RH 24 Horas Diário Oficial
Foto: Divulgação/PMPA
Foto
Ano I - Edição 2 - 22/03/2017

Notícias


@MANCHETE



@SMPG



CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA



ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA



EVENTO



INOVAÇÃO



LANÇAMENTO



MÊS DA MULHER



PGM



SUGESTÃO





Todas as Notícias

@MANCHETE

Aplicativo #EuFaçoPOA facilita acesso do cidadão a serviços

 

A partir de agora, os porto-alegrenses vão ter ao alcance da mão, de uma forma simples e rápida, um mapa de serviços municipais e informações sobre consultas especializadas do SUS. Isso porque a prefeitura lançou na tarde da terça-feira, 21, o aplicativo #EuFaçoPOA, desenvolvido pela Procempa, que vai permitir a todos ter acesso direto aos serviços prestados pelo município. 
 
O lançamento aconteceu no Centro de Saúde Modelo com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior; do vice, Gustavo Paim; do secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim; dos Serviços Urbanos, Ramiro Rosário; do secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos; do diretor-geral da Procempa, Paulo Miranda; do diretor-técnico da Procempa Michel Costa; e de a vereadora Nádia Gerhard.
 
O prefeito disse que o aplicativo dá mais transparência na área da saúde e atende às necessidades das pessoas. “As pessoas vão poder saber qual o lugar delas na fila das consultas e qual é o tempo de espera para o atendimento. Essa transparência permite que o seu João e a dona Maria cobrem da prefeitura o andamento, o tempo de espera. A gente deu o primeiro passo que foi divulgar a lista de espera pelas consultas. Agora elas poderão acompanhar a sua posição e receber, pelo celular, a notificação da data da consulta. Isso também evitará outro problema: pela grande demora nos agendamentos, muitos pacientes acabam não comparecendo nas consultas. Vamos mudar para melhor, esse é o objetivo ao usarmos a tecnologia a favor das pessoas”, afirmou.
 
Nesta primeira etapa o app estará disponível para Android e permite a visualização do mapa de serviços municipais e informações sobre consultas especializadas pelo SUS. Novas funcionalidades serão incorporadas gradualmente, possibilitando um canal direto dos cidadãos com os principais serviços municipais. 
 
A versão alfa do novo site da Prefeitura permite que o cidadão consulte informações sobre a conta de água, transporte público, consultas dos pacientes e serviços municipais, emita guias de pagamento e IPTU. A versão anterior do site continuará em uso, a Alfa será mais uma opção de acesso às informações, até que todas as áreas e serviços estejam contemplados na nova tecnologia. A página pode ser acessada aqui: alfa.portoalegre.rs.gov.br.
 
As ferramentas desenvolvidas pelos times de designer e programadores da Procempa serão implementadas de forma contínua, a partir da interação e do feedback dos usuários.
 
De acordo com o diretor técnico da Companhia, Michel Costa, as novas plataformas que estão em desenvolvimento, têm o objetivo de tornar rápido e funcional o acesso dos cidadãos aos serviços da prefeitura. “Buscamos referências em sites europeus e experiências bem sucedidas de cidades brasileiras, e a partir disso criamos a versão Alfa do site e do App, em um processo de inovação que será gradativo e permanente, com a incorporação mensal de novos serviços e tecnologias”, explicou.

Confira a programação completa no site aniversario.portoalegre.rs.gov.br.
 


 

@SMPG

Reunião com Simpa esclarece mudanças no ponto eletrônico

O secretário de Planejamento e Gestão, José Parode, recebeu, na manhã de terça-feira, 21, representantes da direção do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) em seu gabinete. Na pauta do encontro, esclarecimentos sobre as alterações estabelecidas pelo Decreto 19.695/2017, a respeito do registro eletrônico da efetividade dos servidores da prefeitura.
 
Os representantes do Simpa relataram preocupação com questões pontuais, como estabelecimentos com horário de atendimento estendido, justificativas de atrasos, entre outros assuntos referentes ao ponto eletrônico. O secretário deixou claro que os secretários municipais possuem autonomia para regrar a efetividade de seus servidores, desde que cumprida a carga horária semanal estabelecida. "O banco de horas, bem como as horas extras, só podem ser concedidos mediante autorização prévia. Da mesma forma os casos excepcionais: as chefias imediatas devem sempre, via processo eletrônico, submeter à autorização do respectivo secretário", disse.
 
O titular da secretaria municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) manifestou ainda que o governo municipal está disposto em colaborar e dialogar com a categoria em suas pautas sempre que necessário.


 

CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA

Professor Ari Riboldi: Excursão, incursão, concurso, rotina...

Excursão: Passeio mais longo ou viagem recreativa, normalmente em grupo orientado por guia. Do latim ex, prefixo de movimento para fora, e cursus, carreira, corrida. Cursus vem do verbo currere, correr. Fazer uma excursão é, como diz a etimologia, sair do caminho habitual. O contrário é incursão. O concorrente é o que corre conosco, paralelamente, lado a lado, portanto disputa a mesma vaga, o mesmo prêmio. Daí se origina o concurso, pelo qual muitos disputam uma vaga, um espaço, uma classificação, tentando chegar antes que os oponentes (concorrentes).
   Observe a longa relação de palavras cognatas, ou seja, derivafas da mesma raiz, integrantes da mesma família, a partir de currere e cursus: concorrer, correio, corrente, correnteza, correntista, corretor, curriculum e currículo, cursivo, decorrente, discorrer, discurso, escorregar, intercurso, ocorrer, percurso, recurso, transcorrer, transcurso.
 
Rotina: Do francês routine, derivado de route, caminho muito frenquentado, itinerário habitual, hábito de fazer algo sempre do mesmo modo. Por ser um galicismo, termo oriundo do francês, os gramáticos puristas sugerem que, em vez de rotina, se use trilha ou caminho. Exemplo: A rotina escolar.
 
Pernas, para que te quero! Frase informal e gramaticalmente incorreta. Exclamação que expressa o ato de fugir, a aço de escapar com rapidez de um perigo. Geralmente, a frase é dita de forma reduzida: “Pernas que te quero!”. Também é empregada para incentivar atleta na hora de uma disputa, no momento crucial da corrida, em que o vigor das pernas pode ser crucial para ultrapassar os rivais.
 
Fale e escreva corretamente: Uso do verbo preferir
   Preferir uma coisa a outra. Exemplo: Eu prefiro vinho a cerveja. / Eu prefiro o vinho à cerveja. Nesta segunda frase, ocorre a crase porque foi colocado o artigo o no substantivo vinho e, por consequência, diante de cerveja ocorre a fusão da preposição a com o artigo a. Cuidado para não cair no erro: Eu prefiro vinho do que cerveja.
 
Ditado popular
Pau que dá em Chico também dá em Francisco.
   Ditado para expressar que, se uma lei vale para uma pessoa, também vale para as outras. No entanto, nem sempre é assim. Dependendo do rigor da lei, algum Francisco sempre escapa. Nesse caso, em vez de afirmação, vale a pergunta: Pau que dá em Chico também dá em Francisco?

ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA

Oficina sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Turma 1: 23 de março, das 14h às 17h30
Turma 2: 24 de março, das 8h30 às 12h
Turma 3: 24 de março, das 14h às 17h30

Local: Rua Siqueira Campos, 1300 - 9º andar – 960
 
Objetivo: Oferecer treinamento aos servidores que utilizam a ferramenta em seu local de trabalho.

Público-alvo: Exclusivamente servidores da PMPA que já estejam cadastrados no sistema SEI.

Conteúdo programático:
   - Como acessar o SEI-PMPA
   - Como controlar processos
   - Como criar um novo processo no SEI-PMPA
   - Como consultar um processo
   - Como incluir Documento em um processo
   - Como consultar o Andamento de um processo
   - Como enviar processo para outra unidade de trabalho
   - Como concluir e reabrir processo 

Inscrições: Procure o setor de RH de seu órgão de trabalho. O Evento Ergon é 9/2017.


 

EVENTO

Fórum de Infraestrutura e Conectividade para Smart Cities

A Network Eventos convida para o Fórum de Infraestrutura e Conectividade para Smart Cities que acontece em 29 de março (quarta-feira), das 8h às 16h40, no Hotel Plaza São Rafael. A atividade, que conta com o apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre, é aberta à participação de todos os servidores municipais interessados. O prefeito Nelson Marchezan Júnior fará a abertura do fórum, que contará também com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Ricardo Gomes e do diretor-presidente da Procempa Paulo Miranda.

Temas abordados:
 
-Lei Geral das Antenas;
-O Ranking das Cidades Amigas da Banda Larga;
-Infraestrutura e Conectividade: A importância para gestão eficiente das cidades;
-Internet das Coisas: Aplicações e soluções para cidades inteligentes;
-A Evolução e o Avanço Tecnológico da Infraestrutura para Banda Larga;
-Banda Larga, Desenvolvimento Econômico e Financiamento nas Cidades Inteligentes.

Palestrantes confirmados:
 
-Ricardo Gomes, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre;
-Paulo Miranda, diretor-presidente da Procempa;
-Artur Coimbra, diretor do Departamento de Banda Larga MCTIC;
-Eduardo Levy, diretor executivo do SindiTeleBrasil;
-Eduardo Tude, diretor da Teleco;
-Francisco Soares, diretor sênior de Relações Governamentais da Qualicomm Brasil;
-Lourenço P. Coelho, presidente da diretoria Abrintel.

Informações e inscrições: Para ter acesso à programação completa e para efetuar a sua inscrição, clique aqui.


 
 

INOVAÇÃO

Ônibus e lotação testam pagamento com cartão de crédito e débito

   

Desde terça-feira, 21, passageiros da lotação 02.1 - Menino Deus já podem utilizar cartão de crédito, débito e pré-pago para pagar a tarifa. O projeto piloto deve melhorar a segurança e facilitar o acesso ao sistema, possibilitando maior praticidade aos passageiros do transporte público. Nesta quarta-feira, 22, a fase de testes começa na linha de ônibus T1, da Carris. Porto Alegre é a primeira capital do país a testar a tecnologia no transporte público municipal.
 
O primeiro teste foi feito pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, no terminal da avenida Borges de Medeiros. Ao aproximar o cartão com a tecnologia Contactless (sem contato, na tradução literal), o valor é debitado na fatura ou da conta do usuário. “Essa inovação garante mais segurança no transporte público, porque diminui a circulação de dinheiro e agiliza todo o processo. Temos que buscar cada vez mais parceiros que nos permitam inovar e desenvolver soluções tecnológicas para construirmos a Porto Alegre que queremos."  
 
As vantagens dos cartões “sem contato” são o uso simplificado, o tempo de validação mais rápido e a alta durabilidade tanto do cartão quanto das leitoras, já que o plástico não necessita ser inserido, somente encostado no validador. Os testes serão realizados durante 30 dias com cartões bancários sem contato. 
 
O diretor da Autopass, Rubens Gil Filho, destacou o pioneirismo da iniciativa. "Porto Alegre é a primeira cidade da América Latina a disponibilizar esse serviço no transporte público", garantiu. 
 
Conforme o diretor técnico da Procempa, Michel Costa, seguindo a estratégia de inovação e de tendências em mobilidade urbana, a prefeitura inicia esse piloto com o objetivo de testar e expandir a tecnologia para o transporte público da Capital. "O cartão com essa tecnologia já pode ser solicitado por qualquer usuário ao gerente no seu banco. Para fazer o pagamento no ônibus ou lotação é simples: basta aproximar o cartão do leitor", explicou.
 
Os testes são desenvolvidos com a tecnologia da empresa Autopass, especializada no setor de inovação de meios de pagamento para mobilidade urbana, sem custos para o município e para a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação.


 

LANÇAMENTO

Servidor participa de livro de crônicas

O arquiteto da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) Carlos Leão está participando da antologia de crônicas DezMiolados e convida a todos os servidores municipais para o evento de lançamento do livro e sessão de autógrafos que acontece no próximo sábado, 25, às 17h, no Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307). A atividade integra a Semana de Porto Alegre.
 
Sobre o livro: DezMiolados apresenta crônicas de pessoas que escrevem na Internet somente pelo prazer de fazer os internautas se divertirem. Além de reunir crônicas, a obra é, também, uma prova de que uma rede social pode, sim, ser utilizada de maneira saudável.
 
Os dez cronistas do livro são: Anderson Cerva, Auber Lopes de Almeida, Carlos Dreyer, Carlos Leão, Flávio Dutra, Paulo Motta, Paulo Palombo Pruss, Pedro Chaves, Ronaldo Bastos e Sergio Araújo. Mais informações pelo e-mail dezmiolados2017@gmail.com.



 

MÊS DA MULHER

Projeção de fotos encerra Mês da Mulher na prefeitura

De 27 a 31 de março acontece a projeção de fotos Sou mulher, sou municipária..., reunindo registros fotográficos de servidoras da Prefeitura de Porto Alegre que se destacam pela sua atuação no serviço público. A atividade ocorre no hall de entrada do Edifício Intendente Montaury (rua Siqueira Campos, 1300 - térreo).

O objetivo da exposião é envolver mulheres das mais diversas raças, profissões, credos, idades e orientação sexual. A organização da projeção e o registro das fotos serão realizados pela servidora Adriana Marchiori, da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF).


 


 

PGM

Olhar Jurídico apresenta percurso histórico da Previdência Social

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) convida para o ciclo de palestras Olhar Jurídico Sobre Temas Atuais, que volta a acontecer sempre na última quarta-feira de cada mês. A primeira edição do ano, que acontece em 29 de março, às 14h, no auditório da ESDM (rua Siqueira Campos, 1184 - 9º andar), apresenta o tema Percurso histórico da Previdência Social no Brasil.
 
Como palestrante, o evento trará o advogado e professor especialista em Direito Previdenciário Alexandre Triches. A debatedora será a procuradora-chefe da Procuradoria Autárquica do Previmpa Simone da Rocha Custódio. A organização da atividade é uma parceria da PGM com a Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).
 
Participe - Interessados em participar da palestra podem solicitar inscrição através do e-mail cedim@pgm.prefpoa.com.br até 27 de março. As vagas são limitadas.


 

SUGESTÃO

Leitura da Semana - Dica da Biblioteca EGP/SMPG

A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) indica, nesta semana, o livro A Quinta Disciplina - Arte e prática da organização que aprende, de autoria de Peter M. Senge. O livro se encontra disponível para empréstimo na biblioteca. Confira abaixo a ficha técnica:

Título: 
A Quinta Disciplina - Arte e prática da organização que aprende
Autor: Senge, Peter M.
Ano: 2012
Editora: BestSeller
Sinopse: O livro define o novo papel dos líderes em uma estrutura de trabalho descentralizadora. O livro traz programas de aprendizagem baseados em cinco importantes "disciplinas": domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico. Segundo Senge, é vital que todas as disciplinas se desenvolvam em conjunto. "Por isso, o pensamento sistêmico é a quinta disciplina, aquela que integra as outras, fundindo-as em um corpo coerente de teoria e prática. Ampliando cada uma das disciplinas, o pensamento sistêmico nos lembra continuamente que a soma das partes pode exceder o todo", afirma o autor.
 
Impacto na seguinte competência: Gestão com foco em resultados.
 
 
 
Biblioteca EGP
   -Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h (sem fechar ao meio-dia)
   -Endereço: Rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar


 

O e-SMA é mais um canal de informação da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão da PMPA.
Neste espaço, os setores e coordenações poderão divulgar suas ações e projetos.
Fones: (51)3289.1264 ou (51)3289.1258
E-mail: assecom@sma.prefpoa.com.br

Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.