da simplicidade, virou riqueza. Bom seria que muito daquilo que a sociedade considera lixo se transformasse em luxo. Que o mais simples fosse visto como o mais importante, dizia Renato Russo. A vida é um presente de luxo para ser transformada em lixo. É preciso amar as pessoas como bem de luxo”.