Ação Uma enchente de solidariedade Desde o início das fortes chuvas que resultaram em uma enchente como há muito não se via em Porto Alegre, a Secretaria Especial dos Direitos Animais, Seda, manteve-se de prontidão, mobilizando uma grande equipe que somou-se à força-tarefa criada pelo prefeito José Fortunati para definir ações emergências de apoio às vítimas. A preocupação foi o resgate dos animais abandonados nas ruas, nas residências invadidas pelas águas, ou ajudar as famílias que não aceitavam deixar suas casas, sem seus animais de estimação.
Assim, enquanto a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) coordenava o abrigamento de 230 pessoas no Ginásio Tesourinha, a Seda, por meio da Unidade de Medicina Veterinária, UMV, utilizava-se de toda sua estrutura – as unidades móveis I e II, camionetes e um grupo de experientes manejadores e médicos veterinários – para o imediato resgate que chegou a 320 animais. O trabalho tenso, enfrentou situações complicadas. Na ilha da Pintada, por exemplo, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS-Ilhas), foi completamente destruído, e um dos abrigos municipais teve o telhado arrancado. “Mas com a parceria de todos, o apoio dos moradores, conseguimos agilizar uma ação que ignorou folgas ou feriado. O foco era o atendimento aos animais”, garantiu o médico veterinário, Franco Vicentini, coordenador da ação, junto com a veterinária Joice Peruzzi e o servidor Rudy Luiz de Carvalho.
Ação I Cerca de 90 animais resgatados nas ilhas já foram castrados Ação II Cancelada a Feira do Me Adota?, no sábado, 24, na UMV Ação III Seda precisa de jornais, papelão e casinhas para cães Ação IV Mídia destaca ação da Seda no resgate de animais nas Ilhas do Guaíba Eles ignoraram a chuva que inundava as ilhas do Arquipélago do Guaíba e abandonaram um feriadão, para salvar vidas. A mídia local e nacional, repercutiu o trabalho da equipe da Secretaria Especial dos Direitos Animais, em programas na RBS TV, Rede Record, emissoras de rádio e jornais. Parabéns aos veterinários Franco Vicentini e Joice Peruzzi, que coordenaram os trabalhos. Também ao administrador Rudy de Carvalho, aos motoristas Jorge Barbosa, Roger da Rosa, Moises Alves, Daniel Belico, Edmilson dos Santos, aos manejadores, Alex Bergue, Rodrigo Silveira, André Willian Terra, Carlos Alberto Salines, Jefferson da Silva, Alisson Salustiano, Ladislau de Carvalho, Diego Batista, Rodrigo Castro, Sandro Rodrigues, Arnaldo Oliveira, Roger Cavalheiro, Roberto Peixoto, Rafael Avallone, Jonathan Goulart e Wagner de Moraes.
|