AGENDA I
Secretária apresenta na Câmara dos Deputados trabalho desenvolvido pela SEDA

A secretária dos Direitos Animais, Regina Becker, reforçou a importância da participação dos parlamentares no encaminhamento de propostas direcionadas à causa animal. A manifestação foi feita nesta quarta-feira (11), durante audiência pública  da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, em Brasília. O prefeito José Fortunati acompanhou o debate, proposto pelo deputado federal Giovani Cherini (PDT-RS).
 
Painelista no encontro, a titular da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) ressaltou a necessidade do Legislativo contribuir  para o aperfeiçoamento da legislação federal relacionada ao tema. "Faço um apelo no sentido de que a rede de proteção animal tenha guarida junto aos deputados, para que possamos levar adiante essa missão, uma vez que trata-se de um movimento que não vai retroceder", ponderou.
 
Regina expôs o trabalho que vem sendo realizado pelo poder público de Porto Alegre. "São séculos de uma situação de abandono. Ao mesmo tempo em que atuamos arduamente para atender a demanda reprimida, queremos a compreensão da sociedade quanto à impossibilidade de atendermos todas as solicitações frente à limitação de estrutura atual da SEDA”, afirmou.

LEIA MAIS...

AGENDA II
Comitiva é contrária à redução de pena para crime de maus-tratos a animais no anteprojeto do novo Código Penal

  

A preocupação com a proposta de redução da pena para o crime de maus-tratos a animais foi manifestada pela secretária dos Direitos Animais, Regina Becker, nessa quarta-feira, 11, ao senador Pedro Taques (PDT-MG), relator do Projeto de Lei do Senado 236/2012, que trata da reforma do Código Penal. A contrariedade foi tema de reunião em Brasília, que teve ainda a presença do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, deputado federal Ricardo Izar (PSD-SP), senador Eduardo Suplicy (PT-SP), deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB-BA), vice-presidente da OAB-RJ, Ronaldo Cramer e vereadora de Salvador (BA), Ana Rita Tavares (PV).

Atualmente, a Lei Federal 9.605/98 prevê de três meses a um ano de prisão para quem maltratar animais. No ano passado, o PLS 236 propôs o aumento da pena para um a quatro anos de reclusão. No entanto, o relatório apresentado recentemente pelo senador Taques, propõe pena de seis meses a um ano de prisão. “Queremos garantir e ampliar a defesa jurídica dos animais. Esta proposta de minimizar a pena vai contra os anseios de toda a rede de proteção, que luta para que a punição seja ainda maior do que a prevista pelo projeto, determinando de dois a seis anos de prisão”, ponderou Regina.

A previsão é de que até o final deste mês, a Comissão Especial que analisa o projeto – formada por 11 senadores – receba emendas de outros parlamentares e apresente o relatório final. Após, o texto passará por votação na Comissão Especial, Comissão de Justiça e no Plenário do Senado.

AGENDA III
SEDA presente em Gramado em reunião com a rede de proteção local

A competência do Poder Público em implementar políticas voltadas à guarda, proteção e tutela dos animais foi ressaltada pela secretária dos Direitos Animais, Regina Becker, como atribuição constitucional. Ao palestrar nesta terça-feira, 10, em Gramado, em evento organizado pela ONG Consciência Animal, a titular da pasta lembrou a determinação expressa no Artigo 225 da Constituição Federal.

Regina aproveitou a presença de seis vereadores, no auditório do Centro Municipal de Saúde, para destacar a importância do Legislativo na elaboração de leis em benefício da causa animal. "Agradeço essa demonstração de interesse no tema e contribuições que os vereadores podem dar, uma vez que através das Câmaras Municipais podem ser desencadeados projetos de lei direcionados ao bem-estar animal", frisou.

LEIA MAIS...

BALANÇO
SEDA vacinou 201 animais na semana

A Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA) realizou, entre os dias 5 e 11 de setembro, 64 esterilizações, 87 atendimentos clínicos, 201 vacinações e 12 cirurgias, sendo duas para retirada de tumor, três de hérnia e duas de enocleação do globo ocular. A equipe de fiscalização atendeu a 106demandas do “Fala Porto Alegre – 156”.

BLOCO CIRÚRGICO I
Veterinários da SEDA realizam cirurgia de redução de hérnia traumática em cão de rua
A hérnia diafragmática traumática em cães e gatos é causada por atropelamentos, quedas, agressões e ou brigas

A equipe Área de Medicina Veterinária da SEDA realizou, há poucos dias, a quarta cirurgia de redução de hérnia traumática em um cão de rua, vítima de atropelamento. Segundo o veterinário Franco Vicentini, trata-se de um procedimento de altíssimo risco e, em uma clínica particular, a cirurgia e o tratamento custam em torno de R$ 3 mil. “É um procedimento com um custo relativamente alto e com risco de morte. Felizmente, as cirurgias realizadas na SEDA foram um sucesso”, diz Franco.

Sobre a hérnia diafragmática traumática
O diafragma é um músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Assim, na hérnia diafragmática alguns órgãos abdominais, tais como o fígado, estômago e alças intestinais, deslocam-se para a cavidade torácica através de uma abertura ou ruptura no músculo diafragma, sendo mais comumente a hérnia diafragmática traumática em cães e gatos, ocasionadas por atropelamentos, quedas, agressões e ou brigas.

Os sintomas dependem da severidade da ruptura e da quantidade de vísceras abdominais contidas no tórax. A dispnéia (dificuldade respiratória) é o achado clínico mais comum. Outros sinais incluem inquietação, estação com relutância em deitar ou andar, devido ao desconforto torácico, e na respiração.

A radiografia é imprescindível para confirmação do diagnóstico. O tratamento indicado é a correção cirúrgica da ruptura e o prognóstico é muito resguardado. É feita sutura da porção do músculo diafragma rompido e, posteriormente, restabelecida a pressão negativa torácica através de drenagem de ar entre a pleura e pulmões.

BLOCO CIRÚRGICO II
Passa bem SRD submetido à cirurgia de enxerto de pele




Passa bem a SRD resgatada, no bairro Farrapos, com fratura exposta do membro posterior direito. O animal chegou à Área de Medicina Veterinária da SEDA bastante debilitada e com avulsão de pele no local da lesão. Devido à gravidade, ela foi submetido a uma cirurgia ortopédica, na Clínica Dr. Abílio, e outra de enxerto de pele na área afetada. Também foi necessária a utilização de transfix na pata.

Totalmente recuperada, a SRD foi esterilizada e adotada pelo solicitante que buscou ajuda através do telefone 156, da Prefeitura de Porto Alegre.

DO LEITOR
A SEDA agradece as manifestações de apoio

“Parabéns a todos os veterinários da SEDA, principalmente, a querida Drica!!!! Vocês fazem a diferença”.
Ziza Helena – Porto Alegre

“Meus parabéns à SEDA, que bom que vocês existem. Que Deus abençoe a todos”.
Sirlei Medina – Porto Alegre

“Parabéns a todos os veterinários por vocação que amam aos animais acima de tudo. Parabéns aos profissionais da SEDA pelo bonito trabalho”.
Carla Silva – Porto Alegre

“Parabenizamos a todos os médicos-veterinários da SEDA pela dedicação e carinho especial aos nossos irmãos cães. Aproveitamos, também, para agradecer o apoio da Secretaria e de todos seus funcionários pela presteza com que tem atendido aos chamados encaminhados por nós e por todos os colegas cachorreiros de plantão, com pedido de esterilização e de socorro aos tantos problemas e acidentes envolvendos os cães abandonados na Carris e nos nossos terminais de linha”.
Karlo Eduardo Kuiawinski – Agente Administrativo da Carris/ Prefeitura de Porto Alegre

“Agradeço a lembrança e a mensagem alusiva ao Dia do  Veterinário”.
Dr. Celso Pianta – Porto Alegre

“Uma SRD foi abandonada por um veículo, nas proximidades do novo Centro de Treinamento do Grêmio, e acabou por ser atropelada por uma caminhonete que não parou para prestar socorro. Gostaria de deixar registrado o meu agradecimento ao Sr. Nei, da Área de Medicina Veterinária da SEDA, que recebeu a solicitação feita pelo 156, e aos dois fiscais que, prontamente, atenderam a ocorrência, recolhendo o pobre animalzinho e levando para atendimento veterinário. Obrigado à SEDA e às pessoas envolvidas. Vocês são pessoas que fazem a diferença. Um grande abraço”.
Luís Filipe Samrsla – Porto Alegre

“Maravilhosa a palestra ministrada pela secretária Regina Becker, em Gramado. Parabéns pelo belo trabalho da SEDA e a toda equipe, em especial a querida Adriana Davoglio. A ONG Consciência Animal de Gramado agradece”.
Luciana Niederauer – Gramado

“Estou muito feliz com a repercussão do Livro Miguel. Que seja uma semente a mais em busca da paz. Agradeço a secretária Regina Becker pelo prefácio”.
Padre Renato Antonio Ariotti – Caxias do Sul

FISCALIZAÇÃO
SEDA fiscaliza cães de moradores de rua

A fiscalização da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) averigou, recentemente, a situação de um cão que vive próximo ao Centro Comercial Pop Center, mais conhecido como camelodrómo, no centro da Capital. Segundo denúncia feita pelo telefone 156, da Prefeitura de Porto Alegre, o animal não recebia alimentação e água.

Tanto os comerciantes quanto os usuários do Terminal Rui Barbosa ajudam nos cuidados do animal, que vive com seu dono no centro de Porto Alegre

Foram realizadas duas visitas ao camelódromo e, de acordo com o comerciante Gerson Bueno, o cão pertence a um morador de rua. Tanto os donos de bancas quanto os usuários do Terminal Rui Barbosa, embaixo do Centro Comercial, ajudam nos cuidados do animal.

Os fiscais encontraram um cão com boas condições física e nenhuma lesão no corpo. Ele, inclusive, dormia tranquilamente num carrinho de supermercado.

Um caso semelhante foi constatado pela SEDA na mesma semana. Isabel Cristine Melo Bitencourt também é moradora de rua e vive com seus três cães, dois adultos e um filhote, debaixo do viaduto da rua Silva Só.

Um dos cães foi esterilizado por uma ONG de proteção animal e o outro recebeu atendimento na Área de Medicina Veterinária da SEDA. A fiscalização encontrou animais sadios, local apropriado para dormir e com potes de comida e água à disposição.

GUARDA RESPONSÁVEL I
SEDA retorna ao Sarandi e agenda novas esterilizações

A equipe da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) reuniu-se, nesta segunda-feira, 9, com as famílias vítimas do alagamento no bairro Sarandi, zona Norte da Capital. O encontro serviu para orientar os proprietários sobre guarda responsável, falar sobre os benefícios da esterilização e agendar a data do procedimento cirúrgico na Área de Medicina Veterinária (AMV) da Seda.

Conforme o coordenador da AMV, Marcelo Páscoa Pinto, os animais foram vermifugados, vacinados e só serão devolvidos aos proprietários quando estiveram recuperado da cirurgia. No total, a Seda está prestando atendimento a 82 cães e 13 gatos. 
 

Veja mais fotos da ação no bairro Sarandi

 

 
 

GUARDA RESPONSÁVEL II
SEDA devolve os primeiros animais às famílias que vivem nas Ilhas do Delta do Jacuí



A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) entregou, na quarta-feira (11), 36 animais pertencentes às famílias das Ilhas das Flores e do Pavão, atingidas pela enchente, no final de agosto.
No total, a SEDA resgatou 62 animais, entre cães adultos, filhotes e uma gata prenhe. Eles foram vermifugados, vacinados e esterilizados mediante autorização dos proprietários. O restante será devolvido nos próximos dias.
ORAÇÃO
... para os gatos na sexta-feira, 13

SAÚDE E BEM-ESTAR
SEDA recebe convite para I Encontro Sul Americano de Centros de Equoterapia

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) foi convidada para participar do I Encontro Sul Americano de Centros de Equoterapia. Organizado pelo Centro de Equitação e Equoterapia Manége Liberté, o evento acontece nos dias 11 e 12 de outubro, no Salão Paroquial Nossa Senhora do Belém.

“É inegável a grandeza deste método terapêutico que, utilizando o cavalo como principal agente de recuperação, resgata valores primordiais da espécie humana, tais como cuidado, amor, solidariedade, amizade e respeito, contrapondo-se à violência e ao imediatismo que hoje vivemos”, reconhece a secretária da SEDA, Regina Becker.

LEIA MAIS...

VISITA
Tupanciretã busca apoio da SEDA para enfrentar a reprodução de animais que é de 1,3 por habitante

O secretário do Meio Ambiente de Tupanciretã, Luis Afonso Costa, e o vereador Carlos Augusto dos Santos vieram a Porto Alegre buscar subsídios para enfrentar um dos maiores problemas de uma cidade de 22.281 habitantes e aproximadamente 17 mil animais: o controle populacional de cães e gatos. Eles foram recebidos pelo secretário adjunto da SEDA, Maurício Silveira de Oliveira, que apresentou as ações desenvolvidas na Capital.

De acordo com o secretário Costa, o poder público nunca executou políticas públicas em prol dos animais. Por outro lado, o prefeito Carlos Augusto Brum de Souza está determinado a investir nesta área e criar condições de bem-estar naquele município. “As famílias têm seus cães em casa, outros ficam perambulando pelas ruas, mas a maioria jamais passou por uma consulta veterinária. Precisamos fazer o controle populacional antes que o número de animais supere o de habitantes”, destacou.

O vereador Carlos Augusto irá agendar uma audiência pública, na Câmara de Vereadores de Tupanciretã, para apresentar o trabalho da Secretaria Especial dos Direitos Animais de Porto Alegre.