RH 24 Horas Diário Oficial
Foto: Divulgação/PMPA
Foto
Ano X - Edição 3525 - 10/10/2016

Notícias


@MANCHETE



ADMINISTRAÇÃO





CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA



ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA





SMED



SUGESTÃO





Todas as Notícias

@MANCHETE

Servidores recebem especialização em tecnologia da informação

A Prefeitura de Porto Alegre está proporcionando uma especialização em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação (TI) - Lato Sensu para 30 servidores municipais. A participação dos servidores nessa capacitação possibilitará conhecer e aplicar novos conceitos, técnicas e ferramentas de apoio à decisão e à especificação de requisitos junto aos desenvolvedores de softwares, como meio de propiciar o aumento da qualidade dos serviços prestados à sociedade.
 
A qualificação é oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com recursos oriundos do financiamento com a Corporação Andina de Fomento (CAF). A iniciativa foi viabilizada por meio de convênio com a Secretaria Municipal da Fazenda, através da sua Superintendência da Tecnologia da Informação (STI), e a Secretaria Municipal de Administração (SMA), por meio da Escola de Gestão Pública (EGP). As aulas iniciaram na sexta-feira, 7.
 
O contrato de financiamento dos recursos do CAF com a prefeitura estabelece, além de obras importantes para a Capital, ações que promovam o desenvolvimento institucional do município, como a implantação de nova estrutura tecnológica, qualificação da gestão da informação e formação contínua de recursos humanos em gestão de tecnologia da informação, no qual o curso se enquadra.

ADMINISTRAÇÃO

Seminário orienta sobre alterações na fiscalização de contratos

Através de uma parceria entre a Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração (SMA) e a Controladoria-Geral do Município (CGM) da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), realizou-se, na manhã da quinta-feira, 6, o Seminário de Formação de Fiscais de Contratos e Fiscais de Serviços. O objetivo da atividade foi capacitar os servidores que atuam em fiscalização de contratos e serviços terceirizados na prefeitura quanto ao atendimento das disposições estabelecidas na Ordem de Serviço 12/2016, que trata de serviços terceirizados contratados pela Prefeitura de Porto Alegre.

O seminário foi conduzido pela equipe da Divisão de Despesa Publica da CGM/SMF, através dos auditores de controle interno Carlos Jorge da Rosa, Vanderlei de Souza e Vilma Agostini Daldon. Eles explanaram aos participantes as novas disposições e procedimentos a serem adotados na fiscalização de contratos e serviços, como, por exemplo, a exigência mensal da comprovação do correto adimplemento de obrigações trabalhistas das empresas contratadas, assim como o devido cumprimento dos serviços.
 
Participaram do seminário 76 servidores que atuam em áreas de fiscalização de contratos e serviços de diversos órgãos da prefeitura. Estão previstas, ainda para este ano, outras edições do seminário, no intuito de abranger mais fiscais.

Viva Mais de outubro traz dicas de alimentação saudável no trabalho

A importância de se manter uma alimentação saudável durante o expediente de trabalho será a temática abordada no Viva Mais - Promovendo Hábitos Saudáveis, que acontece na próxima segunda-feira, 17, às 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Administração (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar). O encontro é aberto à participação dos servidores interessados no tema (mediante inscrição prévia) e a entrada é franca.

A atividade pretende dar dicas de alimentação saudável, bem como ideias de "marmitas", saladas e lanches práticos que podem ser levados ao trabalho no dia a dia. Para melhor orientar os participantes, a atividade contará com a participação da nutricionista Francis Brumer Spilki, que é especialista em Estratégias para Emagrecimento, cirurgia bariátrica e dieta Paleo-Low Carb.

Para participar – Servidores interessados em participar da palestra devem solicitar inscrição no setor de Recursos Humanos (RH) de seus respectivos órgãos de trabalho. A palestra também é aberta à participação de funcionários aposentados, que devem solicitar inscrição pelo endereço eletrônico qualidadevida@sma.prefpoa.com.br. O Evento Ergon é 148/2016.

O Viva Mais - Promovendo Hábitos Saudáveis é uma iniciativa da Assessoria de Qualidade de Vida do Servidor Municipal (ASSEQVSM) da Secretaria Municipal de Administração (SMA). Para mais informações, contate a ASSEQVSM/SMA pelo telefone (51) 3289-1476.

CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA

Professor Ari Riboldi: Pendurar, pendurar no prego, pendurar as chuteiras...

Pendurar - Do verbo latino pendere, suspender, pesar. Suspender e manter algo fixo a certa altura do chão; estar pendente. Na linguagem informal, dar como garantia ou penhora; penhorar; deixar de pagar.
 
Pendurar a conta, pendurar no prego - Deixar de pagar uma conta. Prática comum em pequenos armazéns, açougues, mercados, padarias de bairro. Os fregueses, moradores próximos, fazem as compras diárias de mantimentos e pequenos bens e pagam tudo ao término de uma semana, de quinzena ou mês. Os proprietários mantinham um prego fixo na parede onde deixavam as notas das compras. Hoje em dia, o costume continua, porém as anotações são realizadas num caderno. Ao lado de cada despesa, o cliente assina, como sinal de que tomou conhecimento e concorda com o valor. É conhecido como freguês de caderno. As compras podem ser feitas por qualquer integrante da família autorizado por quem vai quitar o débito.
   Essa prática mantém-se e é responsável por grande parte das vendas de pequenos estabelecimentos de periferia. Geralmente, os fregueses são trabalhadores que recebem o pagamento por semana, por quinzena ou uma vez por mês. A mútua confiança estabelece um vínculo entre as partes e ambas são favorecidas.
 
Pendurar as chuteiras - Abandonar a prática do futebol profissional na condição de atleta remunerado. No sentido figurado, dada a popularidade do futebol, significa aposentar-se, deixar de fazer certa atividade, abandonar determinado ofício. Usa-se também ‘largar o basquete’, no entanto em sentido mais restrito: largar um trabalho. Na mesma lógica, ‘pegar no basquete’ é começar a trabalhar.
 
Pendurar o facão - Na gíria brasileira, entrar na menopausa ou andropausa; ficar sexualmente impotente; deixar de manter relações sexuais.
 
Dia do pendura e dia do advogado - O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto. Nessa data, em 1827, Dom Pedro I criou os primeiros cursos de Direito no Brasil: no Largo de São Francisco, em São Paulo, e no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Vindos de famílias abastadas, os advogados desfrutavam de grande notoriedade e prestígio social. Junto com os médios, eram e ainda são chamados, no meio popular, de doutores, termo que seria restrito a quem faz doutorado. Conta-se que os donos de restaurantes, nas áreas próximas ao Largo de São Francisco, convidavamm os estudantes de Direito, no dia 11 de agosto, para celebrar a data, servindo-lhes comida e bebida gratuitamente. Em troca, os futuros advogados retribuíam com inflamados discursos, geralmente laudatórios ao proprietário do estabelecimento. Nascia, assim, a tradição do dia do pendura. O tempo passou, surgiram novos cursos de Direito e os estudantes passaram eles mesmos a convidar-se para brindar a sua data, comendo e bebendo sem pagar a conta. Estabeleceu-se um confronto com os proprietários. Muitos não abriam as portas em 11 de agosto com medo da invasão e calote dos estudantes de Direito. Atualmente, esse costume está caindo em desuso ou, se é praticado, primeiro são estabelecidos acordos entre os donos e os estudantes, para que sejam evitados exageros e prejuízos.
 
Pendurar o sino no rabo do leão - Expor-se a um grande risco com a finalidade de evitar um mal ainda maior; realizar uma atividade perigosa ou que demanda grande esforço. A ideia é ótima, mas ninguém quer pendurar o guiso no rabo do leão. A frase guarda similitude com a moral da fábula “Assembleia dos ratos”, em que eles decidem que deveriam colocar um guizo no pescoço do gato para notar a sua presença e evitar, assim, que ele devorasse os ratos. Todos concordaram que o plano era brilhante, todavia ninguém se dispôs a colocá-lo em prática: Quem vai pôr o guizo no pescoço do gato?
 
Fale e escreva corretamente – Bife a cavalo
   Bife a cavalo – Não tem crase, pois cavalo é nome masculino e, nesse caso, não fica subentendida a palavra moda (bife à moda cavalo). Afinal, cavalo não come bife nem gosta de bife. Diferente é, por exemplo, móveis à Luís XV ( ao gosto de Luís XV).
 
Ditado popular
Quem come o doce deve suportar o amargo
O ditado expressa que o indivíduo que não sofreu o mal não saberá apreciar o bem. Em outras palavras, quem não prova o amargo não sabe dar o devido valor ao que é doce.

ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA

Seja um educador da Escola de Gestão Pública

A Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração (SMA) disponibliza um cadastramento permanente para que os servidores municipais manifestem interesse em atuar como educadores. Os interessados poderão ministrar cursos, palestras e treinamentos que buscam atender às necessidades de formação e capacitação profissional.
 
Faça seu cadastro clicando aqui.

Em caso de duplicidade de cadastro, será considerado apenas o mais atual. As inscrições serão analisadas para que, em caso de necessidade, os candidatos possam ser chamados a atuar como educadores. Para mais informações, contate a EGP/SMA pelo e-mail escolagestao@sma.prefpoa.com.br.

Curta! Ao Meio-Dia apresenta Dona Cristina Perdeu a Memória

Nesta terça-feira, 11, a Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração (SMA) promove mais uma edição do Curta! Ao Meio-Dia.

A atividade, voltada a todos os servidores da prefeitura, acontece a partir das 12h15, na sede da biblioteca (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar). Na oportunidade, será exibido o curta-metragem Dona Cristina Perdeu a Memória.

Sinopse – Antônio, um menino de oito anos, descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre a sua vida, os nomes de seus parentes e os santos do dia. E Dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória perdida.

Após a exibição, o curta estará disponível para empréstimo no acervo da biblioteca. Para mais informações, contate a Biblioteca EGP/SMA pelo telefone 3289-1019.

SMED

Inscrições para Bolsas de Estudo – EJA Ensino Fundamental

De 8 a 11 de novembro estarão abertas as inscrições para Bolsas de Estudo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série ou 6º ao 9º ano) para o Unificado (unidade da avenida Alberto Bins), entidade conveniada com a Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

As bolsas de estudos são destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade social, residentes em Porto Alegre, na forma prescrita na Lei Municipal 4.880/80 e critérios estabelecidos pelo Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre.

Requisitos básicos:
-Idade mínima de 15 anos quando iniciar o curso;
-Renda per capita de até 2 vezes o valor do salário mínimo nacional;
-Residir em Porto Alegre;
-Ter a 4ª série completa ou 5º ano completo.

Inscrições: Interessados em contar com a bolsa devem comparecer, no período supracitado, junto ao Setor de Bolsas e Convênios da Smed (rua dos Andradas, 680 - 4º andar, sala 404), entre 9h e 11h ou das 14h às 16h30.

Para mais informações, ligue 3289-1879.

SUGESTÃO

Leitura da Semana – Biblioteca EGP

A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) indica, nesta semana, o livro Comportamento Organizacional: Integrando conceitos da administração e da psicologia, de autoria de Neusa Vítola Passetto e Fernando Eduardo Mesadri. O livro se encontra disponível para empréstimo na biblioteca. Confira abaixo a ficha técnica:
Título: Comportamento Organizacional: Integrando conceitos da administração e da psicologia
Autor: Passetto, Neusa Vítola; Mesadri, Fernando Eduardo
Ano: 2012
Editora: Intersaberes
Sinopse: O livro esclarece aos gestores características do comportamento organizacional. Uma leitura dinâmica e agradável, ideal para quem deseja administrar uma organização mediante soluções práticas e eficazes, focadas na formação de equipes de trabalho mais satisfeitas e produtivas e que auxilia os gestores e colaboradores a entenderem melhor a estrutura de uma organização.
 
Impacto na seguinte competência: Liderança de equipes e pessoas.
 
 
 
Biblioteca EGP
   -Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h (sem fechar ao meio-dia)
   -Endereço: Rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar
 
 

O e-SMA é mais um canal de informação da Secretaria de Administração da PMPA.
Neste espaço, os setores e coordenações poderão divulgar suas ações e projetos.
Fones: (51)3289.1264 ou (51)3289.1258
E-mail: assecom@sma.prefpoa.com.br

Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.