ANIMAIS PELO MUNDO
Prefeitura e Fundação Brigitte Bardot discutem parceria

Por THIAGO RIBEIRO*

O prefeito de Porto Alegre e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Fortunati, e a primeira-dama e secretária especial dos Direitos Animais, Regina Becker, visitaram na última segunda-feira (7), as dependências da Fundação Brigitte Bardot (FBB). A agenda teve início no prédio administrativo da instituição, localizado em Paris. Em seguida, Fortunati e Regina conheceram um dos abrigos mantidos pela fundação nos arredores da capital francesa.

Na sede da FBB, o prefeito e a primeira-dama conheceram todos os detalhes da operação da entidade que, com 25 anos de existência, mantém mais de 50 projetos voltados a animais domésticos ao redor do mundo e se associa a uma série de outras iniciativas que atuam na mesma linha. Para Regina Becker, a fundação é, hoje, uma das principais organizações mundiais quando o assunto é proteção animal. “Brigitte Bardot ajudou a causa animal não só da França, mas em todo o mundo. É um símbolo dessa luta. É uma honra ter a oportunidade de conhecer esse trabalho, que temos como referência em nossas ações”, afirmou.

Uma das explicações para o sucesso da fundação está centrada em uma extensa rede de voluntários que desempenham atividades estratégicas de acordo com sua área de ocupação. “Só na França, temos 700 pessoas atuando como nossos inspetores, com a missão de identificar e investigar denúncias de maus tratos”, explicou Brigitte Auloy, coordenadora da FBB. Ela lembrou também a importância da independência da entidade em relação ao governo. “Não recebemos e não queremos um centavo do governo. Isso garante a nossa autonomia. Nossa receita tem origem, quase que exclusivamente, em doações. Para se ter uma ideia, 80% dos recursos que recebemos são doações feitas via testamentos”, contou.

No abrigo, localizado em uma região a 30 quilômetros de Paris, vivem centenas de animais entre cães, gatos, ovelhas, bodes, cabras, patos, galinhas e outros. O local é uma antiga casa de campo que Brigitte Bardot doou para a fundação. Lá os bichos são medicados, tratados, alimentados corretamente e passam a ter uma vida digna à espera de um novo lar. “Não fazemos campanhas de adoção. Nossos voluntários é que fazem o papel de mobilizadores. As pessoas interessadas em adotar um animal vão até nosso escritório e marcam um horário para irem até o abrigo escolher”, detalhou a diretora-geral da FBB, Ghyslaine Calmels-Bock.

Também presente no encontro, o secretário pessoal de Brigitte Bardot, Frank Guillou, se mostrou bastante impressionado com o trabalho desenvolvido em Porto Alegre. “Ficamos muito sensibilizados com tudo que vimos e ouvimos. Queria que soubessem que são a primeira missão oficial que decidimos receber em nossas instalações. Espero que sigam firmes com o trabalho que realizam na sua cidade, destacou, transmitindo um abraço afetuoso a pedido da própria Brigitte, que não esteve presente, pois por problemas de saúde, desde 2009, raramente, deixa sua residência em Saint Tropez.

O prefeito Fortunati agradeceu a calorosa recepção e convidou os dirigentes a visitarem Porto Alegre. “Gostaríamos que fossem conhecer nosso trabalho. Tenho certeza de que o encontro de hoje é o início da construção de uma sólida parceria entre a Fundação Brigitte Bardot e a Prefeitura de Porto Alegre. Temos um objetivo comum e juntos poderemos comemorar muitas conquistas”, concluiu.

* Assessor de Imprensa da Prefeitura de Porto Alegre
 

   

 

ATENDIMENTO
Poodle vítima de maus tratos recebe tratamento na SEDA

Diariamente, chegam à Área de Medicina Veterinária (AMV) da SEDA animais debilitados, maltratados, atropelados e com doenças graves. Esta semana, a equipe da AMV resgatou um poodle, vítima de maus tratos. O animal tinha lesões simétricas nas quatro patas, cortes ao redor do rabo, do focinho, das orelhas e nos testículos. Devido à gravidade do caso, apresenta necrose em várias regiões do corpo.

De acordo com a pessoa que solicitou ajuda à SEDA, o poodle foi abandonado por um veículo de marca Fiesta, na cor preta, na calçada em frente à sua casa. Para os veterinários, é caso de maus tratos, pois as lesões são simétricas e bastante profundas. “É brutal e revoltante o que fizeram com o Poodle”, diz a veterinária da SEDA, Juliana Koenen Vieira.

Segundo ela, o cão está se alimentando bem, é dócil e vem recebendo tratamento à base de antibioticoterapia, antiinflamatórios, analgésicos para a dor e limpeza das lesões. Após a recuperação, o animal será adotado pela pessoa que o socorreu.

BALANÇO
SEDA realizou 115 fiscalizações na semana

A Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA) realizou, entre os dias 3 e 9 de outubro, 63 esterilizações, 73 atendimentos clínicos, 174 atendimentos veterinários e vermifugações com o ônibus Bicho Amigo e 30 cirurgias, sendo quatro para retirada de tumor, três de hérnia, uma  enucleação globo ocular e uma amputação de membro. A equipe de fiscalização atendeu a 115 demandas do “Fala Porto Alegre – 156”.
 

DIREITOS ANIMAIS
SEDA integrou programação pelo Dia Mundial dos Animais

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) integrou, em 5 de outubro, a programação do 4º Encontro de Guarda Responsável em Defesa dos Animais, promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira, no bairro Hípica.

Alusivo ao Dia Mundial dos Animais e ao mês das crianças, o evento propiciou várias atividades, como palestra ministrada pela equipe da SEDA abordando a conscientização sobre o bem-estar, combate aos maus tratos, Direitos Animais e a importância da esterilização para o controle populacional de cães e gatos.

O atendimento clínico aos animais do bairro, realizado por um médico-veterinário da Secretaria, também esteve entre os serviços oferecidos à comunidade. No ônibus Bicho Amigo, que  funciona como clínica itinerante, 66 animais foram vermifugados e vacinados.

DO LEITOR
A SEDA agradece as manifestações de apoio





Em alusão ao Dia das Crianças, Gabriela Berto enviou à Secretaria Especial dos Direitos Animais uma imagem da filha Eduarda, de 8 meses, num dos primeiros contatos da pequena com os gatos que pertencem à avó Marilene Rousselet.


* Envie você também fotos de suas crianças interagindo com bichos de estimação.



"Parabéns à equipe pela belíssima edição do Informativo SEDA, em 4 de outubro passado".
Cleber Spolavori - Porto Alegre

"Foi com grande alegria e entusiasmo que recebi a notícia de que, finalmente, as carroças sairão das ruas de nossa cidade. Já era tempo de não vermos mais cavalos maltratados, magros, embaixo de chuva e sol escaldante, carregando carroças com demasiado peso para eles e sendo chicoteados sem dó. Tenho a certeza de que toda a população de Porto Alegre está agradecendo aos nossos governantes por esta grande iniciativa. Quanto sofrimento foi poupado aos pobres animais! Mil vezes obrigada, obrigada, obrigada!!!!".
Elisabeth Borges Sales - Porto Alegre

"Gostaria muito que aqui na minha cidade também tivesse um programa de esterilização, como o da SEDA de Porto Alegre, porque aqui o canil está lotado e as ruas estão cheias de cães abandonados".
Karina Peil - Santiago/ RS
EVENTO I
Zoonoses, Educação Humanitária e Defesa dos Direitos dos Animais serão debatidos em encontro no Parlamento catarinense

O Instituto Ambiental Ecosul, a Escola do Legislativo de Santa Catarina e a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa/ SC, com apoio do Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do Ministério Público/ SC, promovem, no dia 26 de outubro, o VI Seminário de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Defesa dos Direitos dos Animais. O encontro acontece das 8h às 19h, no Auditório Antonieta de Barros, do Parlamento catarinense.

Mais informações pelos e-mails halemecosul@gmail.com e/ou joyce13313@gmail.com. A entrada é franca.
 


 

EVENTO II
Terapia com animais será tema de workshop na Capital

Acontece no próximo dia 19 de outubro, em Porto Alegre, um workshop sobre pet terapia. O evento, que será realizado das 9h às 18h, no Hotel Plaza São Rafael (avenida Alberto Bins, 514 – Centro Histórico), tem como objetivo propiciar conhecimentos teóricos e práticos sobre esta modalidade, visando a promoção da saúde humana através da relação humano-animal.

“Os animais entram em cena para poder ‘tocar’ alguns pontos, que, muitas vezes, uma terapia convencional levaria mais tempo. Eles não julgam os defeitos humanos; simplesmente os aceitam e se envolvem incondicionalmente num ciclo de trocas afetivas. Ou seja, a partir desse vínculo, os bichinhos trazem à tona emoções e lembranças possíveis de tratar que atingem muitos focos de doenças como, por exemplo, a depressão”, diz a psicóloga Karina Schutz, organizadora do workshop.

As inscrições, que custam entre R$ 120 e R$ 150, podem ser feitas por e-mail.
 

FISCALIZAÇÃO
SEDA fiscaliza condições de cães em terreno de transportadora

A equipe de fiscalização da SEDA averiguou a situação de dois cães abrigados no pátio de uma empresa transportadora na Capital. Conforme denúncia feita pelo sistema "Fala Porto Alegre – 156", as condições do ambiente não eram adequadas ao convívio dos animais.

Na primeira visita, foi solicitado ao responsável pelo terreno que providenciasse um estrado de madeira no entorno do abrigo em que os cães estavam. Menos de uma semana depois, os fiscais verificaram que a determinação foi atendida, com a colocação da devida proteção no piso.

O responsável pelo terreno declarou que os cães ficam abrigados em um sítio, e que estão momentaneamente no pátio da transportadora, em função das férias do caseiro. Mesmo que o local seja provisório, os fiscais também verificaram outras questões importantes para o bem-estar dos animais, como acesso a água e comida, e espaço para a circulação.

GUARDA RESPONSÁVEL
No Dia das Crianças dê brinquedo

SOLIDARIEDADE
Entidades promoveram 1º Jantar em Prol dos Amigos de 4 Patas em Canoas

O 1º Jantar em Prol dos Amigos de 4 Patas, em Canoas, realizado no Dia Mundial dos Animais, em 4 de outubro, foi um sucesso. Promovido pela Associação Protetora de Animais de Canoas (APROCAN) e SOS Animais, com apoio do Grupo do 12, o evento reuniu mais de 300 participantes na Liga de Canoense de Futebol. A renda do jantar foi revertida para as duas entidades protetoras, para utilizarem na esterilização de animais de populações em situação de vulnerabilidade social, bem como na compra de medicamentos e alimentos.

O coordenador do Grupo do 12, Gaspar de Oliveira, destacou a importância do engajamento da sociedade em benefício da causa animal. “Os ingredientes para o jantar e os brindes foram doados por parceiros e empresas. Foram mais de 20 pessoas envolvidas na organização e vendendo convites, também distribuídos em mais de 10 pontos de vendas em pontos estratégicos”, frisou. Conforme as presidentes da APROCAN, Eliane Tavares, e da SOS Animais, Alessandra Dubles a iniciativa auxiliará no desenvolvimento de ações voltadas ao bem-estar e saúde dos animais.