AGENDA
Secretária da SEDA fala sobre Direitos Animais no Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia

Direitos Animais foi um dos temas abordados, na terça-feira (11), na abertura do 3º Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia (Falp). O evento contou com a presença da secretária da SEDA Regina Becker para apresentar os resultados da Pasta nesses dois anos de existência. “Somos uma equipe com quase 90 servidores e todos gostariam de ajudar os cerca de 400 mil animais de rua da Capital, mas isto é, humanamente, impossível. Possível é permitir que, em quase dois anos, mais de 12 mil animais já passaram pelas nossas mãos; mais de dois mil alunos já receberam ensinamentos sobre Direitos Animais e guarda responsável e fomos ao encontro de mais de 30 comunidades”, disse a secretária.
 
Regina também falou dos desafios em gerir a primeira secretaria voltada aos animais: “Nós sabíamos que não seria uma tarefa fácil, afinal, trata-se de vidas que nunca receberam a devida atenção, a não ser dos protetores. Pode ser que, para alguns, tenhamos feito muito pouco mas, para nós, e para aqueles realmente ajudam os animais e sabem o peso desta responsabilidade, é muito. Nem Porto Alegre e nenhuma cidade do Brasil jamais teve um trabalho voltado aos Direitos Animais. São anos, décadas, séculos de uma situação de abandono. Ao mesmo tempo que atuamos arduamente para atender a uma demanda reprimida, queremos a compreensão da sociedade. A SEDA tem seu planejamento e os resultados vêm a médio e longo prazos”.

A palestra foi promovida pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal de Canoas, criada em janeiro deste ano. De acordo com Cristiano Moraes, coordenador do órgão, uma das metas é realizar 12 mil castrações nos próximos quatro anos, sendo duas mil ainda em 2013.

Assim como a SEDA, Moraes também não compartilha da ideia de criar canis e gatis: A proposta da Coordenadoria é diminuir a população de animais abrigados no 'canil municipal', atualmente de 140 cães e gatos, com a promoção contínua de feiras de adoção. De janeiro até agora, 198 ganharam um lar, tanto do canil como da comunidade.

ATENÇÃO
SEDA disponibiliza Regulamento do I Brechocão
BALANÇO
Fiscalização da SEDA atendeu a 120 denúncias de maus tratos na semana

A Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA) realizou, entre os dias 6 de junho a 12 de junho, 67 esterilizações, 60 vermifugações, 65 atendimentos clínicos e 26 cirurgias, sendo três amputações, sete retiradas de tumor, duas de hérnia e uma enucleação de globo ocular. A equipe de fiscalização atendeu a 120 demandas do “Fala Porto Alegre – 156”.
 

BEM-ESTAR E SAÚDE
Além de prevenir filhotes indesejados, a esterilização diminui a libido e acalma os animais

Todos os anos, milhões de animais são abandonados, irresponsavelmente, porque os tutores não planejaram a adoção nem pensaram no futuro deles ou na reprodução desenfreada. Por outro lado, existe um certo preconceito com relação à esterilização e os humanos resistem à ideia. “Não vou esterilizar. Quero que meu cão tenha pelo menos uma ninhada e depois vejo o que faço com os filhotes”, é uma das frases que a equipe de veterinários da SEDA mais ouve nas ações em comunidades carentes da Capital.

Na cirurgia de esterilização é retirado o útero e os ovários das fêmeas, tanto das gatas quantos das caninas, e, nos machos, apenas o testículo. Segundo a médica veterinária Bianca Plentz, da Mimus Pet Shop, a cirurgia deve ser feita a partir do 5º mês e a idade máxima depende do responsável pelo animal. Se o cão ou gato já estiverem em idade avançada, uma cirurgia pode trazer riscos à saúde. “Se o cão ou gato forem mais velhos, será preciso mais exames, para saber se o procedimento pode acontecer”, ressalta Bianca.

LEIA MAIS...

CÃES DE GUARDA
Assembleia Legislativa vota no dia 25 projeto que trata das penalidades às empresas de cães de guarda

O projeto de Lei do Executivo (PL N º 108/2013), que trata das penalidades à Lei que proíbe a prestação de serviços de vigilância de cães de guarda no Rio Grande do Sul, deve ser votado, no dia 25 de junho, no plenário da Assembleia Legislativa.

Pela proposta, serão aplicadas multas que variam entre R$ 1.374,00 a 13.740,00. O valor será dobrado na hipótese de reincidência e o não pagamento, no prazo de 30 dias após o  vencimento, sujeitará o infrator e/ou reincidente à cassação de autorização de licença ambiental e a inscrição em Dívida Ativa. A proposta diz, ainda, que o Estado poderá firmar convênios com os municípios para assegurar a implementação e a fiscalização do cumprimento à Lei.

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) irá acompanhar a votação do PL Nº 108/2013 e espera a presença de protetores e simpatizantes da causa animal nesta data.

DIREITOS ANIMAIS NO MUNDO
Secretária da SEDA registra momentos da missão oficial aos Estados Unidos

Durante missão oficial aos Estados Unidos, a primeira-dama e secretária Especial dos Direitos Animais Regina Becker registrou sua visita à SCPC San Francisco, uma instutição voltada aos animais que recebe cerca de 16 milhões de dólares por ano, oriundos de doações de empresas e fundações.  

Estrutura da SPCA San Francisco

 
 

Recepção com câmeras de monitoramento, instaladas também em todas as áreas e andares do prédio

 
 

Área para cães da SPCA

 
 

Área para gatos

           
 

As plaquinhas abaixo estão cravadas no canteiro de uma Igreja, localizada no centro de Boston, e servem como orientação de que o espaço é ocupado por animais e que podem haver dejetos no local
  

Em Boston, Regina se emocinou ao visitar o memorial em homenagem ao pequeno Martin Richard, de 8 anos, morto no atentado do último dia 15 de abril. Um relógio de rua, no bairro de Dorchester, onde a família mora, foi parado com os ponteiros marcando 2h50 (14h50), horário em que o menino morreu. 

Desde então, centenas de bichos de pelúcia, vindos de todos os cantos dos Estados Unidos, são depositados na base do relógio. Símbolos esses que representam ingenuidade, meiguice e inocência.

Tais características não são exclusivas das crianças, representam os animais também.

   

DO LEITOR
A SEDA agradece as manifestações de apoio
“A SEDA é o primeiro e imenso passo da causa animal e nós,protetores,só temos que agradecer a vocês e seu trabalho maravilhoso”.
Rita Arraché

“O trabalho da SEDA é espetacular. PERFEITO!”.
Camila Souza

“Corajoso e admirável trabalho. Parabéns”.
Gigli Testoni

“O trabalho da SEDA é FANTÁSTICO!!!!!!! Parabéns pelo belo trabalho Regina!!!!”.
Cris Fernandes

“Sei o quanto a tarefa de vocês é nobre, sem a SEDA e sem nossos amigos protetores, certamente, nossos amiguinhos não teriam um alento. Longa vida a vocês, Beijos”.
Karen Ortega

“Gostaria de agradecer à SEDA  pela paciência e orientação em um caso de um cachorrinho vítima de atropelamento. Entrei em contato com vocês e fui muito bem atendida. Obrigada pelos esclarecimentos!”.
Natália B. Karam 

“Sonhando com o dia que todas as cidades tiverem uma SEDA para representar nossos peludos”.
Elvira Lopes de Souza

GUARDA RESPONSÁVEL
SEDA realiza palestra para alunos com necessidades especiais

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) realizou uma palestra para alunos com necessidades especiais do Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire e Cooperativa CrêsSer. O seminário sobre bem-estar animal foi promovido pela cooperativa com intuito de debater questões relacionadas ao meio ambiente e ao bem-estar animal.

A equipe da SEDA explicou cada uma das ações realizadas nas comunidades, como esterilização de cães e gatos, guarda responsável, Direitos Animais e fiscalização de combate a maus tratos.

Durante o bate-papo, a professora do Centro Paulo Freire e coordenadora do projeto pedagógico do CrêSer, Aronilda Peixoto (foto), enfatizou aos alunos que maus tratos e abandono acontecem em qualquer lugar do mundo e com todas as espécies. “Por isso, é importante e necessário que cada um, ao seu modo, possa ajudar os animais de alguma forma e não apenas penalizar-se com a situação deles”, disse Aronilda, que levou a SRD cadeirante Ninja: “Hoje trouxe a Ninja para mostrar que, só porque não mexe as patinhas posteriores, não significa que não seja mais importante para mim. Ele é igual a qualquer outro cão e nós devemos mudar o nosso pensamento para com eles”.

Depois de ouvirem atentamente, os alunos se comprometeram a denunciar casos de maus tratos, a esterilizar seus bichos de estimação e, principalmente, a dedicar muito amor e carinho a todos os animais.

GUARDA RESPONSÁVEL II
Cão resgatado de incêndio é adotado na AMV

Um dos cães sobreviventes do incêndio que atingiu casa no bairro Sarandi, no início do ano, foi adotado, na última quarta-feira (12), na Área de Medicina Veterinária (AMV) da SEDA. O casal Ricardo Novak e Ana Cândido foram os responsáveis pela adoção.

Eles foram à AMV, com intuito de escolher um filhote para fazer companhia aos seus outros dois cães, mas, quando encontraram o SRD, se encantaram logo de cara. “Ficamos muito felizes em saber que ele foi um dos sobreviventes do incêndio e está muito bem. Ele agora será o amor de nossa família”, disse Ana.

O cão foi um dos 19 cães resgatados pela SEDA, após incêndio, no último dia 3 de fevereiro.

A equipe da Secretaria deseja felicidades à SRD. 

PAIXÃO POR BICHOS
Cineastas australianos produzem documentário sobre a relação dos homens com gatos

Historicamente, os felinos estão relacionados ao sexo feminino, enquanto os homens preferem adotar cães. No mundo atual, a realidade é outra e os homens amantes dos gatos estão sem representantes para mudar esta cultura.

Por isso, os cineastas australianos Cam McCulloch e Ben John Smith estão produzindo um documentário, chamado Cat Man, que irá explorar a relação entre os fanáticos por gatos do sexo masculino. A promessa parece fascinante.

Veja os principais trechos da entrevista dos cineastas ao site Flavorwire.

LEIA MAIS...