ANIVERSÁRIO DA SEDA Dois anos de amadurecimento A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) está completando dois anos com muitos desafios e resultados conquistados através da persistência, dos erros e dos acertos. Afinal, essas são características comportamentais ao longo desses dois anos.
Nesta idade, a criança passa por uma grande transformação. Começa a distinguir o "certo" do "errado", não só pelas atitudes em si, mas também pelo olhar crítico dos pais ou mudança de postura deles. Assim, pode-se dizer que ela tem percepção de que certas ações terão determinadas consequências, tanto para as aceitáveis como para as não-aceitáveis. O maior desgaste emocional entre pais e filho se dá, fundamentalmente, pelo fato de alguns não aceitarem que ele cresceu. Ao invés de oferecer opções, decidem por ele o que deverá usar ou fazer. Apesar de crítica, é uma fase de desenvolvimento saudável e normal e que necessita de muita compreensão e paciência.
Foto: Ação da SEDA na Ilha dos Marinheiros, em 25 de julho de 2013
Os cães e gatos, por sua vez, são confiantes, têm conhecimento adquirido. Sempre prontos para fazer o seu caminho no mundo. Embora precisem de cuidados e atenção ao longo da vida, aos dois anos, eles começam a atingir uma estabilidade emocional e relativa autonomia.
É também o momento perfeito para continuar ampliando relações e aprimorando as experiências dos períodos anteriores ao desenvolvimento. Aprenderam muitas coisas, estão disciplinados e emocionalmente mais estáveis e seguros do que na fase juvenil.
Cães e gatos continuam a amadurecer mentalmente, embora os sinais sejam mais sutis. Nesta fase, não haverá grandes saltos em seu desenvolvimento, mas ainda é importante fornecer uma quantidade abundante de oportunidades, de aprendizagem e de formação.
Assim como os seres humanos e não-humanos, os dois anos de uma intituição são momento de colher os frutos plantados com tanta dedicação, horas de sono perdidas e um certo medo do novo, enxergar os próprios erros, acertar, dar passos mais ousados, criar oportunidades e estreitar os laços sem nunca, jamais, deixar de aprender.
Existe uma crescente compreensão da importância de se conhecer os fundamentos do pensamento sistêmico e de se avaliar as escolhas. Outra evolução é a percepção dos resultados positivos das práticas de diálogo na agilização do processo de aprendizagem grupal e, conseqüentemente, na eficácia e qualidade dos processos decisórios.
A SEDA tem foco, objetivos, preza pela qualidade do serviço público e pela qualificação de seus profissionais, que tem, acima de tudo, os animais como uma causa de vida. Aqui se trabalha o amor e com amor, nada mais.
Em nome de toda a equipe, nosso reconhecimento a todos que, de alguma forma, têm ajudado a Secretaria nas mudanças sociais com relação aos animais. São clínicas, pets, empresas, pessoas físicas e milhares de pessoas que não desistem nunca de fazer justiça.
Regina Becker
Secretária Especial dos Direitos Animais
Prefeitura de Porto Alegre ATENDIMENTO SEDA presta atendimento aos animais da Ilha dos Marinheiros
O ônibus Bicho Amigo da SEDA realizou mais ação na Ilha dos Marinheiros. Desta vez, 64 animais foram vermifugados, 20 receberam vacina polivalente e três cães, atendimento clínico. “Criamos uma rotina de trabalho nas áreas que concentram o maior número de animais abandonados. Infelizmente, essas pessoas acabam pagando pela irresponsabilidade daqueles que têm o animal como um objeto. A nós, da SEDA, cabe atender aqueles cães e gatos que os donos negaram a existência”, diz a veterinária da SEDA, Cíntia Brum Dias.
Veja imagens da ação da SEDA na Ilha dos Marinheiros
AUDIÊNCIA Jovem que salvou a vida do cão Rossi visita a SEDA
No dia em que completa dois anos, a Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) recebeu uma visita mais do que especial. O estudante Eduardo Grassi, de 16 anos, ficou conhecido, em maio passado, ao filmar o cãozinho Rossi sendo agredido por uma criança, incitada pela mãe.
Grassi conta que, algumas vezes, sentiu medo da reação dos ex-tutores de cão, mas jamais pensou em desistir de denunciar a barbárie. Segundo ele, o cão estava há cerca de uma semana na casa da família e percebia, de longe, o quanto aquele lugar fazia mal ao animal: “Antes de acontecer aquilo tudo, sempre via o Rossi num cantinho da sacada meio tristonho. Nunca poderíamos imaginar que uma família, com um certo grau de instrução, chegasse ao ponto que chegou”.
Agora, Rossi é o xodó do condomínio que tem 200 apartamentos. Ele aproveita os dias correndo, brincando com as crianças e sendo paparicado pelas moradores. Mesmo ainda tendo os ex-tutores como vizinhos, houve uma união dentro da estrutura para proteger o cão e a família de Eduardo Grassi.
A professora da rede municipal Lúcia Gomes, que mora no condomínio, se emociona com a determinação de Eduardo. “Ele é um menino de 16 anos que não se intimidou, matou no peito as ofensas e hoje é uma referência aos adolescentes de que os animais são as maiores vítimas das mãos humanas”, diz Lúcia.
Um novo mundo é possível
Para a professora da EMEF Ana Íris do Amaral, a SEDA foi um divisor de água no que que tange nos direitos e ao respeito aos animais. “Eu sempre fui apaixonada por animais e, antes da SEDA, cuidava escondido deles na área da escola. Hoje, os cães que vivem na EMEF Ana Íris são recebem atendimento e carinho da direção, professores, alunos e funcionários. Nas escolas localizadas em comunidades carentes, os animais são fundamentais para melhorar a auto-estima dos alunos e, consequentemente, esse novo olhar de compaixão é levado para a família, para os amigos amigos e vizinhos. Penso que os animais são fundamentais na evolução humana”, afirma Lúcia Gomes. BALANÇO SEDA realizou 117 esterilizações na semana
A Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA) realizou, entre os dias 18 a 24 de julho, 117 esterilizações, 63 atendimentos clínicos, 14 cirurgias, 64 vermifugações e 127 vacinações. A equipe de fiscalização atendeu a 94 demandas do “Fala Porto Alegre – 156”.
BRECHOCÃO Domingo tem Brechocão no Brique da Redenção DO LEITOR A SEDA agradece as manifestações de apoio
"Oi, SEDA. Seguem as fotos da equipe da Empóriopet entregando nossa segunda leva de doações para a Campanha do Agasalho. Foram 36 cobertores e mais roupas para pessoas e animais. Beijos em todas e obrigada por tudo. De todos aqui na Empóriopet".
Ângela Barrichello - Porto Alegre
"Parabéns SEDA, pelos primeiros dois anos de muita luta em prol dos peludos. Espero, de coração, que essa Secretaria tenha vida longa e que não sucumba se um dia mudar de mãos".
Claudia Steffens - Porto Alegre
"Querida Equipe da SEDA, parabéns... O Informativo é de emocionar. Aconteceu algo muito legal: ao chegar o mail, era eu e mais colegas lendo. Fico feliz quando um conteúdo informativo 'pega o leitor', sinal de que é relevante e muito bom. Deus continue abençoando a cada dia. Abraço do tamanho do Rio Grande”.
Cleusa Maidana – Porto Alegre
“Sou uma apaixonada incondicional pela SEDA. O trabalho realizado é digno de divulgação sempre. Que orgulho ter uma secretária como Regina Becker, ela é simplesmente fantástica. Me emociono cada vez que leio o Informativo SEDA, pois sempre tem algo que eu gostaria de ter feito. Que essa dedicação, carinho e respeito pelos nossos amigos bichos não se perca no tempo, se essa equipe não estiver a frente dos trabalhos. Parabéns SEDA! Parabéns Regina! Obrigada por existirem”.
Adriana Maria Narciso Ferreira – Porto Alegre
“Acompanhei todo o atendimento a um cão com tumor, que ajudei a salvar. Além de retirar o tumor, a equipe veterinária da SEDA esterilizou e microchipou o animal. Quando este trabalho for ampliado, será muito benéfico à população de Porto Alegre. A SEDA faz um dos melhores trabalhos da Prefeitura de Porto Alegre. Que continue sempre assim”.
Luis Carlos Goes de Morais – Porto Alegre EVENTO I Trabalho da SEDA é apresentado em Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Viamão
A secretária da SEDA Regina Becker palestrou, na quarta-feira (24), na Sessão Especial “Construção de uma Política Pública de Controle dos Animais de Rua”, da Câmara de Vereradores de Viamão. Proposta pelo vereador Sérgio Kumpfer, a ideia é discutir medidas para diminuir o abandono e controlar a natalidade de cães e gatos naquela cidade.
“Não é mais possível fechar os olhos para os animais. É dever do poder público incluí-los em suas políticas públicas, é de sua competência a guarda, a proteção e a defesa dos animais. Até então os animais eram excluídos do processo porque não tem o dom da palavra. Aliás, o único elo que nos separa dos animais é este, a palavra, destaca a secretária. EVENTO II EMEI Dom Luiz Nadal doa almofadas para animais em condições de vulnerabilidade
Dando continuidade às palestras para crianças e adolescentes da rede pública, a equipe da SEDA conversou com cerca de 30 alunos, com idades entre 4 e 5 anos, da EMEI Dom Luiz Nadal, localizada no bairro Restinga Nova.
Além da palestra, brincadeiras, música e dança, a escola doou almofadas para aquecer o inverno de animais em condições de vulnerabilidade. INVERNO TRANQUILO I Como proteger os animais do frio A semana que passou foi a mais fria do ano, até agora, e deixou muita gente de cama. Com os animais não é diferente. Nesta época do ano, o melhor mesmo é protegê-los com um ambiente climatizado, com conforto e uma alimentação saudável.
Veja as dicas da Dra. Márcia Gemerasca, coordenadora da Área de Medicina Veterinária da SEDA, para cuidar bem do seu animal no inverno:
Roupinhas quentes desde o nascimento
Os animais devem ter seu cantinho no inverno, de preferência onde estejam protegidos do ar gelado e com cobertas para aquecê-los. Tanto o cão como o gato deve ser acostumados desde filhote com cobertas e roupinhas, pois assim eles permitem que os tutores os protejam do frio ao longo da vida. Importante ressaltar que alguns são mais sensíveis à lã. Neste caso, recomenda-se roupinhas com tecidos de algodão.
Animais de pêlo longo devem ser escovados diariamente, pois a roupinha pode causar o embolamento dos pêlos e lesões de pele e prurido. Os gatos, geralmente, não se adaptam bem com roupinhas, podendo haver exceções.
LEIA MAIS... INVERNO TRANQUILO II Doações para Campanha do Agasalho podem ser feitas até o dia 16 de agosto Roupas e outros itens também são bem-vindos para os animais
A Campanha do Agasalho de 2013 prossegue até o dia 16 de agosto. As doações podem ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéo, 10 – Centro Histórico), Fasc (avenida Ipiranga, 310 – bairro Praia de Belas) e nas secretarias municipais. Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Porto Alegre está recebendo itens para aquecer o inverno dos animais em condições de vulnerabilidade.
Até agora foram arrecadadas mais de 110 mil peças. "Temos a pretensão de superar a arrecadação de 2012, pois temos a convicção de que, cada vez mais, a sociedade está imbuída do espírito de respeito aos Direitos Humanos e Animais. Ajudar ao próximo aquece o corpo de quem recebe a doação e enobrece a alma de quem doa”, diz a primeira-dama Regina Becker.
Mais informações sobre a Campanha do A gasalho da Prefeitura de Porto Alegre pelo telefone (51) 3289.8913. SAÚDE E BEM-ESTAR Ensinando aos tutores a oferecer uma alimentação saudável aos bichos Ensinando aos tutores a oferecer uma alimentação saudável aos bichos
Nunca o tema animais foi tão abordado numa roda de amigos, nos meios de comunicação e nas redes sociais. Chama a atenção a demanda por informações que melhorem o bem-estar e qualidade de vida deles como, por exemplo, a alimentação adequada.
Segundo Adriana Lopes, médica veterinária da SEDA, os animais devem se alimentar exclusivamente com ração. “A alimentação humana pode causar distúrbios digestivos, incluindo diarreia e vômito. Alguns veterinários podem prescrever comida humana, caso o animal esteja em fase de recuperação de algum procedimento ou doença, e nesses casos deve-se evitar o uso de temperos muito fortes”, diz Adriana.
As rações são dividas por faixa etária (filhote, adultos, idosos), pois nelas estão concentrados os nutrientes que cada um necessita. A veterinária alerta sobre outra questão que envolve as rações dos animais: “Caninos e felinos com excesso de peso devem receber rações com baixo índice calórico, ou seja, destinadas a animais obesos. O excesso de petiscos deve ser evitado”.
LEIA MAIS... SOLIDARIEDADE Jornais usados podem ser doados na Feira de Adoções da SEDA no Brique da Redenção
A Secretaria Especial dos Animais (SEDA) precisa de jornais para aquecer os animais, em condição de vulnerabilidade, atendidos na Área de Medicina Veterinária. As doações podem ser feitas aos domingos, das 10h às 15h, na Feira de Adoções da SEDA que acontece todos os domingos, no Brique da Redenção
“Muitas vezes, empresas, condomínios e assinantes acumulam jornais ou jogam fora e, se forembem utilizados podem proteger os animais do frio e, também, preveni-los de doenças comuns no inverno”, diz a secretária da SEDA Regina Becker.
|