2013
... a solidariedade vem com tudo

AGRADECIMENTO
4 de abril de 2013, quarta-feira: Dia de Herois

No dia 4 de abril, a Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) partia para uma missão externa que, a princípio, não seria tão difícil de resolver. Tratava-se de averiguar uma fiscalização feita pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), no dia anterior, a imóveis abandonados em dívida com o município, onde quatro cães foram encontrados amarrados, sem comida, água e higiene.

Chegando lá, todas as estratégias traçadas horas antes precisaram ser reelaboradas em questão de segundos. Pelas frestas, não vistas pelos procuradores, foram contados dez cães, todos nas mesmas condições insalubres. Entre uma conversa e outra com vizinhos, descobriu-se que aquele prédio abandonado era, na verdade, um depósito de cães de guarda. Imediatamente, fiscais e policiais do Batalhão Ambiental da Brigada Militar foram à sede da empresa pedir que abrisse os portões.

Foram mais de 3 horas de espera de angústia e debaixo de chuva até que um funcionário colocasse a chave na fechadura para, finalmente, libertar aqueles animais da escravidão e dos períodos de tortura, medo, solidão e fome que estavam vivendo há, pelo menos, cinco meses.

Triste foi encontrar 40 cães adultos e três filhotes em momentos que alternavam entre a desconfiança e a ansiedade de ver tanta gente, à noite, e na mais profunda escuridão, naquele lugar, para salvá-los. Felicidade foi acompanhar a saída de cada um daquele lugar fétido a caminho de hospedarias, contatadas pela SEDA, que têm, acima de tudo, amor pelo animais.

A Secretaria Especial dos Direitos Animais não agiu sozinha, tampouco teria êxito se outros órgãos públicos não tivessem se engajado prontamente na ação.

Quero registrar aqui meu mais profundo respeito e agradecimento aos veterinários e manejadores da Área de Medicina Veterinária, fiscais e advogados da SEDA; à Procuradoria-Geral do Município; ao Batalhão Ambiental da Brigada Militar; à EPTC e, particularmente, aos 13 guardas municipais que se revezaram durante a madrugada para evitar que os cães, que aguardaram até a sexta-feira (5) para ser resgatados, fossem levados na madrugada por outras pessoas que não fossem àquelas que, realmente, fazem valer os Direitos Animais.

Este dia ficará na memória de gaúchos e brasileiros que acompanharam a ação. Este sim, posso dizer com toda a tranquilidade, foi um Dia de Herois e de exemplo de solidariedade e cidadania.

José Fortunati
Prefeito de Porto Alegre

AMOR AO PRÓXIMO
Um final feliz para filhotes encontrados em depósito da Delta Cães
* Por BABY DOS ANJOS

 

"O último domingo (7) foi de fortes emoções na entidade, onde realizo trabalho voluntário, junto com minha parceira de luta em prol dos animais, Berenice Prossi.
 
Para quem não acompanhou a triste história dos animais da Delta Cães, resgatados pela SEDA, havia no depósito três filhotes. Eles, revoltantemente, foram encontrados num banheiro imundo, longe da mãezinha (no prédio abandonado tinham três caninas com leite).

Quando chegaram à entidade, os bebês estavam muito abatidos e a administradora do local, com a sensibilidade que lhe é peculiar, tomou uma decisão que envolvia riscos: colocou um deles dentro da blusa, bem escondido, e percorreu os três espaços onde estavam as caninas com leite.

Eu saía de um canil, onde compartilhava o meu amor com vários amiguinhos, quando ela soltou um grito: 'Baby, corre para pegar os outros dois filhotes, porque eu descobri a mãe deles'. Foi o que fiz, saí correndo.
 
Como tudo aconteceu: ela se aproximou dos dois primeiros canis e não ocorreu nenhuma manifestação. Quando ela entrou no terceiro, o filhote foi escapando pela blusa porque sentiu o cheiro da mãe! A canina foi ao seu encontro e tentou de tudo para se aproximar do filhote. Cena de rara beleza foi mesmo o reencontro de toda a família. Parecia que todos respiravam, aliviados, depois do sofrimento que viveram. A rottwiler cheirava os filhotes e, eles, até então apáticos, demonstravam alegria e saltitavam ao redor dela.

Eu e uma funcionária terminamos de limpar o novo canil e, como o nosso respeito pelos animais é muito grande, pedimos licença à mãezinha e saímos. Afinal, era a hora de mamar.

Saí da entidade exausta de tanta emoção. É por isso que nós, protetoras, tanto lutamos e, infelizmente, nem sempre conseguimos: que os finais sejam felizes. Mas este foi".

* Baby dos Anjos é protetora de animais

ATIVIDADE
Prefeitura dá início a processo contra dono de prédio na Voluntários da Pátria
O imóvel de três andares abrigava, irregularmente, 43 cães de uma empresa de vigilância

Com dívida de R$ 70 mil em impostos municipais não pagos há pelo menos dez anos, um prédio abandonado na avenida Voluntários da Pátria será o primeiro a ser apropriado pela Prefeitura de Porto Alegre. A medida inédita, anunciada na terça-feira (9), é baseada em parecer homologado em 2012, inspirado no artigo 1.276 do Código Civil, que trata do abandono de propriedade e da possibilidade de posse de imóveis vagos após três anos.

Além dos sinais de abandono, o prédio de três andares abrigava, irregularmente, 43 cães de uma empresa de vigilância. Os animais, que estavam sujos e sem alimentação, foram recolhidos. Para ser tomado pela prefeitura, o imóvel deve atender a parâmetros como estar desocupado, ter dívidas de IPTU e notificações por infrações às leis municipais.

LEIA MAIS...

AUDIÊNCIA
SEDA, MP, Secretaria da Segurança e Conselho de Medicina Veterinária discutem medidas para coibir o abandono de cães de guarda

A secretária especial dos Direitos Animais (SEDA) Regina Becker se reuniu, na quarta-feira (10), com o secretário estadual da Segurança Airton Michels, para discutir o futuro dos cães de guarda no Rio Grande do Sul. Também participaram da audiência os promotores de Justiça Annelise Monteiro Steigleder e Alexandre Saltz e o veterinário Mateus Lange, supervisor de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMVRS).

“Eu acredito na sensibilidade do governador Tarso Genro e não tenho dúvida de que ele irá sancionar o projeto que proíbe o serviço de vigilância patrimonial feito por cães no Rio Grande do Sul. Temos que mover esforços conjuntos, trabalhar em parceria com o Governo do Estado, o Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina Veterinária na fiscalização das empresas e no controle desses animais a partir da sanção da Lei”, destaca Regina. Pelo projeto, de autoria do deputado Paulo Odone, as empresas terão um ano para adaptarem-se à legislação. Todos os animais deverão ser esterilizados e microchipados.

O secretário Airton Michels foi receptivo aos argumentos e mostrou disposição para novos encontros, a fim de traçar estratégias de fiscalização e para coibir o abandono de animais sob responsabilidade das empresas de vigilância.

BALANÇO
Mais de 190 animais foram esterilizados esta semana na Área de Medicina Veterinária da SEDA

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) realizou, entre os dias 5 e 11 de março, 193 esterilizações, 82 atendimentos clínicos, 79 vermifugações e onze cirurgias, sendo duas amputações, cinco para retirada de tumor e uma para abertura de conduto auditivo. Também foram feitas três adoções. Já a equipe de Fiscalização atendeu a 153 demandas do “Fala Porto Alegre – 156”.

Além do telefone 156, as solicitações atendimentos a animais de rua, vítimas de acidentes e maus tratos e agendamento de esterilizações de cães e gatos de pessoas com renda familiar até 3 salários mínimos podem ser encaminhadas pelo site www.falaportoalegre.com.br/solicitacao.
 

DESAPARECIDA
Alguém viu Luna pelas redondezas do bairro Santa Tereza?
A SRD da foto atende pelo nome de Luna e desapareceu, no último dia 9 de abril, nas redondezas do bairro Santa Tereza

O que tem de mansa, tem de assustada. Recentemente, sofreu uma fratura na patinha direita, precisou ser operada e, provavelmente, anda perambulando pelas ruas mancando e com pontos.

Quem avistar Luna, por favor, entrar em contato pelo e-mail imprensa@seda.prefpoa.com.br.

DIREITOS ANIMAIS I
SEDA e Câmara de Vereadores debatem ampliação do serviço veterinário público na Capital

O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre Tiago Duarte e o vereador Alceu Brasinha visitaram, na terça-feira (9), a Área de Medicina Veterinária (AMV) da SEDA. Os parlamentares puderam conhecer a estrutura que abriga cães e gatos em processo de recuperação, bem como os desafios da equipe para atender a uma demanda diária de aproximadamente 60 animais.

O presidente Thiago Duarte demonstrou interesse em intensificar o trabalho da SEDA, através da aprovação do Projeto de Lei nº 3827/11, de autoria do vereador Idenir Cecchim, proibindo o funcionamento de empresas de vigilância que alugam cães de guarda em Porto Alegre, e urgência na votação da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais na Capital, proposta pelo vereador Professor Garcia. Também foi discutida a ampliação do quadro de servidores da SEDA. Atualmente, a Área de Medicina Veterinária conta com oito veterinários que se revezam entre o bloco cirúrgico, a sala de atendimento, o canil e o atendimento às comunidade carentes com o ônibus Bicho Amigo.

LEIA MAIS...

DIREITOS ANIMAIS II
Frente Parlamentar de Defesa dos Animais abre trabalhos na Câmara Municipal de Salvador
Pela primeira vez, Poder Legislativo volta suas atenções para a causa animal na capital baiana




Criada com o apoio de 37 dos 43 vereadores da Câmara Municipal de Salvador, a Frente Parlamentar de Defesa dos Animais inicia seus trabalhos na próxima segunda-feira. Proposta pela vereadora Ana Rita Tavares (PV), compete à Frente Parlamentar propor, analisar, desenvolver estudos e projetos, fiscalizar e viabilizar iniciativas dos poderes Legislativo e Executivo para a implantação de uma política pública de atenção aos animais, às entidades protetoras e aos protetores independentes em Salvador.
 
LEIA MAIS...
 

DO LEITOR
A SEDA agradece as manifestações de apoio
Sobre a ação no depósito de animais da empresa Delta Cães: 

“Parabéns, mais uma vez, ao excelente trabalho da SEDA! Por ações como esta que se justifica a existência de nossa Secretaria e de sua fiscalização, dando acolhimento às denúncias e agindo em conjunto com outros agentes públicos para dar prosseguimento à punição destes crimes”.
Claudia Garcia

“A todos que participaram da ação de fiscalização no prédio da Delta Cães, nosso muito obrigada! Ficamos todas  emocionadas. Ver aqueles animais sendo LIBERTADOS de uma vida de sofrimentos foi maravilhoso. Pela primeira vez, tenho certeza que serão tratados com a dignidade que merecem. Parabéns por se importarem de verdade... Contem sempre com nosso apoio”.
Cláudia Cantagalo, Daniela Rios, Leandra Pinto, Manuela Raupp e Tathi Jaeger: integrantes do Projeto Animal é Tri - Mural dos Bichos RS!

“Chocantes as fotos do depósito de cães da Delta Cães. Nós, protetores, agradecemos sempre a existência da SEDA e acreditamos que as fotos e relato das condições irá sensibilizar o governador Tarso Genro. É uma vergonha que esta empresa ainda esteja funcionando. Parabéns à equipe da SEDA, em especial à Dona Regina e ao valoroso deputado Paulo Odone”.
Maria Cristina Abbott

“Amigos e parceiros da proteção, não existe palavras para comentar isto. Deus, quando inspirou a criação da SEDA, sabia que poderia contar com pessoas como vocês. Se um dia eu poder ajudar de alguma forma , contem comigo. Não sou pessoa abastada, mas posso ser voluntária em trabalhos. Parabéns a toda a equipe e fiquem certos de que os peludinhos também são muito gratos. Nosso Pai Maior não está dormindo”.
Celina Cestari

“Agradeço aos veterinários Kátia, Rejane e Franco e toda a equipe da SEDA pela cirurgia de esterilização de Popy, Quiara e Mimosa. Parabéns pela educação e carinho dos profissionais.
Maria Isabel Costa Ambos - Bairro Centro
 
“Parabéns pela rapidez e eficiência no resgate de cão de uma escola da Capital”.
Ana Maria Grachten - Bairro Menino Deus
 
“Agradeço a atenção dispensada a um cãozinho que precisei levar com urgência à Área de Medicina Veterinária. Uma virose estava acabando com ele, mas Graças a Deus, hoje ele está muito bem”.
Tamara Pelegrini - Bairro Restinga
 
“Que felicidade ler boas notícias no Informativo SEDA. Parabéns à equipe”.
Nilcea Ernandez Pereira

“Parabéns! Definitivamente eu amo a SEDA”.
Deise de Moura

“Meu nome é Ângela e, há alguns meses, minha cadelinha Gil teve uma alergia muito séria. A levei em vários veterinários, cada um falava uma doença diferente, inclusive tratar-se de uma doença sem cura, mas receitou um remédio importado. Não tinha dinheiro naquela época. Foi quando entrei em uma farmácia e soube que o ônibus Bicho Amigo estaria na minha comunidade. Peguei a Gil e levei onde estava ônibus. Quando a colocaram na maca, as lágrimas começaram a escorrer. A veterinária da SEDA disse que iriam curá-la. Comprei os remédios prescritos, fiz tudo direitinho e ela foi melhorou, criou pelo, começou a comer e engordou. Sou muito grata à veterinária que atendeu minha Gil. Gostaria que este recado chegasse até ela, de que, hoje, eu sou feliz. Desde já, muito obrigada e que Deus continue iluminando a vida de vocês para o bem de nossos animaizinhos”.
Ângela

GUARDA RESPONSÁVEL I
Ao adotar um animal de estimação em parques e praças, exija a Carteira de Saúde da SEDA



Por que a SEDA se preocupa?

Ao adotar um animal em espaço público, como parques e praças, você pode estar colocando em risco a sua saúde, de sua família e de outros animais.

Por isso, a Prefeitura de Porto Alegre, através da SEDA, coloca à disposição dos cidadãos os atendimentos necessários aos animais que serão doados, sejam eles cuidados veterinários, vermifugação, vacinação ou esterilização, caso esteja com idade compatível.

Como proceder

  • Cadastrar-se na SEDA, através do “Fala Porto Alegre-156”, para obter a Autorização para Exposição de Animais em Feiras de Adoção;
  • Será encaminhado por e-mail formulário para preenchimento do interessado;
  • Após a autorização concedida, os animais serão avaliados pela SEDA. Caso o doador não disponha de médico-veterinário que ateste pela saúde do animal, um profissional da SEDA irá ao encontro do interessado para realizar os procedimentos;
  • Aqueles que não passarem pela avaliação veterinária da SEDA, deverão apresentar Atestado de Saúde e Carteira de Vacinação. Os animais deverão estar vermifugados, vacinados e, os adultos, esterilizados, com atestado comprobatório do procedimento;
  • Os fiscais da SEDA estarão acompanhando as doações em parques e praças de Porto Alegre.
GUARDA RESPONSÁVEL II
Tem feira de adoções da SEDA domingo, na Redenção

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) realiza no domingo (14), das 11h às 15h, mais uma feira de adoções de filhotes. A ação acontece próximo ao Monumento do Expedicionário.

HISTÓRIA DE UM PROTETOR
A história se repete: boxer abandonada no Parque Imperatriz recebe atendimento da SEDA

O Informativo SEDA dá publicidade a mais um caso de cão abandonado, em Porto Alegre, para que haja uma reflexão sobre o papel de cada um na sociedade, inclusive quanto a sua responsabilidade para com os animais. Assim faremos até que possamos sair às ruas e não nos depararmos com situações que encontramos hoje.

No último domingo (7), a protetora Sandra Alves foi chamada para ajudar a encontrar uma boxer que circulava, desnorteada, pelo Parque Imperatiriz, zona norte da Capital. A busca começou imediatamente e, por onde passava, Sandra e uma amiga deixavam seus contatos, caso alguém avistasse o animal. “Não consegui dormir naquela noite imaginando um ser tão indefeso, faminto e com frio vagando sem rumo. Fiz uma oração poderosa e, dois dias depois, recebi o telefonema de uma senhora avisando que a boxer estava em frente à sua casa”, lembra a protetora.

LEIA MAIS ...

MODA
Estilista Adolfo Domínguez cria coleção de bolsas veganas

Desde que iniciou a carreira como estilista, o espanhol Adolfo Domínguez vem defendendo a proteção ao meio ambiente que inclui, também, os animais. A novidade em 2013 são as bolsas veganas.

À primeira vista, parecem de couro, mas são de um material alternativo para respeitar a vida dos animais. “Cada vez mais, somos os estilistas que apostam nas alternativas de peles de animais. Já não é mais uma questão de compromisso com o meio ambiente; os materiais sintéticos evoluiram a tal ponto que ultrapassam as possibilidades estéticas e técnicas do couro. Hoje, usar peles sintéticas é um sinal de modernidade e de glamour”, diz Tiziana Domínguez, diretora criativa da grife.

O design das bolsas veganas se caracteriza pelas linhas essenciais e volumes arredondados que remontam ao estilo dos anos 60, em cores escuras e detalhes de correntes. A coleção pertence à linha “Green Me”, feita com materiais orgânicos e reciclados. A proposta de Adolfo Domínguez é produzir moda 100% ecológica elegante e refinada, seguindo uma tendência ambientalista.

Para conhecer a Coleção 2013 do estilista, acesse https://www.facebook.com/AdolfoDominguezBrasil ou www.adolfodominguez.com.

SAÚDE I
Cão com botulismo é tratado na Área de Medicina Veterinária

Um cão com botulismo está recebendo atendimento na Área de Medicina Veterinária (AMV) da SEDA. O SRD de apenas um ano é portador de uma doença relacionada à ingestão de restos de lixo, carne de animais mortos, terra com matéria orgânica, ossos enterrados e, principalmente, carniça.

O botulismo é causado por uma bactéria conhecida como Clostridium Botulinum, que pode se manifestar em poucas horas no organismo do animal ou alguns dias após a ingestão dos restos contaminados. Ele provoca a paralisia flácida, que impede o movimento dos membros e a deglutição. Também pode causar dificuldade respiratória, devido à paralisia do diafragma ou das pálpebras. Neste caso, o animal não consegue piscar os olhos, o que pode durar de uma a quatro semanas. O rabo é a única parte do corpo que não perde os movimentos.

LEIA MAIS...

SAÚDE II
Saiba como prevenir que os animais se tornem vítimas do botulismo

SEDA PELO PAÍS
Vereadores de Passo Fundo vão elaborar projeto de criação da SEDA

A secretária da SEDA Regina Becker recebeu, na quarta-feira (11), a visita do presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo Márcio Luiz Tassi. Durante o encontro, Regina detalhou as ações e desafios da Pasta, que fechou esta semana 10,5 mil esterilizações em pouco mais de 18 meses.

Tassi anunciou que o Legislativo Municipal irá elaborar um Projeto de Lei criando uma Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) em Passo Fundo. “Se está dando certo em Porto Alegre, uma das cidades com o maior número de cães sem domicílio do país, dará certo também em Passo Fundo”, disse o presidente.

Para os próximos dias, estão agendadas visitas de representantes Canoas, Novo Hamburgo, Rio das Ostras (RJ), Palhoça (SC) e Salvador (BA).