RH 24 Horas Diário Oficial
Foto: Divulgação/PMPA
Foto
Ano X - Edição 3531 - 21/11/2016

Notícias


@MANCHETE



CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA



CULTURA



ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA





LANÇAMENTO



SAÚDE



SUGESTÃO





Todas as Notícias

@MANCHETE

Viva Mais de novembro aborda o desenvolvimento interior

A Assessoria de Qualidade de Vida do Servidor Municipal (ASSEQVSM) da Secretaria Municipal de Administração (SMA) convida para mais uma edição do projeto Viva Mais - Promovendo Hábitos Saudáveis, que acontece em 29 de novembro (terça-feira). Trazendo como abordagem o desenvolvimento interior e o autoconhecimento, o evento apresentará ferramentas e técnicas para resgatar as virtudes de cada um, possibilitando o encontro com a própria pessoa e suscitando a capacidade de conduzir a vida conforme se deseja. A atividade, aberta à participação dos servidores municipais, será realizada no auditório da SMA (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar), a partir das 14h.

A palestra será conduzida pela psicóloga Elaine Moutinho, que é Especialista em Psicoterapias Humanístico-Existenciais na Abordagem Centrada na Pessoa. O encontro proporcionará técnicas de desenvolvimento humano e modos de contatar a sabedoria interior. 

Para participar – Servidores interessados devem solicitar inscrição no setor de Recursos Humanos (RH) de seus respectivos órgãos de trabalho informando o Evento Ergon 167/2016. As vagas são limitadas.

Para mais informações, contate a ASSEQVSM/SMA pelos telefones 3289-1476 e 3289-1232.




CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA

Professor Ari Riboldi: Batata, batata da perna, batata quente...

Batata - Do espanhol batata, possivelmente tomado de língua falada no Haiti. Designação comum a plantas que têm tubérculos ou raízes tuberosas; tubérculo comestível como, por exemplo, o da batata-doce e o da batata-inglesa, Na linguagem informal, asneira, afirmação tola (exemplo: Ele disse um monte de batatas).
 
Batata da perna - Panturrilha. Exemplo: Levou uma pancada na batata da perna.
 
Batata quente - Complicação, dificuldade, problema, situação  embaraçosa. É como se alguém tivesse que segurar uma batata quente na mão sem poder livrar-se dela, aguentando o calor. Exemplo: Todos saíram e deixaram a bata quente para o chefe resolver sozinho.
 
Na batata - Com certeza, na certa, no ponto exato, com precisão. Exemplo: O professor chega diariamente às 13 horas, na batata.
 
Batatinha, quando nasce, esparrama... - Os versinhos são bem conhecidos e constantemente repetidos pelo povo: Batatinha, quando nasce, esparrama pelo chão; menininha, quando dorme, põe a mão no coração. Apesar da rima e do efeito sonoro das palavras, há uma impropriedade de conteúdo, que contraria a natureza da nossa flora. A batata é um tubérculo que se desenvolve debaixo do solo. Várias batatas crescem sob o solo macio em cada um dos pés. A batata-doce é uma planta rasteira, que espalha sobre o solo várias cordas com cerca de dois metros de comprimento. A batata inglesa, mais conhecida como batatinha – usada para a salada de maionese e nas deliciosas batatinhas fritas – também se desenvolve sob o solo, de preferência bem macio. Também produz vários tubérculos em cada pé (cinco a seis), todavia sua rama não é rasteira; faz duas ou três hastes de até meio metro que se sustentam verticalmente. Foi levada aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses, na metade do século passado, proveniente da Inglaterra, razão pela qual ficou conhecida com batata inglesa.
   Conclui-se daí que o correto é dizer-se: Batatinha, quando nasce, espalha a rama pelo chão; menininha, quando dorme, põe a mão no coração. Por um processo de economia, como é habitual na linguagem informal e popular, algumas letras foram suprimidas, engolidas, comidas: de “espalha a rama” sobrou somente ”esparrama”. Fica, ainda, a ressalva de que o que esparrama pelo chão é a rama da batata doce e não a batata ou a batatinha e muito menos a haste da batatinha inglesa.
   No entanto, é sempre conveniente respeitar a forma popular de falar. O verbo ‘esparramar’ pode significar, na linguagem informal, crescer, multiplicar-se. Além disso, há registro em livro de contos de Sílvio Romero, datado de 1891, com o seguintes versos: Batatinha, quando nasce, deita rama pelo chão; mulatinha, quando deita, põe a mão no coração. Um dos sentidos do verbo deitar, além de crescer (deitar rama), é ir para a cama. Deduz-se que os versos foram modificados para servirem de brincadeira infantil, todavia, na versão original, retratavam a forma como acontecia o abuso sexual com as escravas negras, com as meninas escravas (mulatinha). Triste realidade, mas própria da exploração das escravas por parte dos dominadores.
 
Vai plantar batatas! - Frase para mandar alguém longe, sem ofendê-lo abertamente. Equivale a dizer: Vá ver se eu estou na esquina. Veio de Portugal para o Brasil. A agricultura, como sempre ocorreu, era considerada uma atividade inferior, para a qual não precisava maior habilidade. Além disso, a batata não se encontrava entre os produtos agrícolas mais apreciados ao paladar da época. Portanto, ir plantar batatas era função de gente humilde, sem maior conhecimento.
   A batata inglesa é originária dos Andes, onde era cultivada pelos índios e foi levada à Europa pelos espanhóis. Chegou à Irlanda, onde foi amplamente cultivada e serviu para matar a fome do povo em época de grande crise. Levada para a Inglaterra, acabou indo para os Estados Unidos, batizada então como batata inglesa e com novo “status”. Apreciada em muitos pratos, como o purê, é a sensação que provoca água na boca na forma de batatas fritas em palito, quentinhas e crocantes. 
Fale e escreva corretamente  - Não use o substantivo e também o pronome que o substitui antes do predicado.
   É erro comum, principalmente na linguagem falada, o emprego de substantivo como sujeito e o uso imediato de pronome pessoal reto em substituição ao mesmo substantivo antes do predicado. Os pais, eles deveriam estar mais presentes na vida dos filhos. O pronome pessoal reto ‘eles’ ocupa o lugar de ‘Os pais’, porém esse pronome é totalmente desnecessário. Os pais deveriam estar mais presentes na vida dos filhos.
 
Ditado popular
Grandes peixes pescam-se em grandes rios.
   Para adquirir tamanho maior, o peixe precisa de local com água profunda e abundante. O ditado ensina que se deve procurar o ambiente adequado para cada atividade.


 

CULTURA

Arquivo Histórico convida para concerto da Banda Municipal

O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho convida para o Concerto da Banda Municipal que será realizado no próximo sábado, 26, em sua sede (avenida Bento Gonçalves, 1129).
 
A apresentação terá como tema 100 Anos do Samba - Homenagem à Semana da Consciência Negra. Haverá também visitas guiadas ao Arquivo com a exposição Ritmos e Melodias - Os Negros e a Música em Porto Alegre nos Séculos XIX e XX.
 
Em caso de chuva, o evento será cancelado.







 

ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA

Música ao meio-dia na Biblioteca EGP/SMA

A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração (SMA) promove mais uma edição do Ensaios – Música ao Meio-Dia na Biblioteca nesta sexta-feira, 25, das 12h15 às 13h30, em sua sede (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar). Neste mês, o evento contará com a participação especial do Grupo de Vozes SMA, que apresentará uma releitura de sucessos da música popular brasileira.

Trata-se de um momento de confraternização e descontração entre os servidores que tenham gosto pela música. Num ambiente de coleguismo, os servidores que tocam algum instrumento e/ou cantam são convidados a contribuir com seu talento para o êxito da atividade.
 
O evento, que conta com entrada franca, é aberto a todos os servidores da prefeitura, não sendo necessária inscrição prévia. Mais informações pelo telefone 3289-1019.





 

Curta! Ao Meio-Dia traz O dia em que Jesus falou Português

Com a exibição do curta-metragem O dia em que Jesus falou Português, a Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração (SMA) realiza mais uma edição do Curta! Ao Meio-Dia na Biblioteca em 30 de novembro (quarta-feira), das 12h15 às 13h45, na sede do espaço (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar).
 
A atividade conta com entrada franca, sendo aberta à participação de todos os servidores da prefeitura. O filme que será exibido foi gentilmente doado pelo Grupo RBS ao acervo da biblioteca.
 
Sinopse: Um grupo de atores vai encenar a Paixão de Cristo no Interior do Estado do Rio Grande do Sul. Mas o ator que interpreta Jesus não fala português e acaba se perdendo de seus companheiros. Chegando em determinada cidade, o ator causa uma reviravolta na vida do padre, do prefeito, do pastor, de um fazendeiro e de toda a comunidade. Pecados ocultos são revelados.
 
Após a exibição do curta-metragem, o mesmo estará disponível para empréstimo.


 

LANÇAMENTO

Livro traz experiências sobre programas de preparação para aposentadoria

Trazendo relatos da experiência de 30 educadores sobre suas ações de desenvolvimento e pesquisa em programas de preparação para a aposentadoria em órgãos públicos, será lançado, em 28 de novembro próximo (segunda-feira), o livro Preparação para Aposentadoria: Conceitos e práticas. A publicação foi organizada pela secretária-adjunta de Planejamento Estratégico e Orçamento Tanise Amália Pazzim e pela coordenadora da Assessoria de Qualidade de Vida do Servidor Municipal (ASSEQVSM) da Secretaria Municipal de Administração (SMA) Debora Staub Cano Suarez de Puga, juntamente com a participação de mais de 28 autores.
 
O evento de lançamento será realizado na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country (avenida Túlio de Rose, 80 - bairro Passo D'Areia), a partir das 19h.
 
O livro, publicado pela Editora CRV, tem o propósito de contemplar o conhecimento teórico em planejamento e preparação para a aposentadoria no serviço público, aliado à experiência prática. O conteúdo foi organizado em três partes: Aposentadoria e seus desdobramentos - Aspectos conceituais; A vivência da aposentadoria - Experiências de programas de preparação nas organizações públicas; e Ferramentas práticas - Recursos que podem ser utilizados nos programas de preparação.


 

SAÚDE

Curso Multiplicadores: Educação no Trânsito para o Pedestre Idoso

Estão abertas as inscrições para a nova turma do Curso Multiplicadores: Educação no Trânsito para o Pedestre Idoso, dirigido a líderes de grupos de idosos e profissionais envolvidos com o cuidado desse público nas áreas da saúde, assistência social e esporte. O curso acontece em 24 e 25 de novembro, no Hotel Continental (largo Vespasiano Julio Veppo, 77).
 
A atividade é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (CGVS/SMS) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), inseridas no Projeto Vida no Trânsito. O evento conta com apoio do Conselho Municipal do Idoso (Comui) e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
 
Em 24 de novembro, a programação ocorre das 8h às 12h, e, no dia 25, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Dentre os temas abordados estão: papel do multiplicador, influência do comportamento das pessoas na sociedade pós-moderna perante os idosos, características próprias da faixa etária e seus reflexos no trânsito, entre outros assuntos.
 
Incrições e mais informações: Pelo endereço eletrônico gtidosopedestre@gmail.com ou pelo telefone 3289-4486.


 

SUGESTÃO

Leitura da Semana – Biblioteca EGP

A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) indica, nesta semana, o livro O 8º Hábito: Da eficácia à grandeza, de autoria de Stephen R. Covey. O livro se encontra disponível para empréstimo na biblioteca. Confira abaixo a ficha técnica:

Título: 
O 8º Hábito: Da eficácia à grandeza
Autor: Covey, Stephen R.
Ano: 2005
Editora: Elsevier
Sinopse: Os sete hábitos para as pessoas altamente eficazes continuam relevantes, mas Covey afirma que os novos desafios e a complexidade com que nos deparamos em nossas vidas e relacionamentos pessoais - em nossas famílias, em nossas vidas profissionais e em nossas organizações - são de uma ordem de grandeza diferente e exigem uma nova atitude mental, uma nova habilidade, um novo conjunto de ferramentas, um novo hábito. Esse 8º hábito é o de encontrar a própria voz e inspirar outros a encontrar a deles.
 
Impacto na seguinte competência: Liderança de equipes e pessoas.
 
 
 
Biblioteca EGP
   -Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h (sem fechar ao meio-dia)
   -Endereço: Rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar



 

O e-SMA é mais um canal de informação da Secretaria de Administração da PMPA.
Neste espaço, os setores e coordenações poderão divulgar suas ações e projetos.
Fones: (51)3289.1264 ou (51)3289.1258
E-mail: assecom@sma.prefpoa.com.br

Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.