RH 24 Horas Diário Oficial
Foto: Divulgação/ PMPA
Foto
Ano I - Edição 1 - 14/03/2017

Notícias


@MANCHETE



CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA



PGM



PREVIMPA



PROCEMPA



PROCESSOS ELETRÔNICOS



SOBREMESA ITALIANA



SUGESTÃO





Todas as Notícias

@MANCHETE

Atividades celebram o Mês da Mulher na prefeitura

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Comissão Municipal de Eventos vem promovendo atividades para homenagear as servidoras de toda a Prefeitura de Porto Alegre. Das três atividades programadas, duas aconteceram na última semana, na segunda, 8, e na quarta-feira, 8.
 
Na segunda-feira, 6, iniciando a programação, a palestra Somos todas, somos uma - Formas de pensar a mulher na sociedade brasileira trouxe a apresentação de uma pesquisa acadêmica sobre diferentes visões e definições sobre o "ser mulher", provocando um debate e reflexão sobre dados que confirmam a ausência da mulher em espaços de poder, bem como casos de violência e outras desigualdades. A palestra, ocorrida no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), foi conduzida pela doutoranda em Letras Renata Santos de Morales e pela jornalista e mestre em Design Juliana Figueiró Ramiro, pesquisadoras de temas relativos à desigualdade de gênero.
 
Como mensagem central, as palestrantes afirmaram que é necessária a quebra de paradigmas que a sociedade, muitas vezes, insiste em colocar sobre a figura feminina. "Estudos apontam que, psicologicamente, são raras as distinções entre homem e mulher. Portanto, é preciso acabar de vez com rótulos como 'menina brinca de boneca e menino brinca de carrinho'. Afinal, quem definiu isso? Não somos, por acaso, pessoas livres para fazermos nossas escolhas?", refletiram, suscitando também a importância da mulher assumir seu rticipantes into seu espaço de protagonismo junto à sociedade. As servidoras intereragiram com as palestrantes através da expressão de opiniões, perguntas e relatos pessoais.
 
Já na quarta-feira, 8, foi a vez da palestra Relações Amorosas: Desafios e possibilidades analisar a vida conjugal e apresentar dicas e alternativa para os casais viverem e se relacionarem melhor. Conduzida pela psicóloga Patrícia Scheeren, a atividade, ocorrida no Previmpa, apresentou às servidoras presentes o resultado de pesquisas da palestrante, que é terapeuta de casais, com relação às uniões conjugais, explicando sobre os principais obstáculos que os casais enfrentam na hora de viverem a dois.
 
Segundo Patrícia Scheeren, é mito um casal pensar que uma boa relação é aquele em que não existem brigas. "Os cônjuges trazem na sua bagagem expectativas ligadas à sua vivência familiar e, como cada um vem de um modelo diferente, nessa nova relação, ambos devem criar um novo modelo de viver a dois", disse.
 
Projeção de fotos: De 27 a 31 de março acontece a projeção de fotos Sou mulher, sou municipária..., reunindo registros fotográficos de servidoras da Prefeitura de Porto Alegre que se destacam pela sua atuação no serviço público. A atividade ocorre no hall de entrada do Edifício Intendente Montaury (rua Siqueira Campos, 1300 - térreo). O objetivo da exposião é envolver mulheres das mais diversas raças, profissões, credos, idades e orientação sexual. A organização da projeção e o registro das fotos serão realizados pela servidora Adriana Marchiori, da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF).


 

CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA

Professor Ari Riboldi: Vestibular, bicho, entrar de gaiato...

Vestibular: Na área da educação, exame para selecionar os candidatos para os cursos de ensino superior. O termo origina-se de vestíbulo e este, por sua vez, deriva do latim vestibulum, que significa: espaço entre uma casa e a rua,pátio de entrada de uma casa, pórtico, coberto saliente sobre a entrada de um edifício, soleira da porta, alpendre, peça de entrada que dá passagem a outras peças da casa. Vestíbulo teve como sentido mais comum: entrada de casa, de acampamento, de túmulo e mesmo de galinheiro. De vestíbulo - limiar, entrada – surgiu, como metáfora, o vestibular, exame de admissão, de concurso vestibular, de quem, afinal, se habilita a ingressar no edifício da faculdade.
   Por estranho que pareça, estábulo também viria da mesma raiz de vestibulum, tendo em comum o verbo stare, estar. É a estrebaria, o local de estar dos animais, área coberta onde se abriga o gado. A palavra latina ganhou notoriedade, distinção semântica, pois passou a significar hall de academia, forma de ingresso em curso superior. Por onde, entre os romanos, transitavam os bichos, como o gado, hoje o mesmo caminho é percorrido pelos estudantes que suplantaram os demais e garantiram o direito de ali adentrar e estar.
 
Bicho - Estudante novato: Do latim vulgar bestiu, qualquer animal masculino, de onde se originou, mais tarde, bestia, besta, bicho, animal. No sentido amplo, qualquer ser do reino animal, com exceção do homem.
   Estudante novato, calouro, aquele que passou no vestibular e está habilitado a ingressar na faculdade. Contrapõe-se, nesse sentido, a veterano. Alguns empregam a grafia “bixo” com o significado de calouro, todavia não há registro nos dicionários. A única explicação possível para o emprego do termo bicho como calouro seria a de que é comparado a um animal (bicho), como se fosse um animal ainda não acostumado ao novo ambiente, em oposição aos veteranos, já experientes naquele meio. Essa versão faz lembrar os vestíbulos romanos e principalmente os estábulos.
   Na gíria popular, já quase fora de moda, bicho é companheiro, irmão, chapa, camarada, amigo.
 
Entrar de gaiato: Meter-se em conversa de terceiros sem ser chamado; dar-se mal numa atividade, ser malsucedido.
 
Entrar numa fria: Meter-se em encrenca, em dificuldade, em situação complicada; dar-se mal, levar a pior. Meteu-se em briga e entrou numa fria, pois acabou em cana.
 
Sair à francesa: Sair de fininho, especialmente em solenidades e festas; sair sem se despedir dos anfitriões e demais convidados.
   Para Deonísio da Silva, a frase possivelmente tenha se originado de costume francês ou na expressão “saída franca”, indicando mercadorias sem impostos e que, portanto, passavam livremente, sem conferência. Os franceses, afeitos ao zelo pela etiqueta, não aceitaram a frase e a mudaram para “sair à inglesa”, o que evidencia brigas e disputas entre os dois povos, desde a antiguidade.
 
Fale e escreva corretamente: Acerca de, a cerca de, cerca de, há cerca de
   -Acerca de: Significa sobre, a respeito de. Exemplo: Nada falei acerca do comportamento dos empregados.
   -A cerca de: Refere-se à distância aproximada, no tempo ou no espaço. Exemplo: A próxima cidade fica a cerca de 30 quilômetros de distância daqui. Estamos a cerca de duas horas de Santa Maria.
   -Cerca de: Significa arredondamento, valor aproximado, aproximadamente. Exemplo: Cerca de 40 soldados circulavam pelo parque. Morreram cerca de 500 pessoas vitimadas pelo terremoto.
   -Há cerca de: Pode significar "existir". Exemplo: Há (existem) cerca de 100 alunos no pátio da escola. Pode significar tempo passado (fazer). Exemplo: A primeira reunião para a contratação do jogador ocorreu há (faz) cerca de duas semanas.
   -Cerca: Substantivo feminino. Exemplo: A cerca foi feita com arame farpado.

Ditado popular:
Panela em que muitos mexem, ou sai crua ou queimada
   Há certas atividades que devem ser realizadas por uma única pessoa, pois a tarefa exige concentração e cuidado. Trabalho feito por muitos, sem organização e liderança, pode ficar sem acabamento correto.


 

PGM

Olhar Jurídico apresenta percurso histórico da Previdência Social

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) convida para o ciclo de palestras Olhar Jurídico Sobre Temas Atuais, que volta a acontecer sempre na última quarta-feira de cada mês. A primeira edição do ano, que acontece em 29 de março, às 14h, no auditório da ESDM (rua Siqueira Campos, 1184 - 9º andar), apresenta o tema Percurso histórico da Previdência Social no Brasil.
 
Como palestrante, o evento trará o advogado e professor especialista em Direito Previdenciário Alexandre Triches. A debatedora será a procuradora-chefe da Procuradoria Autárquica do Previmpa Simone da Rocha Custódio. A organização da atividade é uma parceria da PGM com a Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).
 
Participe - Interessados em participar da palestra podem solicitar inscrição através do e-mail cedim@pgm.prefpoa.com.br até 27 de março. As vagas são limitadas.


 

PREVIMPA

Inscrições esgotadas para palestra sobre cultura previdenciária

Estão esgotadas as inscrições para a palestra Importância do Cadastro Previdenciário, Averbação de Tempo de Contribuição e Aposentadoria, promovida pelo Previmpa, que acontece em 30 de março próximo.
 
A palestra, que integra o projeto Disseminação da Cultura Previdenciária, é voltada para todos os servidores estatutários da prefeitura, no propósito de divulgar os serviços e benefícios previdenciários, tendo como objetivo consolidar um espaço contínuo de esclarecimentos e orientações sobre a Previdência Municipal.


 

PROCEMPA

Linha T1 da Carris será a próxima a testar sistema GPS

Dando prosseguimento ao projeto-piloto de implantação do sistema GPS nos ônibus, já implementado na linha T12, a próxima a realizar o teste será a linha T1 da Carris nesta sexta-feira, 17. A T1 conta com 19 veículos que realizam, diariamente, o trajeto que vai do Terminal Triângulo Assis Brasil, zona Norte, passando por avenidas como a João Wallig, Ipiranga até o fim da linha, que é na avenida Loureiro da Silva, área central. A T1 realiza, em média, 228 viagens, transportando mais de 16 mil passageiros por dia. O projeto-piloto também irá testar o GPS nas linhas T5, T7 e T2.  
 
Os equipamentos instalados de forma experimental nos ônibus vão possibilitar que os usuários acompanhem, em tempo real, a localização do veículo mais próximo e o horário em que ele passará na parada. A iniciativa servirá para melhorar a gestão do transporte coletivo de Porto Alegre. O projeto-piloto tem o objetivo de alcançar todas as linhas da Capital. Os dados obtidos pelo GPS serão gerenciados pela Procempa, através da sala Big Data, onde armazenará e controlará as informações referentes à mobilidade urbana. No local, os engenheiros de tráfego da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e cientistas de dados da Procempa farão a análise estatística.
 
Outras centrais também receberão as informações do GPS, como as garagens das empresas de ônibus, para fazer a operação diária, além do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), onde será possível traçar estratégias de gestão de crise, assim como na sede da EPTC, para gerenciamento, fiscalização e controle.

PROCESSOS ELETRÔNICOS

Nova funcionalidade do SEI


Desde a última quinta-feira, 9, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura de Porto Alegre passa a oferecer o recurso Ponto de Controle. Trata-se de um conjunto de valores previamente definidos que podem ser atribuídos pelo usuário a um ou mais processos.
 
Processos com pontos de controle apresentam o respectivo ícone na tela inicial do SEI, conforme ilustração ao lado.
 
 
Quando o ícone fica sob o cursor, informa qual ponto de controle está associado ao processo. Cada processo pode passar por diferentes pontos de controle enquanto está em uma unidade de trabalho, e todos permanecem em histórico para consulta da unidade, conforme ilustração abaixo.

 
Pode-se consultar os processos da unidade por ponto de controle através do menu principal, opção Pontos de Controle. Clicando sobre o ícone, pode-se atualizar o ponto de controle de cada processo. Também pode-se selecionar vários processos para atribuir um mesmo ponto de controle.

Observação: Pontos de controle são criados unicamente pela Administração do Sistema para valores de uso geral. Para mais informações, entre em contato com o e-mail administracaosei@sma.prefpoa.com.br.


 
 

SOBREMESA ITALIANA

O talento de Mietta e a ópera O Guarani são destaques da edição

O Sobremesa Italiana está de volta trazendo as curiosidades sobre a arte, a música, a cultura e a história da Itália. Nesta terça-feira, 14, a edição apresenta o talento da escritora, atriz e cantora Mietta. A atividade acontece das 12h45 às 13h30, no auditório do Demhab (avenida Princesa Isabel, 1115).
 
Além disso, o evento traz também a ópera O Guarani (Il Guarany), de Antônio Carlos Gomes, o primeiro compositor brasileiro a ter uma de suas obras apresentadas no Teatro Alla Scala, de Milão. Poucos sabem, mas o texto da obra, baseado em José de Alencar, é do italiano Antonio Scalvini. Sua noite de estreia foi em 19 de março de 1870, ganhando enorme repercussão e projeção, sendo reapresentada em toda a Europa e na América do Norte.
 
Para participar: O evento é aberto a todos os servidores interessados em prestigiar, não sendo necessário ser de origem italiana ou dominar o idioma. Basta apenas ter interesse em temas como música, pintura, escultura, cinema, teatro e literatura, assuntos que vêm se desenvolvendo ao longo dos últimos séculos, até os dias atuais, por grandes pensadores e artistas italianos.
 
O evento: O Sobremesa Italiana já está em seu terceiro ano de existêncai com o objetivo de difundir a cultura italiana de forma acessível para todos os públicos. A atividade é coordenada pelo arquiteto Fernando Biffignandi. Mais informações pelo telefone 3289-7231 ou pelo e-mail biffignandi@demhab.prefpoa.com.br.


 

SUGESTÃO

Leitura da Semana - Dica da Biblioteca EGP/SMPG

A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) indica, nesta semana, o livro Gestão Pública por Resultados, de autoria de Sylvie Trosa. O livro se encontra disponível para empréstimo na biblioteca. Confira abaixo a ficha técnica:

Título: 
Gestão Pública por Resultados
Autor: Trosa, Sylvie
Ano: 2010
Editora: Revan
Sinopse: O livro se insere entre as obras mais inteligentes e úteis para a focalização desse tema. A autora tem larga experiência internacional no assunto; começando na universidade e no governo da França, seu país de origem, ela trabalhou em diversos governos na Europa e além-mar como assessora em reformas do sistema de administração pública, inclusive no Brasil, onde vem colaborando com a Enap. Sua meta é conseguir a melhor prestação possível do serviço público, seja ela feita diretamente pelo Estado, seja por terceiros contratados. É um livro de leitura indispensável para os dirigentes e gerentes do serviço público e para todos os executivos de empresas privadas que trabalham ou planejam trabalhar com o setor público.
 
Impacto na seguinte competência: Gestão com foco em resultados.
 
 
 
Biblioteca EGP
   -Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h (sem fechar ao meio-dia)
   -Endereço: Rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar


 

O e-SMA é mais um canal de informação da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão da PMPA.
Neste espaço, os setores e coordenações poderão divulgar suas ações e projetos.
Fones: (51)3289.1264 ou (51)3289.1258
E-mail: assecom@sma.prefpoa.com.br

Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.