Esta data simbólica e sugestiva foi idealizada por uma empresa fabricante de preservativos há alguns anos. Claro, o dia escolhido não poderia ser outro: 6/9, uma clara alusão à famosa posição sexual.
Apesar de ainda não constar oficialmente como uma data comemorativa no Brasil, a ideia já se disseminou pelas redes sociais somando milhares de simpatizantes. Este número aumenta a cada dia. O criativo e bem humorado discurso utilizado pela empresa para justificar a criação da data foi que “se existe Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Dia dos Namorados, por que não existir um Dia do Sexo, que deu origem a tudo isso?”. Apesar da irreverência, não se esqueceu de destacar a importância de praticar o sexo com segurança.
Uma relação praticada sem o uso de preservativos pode ocasionar, além de uma gravidez indesejável, inúmeras doenças sexualmente transmissíveis ( DSTs), como a sífilis, a AIDS e muitas outras, sendo cada vez mais importante disseminar informações corretas sobre o assunto para todas as camadas da sociedade, principalmente para aquelas com mais dificuldade de obter esse conhecimento.
Estudos comprovam que o ato sexual pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, se praticado de forma responsável. Segundo especialistas, o sexo melhora a aparência da pele, diminui o risco de infarto, fortalece a musculatura, queima calorias, entre outras vantagens. Porém, nunca é demais salientar que esses especialistas recomendam a prática sempre com preservativos, pois as DSTs continuam sendo um grave problema de saúde pública não só no Brasil, mas em todo o mundo.