Foto: Divulgação/PMPAAno I - Edição 3 - 28/03/2017
Notícias
@MANCHETE
@SMPG
CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA
DMAE
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA
PROCEMPA
SUGESTÃO
Todas as Notícias
@MANCHETE
Prefeito recebe Simpa para apresentar fluxo de caixa
O prefeito Nelson Marchezan Júnior, reforçando a postura de transparência e diálogo, recebe, no Paço Municipal, representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). A reunião será nesta terça-feira, 28, às 16h30, quando será apresentado ao sindicato o fluxo de caixa e a situação financeira do município.
Na última terça-feira, 21, o secretário de municipal de Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode, recebeu o Simpa para tratar do ponto eletrônico (decreto nº 19.694 de 03/03/2017) e das Funções Gratificadas de substituição (resolução nº 005/2017) emitida pelo Comitê de Gestão Orçamentária e Financeira).
Quanto à nova rotina escolar, o secretário de Educação, Adriano Naves de Brito, tem mantido diálogo com Atempa e Simpa.
@SMPG
Projeção de fotos encerra Mês da Mulher na prefeitura
Desde a última segunda-feira, 27, acontece a projeção de fotos Sou mulher, sou municipária..., que reúne registros fotográficos de servidoras da Prefeitura de Porto Alegre que se destacam pela sua atuação no serviço público. A atividade ocorre no hall de entrada do Edifício Intendente Montaury (rua Siqueira Campos, 1300 - térreo).
O objetivo da exposição é envolver mulheres das mais diversas raças, profissões, credos, idades e orientação sexual. A organização da projeção e o registro das fotos são da servidora da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), Adriana Marchiori. A projeção de fotos integra a programação relativa ao Mês da Mulher, promovida pela Comissão Municipal de Eventos (Comev), em parceria com a Assessoria de Relações Institucionais e Eventos (Asseri) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).
CONHEÇA MAIS NOSSA LÍNGUA
Professor Ari Riboldi: Cretino, fazer gato-sapato...
Cretino: Do francês popular
crétin, com sentido pejorativo de idiota; por sua vez do francês
chretien, cristão, vindo do latim
cristianus.
No sentido original, termo vinculado à medicina para designar o que sofre de cretinismo, perturbação grave e relativamente rara, prejudicial ao de desenvolvimento físico e mental pela ausência ou insuficiência da atividade da glândula tireoide. Em áreas das montanhas dos Alpes e Pirineus, durante a Idade Média, muitos habitantes foram acometidos por essa doença, causada pela deficiência de iodo nos alimentos daquela região. Em consequência, nasciam com deformações físicas, pálidos, de baixa estatura (anões) e de pouca capacidade intelectual; padeciam do bócio; débeis mentais com grande papeira.
Como eram povos cristãos, com forte influência da Igreja, os padres advertiam os demais fiéis de que esses habitantes, embora vítimas dos graves danos do bócio, também eram cristãos, filhos de Deus, evitando, assim, que fossem discriminados ou desprezados por sofrerem o infortúnio da doença. Apesar disso e com o decorrer do tempo, desgraçadamente, a palavra “crétin” - o pobre e coitado cristão - adquiriu acepção pejorativa, como deficiente mental, portanto indivíduo idiota, estúpido, imbecil.
Atualmente, perdeu o sentido original, referindo-se tão somente a ato que denota falta de caráter ou atitude inconveniente, estúpida, atrevida.
Da mesma raiz: cretinice, cretinismo, cretinoide, cretinoso, cretinização.
Fazer gato-sapato: É fazer de alguém o que se quer; humilhar, desprezar, maltratar, ridicularizar. A expressão teria como origem a situação mais humilhante que poderia ser vivida por um gato, ou seja, ser subjugado sob as patas de um cão, seu costumeiro e antigo rival. O gato “sob pata” ficaria, depois, sopata, como aconteceu com “sob o papo” que virou sopapo e “sob o pé” que se transformou em sopé. Mas a expressão sopata não vingou e o que restou e se popularizou foi“gato-sapato”.
Também se emprega: Fazer gato e sapato.
Fale e escreva corretamente: Disenteria
Disenteria: substantivo feminino. Cólica estomacal com eliminação de fezes líquidas; diarreia. Muita gente incorre no erro de falar e escrever desinteria. O correto é disenteria, que mata milhares de crianças no mundo. A disenteria (diarreia) ataca principalmente a população que não tem saneamento básico, sem água e esgotos tratados.
Ditado popular
Não vá o sapateiro além da sandália
Ditado empregado quando um indivíduo se intromete a falar sobre assuntos que não são de seu domínio ou quando um profissional põe-se a fazer o que não é de sua alçada, de sua competência. O comentário ou o trabalho não estarão à altura de quem é habilitado na área; pelo contrário, a intervenção será equivocada e levará a erros mais graves.
DMAE
Equipe de Gestão Documental do Dmae altera horário de atendimento
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que desde a última segunda-feira, 27, o horário de atendimento no balcão da Equipe de Gestão Documental (EQ-GDOCUM) passou a ser das 13h30 às 16h para todo e qualquer atendimento, incluindo demandas de clientes internos e externos.
Essa alteração não atinge o serviço de malote. Para dúvidas ou solicitações urgentes e extraordinárias, contate a equipe pelo ramal 9767.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA
Oficina sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Turma 7: 4 de abril, das 8h30 às 12h
Turma 8: 5 de abril, das 14h às 17h30
Turma 9: 6 de abril, das 14h às 17h30
Local: Rua Siqueira Campos, 1300 - 9º andar – 960
Objetivo: Oferecer treinamento aos servidores que utilizam a ferramenta em seu local de trabalho.
Público-alvo: Exclusivamente servidores da PMPA que já estejam cadastrados no sistema SEI.
Conteúdo programático:
- Como acessar o SEI-PMPA
- Como controlar processos
- Como criar um novo processo no SEI-PMPA
- Como consultar um processo
- Como incluir Documento em um processo
- Como consultar o Andamento de um processo
- Como enviar processo para outra unidade de trabalho
- Como concluir e reabrir processo
Inscrições: Procure o setor de RH de seu órgão de trabalho. O Evento Ergon é 9/2017.
PROCEMPA
Prefeitura testa tecnologia de reconhecimento facial em ônibus
Com objetivo de evitar fraudes - que acabam impactando no custo da tarifa - e melhorar a segurança dos usuários do transporte público da Capital, a prefeitura inicia, nesta semana, testes com a tecnologia de reconhecimento facial em quatro ônibus da linha T1 da Carris. O projeto-piloto será realizado por um período de 60 dias.
Nos ônibus, a câmera, posicionada próximo ao validador, vai registrar fotos do passageiro cada vez que o cartão que dá desconto na passagem for usado. As imagens serão enviadas para um servidor da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e um programa de reconhecimento facial vai comparar com a foto do titular do cartão, previamente cadastrada. Durante o piloto, as imagens servirão apenas para análise, e os cartões dos usuários não serão bloqueados.
"Com o reconhecimento facial iremos coibir as fraudes no transporte coletivo de Porto Alegre, vamos avançar na segurança e usar a tecnologia a favor do interesse público. Na mobilidade urbana já demos importantes passos: assumimos a gestão da bilhetagem eletrônica e estamos testando GPS em linhas da Carris", destacou o prefeito Nelson Marchezan Júnior.
Conforme o diretor técnico da Procempa, Michel Costa, os testes irão avaliar o impacto das fraudes no que se refere ao valor da tarifa do transporte público. “Essa medida serve para coibir abusos e irregularidades que acabam refletindo na tarifa do transporte público. Porque as fraudes prejudicam o usuário do transporte que paga a tarifa”, afirmou.
A medida dá sequência ao Plano de Modernização, Transparência e Gestão do Transporte Público no Município. Outras tecnologias já estão sendo testadas na área de mobilidade urbana, como o sistema GPS em ônibus da Carris e o pagamento de passagens por cartão de crédito ou débito e pré-pago de ônibus e lotação.
SUGESTÃO
Leitura da Semana - Dica da Biblioteca EGP/SMPG
A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) indica, nesta semana, o livro
Liderando a Mudança, de autoria de John P. Kotter. O livro se encontra disponível para empréstimo na biblioteca. Confira abaixo a ficha técnica:
Título: Liderando a Mudança
Autor: Kotter, John P.
Ano: 1997
Editora: Campus
Sinopse: O autor revela que os métodos usados pelos executivos para tentar transformar suas empresas em concorrentes mais fortes (como gestão de qualidade total, reengenharia, rightsizing, reestruturação, transformação cultural e turnaround) não são suficientes, pois não mudam o comportamento. Ao enfatizar a necessidade crítica da liderança para fazer com que a transformação aconteça, o livro oferece a experiência e os modelos de papéis positivos já vivenciados por outrem para que os líderes os imitem, além de identificar oito etapas pelas quais toda a empresa deve passar para atingir sua meta.
Impacto na seguinte competência: Visão estratégica.
Biblioteca EGP
-Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h (sem fechar ao meio-dia)
-Endereço: Rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar
O e-SMA é mais um canal de informação da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão da PMPA.
Neste espaço, os setores e coordenações poderão divulgar suas ações e projetos.
Fones: (51)3289.1264 ou (51)3289.1258
E-mail:
assecom@sma.prefpoa.com.br