AÇÃO
SEDA resgata animais de famílias das Ilhas atingidas pela enchente

Em uma ação que durou três dias, a Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) resgatou, esta semana, 72 animais, entre cães adultos, filhotes e uma gata prenhe, pertencentes às famílias das Ilhas das Flores, Marinheiro e do Pavão atingidas pela enchente. Centenas de pessoas estão abrigadas no local, dividindo o espaço com animais. “Como o espaço dos abrigos é limitado, aos cães não é permitida a permanência durante a noite. Mas sabemos que, quando vamos embora, eles colocam alguns para dentro”, revelou Carmem Tabajara, assistente social da FASC.

Os cães e a gata estão na Área de Medicina Veterinária da SEDA para vermifugação, vacinação e esterilização, mediante autorização dos proprietários. O trabalho nas Ilhas envolveu o cadastramento dos animais, de seus responsáveis e registro fotográfico. “Foi um momento único ver as pessoas se despedindo dos seus bichos, mesmo sabendo que por um período curto. Eles têm um significado diferente na vida delas. A maioria dos cães foi abandonada na rodovia, na região das Ilhas, e acolhidos por famílias em situação de vulnerabilidade social, numa clara demonstração de solidariedade e acolhimento”, relata a secretária Regina Becker, que acompanhou a ação.

Na sexta-feira à tarde, uma equipe da SEDA esteve nas Ilhas para levar ração aos cães que estão ilhados junto com seus proprietários.

Os animais ficarão abrigados na Área de Medicina Veterinária até as famílias retornarem para suas casas.

Veja mais fotos da ação

 

 

 

 

    

ANIMALS & ETHIC I
Um pensamento para a história

ANIMALS & ETHIC II
Os animais possuem interesses como os homens: de não sofrer, de não sentir dor e de viver suas vidas da melhor maneira possível, diz Peter Singer

O plenarinho da Assembleia Legislativa ficou completamente lotado, nesta terça-feira (27), para ouvir o filósofo australiano Peter Singer, autor do livro Libertação Animal, considerado a bíblia do movimento pelos Direitos Animais. O evento, uma promoção da Secretaria da Especial dos Direitos Animais (SEDA), Braskem e Fronteiras do Pensamento, teve como tema “Ética e Animais”.

Para Regina Becker, a SEDA está cumprindo um dos seus objetivos: a conscientização. “As pessoas têm sua parcela de responsabilidade frente à questão do abandono e dos maus tratos, que tornaram-se um problema social. O Brasil está no ranking dos países com maior número de animais domésticos do mundo: seis cães e quatro gatos por habitante. Em Porto Alegre, a proporção é maior: 2,3 habitantes para cada animal domiciliado", destacou.

Portanto, é nosso dever mudar esta cultura de abandono e maus tratos, fazendo as pessoas pensarem junto com uma sumidade no assunto, que é Peter Singer. Muito me orgulha a SEDA ter proporcionado este evento, ao lado da Braskem e Fronteiras do Pensamento, àquelas pessoas que aqui estiveram e que, com certeza, levarão a mensagem adiante”, destacou. 
 
Brasil no ranking mundial do consumo de carne
Peter Singer apresentou um histórico da causa animal, desde Aristóteles, período em que a igualdade entre os seres humanos e não-humanos era vista com preconceito, uma filosofia que vai de encontro ao seu pensamento. E foi baseado neste estudo que o filósofo escreveu Libertação Animal, onde ele explica que “especismo é um viés contrário a outros seres, simplesmente, por não serem membros de nossa espécie. Os animais possuem interesses como os homens:  de não sofrer, de não sentir dor e de viver suas vidas da melhor maneira possível”.

De acordo com Singer, a cada ano, aproximadamente 100 milhões de animais vertebrados são mortos para uso em pesquisas. Para a produção de alimentos, este número sobe para 60 bilhões. Ou seja, a produção de alimentos usa cerca de 600 vezes mais animais, sem incluir os peixes.

O filósofo destacou que, ao longo da vida, o consumo de alimentos pelos animais é seis vezes superior ao consumo humano, em todo o mundo. “Os animais não podem ser vistos como fonte de alimento e, sim, como fonte de consumo”, enfatizou.
 

"Com mais conhecimento de causa e educação, as pessoas mudarão de ideia aos poucos. Sem contar que opções estão surgindo. Um cientista holandês apresentou um hambúrguer feito em laboratório. Eu, definitivamente, comeria. Salvaria o planeta comendo algo saboroso".


Singer disse mais: que é muito difícil mudar uma sociedade, com seus princípios e ideias cristalizados. Para avançar em questões pertinentes, como os Direitos Animais, é preciso haver o meio termo e a ponderação, sem radicalismo. Se não tivermos condições de atingir o "ideal", é preciso buscar o equilíbrio. "Se tornar vegetariano seria uma boa alternativa, mas sei que não é uma solução prática no momento, porque muitos não têm acesso à comida suficiente ou a uma dieta balanceada sem comer carne. Mas pessoas capazes de encontrar ou comprar muitas frutas e vegetais podiam se tornar vegetarianas. Seria melhor para a saúde, para os animais e para o planeta", disse.

Ele disse que o Brasil, a Argentina, o Uruguai, os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália são os maiores consumidores de carne do mundo. Destacou ainda que não são os automóveis que geram mais emissões de gases de efeito estufa, mas o setor da pecuária.
 

"Não devemos preservar uma vida simplesmente porque ela é humana".
 


Eleito o Humanista do Ano pelo Conselho de Sociedades Humanistas Australiano em 2004, das suas mais de 30 obras, Libertação Animal é a preferida de Peter Singer, pois foi escrita em um impulso de entusiasmo ao perceber que havia algo terrivelmente errado no que se fazia com os animais.

Para o prefeito José Fortunati, “a palestra foi um momento extremamente importante para refletir sobre a sociedade que queremos, uma sociedade inclusiva que respeite os seres humanos e não-humanos. Penso impossível pensar numa sociedade harmônica sem que os Direitos Animais estejam na pauta de discussão política”.

AUDIÊNCIA PÚBLICA I
Seda defende implantação de políticas públicas para os animais em Cruz Alta

A secretária especial dos Direitos Animais de Porto Alegre, Regina Becker, defendeu, na sexta-feira, 23, durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Cruz Alta, a criação de uma secretaria municipal ou de um setor vinculado às pastas da Saúde ou do Meio Ambiente voltado à defesa dos animais. “Este tema requer um olhar especial, para que efetivamente sejam implantadas políticas públicas destinadas à saúde, proteção e bem-estar animal. Espero que a comunidade cruzaltense, a rede de proteção e as lideranças possam sensibilizar o governo municipal da importância de um trabalho focado neste sentido”, afirmou a primeira-dama.

No encontro proposto pela vereadora Elizabeth Linke (PMDB), que lotou o auditório do Legislativo municipal, foram apresentados os resultados obtidos pela Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) nos últimos dois anos. No período de 25 de julho de 2011 até o último dia 21 de agosto, foram realizadas 12.620 esterilizações, 1.084 cirurgias, 9.675 fiscalizações de maus tratos, 3.978 atendimentos, 567 adoções e mais de 40 mil atendimentos de vermifugação e vacinação.

LEIA MAIS...
 

AUDIÊNCIA PÚBLICA II
Experiência da Seda é levada a seminário em Estância Velha

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) de Porto Alegre em mais de 100 comunidades, em 37 bairros, que vem servindo de exemplo no País, foi abordado pela titular da pasta, Regina Becker, neste sábado, 24, em Estância Velha. Painelista no Seminário Sul-brasileiro de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Bem-Estar Animal, a primeira-dama falou sobre a necessidade de mobilizar a sociedade para sensibilizar o poder público no cumprimento da sua responsabilidade com os animais.

De acordo com Regina, pela primeira vez no Brasil e América do Sul, esta abordagem tem caráter jurídico, cujo enfoque recai no princípio constitucional de que os animais têm direitos e, portanto, devem ser tutelados pelo Estado. “Os movimentos de defesa animal e ONGs têm papel fundamental nesta luta e, se os governantes não assumirem a função que lhes cabe, propiciando um orçamento específico à questão animal, não temos como avançar", afirmou.

LEIA MAIS...
 

BALANÇO
SEDA realizou 111 atendimentos clínicos na semana
A Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA) realizou, entre os dias 22 e 28 de agosto, 67 esterilizações, 111 atendimentos clínicos, dez vacinações Bicho Amigo e 20 cirurgias, sendo uma para retirada de tumores e duas de hérnia e uma amputação. A equipe de fiscalização atendeu a 89 demandas do “Fala Porto Alegre – 156”.


DIREITOS ANIMAIS
Presidente do Instituto Ambiental Ecosul - SC traz sua experiência em defesa animal

Militante em movimentos ambientais desde os anos 80 e com atuação marcante na defesa animal, o presidente do Instituto Ambiental Ecosul de Santa Catarina, Halem Guerra Nery, visitou a Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), na última segunda-feira (26). O encontro com a secretária Regina Becker possibilitou a troca de experiências motivadas por objetivos comuns, como o desenvolvimento de políticas públicas destinadas à saúde, proteção e bem-estar animal.

Gaúcho, mas radicado em Florianópolis (SC) há mais de 40 anos, Halem atualmente é membro do Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do Ministério Público catarinense e defende que a educação humanitária é indispensável à formação de valores e à prevenção da violência. “Ela aborda o ciclo de violência interpessoal e interespécies, e vem se revelando uma área curricular importante na formação de valores e para prevenir que crianças comecem a percorrer um caminho destrutivo. Não vamos desfazer gerações de abusos passados, mas podemos romper o ciclo de violência de uma geração para outra”, argumentou.

LEIA MAIS...

DO LEITOR
A SEDA agradece as manifestações de apoio
Sobre a ação na Ilha do Pavão

“Não pertenço à SEDA nem ganho nada em defendê-los, mas vamos convir que as coisas, aos poucos, estão melhorando. Não há como uma Secretaria, que trabalha com um grupo pequeno de pessoas, resolver TODOS os problemas de animais carentes em Porto Alegre em um estalar de dedos! Precisamos ser mais criteriosos e realistas em criticar... O trabalho da SEDA, ao meu ver, é para longo prazo. As campanhas de esterilização que estão sendo promovidas visam diminuir a quantidade de cães nas ruas, mas isso só iremos sentir daqui há alguns anos. E vamos combinar que, antes da SEDA, NADA era feito em prol dos peludos...”.
Claudia Steffens – Porto Alegre

“Parabéns, o trabalho de vocês é fundamental. Pena que a maioria das pessoas e autoridades só pensem no seu umbigo. Ainda penso que isso pode mudar, por isso a divulgação e campanhas de conscientização à população são essenciais! Tento fazer a minha parte”.
Graziela Parisotto  - Porto Alegre

“Parabéns à SEDA por mais uma intervenção em favor de animais em risco. Que outros municípios sigam seus exemplos”.
Acyr Winckler Martins – Porto Alegre

“Pior é quem não faz nada. Parabéns à SEDA e que DEUS ajude cada vez mais”.
Maria Da Graça Schaefer – Porto Alegre

Sobre a palestra de Peter Singer

"Escrevo para agradecer, mais uma vez, a palestra estava excelente. É uma oportunidade única para aprofundar nosso estudo e ampliar nosso conhecimento e consciência sobre a importância do respeito entre o homem e a natureza. Parabéns pelo trabalho de vocês, continuarei acompanhando o SEDA pelo Facebook. Abraço".
Patrícia Bittencourt - Porto Alegre

“Evento maravilhoso. Sejamos multiplicadores do pensamento de Singer na construção de uma sociedade que contemple os interesses de todos. Parabéns à SEDA, parabéns Regina Becker”.
Rita Arraché – Porto Alegre

“Gostei muito da palestra do Peter Singer, seu livro será meu próximo objetivo literário. O plearinho era muito pequeno e, por isso, fiquei sentada na escada, bem no meio, mas ainda assim valeu a pena. O material que a SEDA apresentou me surpreendeu positivamente e me entusiasmei ao ouvir palavras que denotam um projeto mais amplo do que o que atualmente pode ser realizado, ampliando a ação e o campo de atuação da Secretaria, pioneira e exemplo para outras cidades, estados e até países. Parabéns à equipe. São trabalhos deste tipo que fazem com que não percamos a fé no ser humano e nos motivam a continuar trabalhando por esta causa tão justa e tão preemente. Deixemos as críticas aos que nada fazem, pois, por este mesmo motivo, não tem a mínima noção da dimensão do problema que enfrentamos no dia a dia. Como arquiteta fiquei também muito entusiasmada com o projeto do novo hospital veterinário, os desafios que tal empreendimento impõe, imaginando as soluções de modernidade que serão consideradas. Um grande abraço à todos e votos de sucesso nesta grande empreitada.
Maureen Rose Martini Braz – Porto Alegre

“Parabéns pelo evento e pelo sucesso! Abraço”.
Virginia Torelli – Porto Alegre

“Gostaria de agradecer à SEDA pela iniciativa de trazer o grande filósofo Peter Singer para palestrar sobre o tema direitos Animais, de vital importância na nossa sociedade. Para mim, foi muito gratificante participar deste evento, pois já tinha lido algumas obras dele, inclusive utilizando-as como base para minha monografia, e poder ouvir seu discurso pessoalmente foi muito bacana.  Além disso, foi bom ter um contato um pouco maior com o trabalho que realizam na Secretaria, que já venho acompanhando desde o começo, através dos boletins informativos e demais formas de comunicação. Admiro o que têm feito pelos animais de Porto Alegre e espero que isso sirva de exemplo a ser seguido por outras cidades país afora.
Camila Kila – Porto Alegre

“Apreciei muito a palestra do Dr. Peter e da maneira como ele discorreu sobre o tema abordado. Agradeço o convite e parabenizo a SEDA pela escolha do Dr. Peter Singer”.
Celso Pianta – Porto Alegre

“Inicialmente, gostaria muito de parabenizar a iniciativa da SEDA, na figura da secretária Regina Becker e toda sua equipe, em trazer Peter Singer para palestrar em nossa cidade. Embora suas ideias sejam entendidas pelos mais afoitos como bem-estaristas, todos os esforços são válidos para tratarmos com equanimidade nossos irmãos e companheiros de planeta, os animais não humanos”.
Cleber Spolavori – Porto Alegre

“Peter Singer foi perfeito na sua palestra sobre Libertação Animal. Devemos respeitar as diferenças (ele vegano, falando sobre animais de produção), e seguirmos TODOS em prol do NÃO sofrimento dos animais. Boas práticas de manejo são o nosso objetivo, sempre. Obrigado, SEDA”.
Gloria Jancowski Boff – Secretária Geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária/ RS

“Obrigada, estava tudo perfeito. Parabéns a todos”.
Marlene Jancowski – Porto Alegre

“Parabéns pelo trabalho e o sucesso do evento”.
Marcia Regina Godoi Figueiredo

MEDICINA VETERINÁRIA
Passa bem SRD resgatado com corte no pescoço



A equipe da Área de Medicina Veterinária da SEDA resgatou, há duas semanas, no bairro Jardim Vila Nova, um SRD idoso com uma grande lesão no pescoço. Conforme a veterinária Adriana Helena Lopes, o corte pode ter sido provocado por uma coleira muito apertada, por corda ou até metal.

O cão recebeu tratamento à base de antibióticoterapia, antiinflamatórios, limpeza do local, curativos e analgésicos. Ele está em fase de recuperação e terá alta nos próximos dias. O SRD será adotado por Sirlei Marcon, a pessoa que solicitou ajuda através do “156 – Fala Porto Alegre”.

A nova tutora não poderá usar coleira no cão e, sim, peiteiras que não machuquem o pescoço. Adriana indica ainda o uso de pomadas e repelente para evitar miíase no local da ferida.

POSSE RESPONSÁVEL
Mais dois cavalos retirados das ruas pela EPTC são acolhidos por família da Capital


O pensamento tem poder. Que diga o vendedor Wagner Alvarenga, que sempre alimentou o sonho de ter um cavalo. Hoje ele é dono de dois, vítimas de maus tratos, resgatados das ruas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O cavalo foi encontrado amarrado e com as patas machucadas e, a égua,  abandonada e desnutrida, em uma vila da Capital.

“Me cadastrei na EPTC para para adotar um cavalo e, passado um mês, fui chamado para escolher. A minha mulher Taís e a minha filha Isabela estavam comigo neste dia e acabamos nos encantando por dois, o Mano e a Mana, que já estão bem adaptados ao nosso sítio, em Viamão”, conta.

LEIA MAIS...

SOLIDARIEDADE
Co-criador dos Simpsons doa fortuna em defesa dos animais


Com expectativa de vida de três a seis meses, Sam Simon doará fortuna a instituições filantrópicas
Diagnosticado com um câncer terminal no cólon, Sam Simon, co-criador da série de animação americana The Simpsons, junto com Matt Groening, doará praticamente toda a sua fortuna para instituições de caridade que combatem a fome e lutam pelos direitos dos animais.

Em entrevista concedida à revista americana The Hollywood Reporter, Simon alegou que os royalties do seriado exibido pela Fox lhe garantem “dezenas de milhões de dólares” anualmente, mesmo ele tendo deixado de participar da produção em 1993. Além de sua carreira na televisão dos Estados Unidos, Simon também é conhecido por apoiar instituições de caridade. Ele até criou uma, a Sam Simon Foundation, que tem o objetivo de acolher e ajudar pessoas carentes da cidade de Malibu (Califórnia), alimentando-as com um cardápio vegetariano, além de tratar de animais de rua.

Sam Simon teve seu câncer terminal diagnosticado em maio deste ano, já em estágio avançado. Ele tem expectativa de vida de três e seis meses.

VISITA
SEDA recebe comitivas de Aracajú e Curitiba

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) recebeu mais uma comitiva, desta vez de Aracajú (Sergipe). O secretário do Meio Ambiente daquela cidade, Eduardo Matos; o vereador Emerson Costa e a presidente da ONG Educação e Legislação Amniental (ELAN), Nazaré Moraes, vieram buscar subsídios para serem implementados num dos principais cartões postais do Nordeste.

Os visitantes foram recebidos pela secretária Regina Becker, que defendeu a criação de SEDAs em todos os municípios.




“Há muito tempo que estamos acompanhanando o trabalho da SEDA. Agora viemos a Porto Alegre para constatar o que já sabíamos: a competência desta Secretaria. Antes eu era apenas uma admiradora e, hoje, volto para minha cidade encantada. A SEDA só tem um defeito: não tem em Sergipe. Mas trouxe comigo pessoas articuladas, politicamente, que podem fazer as coisas acontecerem", conta Nazaré.

Também visitaram a SEDA as protetoras de Curitiba, Gerusa Matos e Kátia Ditriche (foto). Elas vieram a Porto Alegre para a palestra do filósofo australiano Peter Singer e para conhecer o trabalho realizado com animais de rua e de famílias em situação de vulnerabilidade social atendidos pela SEDA.