RH 24 Horas Diário Oficial
Foto: Divulgação/PMPA
Foto
Ano X - Edição 3508 - 06/06/2016

Notícias


@MANCHETE



ADMINISTRAÇÃO



CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA



ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA



PLANO VERTE | SAÚDE



PREVIMPA



SOBREMESA ITALIANA



SUGESTÃO





Todas as Notícias

@MANCHETE

Trabalho de alpinistas chama a atenção em prédio da prefeitura

Uma rotina diferente e inusitada está sendo percebida nas últimas semanas por quem trabalha ou passa nas imediações do Edifício Intendente José Montaury (conhecido também com "prefeitura nova"), no Centro Histórico da Capital. Durante todo o dia, alpinistas industriais sobem e descem a fachada do prédio, num trabalho de recuperação da fachada e dos sistemas de drenagem dos aparelhos de ar-condicionado, afetados pelo forte temporal ocorrido na cidade em janeiro deste ano.
 
O serviço chama a atenção de quem passa pela rua, como foi o caso da auxiliar de serviços gerais Jéssica Rodrigues Pereira, que, curiosa, dedicou alguns minutos de seu tempo para observar o trabalho dos alpinistas. "Acredito que eles estejam bem equipados. É um tipo de trabalho que eu admiro", considerou.
 
O trabalho de alpinismo industrial está sendo realizado por duplas de alpinistas, ficando cada operário suspenso por duas cordas, sendo uma de sustentação e outra de segurança. Atuando há cinco anos na profissão de alpinistas industriais, Jodré da Conceição Marta e Leonardo Lemos Pinheiro relatam que o trabalho obedece a uma série de normas de segurança. "Mesmo assim sempre dá aquele 'frio' na barriga. O fator altura requer sempre um certo respeito e atenção da nossa parte", destaca Jodré, enfatizando também o processo de checagem dos equipamentos de proteção antes da execução dos serviços.
 
A ação dos alpinistas no prédio faz parte de uma série de manutenções do edifício construído na década de 1940, já tendo sido realizados reparos no telhado e troca de vidros danificados pelo temporal. Estão previstas ainda outras melhorias no interior do edifício.

ADMINISTRAÇÃO

Mês das mães é encerrado com show do Grupo de Vozes

Apresentando novo repertório, sempre composto por clássicos da Música Popular Brasileira, o Grupo de Vozes SMA realizou uma apresentação especial de encerramento do mês das mães no auditório da Secretaria Municipal de Administração (SMA), na última segunda-feira, 30 de maio.
 
Com o apoio dos músicos do grupo RC-7 (violão e baixo) e com a regência e percussão de Roberto Costa, o coral, composto por servidores voluntários de diversos órgãos municipais, prestou homenagem às mães de toda a prefeitura.

A apresentação foi ovacionada por todos os presentes.

CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA

Professor Ari Riboldi: Adiar, protelar, deixar para as calendas gregas...

Adiar - Termo formado pelo prefixo latina a, que indica afastamento, separação, mais o substantivo dies, diei, dia, espaço de tempo de vinte e quatro horas. Transferir, postergar, protelar, marcar compromisso para outro dia.
 
Postergar - Possivelmente originário da locução latina post tergum, detrás, posterior, nas costas. Formado pelo prefixo pos e post, atrás, depois, mais o substantivo tergum, i, costas, dorso, lombo, retaguarda; pele, pelo. Colocar em segundo plano; pospor, desprezar, preterir, menosprezar; deixar de cuidar, deixar de ter zelo; deixar para depois, adiar.
 
Procrastinar - Do latim procrastinare, deixar para amanhã, adiar. Formado pelo prefixo latino pro, para frente, diante, em favor de, mais o advérbio latino cras, amanhã, do qual deriva o substantivo crastinus, i, o dia de amanhã. Transferir para outro dia; deixar para depois; adiar, postergar, transferir, protelar, delongar, demorar, espaçar.
   Antônimos: Antecipar, precipitar, abreviar.
 
Protelar - Do verbo latino protelare, afastar, expelir, expulsar, apartar, arredar, prolongar, demorar, adiar, espaçar; derivado de protelum, cujo sentido original, de origem agrícola, era "esforço contínuo de puxar para frente". Termo formado pelo prefixo latino pro, para frente, diante, em favor de, mais o verbo tenere, segurar, reter, parar, conter, possuir, ter, ficar imóvel. Deixar para depois a realização de algo; retardar, adiar, postergar.
 
Deixar as caledas gregas - Do latim calendarium, de calendas, nome do primeiro dia de cada mês do calendário romano. Por sua vez, calendas veio do verbo latino calare, anunciar, proclamar, convocar. Na Antiga Roma, no primeiro dia do mês, um escravo anunciava os acontecimentos felizes (fastos) e os acontecimentos infelizes (nefastos) daquele período. Calendas, em latim, era o primeiro dia do mês e também dia de pagar as contas. Os gregos não tinham as calendas, motivo pelo qual o escritor romano Suetônio (nascido em 69 d.C e morto em 145 d.C) criou a expressão "pagar nas calendas gregas", ou seja, nunca, e também originou o ditado popular "deixar (ou ficar) para as calendas gregas" para designar algo que jamais será pago ou, na linguagem do povo, no dia de "são nunca".
 
Fale e escreva corretamente - Um milhão, dois milhões, 1,5 milhão, 2,5 milhões
   Milhão, milhões - Substantivo masculino correspondente a mil milhares. Portanto os artigos, pronomes e adjetivos referentes a milhão devem concordar com ele em gênero (sempre masculino) e em número (singular ou plural). Exemplo: Dois milhões de crianças (e não duas milhões). No uso de algarismos, singular para o número 1 (um milhão) e plural de 2 em diante. Exemplo: 1,5 milhão de refugiados; 2,4 milhões de desempregados.
 
Ditado popular
O tolo, por esperto é dado, quando calado.
   Percebe-se o tolo pelo que diz. Da mesma forma, nota-se o sábio pelo conteúdo de suas palavras. A língua é portadora do que somos, do que pensamos, da visão de mundo que temos. Ditado similar: O tolo calado passa por sabido.

ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA

Curso Apropriação e Disseminação de Competências

Matriz de Desenvolvimento de Lideranças - Módulo I

Datas:
-Turma 5: 7 e 8 de junho, das 14h às 17h30.
 
Local: Sala C EGP (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar).
 
Objetivo: Instrumentalizar as lideranças e potencializar sua atitude no processo de apropriação, consolidação e disseminação das competências da Prefeitura de Porto Alegre, sensibilizando-as para a importância em evidenciar comportamentos dessas competências.
 
Público-alvo: Servidores municipais em cargos e funções gerenciais (FGs e CCs nível 3 ou superior).
 
Conteúdo:
- Evolução do conceito;
- Significado do CHA: Competências/Habilidades/Atitudes;
- Foco nas entregas;
- Identificação de competências X estratégias da organização;
- Perfil de competências PMPA;
- Disseminação do perfil de competências;
- Observação de comportamentos.

Educadores:
-Luciano Hoffling Dutra
-Semadar Jardim Marques

Número de vagas: 25
Carga-horária: 8h
 
Inscrições: Solicite no setor de Recursos Humanos (RH) de seu órgão de trabalho. O Evento Ergon é 27/2016.

PLANO VERTE | SAÚDE

Promoção Saúde + Odonto Verte|Saúde

Quem adquirir o plano de saúde mais o plano odontológico terá direito a carência zero para consultas médicas, odontológicas, exames simples e alguns moderados*.
 
A promoção Saúde + Odonto é destinada aos servidores da Prefeitura de Porto Alegre que aderirem ao Plano Verte | Saúde Integral Plus e o Verte | Saúde Dental.
 
A ação promocional vale para as adesões realizadas até 25 de junho de 2016.
 
Informações e adesões: Para mais informações, ou para fazer a sua adesão, procure o Espaço Verte | Saúde, no Edifício Intendente José Montaury (rua Siqueira Campos, 1300 - 9º andar, sala 945), ou o estande de atendimento da Verte no Hospital Ernesto Dornelles (avenida Ipiranga, 1801 - térreo), ou ligue (51) 9911-7528 ou 3284-1515.
 
*Conforme o regulamento e listagem de exames liberados.

PREVIMPA

Oficina de musicalização e canto coral para aposentados

O Previmpa, através do Programa Voz da Experiência apresenta, em sua agenda mensal de atividades, uma oficina de musicalização e canto coral nesta terça-feira, 7, às 14h30, na sede do departamento (rua Uruguai, 277 - 14º andar). Este será o segundo encontro temático oferecido aos participantes do programa, criado em 2014 para promover maior integração entre os servidores aposentados da Prefeitura de Porto Alegre.
 
O responsável técnico pela oficina será o músico e também servidor da Secretaria Municipal de Administração (SMA) Luiz Roberto Costa, que, entre outras atividades da cena musical, coordena o Grupo de Vozes SMA.
 
A oficina de musicalização e canto coral é gratuita e dirigida a todos os servidores aposentados da prefeitura, não sendo necessário ter conhecimento musical prévio. "Basta ter desejo e gosto pela música. Preparamos uma atividade que apresentará elementos da técnica musical de forma envolvente e divertida para quem, simplesmente, gosta de cantar", destaca Costa, que, juntamente com alguns integrantes do Grupo de Vozes SMA, promete provar que para aprender a cantar basta dar o primeiro passo e soltar a voz.
 
A organização solicita aos interessados para que cheguem com antecedência, pois as vagas são condicionadas à capacidade do local e à dinâmica da atividade. Mais informações pelo telefone 3289-3574.

SOBREMESA ITALIANA

Edição recorda sucessos do grupo I Protagonisti

Nesta terça-feira, 7, a cultura italiana fica em evidência com mais uma edição do Sobremesa Italiana. A atividade acontece das 12h30 às 13h30, no auditório do Demhab (avenida Princesa Isabel, 1115), com entrada franca.
 
Em cartaz: A 92ª edição traz tudo sobre um italiano que escolheu o Brasil para fazer sucesso: o ator e dramaturgo Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Marinenghi de Guarnieri, mais conhecido como Gianfrancesco Guarnieri. Ele nasceu em Milão (Itália) e veio, ainda pequeno, para o Brasil. Destacou-se no campo das artes cênicas, dando grande contribuição para o cinema e a televisão brasileira.
 
Em comemoração ao mês dos namorados, o Sobremesa Italiana traz ainda a apresentação da canção Noi Ci Amiamo (Nós nos Amamos), sucesso do grupo I Protagonisti (Os Protagonistas), que fez sucesso entre 1969 e 1971.
 
Para participar: O evento é aberto a todos os servidores interessados em prestigiar, não sendo necessário ser de origem italiana ou dominar o idioma. Basta apenas ter interesse em temas como música, pintura, escultura, cinema, teatro e literatura, assuntos que vêm se desenvolvendo ao longo dos últimos séculos, até os dias atuais, por grandes pensadores e artistas da Itália.
 
O evento - O Sobremesa Italiana já está em seu segundo ano de existência com o objetivo de difundir a cultura italiana de forma acessível para todos os públicos. A atividade é coordenada pelo arquiteto Fernando Biffignandi. Mais informações pelo telefone 3289-7231 ou pelo e-mail biffignandi@demhab.prefpoa.com.br.

SUGESTÃO

Leitura da Semana – Biblioteca EGP

A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) indica, nesta semana, o livro A Sabedoria dos Monges na Arte de Liderar Pessoas, de autoria de Anselm Grün. O livro se encontra disponível para empréstimo na biblioteca. Confira abaixo a ficha técnica:
Título: A Sabedoria dos Monges na Arte de Liderar Pessoas
Autor: Grün, Anselm
Ano: 2005
Editora: Vozes
Sinopse: Partindo da experiência monástica de liderança e dos princípios da Regra de São Bento, Anselm Grün apresenta a sabedoria dos monges na arte de liderar pessoas, comentando as diversas características da personalidade de um bom líder. Discorre sobre o desafio que a liderança representa nos dias de hoje. Não fala da liderança como técnica, mas como tarefa que enobrece quem a exerce e faz crescer aqueles que são liderados. Embora a liderança possa ser uma competência, liderar é uma arte.
 
 
Impacto nas seguintes competências: Liderança de equipes e pessoas
 
 
Biblioteca EGP

   -Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h (sem fechar ao meio-dia)

   -Endereço: Rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar

O e-SMA é mais um canal de informação da Secretaria de Administração da PMPA.
Neste espaço, os setores e coordenações poderão divulgar suas ações e projetos.
Fones: (51)3289.1264 ou (51)3289.1258
E-mail: assecom@sma.prefpoa.com.br

Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.