Criado na Inglaterra no século XVII, o truco foi instrumento de muitas apostas e o motivo de muitas dívidas entre os adeptos do jogo. Ao longo dos anos, as regras foram se alterando, até chegarem ao modelo que conhecemos hoje. Para os fãs do jogo, no dia 11 de julho é comemorado o Dia do Truco.
Durante algumas décadas, após seu surgimento, o jogo caiu em descrédito e em total esquecimento. Após esse período, o jogo voltou a ser praticado no nordeste da Espanha e no sudoeste da França, mas recebendo novas regras e nome. Acredita-se que o truco tenha chagado primeiro à França, pois passou a ser chamado de “Truc”, que significa “truque” na língua francesa. Já na Espanha, o nome foi adaptado, passando a ser conhecido pelo nome atual, “truco”, que tem o mesmo significado do nome francês.
Somente através de colonizadores portugueses e de imigrantes que o jogo chegou ao Brasil, anos mais tarde, tomando formas "abrasileiradas". O truco tornou-se muito popular durante o “Ciclo do Ouro”, principalmente nas grandes cidades mineiras. Regras variadas surgiram em várias regiões, originando novas modalidades do jogo, como o truco paulista, truco mineiro, truco gaúcho e o truco argentino.
O Jogo de Truco Brasileiro (JTB) foi idealizado em novembro de 2000 com o objetivo de oferecer uma padronização. Nessa mesma época, grandes jogadores de truco estavam desafiando uns aos outros a desenvolver a melhor modalidade do jogo de truco do mundo. Além disso, embora muitos duvidassem, o truco se expandiu para os quatro cantos do mundo também pela Internet. Em seu primeiro lançamento, em fevereiro de 2001, o Truco Brasileiro já havia alcançado impressionantes níveis de popularidade.