O mês de abril inicia de forma inusitada, pois o seu primeiro dia é popularmente conhecido por “Dia da Mentira” ou "Dia dos Bobos". A data surgiu em 1564, na França, quando o Rei Carlos IX, decretou a troca de entrada do ano, que era em 1º de abril, para o dia 1º de janeiro, acompanhando o calendário Gregoriano. A nova ordem gerou uma confusão muito grande, pois não havia os meios de comunicação para divulgar a mudança, e quem continuou a comemorar o início do ano em abril ficou com cara de bobo.
Abril também é um mês com comemorações e homenagens a personagens importantes da história brasileira. Com o passar da época em que todo dia era dia de índio, o ex-Presidente Getúlio Vargas decretou, em 1943, a data de 19 de abril para homenagear quem mandava por aqui antes da chegada dos portugueses. Por ironia, três dias depois ocorre o aniversário do descobrimento do Brasil, no dia 22 de abril, lembrando as 13 caravelas, lideradas por Pedro Alvares Cabral, que ancoraram na terra do pau-brasil e mandaram os índios chupar cana.
E falando em chupar, os gaúchos tem no dia 24, uma data dedicada ao chimarrão. Em casa, no trabalho e nos parques da cidade, gaúcho que se preza está sempre acompanhado de uma garrafa térmica, com a cuia na mão. O tradição é tão forte na cultura gaúcha, que nem os índios quiseram ficar de fora.
TODAS AS DATAS DE ABRIL