Para solicitar os serviços do DEP como limpeza e reconstrução de bocas-de-lobo, desobstrução de redes pluviais, reconstrução de redes pluviais rompidas, limpeza de valas, arroios, galerias e dragagem de arroios, solicite por meio do telefone 156 com endereço completo do local.
Manutenção Corretiva
Atende as solicitações de serviços de reconstrução de redes pluviais existentes.
Repavimentação
Após a reconstrução das redes, quando os passeios e/ou pavimentos são abertos- há a necessidade de repavimentação.
Hidrojateamento
Serviços de desobstrução de redes executados por caminhão de hidrojateamento à alta pressão de vácuo acoplado. Esse serviço é utilizado em caso de obstrução nas redes de macrodrenagens e nas redes coletoras de fundos quando o acesso é impedido por construções, ou quando há assoreamento nas redes e galerias. O equipamento também é usado na desobstrução de trechos com grande extensão entre a inspeção e a obstrução, já que a eficiência da desobstrução manual é de, no máximo, 30 metros.
Reconstrução e Complementação Pluvial
Após a constatação da necessidade de substituição, total ou parcial, de um trecho de canalização ou galeria ou ainda pela complementação de redes necessárias para solucionar problemas de drenagem localizados.
Recuperação intensiva de bocas-de-lobo
Trata-se de um serviço preventivo, sendo que Porto Alegre tem cerca de 75 mil pontos entre bocas-de-lobo e poços-de-visita.
Ao longo do ano são limpos em torno de 30 mil por empresa contratada e 40 mil pelas equipes do DEP.
Limpeza de galerias
Remoção da sedimentação, lixo e outros materiais de dentro das galerias utilizando técnicas variadas.
Dragagem
Porto Alegre tem cerca de 27 arroios perfazendo uma extensão aproximada de 60 quilômetros. Estes arroios necessitam de dragagem pelo menos a cada dois anos. Os demais arroios e valos são limpos conforme a necessidade.
Arroio Dilúvio
O Dilúvio é o principal arroio da região urbana de Porto Alegre. Tem 12 quilômetros de extensão e vários afluentes, entre outros os Arroios Moinho, Cascatinha, São Vicente e Santa Cecília. Devido à grande quantidade de materiais despejados por seus afluentes, o Dilúvio necessita ser dragado com maior periodicidade do que os demais arroios. Por este motivo a dragagem do Arroio Dilúvio é um programa independente.
Operação e manutenção do sistema de proteção contra inundações
A proteção das regiões inundáveis é feita pela formação de pôlderes, que são protegidos por diques, comportas e casas de bombas. Cada pôlder tem funcionamento independente, permitindo agilidade nas operações. No entanto, seus elementos são integrados, formando um sistema de proteção que circunda Porto Alegre, desde a confluência da Av. Assis Brasil com a Auto-estrada até o Morro da Assunção. O Sistema abrange uma extensão de 68 quilômetros de diques, 19 casas de bombas com um total de 83 bombas e um muro de concreto armado e comportas numa extensão de 2.647 metros. Para operacionalizar este conjunto, o DEP mantém um contrato de Serviços de Operação e outro de Manutenção das Casas de Bombas. A operação é feita por empresa contratada, com pleno conhecimento do equipamento, e pessoal qualificado para acionar os comandos e as bombas nas 24 horas do dia.
Seção de fabricação de artefatos de concreto
Esta seção confecciona, armazena, cura e distribui diversos tipos de artefatos de concreto. Estes artefatos são utilizados pelas Seções de Conservação do DEP na recuperação e manutenção do sistema de drenagem.