A Coordenação de Execução Orçamentária (CEO) é uma das unidades que compõem o Tesouro Municipal, na Secretaria Municipal da Fazenda.
Cabe à CEO analisar, executar, acompanhar, propor melhorias e controlar as rotinas de execução orçamentária das administrações direta e indireta, sem prejuízo da competência atribuída aos demais órgãos municipais.
A unidade coordena, compatibiliza, avalia a formulação e a operacionalização de políticas de execução orçamentárias e propõe medidas gerais e alternativas de ajustes na execução dos recursos públicos.
A CEO delibera sobre às solicitações de recursos de despesas compulsórias e continuadas, acompanhando a execução da despesa pública de maneira ampla e consolidada, visando articular e propor medidas para racionalização no uso dos recursos, auxiliando na manutenção do equilíbrio nas contas públicas.
A área acompanha e avalia o comportamento da despesa pública e de suas fontes de financiamento, objetivando a desoneração dos recursos livres do Tesouro Municipal e a correta aplicação dos recursos vinculados. Também, desenvolve e participa de estudos econômicos visando o aperfeiçoamento do processo de alocação de recursos.
A CEO orienta e supervisiona tecnicamente unidades internas de execução orçamentária dos órgãos municipais.
Fornece suporte técnico ao Comitê de Gestão Orçamentaria e Financeira (CGOF), e sua Secretaria Executiva (SECGOF) para a tomada de decisões relacionadas à despesas novas e incremento de despesas que tenham impacto econômico-financeiro.