AÇÃO SOLIDÁRIA
Brechocão supera expectativa da Secretaria Especial dos Direitos Animais

A primeira edição do Brechocão superou as expectativas da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), de ONGs e protetores cadastrados e de público. O evento aconteceu neste domingo ( 28), no Brique da Redenção.

Das 10h às 17h, os 27 participantes venderam produtos como bijuterias, roupas para pessoas e animais, calçados, discos de vinil e louças de porcelana. Toda a renda será revertida para ajudar animais em condições de vulnerabilidade.
 
“Protetores e ONGs dedicam a maior parte do seu tempo para salvar animais vítimas de abandono e maus tratos. Pagam as despesas com veterinário, tratamento e remédios do próprio bolso, portanto, nada mais justo do que organizar um evento que possa contribuir para diminuir o sofrimento de animais que dependem econômica e emocionalmente dessas pessoas”, disse a secretária da SEDA Regina Becker.
 
O prefeito visitou os estandes e conheceu um pouco a história de protetores: “Também tenho uma vida dedicada à proteção e nossas histórias se confundem. Sentimos as mesmas dores e as mesmas emoções quando salvamos um animal. Nos compreendemos e este sentimento é que nos motiva a continuar a luta”.

Veja mais fotos do Brechocão

 

 

 

BALANÇO
SEDA realizou 46 cirurgias na semana
A Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA) realizou, entre os dias 25 a 31 de julho, 80 esterilizações, 63 atendimentos clínicos e 46 cirurgias, sendo duas amputações de membro posterior, cinco para retiradas de tumores, quatro de hérnia e duas colopexia.  A equipe de fiscalização atendeu a 70 demandas do “Fala Porto Alegre – 156”.


BICHO AMIGO NA COMUNIDADE
Bicho Amigo presta atendimento aos animais do bairro Mário Quintana

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) realizou mais uma ação com o ônibus Bicho Amigo, na EMEF Chico Mendes, localizada no bairro Mário Quintana. Cerca de 30 animais foram vacinados, vermifugados e receberam atendimento clínico veterinário.

Gabriela Adriani, tutora de três SRD's que receberam atendimento da SEDA, manifestou satisfação com o serviço prestado: “Para quem não tem condições de cuidar de um animal que resgata das ruas, este trabalho é um alento. Há 15 dias, o ônibus esteve aqui para vermifugação, e hoje, a SEDA retorna para realizar a segunda dose do vermifugo e aplicação da vacina. Estou muito feliz de poder proporcionar aos meus cães um serviço de qualidade”.
 

 

BLOCO CIRÚRGICO
Cão atropelado duas vezes é operado na AMV


A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) resgatou, no último final de semana, um SRD atropelado duas vezes, por dois veículos diferentes, no bairro Rubem Berta, zona norte da Capital. De acordo com a pessoa que abriu o protocolo, através do telefone 156, o animal estava em uma avenida movimentada quando foi atingido por um veículo. Desnorteado, ele saiu andando e voltou à via, quando foi atropelado pela segunda vez.

Segundo a veterinária Kátia Lima, o SRD chegou bastante debilitado à Área de Medicina Veterinária, apresentava fratura exposta no membro posterior direito, hematomas no corpo e estava com a bacia quebrada. A equipe realizou uma cirurgia de amputação do membro afetado e o esterilizou.

Animal estava atrás de fêmeas no cio
A responsável pelo cão, Caroline Pesegoginski, conta que ele havia sido resgatado das ruas e fugiu para ir atrás de fêmeas no cio. Neste caso, a esterilização se torna necessária. “Um animal esterilizado não vai sair atrás de fêmeas no cio, corre menos riscos de fugir e, consequentemente, de ser atropelado”, alerta a Dra. Kátia.

DESAPARECIDO
Família procura gato





Este felino desapareceu, há alguns dias, da casa da família, localizada na rua Zeferino Dias, Vila Esmeralda, Parada 40, em Viamão. É um animal extremamente dócil, peludinho e esterilizado. Quem reconhecê-lo na foto, entrar em contato pelo e-mail imprensa@seda.prefpoa.com.br
.
DIREITOS ANIMAIS I
Vereadora baiana resgata rottweiler com patas atrofiadas após confinamento
Rottweiler vivia presa a uma pedra, em Salvador. Denúncia veio de moradores do bairro

Uma cão fêmea, da raça rottweiler, foi resgatada em Salvador (BA), após denúncias de moradores do bairro em que vivia. O animal, de aproximadamente 50kg, passava a maior parte do tempo amarrado a uma pedra, num espaço de menos de um metro quadrado, sem direito a se exercitar dentro ou fora da residência.

Uma oficial de Justiça, encarregada de cumprir liminar concedida pelo Juizado Cível de Piatã, para fazer a busca e apreensão da cadela Lessy, compareceu ao local acompanhada da vereadora Ana Rita Tavares (PV) e representantes da ONG Terra Verde Viva.  O grupo ainda teve apoio de uma guarnição da 37ª Companhia da Polícia Militar.

LEIA MAIS...

DIREITOS ANIMAIS II
Prefeitura de Curitiba abriga animais de moradores de rua

A Prefeitura de Curitiba (PR) montou um canil para que os moradores de rua possam abrigar seus animais num dos invernos mais severos registrados nas últimas décadas, na capital paranaense.

A intenção é quebrar a resistência de moradores que se negam a dormir em albergues para não abandonar seus cachorros. No local, os animais também ganham cobertores que não são mais usados por pessoas e recebem ração.

Em Apucarana, município com 120 mil habitantes, a 370 km de Curitiba, a prefeitura também tomou medidas preventivas para animais em situação de rua e começou uma campanha no início da semana para “vestir” 170 cachorros e 60 gatos do canil municipal. “Tenho certeza de que se não fossem as doações, muitos dos animais tinham morrido”, afirmou o responsável pelo canil, Luan Rafael da Silva Santos.

DO LEITOR
A SEDA agradece as manifestações de apoio e os cumprimentos

A SEDA agradece, na pessoa de Ricardo Madera, diretor presidente da  Faster Mail Solução em Postagem, de Patrícia Lutz e Dona Ivete, a doação de jalecos, calças e campos de TNT, que serão utilizados no bloco cirúrgico, ações de resgate e mutirão.

“À Regina Becker, meus cumprimentos e admiração pelo belíssimo trabalho realizado. Não parabenizo a secretária e o prefeito, ou o gestor, pois são títulos passageiros. Parabenizo, sim, a pessoa, a cidadã e o cidadão exemplar. O grande diferencial de vocês, equipe SEDA, é a essência amorosa para com os animais e o fato de não serem meros burocratas ou servidores públicos, arraigados em regras e horários inflexíveis. Vocês vão além, se envolvem, emocionam, ajudam e entendem as necessidades. Fazem da dificuldade uma oportunidade de tornar as coisas melhores. Sempre digo que as pessoas não precisam fazer o bem, apenas em não fazer o mal já é de grande utilidade, pois a natureza é sábia e poderosa. Ela sabe se virar. E se ainda houver pessoas praticando o bem, estaremos perto de um mundo ideal”.
Ricardo Caruso Madera - diretor presidente da Faster Mail Solução em Postagem

"Existe coisa mais linda, mais verdadeira? Quem de nós, ditos humanos, se aproximaria com tanta doçura e carinho de uma pessoinha tão debilitada? E ainda existe 'gente' que maltrata". 
Adriana Ferreira - Porto Alegre

“Estou contando os  segundos para reencontrar o 'meu loirinho'. Ele foi atropelado e ignorado pelo condutor do carro, que o deixou gritando, gemendo e babando de tanta dor. Mas, tudo deu certo! Foi levado para  atendimento na SEDA e 'anjos' estão cuidando do meu querido e especial amigo fiel. Amanhã estará de volta e 'vida nova', pois não irá voltar às ruas, ficará na minha casa! Muitíssimo obrigada a toda equipe de trabalho. Obrigada  pela dedicação, cuidado e amor. Desejo que São  Francisco de Assis abençoe a todos. Loirinho está nascendo para uma nova vida”.
Adriana Silva – Porto Alegre

“Estou enviando este e-mail para agradecer o pronto atendimento em aliviar o sofrimento de um animalzinho, entre tantos que possuem o direito à vida assim como nós, humanos. Fui atendida rapidamente em minha solicitação, evidenciando a boa vontade e o profissionalismo dos funcionários Mário e Dra. Adriana Lopes. Aproveito para parabenizar pelos dois anos de bem vinda existência”.
Ana Maria Guatimozin – Porto Alegre

“Se a SEDA cumpre dois anos de existência, quem vibra e comemora são os cidadãos porto-alegrenses, porque se podem considerar seguros de que em sua cidade os Direitos Animais são respeitados e a dignidade da vida, protegida. A SEDA é um marco de civilidade na Capital e seus feitos devem ser levados a todos os municípios do Brasil com o fim de incentivá-los a praticarem a mesma política pública, tão necessária e importante para a qualidade de vida e o bem estar de todos: pessoas e animais. SEDA, que possamos aplaudir muitos e muitos anos mais com indicadores tão promissores como os deste primeiro ano de vida. Parabéns ao corpo de servidores que fazem tudo acontecer e merecem cinco estrelas no boletim de aprovação!!!”.
Luiza Moll - Porto Alegre

“Parabéns a toda a equipe pelo lindo trabalho para com os peludos, anjos iluminados”.
Lise Santos – Porto Alegre

“Parabéns, SEDA, pelo aniversário e pelo belo trabalho! É muito bom poder contar com vocês”.
Mírian Salvadoretti – Porto Alegre

"Parabéns pelo trabalho maravilhoso desta equipe, os resultados são excelentes até agora".
Jose Luis Bettio

“Parabéns à SEDA pelo aniversáio e pelo maravilhoso trabalho que vem fazendo. Abraços”.
Grace de la Rocha – SMGL/ Prefeitura de Porto Alegre

“Parabéns pelo trabalho, sinto orgulho da Prefeitura de Porto Alegre. Tem que processar quem maltrata os bichinhos”.
Beatriz Santana – SMED/ Prefeitura de Porto Alegre
 
“Parabéns para esta grande SEDA! Grande iniciativa e que venham muito mais!!!”.
Gabriela Melo – DMAE/ Prefeitura de Porto Alegre

“Acompanho o trabalho de voces pelos informativos e gostaria de cumprimentá-los pelo empenho e dedicação aos nossos queridos animaizinhos. Também gosto e procuro fazer a minha parte (temos 7 gatinhos adotados). Abraço”.
Rui da Costa Soares – DMAE/ Prefeitura de Porto Alegre

"Parabéns a Seda!!!!!!".
Deborah Pilla Villela - INOVAPOA/ Prefeitura de Porto Alegre

"O Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre cumprimenta a SEDA pelos dois anos de muito trabalho, em especial aos servidores e ao seu comprometimento com a causa dos animais. Parabéns".
Maria Elena Estrázulas - presidente do COMUI/ Prefeitura de Porto Alegre

"FELIZ ANIVERSÁRIO! Meu desejo é que consigam implementar as políticas de amor, segurança, respeito... pelas pequenas e valiosas vidas que são os animais. Que sejam exitosos na EDUCAÇÃO dos HUMANOS, esse bicho predador e tantas vezes mau... muito mau... Sucesso a vocês que é o sucesso de todos nós que amamos incondicionalmente essas criaturinhas maravilhosas. Abraço".
Lydia Maria Menezes Ferreira - PREVIMPA

“Parabéns e um abraço. Agradecemos a parceria”.
Andreza de Souza Lima - enfermeira da Estratégia de Saúde da Família/ Prefeitura de Porto Alegre

"Parabéns à SEDA pelo maravilhoso trabalho constituido e bem exemplificado a várias prefeituras e estados. Mil beijos e lambidas".
Iarema Jenisch Mendonça - Porto Alegre

"Parabéns pelo aniversário, SEDA. Um abraço à secretária Regina Becker e toda a sua equipe, pelo trabalho e dedicação em favor da causa animal.  Saúde e paz".
Eunice de Siqueira Flores - Secretaria Municipal de Governança Local/ Prefeitura de Porto Alegre

"Parabéns para essa grande Secretaria! Grande iniciativa e que venham muito mais!!!".
Gabriela Melo - Coordenação de Julgamento e Contratos/ Prefeitura de Porto Alegre

“Queridos colegas da SEDA, parabéns por esta jornada, comemorada com tantas ações de carinho, de amor e de comprometimento de todos vocês. Nossas vidas se renovaram diante de toda dedicação que se desprende do coração de cada um de vocês aos nossos entes tão queridos. Obrigado a todos”.
Ilva Alves Acosta - Agente de Fiscalização/ Prefeitura de Porto Alegre

“Parabéns, SEDA!!! É com imenso carinho que compartilho a minha alegria e o meu orgulho pela existência de vocês. Que seja o início de muitos anversários com o mesmo carinho e respeito pelos nossos amigos bichos. Sabemos o quanto é difícil e doloroso o trabalho por vocês executado e nem sempre compreendido. Que todos que passarem pela SEDA sejam mentores de ideias de revolução, modernidade e respeito. Parabéns, secretária Regina e prefeito Fortunati, exemplos de coragem e de respeito quando se trata desses nossos amigos tão desamparados! Que permaneçam por muito tempo para que muito mais possa ser feito e para seja consolidado o pensamento e a determinação de ajuda aos animais! Contem sempre com a minha ajuda no que for possível. Parabéns equipe da SEDA pelo amor direcionado aos nossos amigos de patas, de asas, etc... Tenham sempre o meu respeito. Obrigada por existirem”.
Adriana Maria Narciso Ferreira – Porto Alegre

“Parabenizo a SEDA pelos dois anos de existência. A SEDA é legítima e dá segurança e esperança às ações que muitos protetores já faziam ao longo dos últimos anos”.
Lilian Schreiner - assistente social da FASC/ Prefeitura de Porto Alegre


Rosa L'Aviron Knippling - Porto Alegre

“Em nome do 'Gateiras Bazar' e do grupo do facebook 'Gateiras de Porto Alegre', queremos agradecer o evento Brechocão, que nos proporcionou garantir, pelo menos, quase 20 esterilizações de felinos. Abraços, parabéns e muito obrigada a todos os responsáveis”.
Luciana Costa – Porto Alegre

"Quero agradecer a oportunidade que o Brechocão proporcionou às protetoras e ongs, de conseguir uma verba extra para as despesas com clínicas, castrações e ração! Foi uma bela força que recebemos, espero que esse evento possa se repetir pelo menos uma vez por mês, já aguardo com ansiedade o próximo! Transmita meus cumprimentos a toda a equipe da SEDA envolvida, bem como à Regina. Abraço".
Elenara Nunes - Porto Alegre

“Nós, protetores, é que precisamos agradecer pela oportunidade que nos foi dada no melhor local de Porto Alegre para esse tipo de evento. Realmente, foi muito bom poder encontrar outras protetoras que não víamos há tempo e, também, amigos e conhecidos que amam animais, entusiasmados com o que viam. A sugestão que dou é que possamos fazer outros Brechocães exatamente como foi esse, sem tirar nem por. E, se possível, mensalmente. Obrigadíssima!”.
Fátima Fripp – Porto Alegre

“Eu, Victor, Preto, Pretinha, Caramelo,Dolly,Mococa, Flôr, Kika, Albina, Gorda, Tigresa,Tobias, Pepino,Angélica, Dourado,Guria, Apolo, Pocoyó, Pingo, Lisbella, Vicky, e Kaleb.... Nós é que agradecemos a acolhida da SEDA para este evento. Seguem algumas fotos das doações que recebemos e o que arrecadamos no Brechocão será destinado a compra de ração. Aqui em casa o consumo é de 200kg por mês e compramos semanalmente”.
Rafaela Fichera

 

“Obrigada pela oportunidade. Com o resultado do Brechocão, muitas barriguinhas ficarão cheias. Parabéns a toda equipe da SEDA pela ótima organização. Abraços”.
Nilda Laux – Porto Alegre

“Primeiro quero agradecer à SEDA pela oportunidade desse brechó. O valor arrecadado será gasto em tratamento veterinário/; diárias de dois gatos e o exame de Fiv/Felv de um deles; esterlização de um macho e de uma fêmea abandonados, recentemente, no parque. Se sobrar algum valor, será gasto em ração. Obrigada pela atenção e aguardando o próximo”.
Luciana Radomsky – Porto Alegre

“Parabéns à primeira-dama, à Equipe da SEDA pela iniciativa do Brechocão. Foi um dia muito especial em que nós Protetoras de Porto Alegre nos reunimos para  compartilhar as nossas atividades e vender os nossos produtos. Espero que  venham muitos Brechocães em outras praças, como o Parcão e o Parque Germania”.
Mila Sanchez – Porto Alegre

“O Brechocão foi sensacional, o retorno foi incrível, tudo muito bem organizado. Parabéns ao pessoal da SEDA”.
Silvana Pinto Woehler – Porto Alegre

“A Associação Gaúcha de Proteção aos Animais, através de seus representantes, agradece a oportunidade de ter participado do Brechocão, evento inédito em nossa Capital e que enobrece ao trabalho de todos que, de fato, estão imbuídos na luta pela vida e pelo bem-estar dos animais, a iniciar pela secretária Regina Becker, que muito bem entende nossas dificuldades nessa jornada e colabora para que possamos angariar recursos e avançar nesta nossa missão. Excelentíssima Senhora Secretária, em nosso nome e em nome de nossos albergadinhos e afilhadinhos, nós a parabenizamos e agradecemos não somente pelo grande evento, como por todo o trabalho que, a cada dia, vem sendo feito de forma positiva e constante pela SEDA para minimizar tanta dor e sofrimento. Deixamos agradecimento muito especial à querida Marina e todos demais”.
Lenir Angélica – Porto Alegre

EDUCAÇÃO
Equipe da SEDA conversa com alunos da EMEI Camaquã



 

Dando continuidade às palestras para crianças e adolescentes da rede pública, a equipe da SEDA conversou com 20 alunos, da  EMEI Camaquã, na zona norte da Capital. Além da palestra, distribuição de material informativo compatível com a idade, os pequenos dançaram ao som de “Galinha Pintadinha”.
EVENTO I
Direitos Animais é abordado em encontro com professores do muncípio




A secretária Especial dos Direitos dos Animais Regina Becker conversou, na terça-feira (30), com mais de 100 professores da rede pública na palestra “O direito dos animais e a importância deles para a educação dos nossos alunos e comunidades”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED).

LEIA MAIS...

EVENTO II
Professor da UFRGS doa casinhas para gatos que vivem no ambiente universitário




A secretária Regina Becker participou, na terça-feira, da entrega de seis casinhas à comunidade de gatos que vivem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doadas por Adolfo Bittencourt, professor do Departamento de Artes Visuais. O projeto na UFRGS partiu de Tatiana Jaeger e Leandra Pinto, alunas da Universidade e fundadoras do Animal é Tri/ Mural dos Bichos. 

LEIA MAIS...

FEIRA DE ADOÇÃO
Vinte e dois animais ganham lar em feira de adoções da SEDA

Dos 28 animais levados à Feira de Adoções da SEDA, no último domingo (28), no Brique da Redenção, 13 cães e nove gatos ganharam um lar. Os adultos foram doados com a carteira de vacinação em dia, esterilizados e microchipados e, os filhotes, com a data do procedimento cirúrgico agendada na Área de Medicina Veterinária (AMV). 

“A saúde é fundamental no momento da adoção, pois qualquer problema que ocorrer na casa dos novos tutores acarretará consequências aos animais, inclusive o abandono”, alerta Márcia Gemerasca, coordenadora da AMV.

Jornais usados são bem-vindos
A Secretaria Especial dos Animais necessita de jornais para aquecer os animais, em condição de vulnerabilidade, atendidos e abrigados na AMV. As doações podem ser entregues aos domingos, das 10h às 10h, na Feira de Adoções da SEDA que acontece todos os domingos, no Brique da Redenção.

Veja fotos da Feira de Adoções da SEDA, em 28 de julho

 

 

 

 

 

LIVRO
Capitão da Polícia Militar paulista analisa perfil dos agressores de animais

“Quem maltrata animal é uma ameaça para toda a sociedade”. A afirmação é do chefe de Operações da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, capitão Marcelo Robis Francisco Nassaro, que transformou sua tese de Mestrado sobre maus tratos a animais e violência contra as pessoas, em livro.  "O próprio FBI analisa crimes de maus tratos aos animais no perfil de serial killers", afirma o capitão Robis, referindo-se ao Federal Bureau of Investigation, a organização governamental de mais alta autoridade e de mais completa tecnologia, destinada a investigar crimes e terrorismo nos EUA.

Segundo a Teoria do Link, que aponta os maus tratos contra os animais como um dos comportamentos “alerta”, adultos que praticam atos de maus tratos aos animais podem apresentar traços mais elevados de violência e insensibilidade, podendo vir a praticar atos violentos em seu ambiente familiar contra pessoas. Quando a violência é praticada em ambiente familiar contra crianças e adolescentes, estes podem assimilar tal comportamento passando a praticá-lo, inclusive, posteriormente, na fase adulta.

“A pesquisa teve como origem os Estados Unidos, onde os animais são considerados vítimas de crime, diferentemente do que ocorre no Brasil, em que são considerados objeto do crime, ou seja, objeto no qual recai a conduta criminosa. Isso acontece porque o sistema jurídico nacional não evoluiu suficientemente para reconhecer os animais como sujeitos de direitos; eles são, na acepção da palavra utilizada no Código Civil, em vigor, coisas semoventes, ou seja, coisas que se movem por meio de esforço próprio”, explica o Capitão Robis.

Robis diz mais: “Há, de fato, uma implicação significativa nessa questão, especialmente porque os animais nos Estados Unidos têm direitos como sujeitos de direitos e aqui não. No Brasil quem tem direitos são as pessoas, inclusive as que ainda não nasceram, logo, os autores de crimes de maus tratos contra animais sofrem a pena porque, simplesmente, não observaram uma regra social de não maltratar os animais, diferentemente dos Estados Unidos, onde a punição ocorre especialmente em função de haver uma vítima, que é o animal.
 
Também é de se considerar a implicação da reparação do dano, pois animais no Brasil não têm direitos e, por isso, em tese, não podem pleitear, mesmo que por representação, a reparação civil, já que esta decorre de um ato ilícito cometido em face do direito de alguém. Então, para o direito nacional, quando uma pessoa mata um gato que é propriedade de alguém, ela simplesmente destrói um bem, uma coisa de outra pessoa, gerando a esta direito de indenização. Assim, além das consequências penais o autor poderá ser civilmente processado pela vítima, dono do gato (e não pelo gato utilizando o instituto jurídico da representação), para restabelecer ou minimizar sua situação.

Não é o que ocorre, em regra, com animais de rua, chamados de errantes, maltratados. Normalmente, os autores são processados penalmente, sendo um eventual valor a ser pago apenas uma consequência da pena penal e não de eventual reparação civil".

LEIA MAIS...

OPINIÃO
Denunciar maus tratos vai além de um protocolo

* Por CAMILA CARDOZO DE VASCONCELLOS

A população costuma confundir as competências de um órgão administrativo com as do Poder Judiciário, muitas vezes, equivocando-se ao criticar o trabalho da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA). Sendo este um órgão administrativo, as atribuições da SEDA são lavrar autos de infração em casos de maus tratos; instaurar processos administrativos que resultam em multa (caráter punitivo) aos infratores e conciliações, visando a conscientização, bem como prestar assistência aos animais de comunidades em situação de vulnerabilidade social ou tutelados por protetores.

Freqüentemente, vejo nas redes sociais pessoas postando fotos de animais em situação de maus tratos, seguido do número de protocolo gerado pelo 156 e questionamentos, até mesmo ofensivos, ao trabalho realizado pela Secretaria. Ocorre que maus tratos é crime previsto no art. 32 da Lei 9.605/98, portanto, sendo necessário também gerar Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima pois, do contrário, a pessoa estará sendo omissa e favorecendo o criminoso.

LEIA MAIS...

PETIÇÃO PÚBLICA
Petição pública para criação de uma Delegacia de Proteção aos Animais no Rio Grande do Sul

A criação de delegacias especializadas em animais é um instrumento extremamente importante para acelerar as investigações e os processos de crimes contra animais. Uma maneira ágil e efetiva de combate à violência contra seres indefesos.

Tratamento especializado, como nos casos de delegacias da mulher ou de proteção ao idoso, faz toda a diferença para quem está buscando ajuda ou qualquer outro suporte policial.

Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin alterou o nome de uma divisão da polícia para Divisão de Investigações sobre Infrações de Maus Tratos a Animais e demais Infrações contra o Meio Ambiente. Agora, a campanha se nacionalizou.

Clique aqui, assine a petição e divulgue!