RH 24 Horas Diário Oficial
Foto: Divulgação/PMPA
Foto
Ano X - Edição 3505 - 16/05/2016

Notícias


@MANCHETE



ADMINISTRAÇÃO







CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA



DMLU



EPTC





Todas as Notícias

@MANCHETE

Edição do Viva Mais explica rotulagem dos alimentos industrializados

A Secretaria Municipal de Administração (SMA), por meio de sua Assessoria de Qualidade de Vida do Servidor Municipal (ASSEQVSM), convida para a terceira edição do projeto Viva Mais - Promovendo Hábitos Saudáveis, que será realizada em 25 de maio (quarta-feira), às 14h, na Sala de Treinamento da Secretaria Municipal da Fazenda (rua Siqueira Campos, 1300 - 1º andar). O encontro, que é aberto aos servidores municipais e conta com entrada franca, terá como tema Você entende os rótulos dos alimentos industrializados?, trazendo uma explicação sobre as informações nutricionais contidas nos rótulos dos alimentos vendidos nos estabelecimentos comerciais.

A edição pretende também esclarecer a diferença entre produtos diet e light, bem como legislação sobre os alimentos industrializados, ingredientes, nutrientes e aditivos, alimentos com sódio e açúcares, dentre outras informações. A palestra será conduzida pelas nutricionistas Carolina Silva Grehs e Samantha Peixoto Silva.

Para participar – Servidores interessados deverão solicitar inscrição no setor de Recursos Humanos (RH) de seus respectivos órgãos de trabalho. O Evento Ergon é 75/2016. Para mais informações, contate a ASSEQVSM/SMA pelos telefones 3289-1476 ou 3289-1232.

ADMINISTRAÇÃO

Promoção Saúde + Odonto Verte|Saúde

Quem adquirir o plano de saúde mais o plano odontológico terá direito a carência zero para consultas médicas, odontológicas, exames simples e alguns moderados*.
 
A promoção Saúde + Odonto é destinada aos servidores da Prefeitura de Porto Alegre que aderirem ao Plano Verte | Saúde Integral Plus e o Verte | Saúde Dental.
 
A ação promocional vale para as adesões realizadas até 25 de junho de 2016.
 
Informações e adesões: Para mais informações, ou para fazer a sua adesão, procure o Espaço Verte | Saúde, no Edifício Intendente José Montaury (rua Siqueira Campos, 1300 - 9º andar, sala 945), ou o estande de atendimento da Verte no Hospital Ernesto Dornelles (avenida Ipiranga, 1801 - térreo), ou ligue (51) 9911-7528 ou 3284-1515.
 
*Conforme o regulamento e listagem de exames liberados.

Prefeitura participa de conferência nacional sobre Saúde e Segurança

A Capital gaúcha acolhe, em 19 e 20 de maio, a III Conferência Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho do Serviço Público (Conast). Promovido pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança no Trabalho (Anest), a edição será realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre pela Associação Sul-Riograndense de Engeharia de Segurança no Trabalho (Ares). A Prefeitura de Porto Alegre estará representada no evento através da servidora do Grupo de Representantes das Comissões de Saúde e Segurança no Trabalho (GR/CSSTs) Martha Lauermann e da coordenadora da Assessoria de Qualidade de Vida do Servidor Municipal (ASSEQVSM) da Secretaria Municipal de Administração (SMA) Débora Staub Cano.
 
Além dessa representação, membros de CSSTs de diversos órgãos municipais já confirmaram participação na III Conast. A atividade prevê o debate sobre segurança e saúde do trabalho no setor público e o papel das instituições na consolidação do projeto de lei específico para prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A conferência será um espaço apropriado para o debate e reflexão sobre questões técnicas, capacitação, dicussão de políticas públicas no setor, diagnóstico e desafios para o futuro.

Visita à Brigada de Incêndio do Banrisul

Representantes do Condomínio do Edifício Intendente José Montaury e do Grupo de Representantes das Comissões de Saúde e Segurança no Trabalho (GR/CSSTs) da PMPA realizaram visita às instalações do Prédio Sede do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) na quinta-feira, 12. Na oportunidade, conheceram o trabalho da Brigada de Incêndio estabelecida no local, no propósito de se ter uma referência na formação de uma brigada de incêndio no prédio do município, que está realizando formações em prevenção e combate de incêndios com os servidores dos órgãos municipais integrantes do condomínio. A formação da brigada de incêndio faz-se necessária diante da implementação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) do imóvel da prefeitura, que está em andamento.
 
Esteve presente a responsável pela Coordenadoria-Geral de Manutenção, Obras e Projetos (CGMOP), da Secretaria Municipal de Administração (SMA), Carla Zambiasi, que também é a responsável pelo Condomínio; a representante dos Comissões de Saúde e Segurança no Trabalho (CSSTs) da prefeitura Martha Lauermann; e o servidor da SMA Erico Luiz Cunha Garcia, que será responsável pela Brigada de Incêndio a ser montada no prédio. A equipe da prefeitura foi recebida pela coordenadora da Brigada de Incêndio do Banrisul Luciana Petry e pelo bombeiro civil Augusto Arrojo.

CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA

Professor Ari Riboldi: Fulano, beltrano, sicrano, senão, se não...

Falar sem dizer de quem por não saber o nome e sobrenome. Falar sem dizer de quem por querer, por deliberada vontade, para não dar o braço a torcer e não citar o nome. Eis alguns termos e expressões dessa arte de dizer sem dizer, de falar sem revelar:

Fulano - Do árabe fulán, alguém, um certo ou determinado indivíduo. O emprego é para fazer alusão a que não se conhece nem se sabe o nome. Em muitos casos, é forma para não citar nome de quem não se deseja fazê-lo e, ainda, para casos de exemplos hipotéticos.

Beltrano - Do antropônimo espanhol beltrano, em português significa "que veio de Beltrão". Indivíduo não determinado, não conhecido ou de quem não se deseja citar o nome. A transformação de beltrão em beltrano tem finalidade única de rimar com fulano.
 
Sicrano - De origem controversa. Algumas explicações, poucas certezas. Uma das hipóteses é de que seja apenas forma expressiva, com o objetivo de rimar com fulano e sicrano. Outra: do espanhol zurano, a partir da interjeição cid ou çud, empregadas como chamamento e, em seguida, para se referir a pessoa desconhecida, de quem não se sabe o nome, posteriormente adaptada como sicrano para rimar com fulano e beltrano. O encadeamento de termos com rima é uma tendência natural da língua, para dar ênfase (exemplo: aos trancos e barrancos, sem eira nem beira, sem eira nem beira nem pé de figueira).
   Para fazer menção a duas pessoas desconhecidas, de quem não se sabe o nome ou que, intencionalmente, não se deseja citar, emprega-se fulano e beltrano. Quando se faz alusão a três pessoas, nesse mesmo sentido, emprega-se fulano, beltrano e sicrano. Os três termos são usados com idêntico sentido: indivíduo desconhecido ou que não se quer dar nome.
 
Fulaninho - O diminutivo é empregado com a intenção de carregar mais ainda o aspecto pejorativo, para ironizar, para emprestar tom de desprezo a quem não merece o mínimo respeito por sua conduta. Só pode ser coisa daquele fulaninho! Nesse caso, sabe-se o nome, todavia se evita dizê-lo justamente para menosprezo, como se nem merecesse ser citado.

Aqui está fulano que não me deixa mentir sozinho - Maneira pela qual se pede o testemunho de alguém presente para confirmar a veracidade e procedência do que se está falando.

Ser Deus no céu e fulano na terra - Forma para dar destaque a indivíduo pela qual se tem grande estima e admiração; maneira de ressaltar quem muito se preza. É como se quisesse dizer que a mencionada pessoa é a mais importante da terra, apenas suplantada por Deus.

Fulano de tal - Expressão para não dizer o nome e sobrenome de pessoa; para referir-se a nome hipotético ou desconhecido, de pouca relevância.

Fale e escreva corretamente - Senão e se não
   Senão - Conjunção adversativa. Portanto liga duas orações em que uma se opõe à ideia da outra. Equivale a: caso contrário, do contrário, de outro modo, mas, a não ser que. Exemplos: Não me restou outra coisa senão calar a boca e ir embora. Se a chuva parar, eu vou para o jogo, senão fico em casa. Senão também pode exercer função de substantivo, sinônimo de defeito, pequena imperfeição, falha. Exemplo: Não houve um único senão em sua apresentação.
   Se não - Conjunção se mais o advérbio não. Equivale a: caso não, quando não. Exemplo: Estude mais, se não vais ser reprovado. Não ande pela cidade à noite, se não os ladrões assaltam. Pode ocorrer se não em orações subordinadas substantivas objetivas diretas. Nesse caso, se é conjunção integrante, faz a ligação entre a oração principal e a oração subordinada. Exemplo: Ele perguntou se não haveria reunião.

Ditado popular
Quem parte e reparte, fica com a melhor parte.
   Ditado que lembra os inventários e brigas entre herdeiros. Quem comanda o processo, muitas vezes, age de modo imparcial e, astutamente, fica com a melhor parte. Se muitos dos falecidos soubessem das brigas, desentendimentos causados na partilha dos bens pelos quais tanto trabalharam em vida, com certeza, viveriam de outra forma, sem tanto apego a bens materiais e a acúmulo de riqueza. Há ditado semelhante: Quem parte e reparte, e não fica com a melhor parte, ou é tolo ou não tem arte.

DMLU

11ª Semana Cidade Limpa inicia nesta segunda

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) convida os servidores para as atividades da 11ª Semana Cidade Limpa, que acontece a partir desta segunda-feira, 16, e se estende até o próximo sábado, 21. A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira com um café da manhã em homenagem aos garis, em alusão ao Dia do Gari, comemorado em 16 de maio. Na oportunidade, houve também aula de gafieira e tango com o Estúdio de Dança Fabrício Alves, com a exposição do Túnel de Sensibilização do Serviço de Assessoria Socioambiental (Sasa) do departamento, que completa 11 anos de atuação.
 
Confira abaixo a programação prevista:
 
16/05 - Segunda-feira:
   -Das 14h às 17h: Intervenções colaborativas, educativas e culturais no Largo Glênio Peres. Entre as ações previstas estão a limpeza colaborativa do local; dança (tango e gafieira) com alunos e professores do Estúdio de Dança Fabrício Alves vestidos de garis; e apresentações do Teatro Chega de Lixo, do Sasa. O DMLU estará no local com estrutura da campanha ReciclaPOA.
 
17/05 - Terça-feira:
   -Manhã: Arte no Lixo - Intervenções artísticas em focos de lixo com recicláveis, com os artistas plásticos Jovino Garcia Ribeiro, do DMLU, e Carlos Aparício da Silva de Aguiar, o Teixeirinha, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam);
   -Das 14h às 17h: A elefanta Recicleia, feita com recicláveis pela equipe do Sasa, ficará exposta em frente à sede do DMLU, convidando os transeuntes para visitar o Túnel de Sensibilização;
   -Das 14h às 16h45: Olhares e Soluções Sobre Resíduos - Estudantes de Jornalismo do Núcleo de Jornalismo e de Ambiental da Uniritter visitam a Unidade de Triagem Cear Frederico Mentz. Professores irão avaliar os grupos com relação às reportagens produzidas (Jornalismo) e às soluções apresentadas para rejeitos (Engenharia Ambiental).
 
18/05 - Quarta-feira:
   -14h: Palestra Chega de Lixo, do Sasa, na Paróquia Santo Antônio do Partenon.
 
19/05 - Quinta-feira:
   -Das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30: 28º Curso Chega de Lixo: Trilhando os Caminhos da Preservação, do Sasa.
 
20/05 - Sexta-feira:
   -10h: Transformação de foco de lixo em jardim com crianças da Escola de Educação Infantil Anjinhos de Cristal (estrada Cristiano Kraemer, 450);
   -14h: Blitz sobre Separação de Resíduos no Paço Municipal e no Edifício Intendente José Montaury;
   -Das 14h às 22h: Lançamento do Movimento ReclicaPOA, no Galpão Makers (rua Santos Dumont, 1100), durante o evento Ocupa Galpão Makers 3, com oficinas, feirinha de produtos e música;
   -14h30: Apresentação da ação do Movimento ReciclaPOA e assinatura de adesões voluntárias ao projeto;
   -15h: Oficina de Compostagem - DMLU e Re-Ciclo;
   -16h: Oficina de Horta - Hortaria;
   -17h: Iniciativas Lixo Zero em Porto Alegre;
   -21h: Shpw com a Banda Alpargatos.
 
21/05 - Sábado:
   -Das 13h às 21h30: Festival Anual da Zona de Inovação Sustentável (Zispoa), no Vila Flores, com participação do ReciclaPOA e pontos de descarte de resíduos eletrônicos e óleo de fritura.

EPTC

9º Prêmio de Educação para o Trânsito está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 9º Prêmio de Educação para o Trânsito, promovido pela Coordenação de Educação para Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O prêmio, com inscrições gratuitas, tem como objetivo estimular crianças, jovens e educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação, público em geral, bem como empresas que desempenhem suas atividades no âmbito do município de Porto Alegre, além de servidores da empresa, a adotar comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano.
 
Este ano, o prêmio terá como novidade a categoria Idosos, que contará com o tema Você multiplicador de bons exemplos no trânsito. Nessa categoria, os pré-requisitos são pessoas que tenham idade igual ou superior a 60 anos, moradores de Porto Alegre, que devem apresentar material de poesia, texto ou paródia.
 
Os trabalhos, acompanhados das fichas de inscrições, serão recebidos pela EPTC até 10 de agosto de 2016, na avenida Érico Veríssimo, nº 100, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
 
Para mais informações e para acessar a ficha de inscrição e o regulamento, confira o edital disponível neste link: http://bit.ly/21zUhzp.

O e-SMA é mais um canal de informação da Secretaria de Administração da PMPA.
Neste espaço, os setores e coordenações poderão divulgar suas ações e projetos.
Fones: (51)3289.1264 ou (51)3289.1258
E-mail: assecom@sma.prefpoa.com.br

Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.