RH 24 Horas Diário Oficial
Foto: Divulgação/PMPA
Foto
Ano X - Edição 3507 - 30/05/2016

Notícias


ADMINISTRAÇÃO



CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA



EPTC



ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA



PLANO VERTE | SAÚDE



SOBREMESA ITALIANA



SUGESTÃO





Todas as Notícias

ADMINISTRAÇÃO

Grupo de Vozes encerra o mês das mães com apresentação especial

O Grupo de Vozes SMA realiza, nesta segunda-feira, 30, uma apresentação em homenagem às mães de toda a prefeitura. O show acontece a partir das 12h30, no Auditório SMA (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar).
 
Para este espetáculo, o grupo irá mostrar o seu novo repertório, sempre tendo por base a música popular brasileira (MPB). A entrada é franca.

CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA

Professor Ari Riboldi: Trair, contrair, distrair, retrair...

Trair - Do verbo latino tradere, dar em mãos, passar para outro, confiar, dar, entregar; abandonar, ceder, atraiçoar, renunciar. Formado pelo prefixo trans, através de, além, mais o verbo dare, dar, presentear, conceder, permitir, ceder, entregar, lançar, arremessar; da mesma origem, o verbo trahere, arrastar, puxar, carregar, levar consigo, cativar, atrair, extrair, aspirar, absorver, trazer, tomar.
   Enganar com traição, iludir, delatar, denunciar; demonstrar infidelidade; abandonar (crença); deixar de cumprir promessa ou compromisso; deixar que se torne claro, público o que deveria ficar reservado, oculto; não corresponder a uma expectativa. O ato de trair supõe duas condições: a boa-fé e a confiança de uma parte; a quebra do compromisso da outra parte.
 
Contrair - Do verbo latino contrahere, apertar, encurtar, ajuntar, reunir, coagular, encolher. Formado pela preposição latina cum, com, mais o verbo trahere, arrastar, puxar, carregar, levar consigo, cativar, atrair, retirar, extrair, aspiar, absorver, trazer, tomar.
   Reduzir de um tamanho ou de forma; diminuir o comprimento e o volume (por exemplo, de um músculo); levar a efeito, realizar (um empréstimo); ser afetado por um mal.
 
Distrair - Do verbo latino distrahere, puxar em diferentes sentidos, rasgar, romper, separar, dividir, desarmonizar, vender a retalho. Formado pelo prefixo dis, separação, afastamento, ação contrária, mais o verbo trahere (referido acima).
   Fazer ir para diversos lados, desviar; desviar a atenção de alguém par induzi-lo a erro; afastar o pensamento de uma tristeza, de uma preocupação, fazer esquecer; ocupar de maneira prazerosa; praticar lazer, divertir-se. Em síntese e no literal, puxar para o lado; afastar do lugar. A distração afasta o pensamento de um determinado foco ou tema para enganar ou para fazer esquecer fato ruim.
 
Retrair - Do verbo latino retrahere, puxar para trás, recuar, retroceder, retirar, desviar, obrigar a voltar, arrastar de novo. Formado pelo prefixo latino re, para trás, repetição, mais o verbo trahere (referido acima).
   Recolher, encolher; sofrer contração física; frear, conter um ímpeto; recuar, retroceder, fazer voltar; isolar-se, afastar-se do convívio; meditar isoladamente; retirar o que foi dito, negar; perder a força, diminuir a intensidade; , tirar, salvar de cativeiro; tornar impraticável, tolher a ação de.
 
Subtrair - Do verbo latino subtrahere, tirar por baixo, afastar, omitir, passar em silêncio. Formado pelo prefixo latino sub, debaixo, inferior, mais o verbo trahere, já referido.
   Tirar algo de um indivíduo, privar de; furtar, afanar, surrupiar; esconder, ocultar, manter em segredo; retirar às escondidas de outra pessoa; esquivar-se, livrar-se; fazer a operação matemática de subtração (tirar uma quantia de outra quantia).
 
Traíra - O termo vem do tupi traeira, peixe. Do ponto de vista etimológico, traíra (do tupi) não tem relação com o verbo trair (do latim). No sentido figurado, porém, encontra correspondência, pois traír é metáfora de traição, conforme pode ser averiguado abaixo.
   Peixe comum de água doce no Brasil e de carne saborosa. Tem coloração variada e alcança até 60 centímetros de comprimento. Possui como característica dentes cortantes, com quatro incisivos muito afiados e é carnívoro. É considerado inimigo da piscicultura justamente pela ação predadora contra as demais espécies. A sua captura torna-se difícil, pois corta a linha que prende o anzol com seus potentes dentres e também corta as redes dos pescadores e foge do cerco.
   Na gíria, especialmente no meio futebolístico, traíra é o delator, dedo-duro; jogador que fala o que não deve, deixando o colega em situação de constrangimento. O termo passou a ser empregado em qualquer atividade. A "trairagem" não é mais exclusiva do futebol. O "traíra" pode estar em qualquer ambiente: no local de trabalho, no clube, entre os moradores da mesma rua, no ônibus.
   A trairagem recebeu novo "status", agora com revestimento jurídico, sob eufemismo: delação premiada, colaboração premiada. É a trairagem boa, do infrator arrependido e que colabora com a Justiça delatando seus atos ilícitos, denunciando o esquema de corrupção e de desvio de recursos públicos, com nomes dos demais envolvidos, "modus operandi". Em troca dessa boa trairagem, receberá alguns benefícios de redução de pena, após homologação do Judiciário, de acordo com nova legislação.
 
Pegar o bonde andando - Assumir uma empresa, uma atividade, uma função que estava a cargo de outrem; atravessar-se em conversa alheia sem saber qual era o assunto tratado e, por isso mesmo, falar algo totalmente fora do tema em questão.
 
Pegar o bonde errado - Malograr-se, dar-se mal em negócio que parecia bem encaminhado, com tudo para ser exitoso; equivocar-se, enganar-se, tomando uma coisa por outra.
 
Pegar o ônibus lotado e querer sentar na janela - Frase de linguagem coloquial para expressar a pretensão exagerada ou indevida de quem se intromete em atividade ou conversa e pretende usufruir de tratamento privilegiado. Na gíria local: pegar o Viamão andando e querer sentar na janela (faz alusão à linha de ônibus da cidade de Viamão, sempre concorrida e a pretensão de passageiro que sobe em parada durante o trajeto).
 
Fale e escreva corretamente - Prover, provir, provém, proveem
   Prover - Abastecer, munir, preencher. Exemplos: Proveram a despensa de alimentos para o inverno. O prefeito já proveu os cargos nas secretarias. Observe o Presente do Indicativo: eu provejo, tu provês, ele provê, nós provemos, vós provedes, eles proveem. Exemplo: Os operários proveem os silos com cereais.
   Provir - Proceder, ter origem de, vir de, originar-se, descender. Exemplos: Os escravos negros provieram da África. De onde provém este vinho? Observe o Presente do Indicativo (flexionado com o verbo vir): eu provenho, tu provéns, ele provém, nós provimos, vós provindes, eles provêm. Exemplo: Os operários provêm do Nordeste.
 
Ditado popular
Livre-me Deus dos amigos, que eu me livrarei dos inimigos.
   O ditado é empregado para expressar que nada de bom esperamos dos inimigos e contra eles estamos sempre prevenidos e vigilantes. No entanto, não estamos preparados para eventuais traições de amigos, nos quais depositamos plena confiança, boa-fé e estima. Por isso, jamais estamos preparados para as traições de quem desfruta de nossa total confiança e dela faz uso para nos prejudicar, para causar danos e malefícios.

EPTC

9º Prêmio de Educação para o Trânsito está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 9º Prêmio de Educação para o Trânsito, promovido pela Coordenação de Educação para Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O prêmio, com inscrições gratuitas, tem como objetivo estimular crianças, jovens e educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação, público em geral, bem como empresas que desempenhem suas atividades no âmbito do município de Porto Alegre, além de servidores da empresa, a adotar comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano.
 
Este ano, o prêmio terá como novidade a categoria Idosos, que contará com o tema Você multiplicador de bons exemplos no trânsito. Nessa categoria, os pré-requisitos são pessoas que tenham idade igual ou superior a 60 anos, moradores de Porto Alegre, que devem apresentar material de poesia, texto ou paródia.
 
Os trabalhos, acompanhados das fichas de inscrições, serão recebidos pela EPTC até 10 de agosto de 2016, na avenida Érico Veríssimo, nº 100, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
 
Para mais informações e para acessar a ficha de inscrição e o regulamento, confira o edital disponível neste link: http://bit.ly/21zUhzp.

ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA

Curso Coordenação de Reuniões

Dias 30 de maio, 1º e 2 de junho de 2016
   -Horário: Das 14h às 17h30
   -Local: Sala C EGP (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar)
 
Público Alvo:
Servidores municipais em cargos e funções gerenciais (FGs e CCs)
 
Objetivo:
Apresentar ao gestor a ferramenta REUNIÃO para que possa ser utilizada de forma produtiva e participativa.
 
Conteúdo:
-Reunião como ferramenta de comunicação, participação e construção de propostas coletivas;
-Modelos de reunião e tipos de comunicação;
-Planejamento e preparação da reunião;
-Desenvolvimento, encaminhamentos e avaliação da reunião.

Número de vagas: 25
Carga horária: 12h
 
Inscrições: Procure o RH de seu órgão de trabalho. Evento Ergon 28/2016.
 

PLANO VERTE | SAÚDE

Promoção Saúde + Odonto Verte|Saúde

Quem adquirir o plano de saúde mais o plano odontológico terá direito a carência zero para consultas médicas, odontológicas, exames simples e alguns moderados*.
 
A promoção Saúde + Odonto é destinada aos servidores da Prefeitura de Porto Alegre que aderirem ao Plano Verte | Saúde Integral Plus e o Verte | Saúde Dental.
 
A ação promocional vale para as adesões realizadas até 25 de junho de 2016.
 
Informações e adesões: Para mais informações, ou para fazer a sua adesão, procure o Espaço Verte | Saúde, no Edifício Intendente José Montaury (rua Siqueira Campos, 1300 - 9º andar, sala 945), ou o estande de atendimento da Verte no Hospital Ernesto Dornelles (avenida Ipiranga, 1801 - térreo), ou ligue (51) 9911-7528 ou 3284-1515.
 
*Conforme o regulamento e listagem de exames liberados.

SOBREMESA ITALIANA

Sobremesa Italiana está de volta comemorando 70 anos de República Italiana

Nesta terça-feira, 31, a cultura italiana fica em evidência com mais uma edição do Sobremesa Italiana. A atividade acontece das 12h30 às 13h30, no auditório do Demhab (avenida Princesa Isabel, 1115), com entrada franca.
 
Em cartaz: A edição desta semana vem revestida de civismo, pois será dedicada República Italiana, proclamada em 2 de junho de 1946. Há 70 anos, com o final da II Guerra Mundial e a queda do fascismo, a Itália foi às urnas para um referendo, que decidiu alterar o regime de governo de monarquia para república parlamentarista. O Sobremesa Italiana relembrará os principais acontecimentos da implantação do regime republicano na Itália e apresentará um grande sucesso da música italiana, vencedor do Festival de Sanremo, na vozes de Gianni Morandi, Umberto Tozzi e Enrico Ruggeri, Si pùo dare di più (Se pode fazer melhor).
 
Para participar: O evento é aberto a todos os servidores interessados em prestigiar, não sendo necessário ser de origem italiana ou dominar o idioma. Basta apenas ter interesse em temas como música, pintura, escultura, cinema, teatro e literatura, assuntos que vêm se desenvolvendo ao longo dos últimos séculos, até os dias atuais, por grandes pensadores e artistas da Itália.
 
O evento - O Sobremesa Italiana já está em seu segundo ano de existência com o objetivo de difundir a cultura italiana de forma acessível para todos os públicos. A atividade é coordenada pelo arquiteto Fernando Biffignandi. Mais informações pelo telefone 3289-7231 ou pelo e-mail biffignandi@demhab.prefpoa.com.br.

SUGESTÃO

Leitura da Semana – Biblioteca EGP

A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) indica, nesta semana, o livro Negociação e Administração de Conflitos, de autoria de Eugênio do Cavalhal e outros. O livro se encontra disponível para empréstimo na biblioteca. Confira abaixo a ficha técnica:
 
Título: Negociação e Administração de Conflitos
Autor: Cavalhal, Eugênio do (et. al)
Ano: 2014
Editora: FGV
Sinopse: A negociação está presenta de forma intensa na vidacontemporânea. Ao negociar envolvemo-nos em trocas, concessões e barganhas, nas quais as questões substantivas em jogo colocam em risco as relações e criam oportunidades para os relacionamentos. Competir ou colaborar está entre os principais dilemas presentes nas negociações. As ideias propostas no livro indicam como se pode abordar processos de negociação visando acordos que satisfaçam todas as partes envolvidas.
 
 
Impacto nas seguintes competências: Articulação e negociação.
 
 
Biblioteca EGP

   -Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h (sem fechar ao meio-dia)

   -Endereço: Rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar

O e-SMA é mais um canal de informação da Secretaria de Administração da PMPA.
Neste espaço, os setores e coordenações poderão divulgar suas ações e projetos.
Fones: (51)3289.1264 ou (51)3289.1258
E-mail: assecom@sma.prefpoa.com.br

Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.