Foto: Divulgação/PMPAAno X - Edição 3534 - 05/12/2016
Notícias
@MANCHETE
ADMINISTRAÇÃO
CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA
DOAÇÃO
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA
SMC
SUGESTÃO
Todas as Notícias
@MANCHETE
Prefeitura apresenta case de gestão em seminário estadual

Através da apresentação de cases e palestras sobre gestão, que integram o programa Matriz de Desenvolvimento de Lideranças (MDL) da Prefeitura de Porto Alegre, uma representação do município participou, na quinta-feira, 1º, da terceira edição do Seminário Estadual Desenvolvimento Gerencial, que foi promovido pela Escola de Governo da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), na sede da entidade. Voltado para servidores públicos e agentes sociais das esferas federal, estadual e municipal, a edição do seminário é fruto da parceria da fundação com a prefeitura firmada em setembro, por meio da Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração (SMA).
A programação da atividade contou com a apresentação da metodologia Gestão por Competências aplicada em Porto Alegre, bem como os objetivos do programa Matriz de Desenvolvimento de Lideranças, iniciativa que, desde 2013, realiza uma série de capacitações voltadas para servidores líderes em todos os órgãos que compõem a prefeitura. O case foi apresentado pela mestra em Administração e integrante da Equipe de Desenvolvimento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Denise Regina dos Santos Barcellos. Além disso, a mestra em Psicologia e coordenadora da Assessoria de Qualidade de vida do Servidor Municipal (ASSEQVSM) da SMA Débora Staub Cano ministrou a palestra Comunicação Eficaz, refletindo o papel da comunicação como fator diferencial nas relações de trabalho, em uma cultura baseada na escuta e no diálogo. O seminário foi finalizado com a palestra Autoconhecimento e Liderança, onde a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação (Smed) Geisa Carolina Camillo Tatsh, que também é MBA em Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional, destacou a importância dos gestores terem uma melhor compreensão de seu papel de liderança na condução dos trabalhos de suas equipes.
Segundo Denise Regina, que atua como educadora na Escola de Gestão Pública, a experiência de relatar um modelo de gestão para servidores de outras esferas administrativas despertou nos mesmos o interesse em aprofundar o conhecimento sobre temáticas e processos que foram trabalhados junto aos servidores no propósito de qualificar as tarefas exercidas, gerando uma breve troca de experiências. Ela destaca também que a parceria firmada entre a EGP/SMA e a fundação estadual será frutuosa no que se refere ao aprimoramento e eficácia dos processos de gestão do meio público. “É preciso potencializar esforços, incentivar a troca de instrumentos e ferramentas, pois, afinal, almeja-se sempre o mesmo propósito comum: entregar um serviço público ao cidadão com mais qualidade. Pode-se afirmar que o futuro da formação e qualificação da gestão pública deverá se dar por meio de parcerias como essa que está estabelecida”, garante.
ADMINISTRAÇÃO
Sabedoria interior é tema de palestra

A nona edição do projeto
Viva Mais - Promovendo Hábitos Saudáveis, iniciativa da Assessoria de Qualidade de Vida do Servidor Municipal (ASSEQVSM) da SMA ocorrida na tarde da terça-feira, 29 de novembro, apresentou maneiras para desenvolver a sabedoria interior, com estratégias de promoção do autoconhecimento. Participaram da atividade servidores de diversas secretarias. A especialista em Psicoterapias Humanístico-Existenciais Elaine Moutinho abordou sobre a importância de se ter acesso à beleza própria de cada ser humano, que está além de todos os padrões aos quais o mesmo é ensinado a seguir.
A palestrante destacou que a sabedoria está presente nas mais variadas circunstâncias e que, muitas vezes, as pessoas não sabem utilizá-la. “Olhamos mais para o exterior do que para o interior. Somos muito críticos e vivemos nos comparando com os outros e achando que eles são melhores. Vivemos ansiosos, pois achamos que não somos tão bons”, ressaltou. Para solucionar essa questão, foi enfatizado que é necessário criar condições que permitam que os indivíduos não se prendam a esses mecanismos, uma vez que se trata de ilusões que se aprendem, desde a infância, a acreditar.
Na sequência, discutiu-se também como orientar a “luz interior” de cada um para que haja mais felicidade e, consequentemente, maior realização pessoal. “A mensagem básica que quero passar é de que vivemos nossa vida a partir do melhor que existe em nós. Ninguém é mais ou menos equiparado para a felicidade, mas é importante sabermos orientar essa luz”, enfatizou. Prestar atenção em pensamentos repentinos e nos sinais físicos emitidos por nosso corpo foram exemplos de como contatar a sabedoria interior.
O projeto Viva Mais é realizado mensalmente com o objetivo de proporcionar espaços de educação em saúde para os servidores municipais. A cada mês, especialistas da área da Saúde abordam temas de relevância no que se refere às práticas promotoras da qualidade de vida entre os servidores.
Prefeitura divulga Progressão Funcional Biênio 2012/2014
A Secretaria Municipal de Administração (SMA) divulgou, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) da sexta-feira, 2, os editais que dão os parâmetros para a edição do certame referente à Progressão Funcional - Biênio 2012/2014. Nos editais também constam as nominatas de concorrentes.
Chama-se a atenção para o período de interposição de recursos. No caso de algum servidor, cujo nome não conste na lista, entender que tenha implementado as condições exigidas para concorrer, o mesmo deverá interpor recurso no período entre 5 e 20 de dezembro do corrente ano, conforme consta nos editais.
O período para entrega da documentação ou títulos será de 16 a 31 de março de 2017.
CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA
Professor Ari Riboldi: Chicana, caixa-preta, esbaforido, espavorido...
Chicana - Do francês
chicane como redução do verbo
chicaner, perseguir na justiça, levantar obstáculos para criar dificuldades num processo.
Termo da gíria jurídica. Dificuldade criada, no curso de um processo judicial, mediante apresentação de argumento baseado num detalhe ou num ponto irrelevante; abuso dos recursos, sutilezas e formalidades da justiça; por extensão, contestação feita de má-fé, trapaça, tramoia, manobra capciosa. No automobilismo, ato de passar em zigue-zague por uma série de obstáculos. Os puristas da língua, no lugar de 'chicana' (por ser galicismo), sugerem o emprego de 'trapaça', ‘treta’, e ‘alicantina’. Em debate no Supremo Tribunal Federal, um dos juízes dirigiu-se a um colega com a seguinte frase: “Vossa Excelência está fazendo chicana”. O termo ‘chicana’ foi motivo de forte bate-boca e razão suficiente para dar-se a sessão por encerrada. Poucos entenderam o motivo. Se, em vez da frase acima, o magistrado tivesse dito “Vossa Excelência está fazendo trapaça”, todos teriam entendido o motivo da discussão, mesmo os leigos em vernáculo. No meio jurídico, a linguagem também se presta para pompas, para enaltecer o ritual. A meu juízo, sem ser juiz, afasta o povo e cria maior distância da população, razão de ser do Judiciário e de todos os poderes.
Na semana passada, vários deputados e senadores voltarem a usar o termo, referindo-se a votações de medidas de austeridade no âmbito do Congresso nacional: Não haverá chicana. Pelo visto, a palavras caiu no gosto até dos senadores e deputados.
Caixa-preta - Aparelhagem que grava dados sobre o funcionamento de uma aeronave, seus sistemas e conversas de equipagem. na verdade, o avião possui duas caixas-pretas, uma com as comunicações de cabine e outra com os dados sobre o voo. Não são pretas, mas cor laranja berrante, para serem localizadas com maior facilidade em caso de acidente. Essa aparelhagem começou a ser usada em larga escala após a Segunda Guerra mundial.
Num sentido mais amplo, refere-se a qualquer mecanismo indecifrável ou de que se tem pouco conhecimento quanto ao funcionamento. Do inglês “black box”, a cor sugere algo misterioso, desconhecido.
Outros tipos de caixa: acústica; alta e baixa (letras maiúsculas e minúsculas); central; craniana; das almas (cofre pequeno para esmolas); de câmbio; de descarga; de distribuição; de força ou de luz; de gordura; de marimbondo; postal; registradora; seletora, torácica, sem falar no “caixa dois”.
Fale e escreva corretamente - Esbaforido, espavorido
Esbaforido – De bafo, com dificuldade de respiração; abafado. No final da maratona, o atleta estava esbaforido.
Espavorido – De pavor, apavorado, cheio de pavor, com medo. A mãe ficou espavorida ao presenciar um assalto.
Ditado popular
Passar de pato a ganso
Pouco melhorar de vida; passar para uma condição social ou de trabalho um pouco melhor. Na hierarquia das aves, o ganso é mais apreciado que o pato. Além de ser maior e mais elegante, o ganso tem maior valor comercial até pelas suas penas, utilizadas em finos travesseiros. Em alguns locais, os gansos são colocados como guardas, no lugar de cães, já que atacam invasores, além de gritarem (grasnarem) ruidosamente ante a presença de intrusos.
Usando a figura dos animais, a expressão contrária é “passar de cavalo a burro”, ou seja, piorar de vida, ficar mais pobre, ir para condição social inferior.
Cantiga para não morrer
De Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira. Nasceu em 10/09/1930 e morreu nesse domingo, 4 de dezembro de 2016.
Quando você for se embora,
moça branca como a neve,
me leve.
Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.
Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.
E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento.
DOAÇÃO
Crianças, adolescentes e idosos da nossa cidade contam com a sua ajuda!

As crianças, adolescentes e idosos atendidos pelos projetos inscritos e subsidiados pelos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) e do Idoso (Fumid) convidam os servidores municipais a destinar parte de seu imposto de renda devido para que mais entidades recebam apoio e incentivo, aumentando o número de pessoa beneficiadas.
Como funciona? Você pode fazer a destinação de até 6% do seu imposto devido no portal
RH 24 Horas, a partir desta segunda-feira, 5, até as 18h do dia 28 de dezembro de 2016. No portal RH 24 Horas consta um menu que explica sobre como proceder a doação. Lá é possível escolher o projeto que você deseja ajudar, o valor a ser destinado, bem como é possível também consultar o valor disponível para destinar a essa doação.
Informações importantes para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, no exercício 2017 (ano-base 2016):
-A declaração deve ser efetuada somente no modelo completo;
-Valor de destinação é limitado a 6% do imposto devido;
-Na ficha "Doações efetuadas" da Declaração de IR, deve ser lançado o valor doado no código nº 40 - Doações - Estatuto da Criança e do Adolescente, ou no nº 44 - Doações - Estatuto do Idoso;
-No histórico, informar o nome do Fundo respectivo e o CNPJ constante do recibo;
-Automaticamente, o valor será transportado pelo programa do IRPF para o quadro-resumo - cálculo do imposto.
O recibo de doação deve ser emitido pelo próprio servidor, por meio do portal RH 24 Horas, no item "Doações ao Funcriança" ou "Doações ao FundoIdoso" (há a opção "Imprimir" ao lado do valor da doação realizada).
Qual a diferença da destinação do servidor municipal e dos demais cidadãos doadores? A Prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias municipais da Fazenda (SMF), da Governança Local (SMGL) e da Administração (SMA), disponibiliza o adiantamento de sua destinação para os Fundos e você "paga" em três parcelas somente em setembro, outubro e novembro de 2017, provavelmente depois de receber sua restituição ou pagar o seu imposto. Este mecanismo, aprovado pela Lei Municipal 10.797/2009, visa facilitar ao servidor municipal interessado em incentivar projetos sociais da cidade.
Prestação de contas: Em 2015, foram 211 organizações da sociedade civil que receberam recursos do Funcriança e 24 receberam recursos do Fumid.
Conheça os projetos - Alguns projetos que você pode auxiliar:
-Fumid:
http://www.portoalegre.rs.gov.br/comui/
Multiplicadores: Como novidade em 2016, a Prefeitura de Porto Alegre nomeou, para cada órgão municipal, um representante que terá a missão de ser um agente multiplicador das doações ao Funcriança e ao Fumid na sua repartição. Além de mobilizar os colegas de trabalho, o multiplicador estará à disposição para esclarecimento de dúvidas e outras informações. Confira abaixo a relação dos representantes por órgão municipal:
Centro Integrado de Comando (Ceic): Luiz Henrique Pantaleão
Companhia Carris Porto-Alegrense (Carris): Núbia Pinheiro
Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa): Karina Sá
Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae): José Paulo Giacomoni
Departamento Municipal de Habitação (Demhab): Odete Michelotto dos Santos Bandeira
Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU): Cristina Graziadei dos Santos
Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC): Adriana Raquel Fossá
Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc): Alexandre Goulart e Salete Silveira Teixeira
Gabinete de Inovação e Tecnologia (InovaPOA): Clarisse de Lima Abrahão
Gabinete do Prefeito (GP): Cristina Serrano
Procuradoria-Geral do Município (PGM): Fabiana Espírito Santo
Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda): Megui J. Niches
Secretaria Municipal da Fazenda (SMF): Otília Maria Henz de Abreu e Rogério Leal
Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis): Wilson Pereira Ramos
Secretaria Municipal de Administração (SMA): Marcelo Rocha da Silva e Raul Fernandes Viegas
Secretaria Municipal de Educação (Smed): Luiz Alberto Girardi
Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME): José Paulo Giacomoni
Secretaria Municipal de Gestão (SMGES): Ronaldo Lopes Garcia (secretário-adjunto)
Secretaria Municipal de Governança Local (SMGL): Luciano Daniel Braga Ventura, Carlos Fernando Simões Filho, Fernanda Kerbes e Dione de Almeida Alves
Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO): Marcia Carchchinski da Silva
Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic): Tatiane Friedrich
Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov): Ivete Beatriz Martins Braz da Rocha
Secretaria Municipal de Saúde (SMS): Luciane de Almeida Pujol e Silvia D. Marques
Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG): Fernando Ferrari e Graziella Silva Correa
Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR): Martha Lacerda Lemos
Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb): João Carlos Bins Filho
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam): Paulo César Cerutti
Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE): Maria Isabel Oliveira Vieira
Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV): Luiz Roberto Nunes de Moura
Mais informações: Dúvidas podem ser esclarecidas com os multiplicadores nos órgãos municipais ou pelas equipes do Funcriança de Porto Alegre pelo telefones (51) 3289-8430 e 3289-8429, ou pelo e-mail
gerenciacmdca@smgl.prefpoa.com.br; e do Fundo do Idoso pelo telefone (51) 3289-6659 ou pelo e-mail
comuiadm@smgl.prefpoa.com.br.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA
Bate-papo traz autoras de livro sobre preparação para a aposentadoria
A Bilbioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração (SMA) realiza, em 7 de dezembro (quarta-feira), mais uma edição do Bate-Papo com o Escritor na Biblioteca. A ação, que acontece das 14h às 15h30, na sede do espaço (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar), terá como convidadas as organizadoras da obra coletiva intitulada Preparação para a Aposentadoria: Conceitos e práticas, Tanise Amália Pazzim, que é secretária-adjunta municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento de Porto Alegre, e Débora Staub Cano, coordenadora da Assessoria de Qualidade de Vida do Servidor Municipal (ASSEQVSM) da SMA.
O evento conta com entrada franca, sendo aberto à participação de todos os servidores interessados, sem a necessidade de inscrição prévia.
Sobre a obra das autoras: O livro traz relatos da experiência de 30 educadores sobre suas ações de desenvolvimento e pesquisa em programas de preparação para a aposentadoria em órgãos públicos. Publicada pela Editora CRV, a obra tem o propósito de contemplar o conhecimento teórico em planejamento e preparação para a aposentadoria no serviço público, aliado à experiência prática.
SMC
Biblioteca Josué Guimarães convida para apresentação de Grupo Vocal HMIPV

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), através da Biblioteca Josué Guimarães, convida para a apresentação do Grupo Vocal do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) que acontece nesta sexta-feira, 9, às 10h30, na sede da biblioteca (avenida Érico Veríssimo, 307).
A apresentação, que conta com entrada franca, será regida por Luciaano Lunkes. A técnica vocal será de Pedro Spor.
SUGESTÃO
Sugestão de Leitura da Semana – Biblioteca EGP
A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) indica, nesta semana, o livro
Comportamento organizacional: Cultura e casos brasileiros, de autoria de Silvia Generali da Costa. O livro se encontra disponível para empréstimo na biblioteca. Confira abaixo a ficha técnica:

Título: Comportamento organizacional: Cultura e casos brasileiros
Autor: Costa, Silvia Generali da
Ano: 2014
Editora: LTC
Sinopse: A obra tem por objetivo abordar os principais tópicos da disciplina de uma maneira leve, atraente e dinâmica. Elaborado para alunos de graduação e especialização, o livro conta com uma grande diversidade de eixos temáticos e colaboradores com trajetórias heterogêneas, com o intuito de ampliar os conceitos fundamentais e mostrar que a interdisciplinaridade e a troca - não só de conhecimentos, mas também de experiências - podem enriquecer e impulsionar a vida dentro das organizações.
Impacto na seguinte competência: Liderança de equipes e pessoas.
Biblioteca EGP
-Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h (sem fechar ao meio-dia)
-Endereço: Rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar
O e-SMA é mais um canal de informação da Secretaria de Administração da PMPA.
Neste espaço, os setores e coordenações poderão divulgar suas ações e projetos.
Fones: (51)3289.1264 ou (51)3289.1258
E-mail:
assecom@sma.prefpoa.com.br