AÇÃO
Seda presta atendimento a animais em ação conjunta no Sarandi





A Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) prestou atendimento a mais de 50 cães e gatos de famílias do bairro Sarandi, nesta quarta-feira, 25 O trabalho faz parte da ação conjunta da Prefeitura de Porto Alegre, governo do Estado e órgãos da iniciativa privada com as famílias afetadas pelo rompimento de um dique na comunidade, há cerca de um mês.

Os animais receberam vemífugo e vacina e, os donos, orientações sobre guarda responsável, principalmente, sobre a necessidade de manter a carteira de vacinação em dia, para evitar a transmissão de doenças. “A maioria dos animais desta comunidade veio das ruas. Passaram fome e frio e, quando são acolhidos, a primeira providência deve ser consultar um veterinário”, alertou Adriana Lopes, veterinária da Seda.

LEIA MAIS...

Veja mais fotos da ação no bairro Sarandi
 

 

 
AUDIÊNCIA I
São Leopoldo busca exemplo de políticas adotadas pela SEDA

A secretária de Proteção Animal de São Leopoldo, Bernadete Moog do Amaral, visitou a titular da pasta dos Direitos Animais, Regina Becker. Bernadete foi convidada pelo prefeito Anibal Silva para assumir a primeira secretária voltada aos animais naquela cidade, aprovada pela Câmara de Vereadores no último dia 1º de agosto.

“O desafio foi lançado e tenho muitos projetos para implementar, mas primeiro é preciso arrumar a casa e dar qualidade de vida aos 300 animais que estão sob responsabilidade do município. Por isso, vim pedir apoio à Regina Becker, que está fazendo um esforço sobrenatural em Porto Alegre para atender a demanda”, disse a secretária de São Leopoldo.

LEIA MAIS...

AUDIÊNCIA II
Sapucaia conhece trabalho da Secretaria Especial dos Direitos Animais

Uma comitiva de Sapucaia do Sul visitou nessa quarta-feira, 25, a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) e a Área de Medicina Veterinária. O grupo, liderado por André Brandolf, diretor de Meio Ambiente da cidade, foi recebido pelo secretário adjunto Maurício Silveira de Oliveira, que apresentou um balanço dos dois anos de atividade da Seda.

“Viemos a Porto Alegre saber como é que se faz. Nossa estrutura é nova, com poucos recursos e um quadro reduzido para atender uma demanda reprimida por anos. O problema acontece em todos os lugares e, para mudar, buscamos saber por onde começar com quem já obteve resultados positivos”, disse Tânia Grasiela, do Departamento de Bem-Estar Animal.

LEIA MAIS...

BALANÇO
Ônibus Bicho Amigo realizou 174 atendimentos na semana

A Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA) realizou, entre os dias 19 e 25 de setembro, 76 esterilizações, 102 atendimentos clínicos e 22 cirurgias, sendo três para retirada de tumor, uma ressíntese, uma faringostomia, uma caudectomia, uma síntese e duas laparotomias.

Já a equipe do ônibus Bicho Amigo realizou 23 vacinações e 174 vermifugações, enquanto que a fiscalização atendeu a 67 demandas do “Fala Porto Alegre – 156”.
 

 

DESAPARECIDO
Cão desaparecido no bairro Tristeza

A SRD Paysana fugiu de casa, na manhã de quinta-feira (26). O endereço é Travessa Nova Trento, bairro Tristeza (fundos do Zaffari da Wesceslau Escobar). Quem avistá-la ou tiver notícias do seu paradeiro, entrar em contato por e-mail.
DO LEITOR
A SEDA agradece as manifestações de apoio

“Secretária Regina, obrigada por cuidares dos animais. Minhas admirações”.
Esther Kotula – Porto Alegre

“Um beijo e um abraço do Padre Renato e duas lambidas do Scooby e da Preta. Venham nos visitar”.
Padre Renato Ariotti – Caxias do Sul

“A SEDA orgulha-me de ser gaúcho! Lindo projeto. Parabéns à primeira-dama e secretária Regina Becker e seus envolvidos”.
Alexandre Abreu – Porto Alegre

“SEDA: exemplo para todos as prefeituras do Brasil”.
Clélia Silva – Porto Alegre

“Parabéns pelo sério trabalho que realizam!! Compaixão e responsabilidade são os melhores exemplos a serem praticados”.
Aline Gomes – Porto Alegre

“Meus comprimentos a todos os envolvidos neste evento de conscientização nas escolas e de um mundo melhor através da compaixão ao próximo”.
Sandra Godoy – Porto Alegre

EDUCAÇÃO
SEDA realiza palestra para alunos das escolas Nova Gleba e Timbaúva

Cento e quarenta alunos da EMEI Nova Gleba, no bairro Rubem Berta, e da EMEF Timbaúva, no bairro Mario Quintana, participaram da palestra sobre Guarda Responsável e Direitos Animais. O número de crianças e adolescentes envolvidos nesta ação ultrapassa os 3,3 mil. Somente este ano foram 912 estudantes de 16 escolas.

“Quando se adota um animal, a pessoa deve estar ciente de que o tempo médio de vida de um cão ou gato é de 10 a 15 anos e que ele deve estar preparado para dar todo o auxílio necessário, bem como respeito e amor”, afirma Fabiana Betat, coordenadora de Eventos e Educação.

As palestras também servem para informar à população sobre os serviços prestados pela SEDA, como esterilização; fiscalização a maus tratos; atendimento a animais de rua e sob responsabilidade de pessoas que recebem o Bolsa Família; atendimentos e esterilização nas comunidades com o ônibus Bicho Amigo e vacinação e vermifugação. As solicitações devem ser feitas através do 156 – Fala Porto Alegre.

EVENTO I
Evento em Porto Alegre irá discutir a proteção animal no Direito brasileiro e no Direito Internacional

O Brasil é o maior representante mundial em biodiversidade. A riqueza genética da fauna brasileira é um grande diferencial em comparação com o restante do planeta. Contudo, o país tem sido o grande responsável pela extinção de várias espécies silvestres e se omitido no cuidado e proteção dos animais domésticos e domesticados. A forma de tratamento e de proteção dessa riqueza natural comporta uma discussão que envolve o direito, a cultura e a história de um povo. E é responsabilidade da academia abrir espaço para tal discussão.

Pensando nisso, a Faculdade de Direito da PUC/RS realiza, entre os dias 3 e 5 de outubro, o II Congresso Brasileiro de Bioética e Direito dos Animais e III Ciclo de Palestras de Direito dos Animais. O evento inicia às 9h, no Auditório do Prédio 11, Campus Central da universidade.

Segundo a advogada Fernanda Medeiros, professora de Direito e uma das organizadoras do Congresso, “a atividade desenvolverá uma análise crítica da teoria e da prática acerca da proteção dos animais não humanos no Direito Brasileiro e no Direito Internacional”.

Mais informações sobre o Congresso Brasileiro de Bioética e Direito dos Animais e III Ciclo de Palestras de Direito dos Animais, clique aqui. 

EVENTO II
Terapia com animais será tema de workshop na Capital

Acontece no próximo dia 19 de outubro um workshop sobre pet terapia. O evento, que acontece das 9h às 18h, no Hotel Plaza São Rafael (avenida Alberto Bins, 514 – Centro Histórico), tem como objetivo propiciar conhecimentos teóricos e práticos sobre esta modalidade, visando a promoção da saúde humana através da relação humano-animal.

“Os animais entram em cena para poder ‘tocar’ alguns pontos, que, muitas vezes, uma terapia convencional levaria mais tempo. Eles não julgam os defeitos humanos; simplesmente os aceitam e se envolvem incondicionalmente num ciclo de trocas afetivas. Ou seja, a partir desse vínculo, os bichinhos trazem à tona emoções e lembranças possíveis de tratar que atingem muitos focos de doenças como, por exemplo, a depressão”, diz a psicóloga Karina Schutz, organizadora do workshop.

As inscrições, que custam entre R$ 120 e R$ 150, podem ser feitas por e-mail.
 

LITERATURA
Cuidar de bichos era fixação de Guimarães Rosa
"Creio, firmemente, que os animais têm alma, e que, algum dia, sob não sei que forma, havemos de rever os nossos – aos quais o amor desinteressado uniu, e, ainda mais, talvez, o sofrimento.” (Guimarães Rosa, em carta)



Felinamente. Assim um amigo de Guimarães Rosa definiu como agia o escritor ao lado de seus gatos.

Quem ia ao apartamento do mineiro, em Copacabana, logo notava que ele se misturava aos bichos. Paulo Dantas ainda escreveu: “Em casa, lá estava Rosa, íntimo, comungante, ao lado de belos gatos aveludados. Rosa neles se esfregava voluptoso. Com os gatos, movia-se a pessoa de Rosa”.
 
A paixão do autor de Grande Sertão: Veredas não era apenas pelos felinos e vinha da infância, quando vivia numa chácara com perdizes, cabras e saguis de estimação. Um veadinho que o pai trouxera de uma caçada foi o primeiro bicho pelo qual se apegou. Depois teve um carneirinho branco inseparável.
 
Já adulto, sempre manteve animais em casa e se alegrava ao contar sobre eles aos amigos e familiares. Um papagaio chamado Louro sabia cantar, assobiar, aboiar, tossir e chorar como criança. “É um pândego”, contou ao pai, em carta de 1952.

VEGETARIANISMO
Uma revisão para o Ministério da Saúde, um salto para o vegetarianismo

O novo Guia Alimentar brasileiro será lançado em março do ano que vem. Mas em outubro, os nutricionistas vegetarianos ainda podem incluir uma referência da dieta na publicação. Eric Slywitch, da SVB, defendeu a proposta em reunião sobre o tema promovida pelo governo federal
 
Em certos termos, a mudança pode até não impactar tanto no trabalho dos profissionais da área, até porque a viabilidade da alimentação sem carne já é aceita pelo Conselho Nacional de Nutrição. Mas se não altera muita coisa para os nutricionistas, que diferença faz? “O Guia Alimentar é feito para a população e a implementação da dieta vegetariana seria, na verdade, mais um aval de um importante órgão público, o Ministério da Saúde”, explica Eric Slywitch, médico nutrólogo da SVB.

LEIA MAIS...